terça-feira, 13 de setembro de 2016

Questões Enem Formas e Estruturas do Relevo 5

Questão 92)

Sobre o Brasil, sua posição e suas dimensões, assinale o que for correto.

01. O território brasileiro é atravessado pela linha do equador, que passa pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e é atravessado também pelo trópico de Capricórnio, que passa pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

02. O território brasileiro estende-se por quatro fusos horários, sendo que as horas nem sempre correspondem à hora oficial, já que muitos estados praticam o horário de verão de outubro a fevereiro, enquanto outros (Norte e Nordeste), onde a variação da duração do dia é ínfima, não seguem esse procedimento.

04. Entre as capitais estaduais a maior distância em linha reta no sentido leste-oeste é entre João Pessoa (Paraíba) e Rio Branco (Acre) e no sentido norte-sul é entre Boa Vista (Roraima) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

08. O Brasil é o quinto país do mundo em superfície; sendo que a Rússia, o primeiro, tem o dobro da área do Brasil, mesmo depois de perder colônias e satélites antes associados a ela na antiga URSS.

Gab: 14

Questão 93)

A região sudeste, principalmente o Estado do Rio de Janeiro, vivenciou, no período chuvoso de 2009/2010, uma série de catástrofes, com prejuízos financeiros e mortes em vários municípios. As análises das catástrofes apontam que elas foram produzidas, sobretudo, pela relação entre chuvas e ocupação de áreas de encosta íngreme, esculpidas ao longo de milhares de anos sobre rochas extremamente resistentes aos processos erosivos. Esta estrutura está presente não só no estado do Rio de Janeiro, mas também nos outros estados da região Sudeste.

Sobre essa temática, responda as questões a seguir.

a) Qual é a unidade geológica a que o texto acima faz referência?

b) Caracterize os principais tipos de rocha que compõem essa estrutura.

c) Explique como a interação entre a estrutura geológica e os processos exógenos, presentes no estado do Rio de Janeiro, contribuiu para a formação de um relevo acidentado, suscetível a escorregamento de encosta e deslizamento de terras até mesmo em áreas com significativa cobertura vegetal.

Gab:

a) Escudo cristalino (maciço) ou escudo brasileiro ou escudo brasileiro do sudeste.

b) Os principais tipos de rochas que compõem essa estrutura são as magmáticas intrusivas e metamórficas. As rochas magmáticas intrusivas como, por exemplo, o granito, são formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, só aparecendo na superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais. Já as rochas metamórficas como, por exemplo o gnaisse, são resultantes de alterações na composição e organização mineralógica causadas principalmente pela elevação da temperatura e pressão.

c) A estrutura rochosa que compõe o estado do Rio de Janeiro foi moldada principalmente na era cenozóica, sofrendo − além do soerguimento da Serra do Mar − glaciações, interglaciações, transgressões, regressões marinhas e, principalmente, a ação dos processos de intemperismo e erosão prolongada sobre rochas cristalinas. Esses processos possibilitaram um desgaste diferencial dos minerais menos resistentes que compõem as rochas, gerando a formação de serras e morros de forma arredondada e encostas íngremes que torna relativamente difícil a fixação do solo sobre as mesmas.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 94

Verdadeiros espetáculos da evolução humana (as exposições universais) traziam um pouco de tudo: de negros africanos em pessoa à arte francesa, indígenas com seus artefatos e a mais recente das inovações.

No fundo, para a grande maioria do público a feira significava diversão. É por isso mesmo que se vendiam muitos souvenirs, cartões postais e mesmo fotografias. Não foi mera coincidência o fato de a primeira máquina automática de fotografia ter sido apresentada na exposição de 1889.

As exibições universais constituíram, portanto, o corolário ideal da política imperialista de final do século XIX. Em um momento em que a burguesia triunfante pretendia conquistar o mundo todo (...), as feiras mundiais cumpriam um papel exemplar: expunham didaticamente o avanço de uns e o atraso de outros; a tecnologia na mão de alguns e o exotismo como privilégio de outros.

(Lílian Moritz Schwarcz, As barbas do imperador. 1998. Adaptado)

Questão 94)

A questão está relacionada ao mapa de São Paulo e à foto a seguir.

clip_image002

clip_image004

(www.media.photobucket.com/image/vale%20do%20paraiba

/thgteixeira/SP%20Natural/20.jpg)

As fotografias, hoje obtidas por câmaras digitais, permitem analisar diferentes paisagens do Brasil e do mundo. A foto em questão apresenta a paisagem natural da região de São Paulo indicada com o número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: A

Questão 95)

A Bacia Hidrográfica do Paraná apresenta uma característica peculiar: importantes rios, como o Tietê, Paranapanema, Grande, Iguaçu e Uruguai, embora tenham suas nascentes próximas ao oceano, correm para o interior do continente, como mostra o mapa.

clip_image006

Fonte: MORAES, P.R. Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Harbra, 2005. P.304.

