quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 4

Questão 57)

A respeito das dinâmicas industriais e terciárias do Brasil, assinale o que for correto.

01. O Brasil é um grande país industrial, o primeiro do hemisfério sul e um dos principais do mundo em um conjunto de ramos industriais como cimento, aço, automóvel, aeronáutica e outros.

02. O Plano de Metas visando o desenvolvimento industrial do Brasil começou no governo de Getúlio Vargas, mas teve um retrocesso significativo nos governos de Juscelino Kubitschek e de Fernando Henrique Cardoso.

04. O setor terciário é, atualmente, o mais importante da economia brasileira, pelo menos no que diz respeito ao emprego, associando atividades econômicas de direção, de alto valor agregado, como os bancos, e o terciário "informal", que é o refúgio dos pobres sem cobertura social.

08. A decisão política do governo federal, ou dos estados, de favorecer a industrialização de uma ou de outra região é a origem de numerosos casos de novas localizações industriais, sobretudo em estados até então desprovidos de indústrias significativas.

16. A concentração da economia industrial e terciária é predominante no sul-sudeste do Brasil.

Gab: 29

Questão 58)

A criação da CSN, nos anos 40 do século XX, refletia as prioridades estratégicas do governo de Getúlio Vargas. De um lado seria um dos símbolos da soberania nacional e, de outro, a produção de aço deveria servir como um estímulo à industrialização do país. A localização da usina revela alguns importantes fatores geográficos.

Dentre as alternativas, assinale aquela que apresenta um fator que NÃO contribuiu para determinar a localização da usina:

a) A proximidade de mercados consumidores constituídos pelas indústrias do Vale do Paraíba.

b) A facilidade de transporte do minério produzido na região do Quadrilátero Ferrífero.

c) A proximidade dos portos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis para receber o carvão de Santa Catarina.

d) A facilidade de utilizar a energia elétrica produzida pelas hidrelétricas do rio São Francisco.

Gab: D

Questão 59)

Os pontos distribuídos ao longo do mapa abaixo indicam:

clip_image002

a) Os conflitos no campo pela posse da terra, envolvendo integrantes de movimentos sociais e latifundiários/polícia.

b) Os pontos mais frequentes de queimadas dos remanescentes florestais.

c) As áreas mais industrializadas no país.

d) As áreas de maior atividade agrícola no país.

e) Os centros urbanos com mais de 250 mil habitantes.

Gab: C

Questão 60)

BRASIL: VALOR DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

(Distribuição por unidades da Federação)

clip_image004

Gráfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)

Com base no gráfico acima, Brasil: Valor da produção industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

01. os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.

02. a baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.

04. os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.

08. as condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.

16. Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.

Gab: 05

Questão 61)

Na década de 1990, verificou-se uma desconcentração industrial no Brasil.

a) Quais as consequências para o Estado de São Paulo?

b) Quais estados ganharam maior destaque industrial nesse processo? Explique.

Gab:

a) O Estado de São Paulo, historicamente concentrador da atividade industrial, sofreu uma queda na participação relativa da produção nacional nos últimos anos. Apesar de algumas cidades do interior do estado terem crescido com a entrada de indústrias da capital, outros estados receptores tornaram-se mais competitivos.

Essas mudanças contribuíram para a elevação da participação relativa do setor terciário na economia do estado, especialmente na capital.

b) Destacam-se os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia, cujo crescimento industrial deve-se, entre outros fatores, a vantagens fiscais e a infraestruturas oferecidas às empresas que se dispõem a se estabelecer em seus territórios.

O menor custo da mão de obra e do valor imobiliário da terra também contribuíram para esse processo.

Questão 62)

Leia as afirmações a respeito do processo de industrialização no Brasil.

I. Na década de 1950, a industrialização, baseada em capitais nacionais, recebeu grande impulso com o Plano de Integração Nacional, desenvolvido pelos governos militares.

II. Pelo menos até a década de 1980, a indústria manteve-se concentrada na região Sudeste, em razão da oferta de mão de obra, mercado consumidor e melhor infraestrutura.

III. Como forma de reduzir a extrema concentração econômica no Sudeste, o governo federal criou novos centros industriais, como a Zona Franca de Manaus e o Polo Petroquímico de Camaçari.