Assinale a alternativa que melhor explique esse fenômeno.

a) A calha do rio Paraná é uma falha geológica que divide duas placas tectônicas, o que orienta a hidrografia para sua direção.

b) O movimento de rotação da Terra, de oeste para leste, exerce influência na orientação hidrográfica de superfície, como no caso da Bacia do Paraná.

c) O soerguimento epirogenético da parte oriental da crosta continental e a reativação de falhas geológicas que ergueu estruturas como a Serra do Mar e da Mantiqueira alteraram a hidrografia dessa bacia.

d) A subducção da crosta oceânica do Atlântico e a decorrente orogênese na linha de costa reorientaram a hidrografia para o interior do continente.

e) Esse fenômeno resulta de intervenções antrópicas, sobretudo represamentos para fins de geração de energia hidroelétrica, que alteram o curso dos rios.

Gab: C

Questão 96)

Os 120 km de Altamira até a Reserva das Araras serão difíceis. É muito peso ladeira abaixo. A bike corre como um caminhão na banguela. Ladeira acima, o motor movido a comida desidratada e muita água sobe devagarzinho. E há quem chame isso de Planície Amazônica! Só é planície pra quem anda de avião.

(Osvaldo Stella Martins. Projeto Transamazônica.)

Com base nos conhecimentos sobre o relevo e a vegetação do Brasil, pode-se afirmar que o autor do texto está

a) incorreto, pois a Planície Amazônica é constituída de planícies, depressões e planaltos sedimentares desgatados, cobertos pela densa vegetação da Floresta Amazônica.

b) correto, pois as planícies são relevos esculpidos em bacias sedimentares, formando escarpas de serras e bordas de chapadas que diferenciam a mata de várzea da mata de terra firme.

c) incorreto, já que o termo planície refere-se apenas ao relevo do baixo curso do rio Amazonas, no qual predominam extensos manguezais nas amplas várzeas inundadas diariamente pela maré.

d) correto, pois a densa cobertura da Floresta Amazônica encobre um relevo diferenciado, no qual predominam as depressões, ficando a planície restrita aos terrenos próximos aos rios.

e) incorreto, pois o termo Planície Amazônica refere-se ao grande domínio ecológico, ou seja, refere-se às características hidrográficas da região, onde predominam os rios com muitos meandros.

Gab: D

Questão 97)

Observe a figura.

clip_image008

Fonte: SILVEIRA, Ieda. A Geografia da Gente. São Paulo: Ática, 2003.

Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O rio Paraíba do Sul tem drenagem encaixada entre as serras do Mar, da Mantiqueira e dos Órgãos.

b) O rio Ribeira do Iguape apresenta perfil longitudinal, no sentido oeste/leste.

c) A massa de ar úmido refere-se à Massa Tropical Atlântica.

d) A presença da mata Atlântica é responsável pelas chuvas orográficas.

Gab: D

Questão 98)

Observe os mapas.

clip_image010

Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a

a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas.

b) Planície Amazônica e Planície Litorânea.

c) Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço.

d) Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros.

e) Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira.

Gab: B

Questão 99)

Sobre a constituição física do território brasileiro, é correto afirmar que

01. o Brasil está, do ponto de vista geológico, assentado sobre parte do escudo das Guianas, sobre os escudos Brasil Centro-sul e Atlântico e sobre extensas coberturas sedimentares.

02. ocupa uma parte estável da plataforma sul-americana, submetida apenas a movimentos orogenéticos a partir do período Terciário.

04. os escudos cristalinos são terrenos muito antigos, datados predominantemente do período Pré-Cambriano, que apresentam estruturas em dobras e falhas.

08. a maior parte das estruturas geológicas e rochas que sustentam o relevo brasileiro são anteriores à configuração atual do continente sul-americano.

16. encontram-se nele três grandes bacias sedimentares, sendo a Bacia do Parnaíba a única exclusivamente brasileira.

Gab: 28

Questão 100)

“Planaltos em núcleos cristalinos arqueados são planaltos que, embora isolados e distantes uns dos outros, possuem a mesma forma, ligeiramente arredondada”.

Entre esses planaltos, encontram-se os

a) de Borborema e Sul-Rio-Grandense.

b) planaltos e chapadas das bacias do Parnaíba e Paraná.

c) planaltos residuais Norte-Amazônicos e Sul-Amazônicos.

d) planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste e Goiás-Minas.

e) planaltos e Chapadas dos Parecis e do Alto-Paraguai.

Gab: A

Questão 101)

Com relação ao espaço geográfico brasileiro, é correto afirmar:

01. O litoral é extenso, mas é pouco recortado, o que explica a pouca abundância de portos naturais no país.

02. O território brasileiro está localizado totalmente no Hemisfério Oriental, a oeste do GMT, razão pela qual as diferenças de fusos horários são significativas, em relação a outros países, como os Estados Unidos.

03. As fronteiras secas do país são mais seguras, porque ele se limita com todos os países da América Latina.

04. A grande ofensiva comercial e diplomática do governo junto ao mercado africano constitui o mais importante aspecto da valorização e da fiscalização das fronteiras ocidentais do país.

05. O Brasil possui a maior área ecúmena do planeta, devido à inexistência de áreas desérticas e semiáridas.

Gab: 01

Questão 102)

Sobre geologia, solos e recursos minerais do Paraná, assinale o que for correto.

01. A região do Vale do Ribeira abriga a principal província mineral do Estado do Paraná, apresentando reservas minerais de chumbo, zinco e prata.

02. As rochas cristalinas pertencentes à Era Pré-Cambriana, com idade variando de 2 bilhões a 600 milhões de anos, estendem-se desde o litoral até a Escarpa Devoniana, conhecida, no trajeto entre Curitiba e Ponta Grossa, pelo nome regional de Serra de São Luís do Purunã.

04. Ao norte de Curitiba, em especial nos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, ocorre a exploração de calcário, tanto para a indústria de cimento como para corretivo de solo. Também, nessa região, associado às rochas calcárias, encontra-se um reservatório de água subterrânea (aquífero) denominado de “aquífero Carste”.

08. O terceiro planalto paranaense é constituído, principalmente, por rochas magmáticas vulcânicas (basalto) e rochas sedimentares (arenito). Nesse compartimento, encontra-se um solo muito fértil (Terra Roxa) resultante do intemperismo das rochas sedimentares.

16. Na porção Noroeste, região de Umuarama e Paranavaí, ocorre o arenito da Formação Caiuá, caracterizado por depósitos arenosos de origem eólica, depositados no período Cretácio, no final da Era Mesozoica.

Gab: 23

Questão 103)

Sobre estrutura geológica, formas de relevo, recursos minerais e agentes modeladores da crosta terrestre, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As rochas que compõem os escudos cristalinos, por serem de idade geológica antiga, sofrem mais intensamente a ação do intemperismo e da erosão.

02. No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são tão antigas como as formas do relevo.

04. Os minérios metálicos são encontrados somente em rochas sedimentares que compõem as bacias sedimentares. O Brasil apresenta poucas jazidas desse tipo de minério, pois as bacias sedimentares pouco afloram no território nacional.

08. No Brasil, os depósitos aluviais auríferos aparecem principalmente no sudeste do Pará e nos rios Madeira e Tapajós, que são afluentes da margem direita do rio Amazonas.

16. De um modo geral, o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas e predomínio de áreas bastante aplainadas, mas também exibe significativa complexidade e grande variedade de feições regionais e locais.

Gab: 24

Questão 104)

Algumas semanas atrás, acompanhou-se pelos noticiários que um vulcão na Islândia entrou em erupção. Tal fenômeno causou sérios problemas, não só ambientais, mas também econômicos, que afetaram vários países do mundo. No Brasil, atualmente não existem vulcões ativos, embora saibamos que, em épocas geológicas passadas, eles já existiram. A maior área territorial onde se encontram evidencias de vulcanismo no Brasil corresponde

a) à região do Pantanal, com sua intensa rede de drenagens com solos arenosos.

b) ao Planalto Meridional, com derrames basálticos e presença de solos conhecidos como Terras Roxas.

c) ao Domínio do Cerrado, com relevos aplainados e solos arenosos denominados Latossolos.

d) à região da Caatinga, com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos.

Gab: B

Questão 105)

Leia estes trechos:

O interior do Ceará voltou a ser atingido por tremores de terra na madrugada de ontem, com abalos sísmicos que alcançaram até 3,9 graus na escala Richter.