IV. A entrada do Brasil na fase da globalização, na década de 1990, bloqueou a desconcentração da indústria, pois a cidade de São Paulo, como cidade mundial, tornou-se novamente atrativa para a instalação de indústrias.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: C

Questão 63)

Sobre a indústria brasileira, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Desde o início de sua implantação, a indústria brasileira esteve funcionalmente associada aos recursos naturais presentes em cada região do país.

b) Nas últimas décadas, ocorreu o fenômeno de redistribuição industrial, em decorrência do desenvolvimento da infraestrutura de regiões antes marginalizadas.

c) Entre os aspectos negativos da dinâmica atual da economia brasileira, destaca se a diminuição da capacidade de consumo do mercado interno.

d) A abertura da economia brasileira na década de 1990 facilitou a entrada de muitos produtos estrangeiros que competem com a produção industrial nacional.

Gab: C

TEXTO: 3 - Comum à questão: 64

Brasil, anos 30: A indústria financia a atividade científica

O processo de modernização na esfera da educação e da pesquisa científica e a retomada da atividade industrial (a partir de 1933) refletiram-se na proliferação de institutos e na criação de departamentos especializados nos Ministérios. Entre eles destacou-se o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, organizado em 1931. Outra entidade chamada a cumprir uma função decisiva foi o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934, centralizando departamentos de vários Ministérios por proposta de Juarez Távora (ministro da Agricultura). Quatro anos depois, esse órgão seria transformado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Instituto Biológico de São Paulo tinha entre suas atribuições a investigação científica das pragas e doenças que infestavam a lavoura e a criação. Foi de grande valia a criação da vacina contra a febre aftosa.

(Brasil: Nosso Século, vol. 5. Adaptado)

Questão 64)

O processo descrito no texto diz respeito às mudanças implantadas no Brasil por Getúlio Vargas após a Revolução de 30. Essas medidas tinham como ponto de partida

a) a necessidade de manter estáveis os preços das matérias- primas brasileiras no mercado internacional, reforçando a vocação agrícola do país.

b) o desejo de que o país fizesse parte do grupo das nações tecnologicamente avançadas segundo o lema de Vargas: “crescer 50 anos em 5”.

c) a exigência norte-americana de alinhamento do Brasil com os Estados Unidos em vista dos fatos que apontavam para a eclosão de uma guerra.

d) a necessidade de geração de empregos para a massa de população que migrava do campo para a cidade, resolvida com a criação de cargos públicos.

e) o projeto getulista de construir a autonomia econômica do país por meio da implantação da infra-estrutura necessária e das indústrias de base.

Gab: E

Questão 65)

Observe a figura e o texto, referentes a um momento histórico- geográfico em que ocorreram acontecimentos marcantes para a organização espacial do território brasileiro.

clip_image006

Propaganda do veículo Romi-Isetta, com os atores John Herbert e Eva Wilma

(década de 60). Primeiro automóvel produzido no Brasil (entre 1956-1961).

A figura representa uma política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, vivenciada pelos brasileiros entre 1956-1961.

A leitura da figura e do texto permite concluir que a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek é

a) modernizadora, mas não é nacionalista e, por isso, desvaloriza o capital estrangeiro.

b) desnacionalizadora, pois representa um momento de entrada significativa de multinacionais no Brasil.

c) modernizadora, pois incrementa as indústrias nacionais com capitais oriundos das multinacionais norte-americanas.

d) desnacionalizadora, já que conquista o mercado externo, no mundo globalizado.

e) modernizadora e, ao mesmo tempo, desnacionalizadora, por não ter sido implantada por nacionalistas e por ter provocado um aumento da tecnologia nas empresas nacionais.

Gab: B

Questão 66)

Analise a tabela.

clip_image008

Revista Veja: Especial 40 anos/2008. Disponível em www.geografiaparatodos.com.br.

Sobre os dados da tabela e as causas desses percentuais por região brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O maior percentual de crescimento, entre 1968 e 2008, foi o da região Centro-Oeste, devido à expansão do agronegócio.

b) A concentração de atividade industrial e de serviços faz com que a região Sudeste contribua com a maior parte para o PIB brasileiro.

c) A transformação na base econômica, em que o agronegócio perdeu espaço para a atividade secundária, fez com que o PIB da região Sul se mantivesse estático.

d) As áreas de ocupação econômica recentes apresentaram o maior crescimento do PIB, no período analisado, embora a participação no PIB nacional ainda seja pequena.

Gab: C

Questão 67)

Nos seus anos de governo procurou retomar suas antigas linhas de política econômica nacionalista e intervencionista, agora voltada em especial para os setores da indústria de base, siderúrgica e petroquímica, energia, transportes, frigoríficos e técnicas agrícolas.

(Francisco Teixeira. Estudos de História do Brasil.)

O programa tinha 30 