Folha de S. Paulo, 10 mar. 2008. p. C1. (Adaptado)

A terra voltou a tremer na região de Caraíbas, no Norte de Minas Gerais. O abalo sísmico de 4,0 graus na escala Richter ocorreu anteontem à noite, onde, em dezembro de 2007, terremoto causou a morte da primeira vítima de um tremor de terra no País.

Estado de Minas, 21 de mar. 2008. p. 22. (Adaptado)

Por volta das 21h de anteontem, um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter assustou moradores de São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina.

Com epicentro na costa brasileira, a cerca de 270 km da capital paulista, o terremoto foi considerado moderado por cientistas e geólogos do País.

Folha de S. Paulo, 24 abr. 2008. p. C4. (Adaptado)

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a ausência de vítimas no terremoto que afetou parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina é explicada pelo fato de, no Centro-Sul do País, a construção civil empregar técnicas antiterremotos eficazes em países como o Japão.

b) a escala Richter é utilizada para quantificar a magnitude sísmica de um terremoto ocorrido em continente ou em oceano, desde aqueles registrados somente pelos sismógrafos, até aqueles outros sentidos pelo homem e causadores de grande destruição.

c) a mídia, ao fazer uso das expressões “tremor de terra”, “abalo sísmico” e “terremoto”, está-se referindo a um fenômeno geológico, que tem sua origem associada à mobilidade e ao deslocamento das placas litosféricas.

d) as áreas continentais distantes das bordas de placas tectônicas – como é o caso de grande parte do território brasileiro –, se revelam, também, sismicamente instáveis, embora, nelas, os terremotos apresentem magnitude e freqüência reduzidas.

Gab: A

Questão 106)

O relevo terrestre é dinâmico. Ele se forma e modifica-se em virtude de fatores internos e externos. Considerando a dinâmica do Planalto Central brasileiro, constata-se que a transformação desse relevo ocorre por causa

a) do soerguimento da crosta terrestre produzido pelo tectonismo.

b) dos processos erosivos mais intensos do que os de deposição de materiais provocados pelo intemperismo.

c) do rebaixamento do relevo em virtude de movimento das placas tectônicas.

d) da sedimentação de materiais em detrimento dos processos de degradação oriundos de atividade fluvial.

e) dos falhamentos formados em decorrência de um sistema de fraturas ocorrido na crosta terrestre.

Gab: B

Questão 107)

Os elementos da paisagem, sobretudo o relevo, observados na fotografia a seguir permitem afirmar que esse local do território brasileiro encontra-se:

clip_image012

a) no domínio dos chapadões.

b) na área do trópico semi-árido.

c) no domínio do “mar” de morros.

d) no Médio São Francisco, em área de terrenos areníticos.

e) na Faixa dos Pampas, na Região Sul.

Gab: C

Questão 108)

O relevo do estado do Paraná é caracterizado pela presença de planaltos constituídos por rochas de diferentes tipos e idades. Sobre a constituição física do território paranaense e os seus recursos naturais, é correto afirmar que

01. as rochas basálticas de origem vulcânica deram origem a solos de elevada fertilidade natural, denominados como Terras Roxas.

02. a maior parte dos planaltos foi esculpida sobre as rochas da Bacia Sedimentar do Paraná.

04. é no Segundo Planalto que se encontra o folhelho (xisto) pirobetuminoso, da Formação Irati, rocha geradora de gás e de óleo.

08. ocorrem, no Primeiro Planalto, diversos tipos de rochas como calcários, dolomitos, gnaisses e granitos, entre outras, utilizadas na indústria da construção civil.

16. o relevo paranaense apresenta três grandes planaltos separados entre si por escarpas. A escarpa Devoniana localiza-se entre o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto.

Gab: 15

Questão 109)

Leia o trecho a seguir.

Pães de açúcar

Corcovados

Fustigados pela chuva

E pelo eterno vento

GILBERTO GIL. Tempo Rei. Raça Humana, 1984.

O geógrafo Ab´Sáber apresenta a regionalização do território brasileiro em seis domínios morfoclimáticos. No trecho da música apresentado, evidencia-se o domínio de

a) terras baixas florestadas equatoriais.

b) chapadões tropicais interiores com cerrados e florestasgalerias.

c) coxilhas subtropicais com pradarias mistas.

d) planaltos subtropicais com araucárias.

e) áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas.

Gab: E

Questão 110)

As figuras abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas.

clip_image014

clip_image016

(SIMIELLI, M. H. Geoatlas. 32.ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.)

A partir das informações constantes nas figuras, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Os abalos sísmicos são consequências da movimentação das placas tectônicas, sendo as áreas de ocorrência mais comuns coincidentes com as zonas de contato entre elas.

b) O aumento no número de abalos sísmicos próximos aos grandes centros urbanos é devido às mudanças climáticas antrópicas e não às naturais.

c) O Brasil está situado na Placa Sul-Americana, distante das zonas de impacto entre placas, portanto, os tremores de terra ocorridos no país são de grau baixo.

d) No final de 2004, milhares de asiáticos foram surpreendidos por um terremoto seguido por ondas gigantes, conhecidas como tsunamis, que causaram um cenário de destruição total.

e) O maior terremoto ocorrido no Brasil teve o epicentro na Serra do Tombador, em Mato Grosso, causado pelo desgaste no interior da placa tectônica, denominado sismo intraplaca.

Gab: B

Questão 111)

O relevo brasileiro, segundo a classificação de Jurandir Ross (1989), apresenta 28 unidades geomorfológicas, mostradas na ilustração a seguir.

Unidades geomorfológicas do relevo brasileiro

clip_image018

ROSS, Jurandyr L. Saches. Geografia do Brasil. São Paulo:

EDUSP, 1995. p. 53. [Adaptado]

Na ilustração, as áreas 2, 3 e 7 correspondem, respectivamente, a

a) Depressão do Tocantins, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

b) Depressão Sertaneja, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planaltos, Serras do Atlântico-Leste-Sudeste.

c) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto Sul-rio-grandense, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná.

d) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste.

Gab: D

Questão 112)

No decorrer do século XX, a cartografia apresentou um surpreendente avanço técnico e científico. As fotografias aéreas, as imagens de radar e de satélite permitiram melhor levantamento de diferentes usos dos solos, eficácia na localização de recursos naturais, monitoramento de queimadas florestais, o acompanhamento da dinâmica das massas de ar etc. Os estudos a partir de imagens de radar, realizados entre as décadas de 1970 e 1980 no Projeto Radam Brasil, por exemplo, trouxeram conhecimentos sobre

a) o subsolo brasileiro que resultaram na descoberta das maiores jazidas mundiais de ferro.

b) o território nacional e a identificação de nações indígenas que se encontravam isoladas.

c) a rede hidrográfica brasileira com a descoberta da verdadeira nascente do rio Amazonas.

d) o relevo brasileiro que deram origem a sua mais nova classificação.

e) a nossa plataforma continental que culminaram com a atual descoberta de petróleo na camada pré-sal.

Gab: D

Questão 113)

Considere a figura e seus conhecimentos para responder.

clip_image020

a) Anote, na folha de respostas, os números de 1 a 5 correspondentes a cada unidade de relevo ou de estrutura geológica.

b) Compare as áreas A e B quanto às atividades agrárias espacialmente predominantes, relacionando essas atividades a características do relevo.

Gab:

a) No perfil topográfico do Estado de São Paulo, temos:

1 – Planalto Ocidental

2 – Depressão Periférica

3 – Bacia Sedimentar de São Paulo

4 – Escarpa da Serra do Mar

5 – Planície Flúvio-Marinha

b) Na região identificada com A, o Planalto Ocidental Paulista, a suave declividade e topografia plana dos planaltos de arenito-basalto facilitaram a implantação de culturas de grande escala, que ocupam vastas extensões que variam, desde cultivos perenes como a laranja, o café, até culturas temporárias como a cana. Na área B, o Planalto Oriental Paulista, constituído de terrenos cristalinos movimentados, com consideráveis inclinações, limita a lavoura à proximidade de vales de rios, ou a poucas áreas planas, induzindo principalmente aos cultivos temporários como o plantio de hortifrutigrangeiros e criação do gado leiteiro.

Questão 114)

Observe a figura abaixo e responda às questões:

clip_image022

Adaptado de Aziz Ab’Saber, 1956. “A terra Paulista”,

Boletim paulista de Geografia, São Paulo, 23: 5–38.

a) No perfil geológico-geomorfológico do Estado de São Paulo aparece representado o relevo de cuestas. O que é um relevo de cuestas e quais as suas principais características?

b) O Rio Tietê tem suas nascentes no município de Salesópolis, no reverso da Serra do Mar, a aproximadamente 50 km do litoral, e tem a sua foz no rio Paraná. Quando adentra a Bacia Sedimentar do Paraná, o Rio Tietê corre concordante ao mergulho das rochas desta bacia. Por que, apesar de nascer próximo ao litoral, o Rio Tietê é afluente do Rio Paraná? Como são denominados os rios que têm o mesmo comportamento que o Rio Tietê no trecho da Bacia Sedimentar do Paraná?

Gab:

a) Forma de relevo escarpado que divide uma depressão de um planalto em áreas de rochas sedimentares. É uma forma de relevo assimétrico, com um front escarpado e reverso suave, resultado de erosão diferencial. Ocorre em áreas de bacias sedimentares, sendo comum a existência de morros testemunhos.

b) Isso ocorre porque as cotas altimétricas a oeste são menores se comparadas com as das cristas da Serra do Mar, o que condiciona o fluxo do rio em direção ao interior do Estado. Trata-se de um rio cataclinal ou consequente, ou seja, que corre segundo o mergulho das camadas geológicas.

Questão 115)

Sobre as características geológicas, geomorfológicas e pedológicas da Amazônia e suas influências nas demais características físicas da Região, é correto afirmar que:

a) as cuestas e as chapadas são as feições geomorfológicas predominantes na Região.

b) os terrenos sedimentares de idades geológicas diferentes são predominantes na Amazônia.

c) a elevada profundidade dos solos permite a existência de uma vegetação regional densa e homogênea.

d) a atividade vulcânica ocorrida no Terciário favoreceu o desenvolvimento de solos basálticos de elevada fertilidade.

e) a Região, que se situa entre as placas Nazca e Sul-americana, é limitada, a leste e a oeste, pelas elevadas cadeias de montanhas de origem cenozóica.

Gab: B

Questão 116)

Considere o desenho de um perfil topográfico e no mapa do Brasil.

clip_image024

É provável que o perfil topográfico seja a representação do território por onde passa a linha identificada pelo número

clip_image026

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: E

Questão 117)

A partir das informações do Projeto Radam Brasil, em 1996, o IBGE publicou uma classificação do relevo brasileiro com base em processos morfoesculturais, isto é, interação e correlação entre a morfologia e os aspectos geológicos. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O critério de classificação do relevo terrestre deve considerar a estrutura pedológica (fator estrutural) e a geometria ou modelado (fator escultural ou morfológico).

b) O primeiro nível de classificação do relevo permite mapear os planaltos, as planícies e as depressões.

c) O conhecimento pormenorizado do relevo brasileiro é fundamental para o planejamento de políticas de ocupação agrícola, de proteção ambiental, de exploração dos recursos naturais e da colonização.

d) O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica, tais como serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras, resultado da ação, principalmente, dos agentes exógenos.

e) As chapadas e os chapadões são feições geomorfológicas remanescentes de antigas superfícies, cujos terrenos ao redor foram desgastados pelos processos erosivos, denominadas de mesas.

Gab: A

Questão 118)

Observe o mapa.

clip_image028

(Ross, 2000. Adaptado.)

Assinale a alternativa que contém as formas de relevo predominantes em cada porção do território brasileiro indicada, de acordo com a classificação de Ross.

a) Faixa litorânea: depressões.

b) Amazônia Legal: planícies.

c) Fronteira com o Mercosul: planaltos.

d) Região Sul: planícies.

e) Pantanal: planaltos.

Gab: C

Questão 119)

Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:

a) Sedimentares

b) Metamórficas

c) Ígneas

d) Basálticas

e) Platônica

Gab: A

Questão 120)

A Bahia possui uma geologia bastante diversificada. Em seu território, afloram rochas formadas ao longo de praticamente toda a escala de tempo geológico.

Sobre a geologia da Bahia, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. As rochas do complexo cristalino não são metamorfisadas e deformadas, e são predominantes no oeste da Bahia.

II. A área situada entre as cidades de Brumado e de Vitória da Conquista, na mesorregião Centro Sul-Baiano, possui rochas das mais antigas da América do Sul.

III. As rochas sedimentares, com arenitos, siltitos e argilitos, ocorrem na porção central do Estado, nos municípios que compõem a Chapada Diamantina e que foram formados pelos rios, ventos e até geleiras, que existiam na região.

IV. A Bahia é o estado brasileiro que possui as maiores reservas de minerais não metálicos, todavia em relação aos minerais metálicos, suas potencialidades são inexpressivas.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

01. I e II

02. I e III

03. II e III

04. II e IV

05. III e IV

Gab: 03

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis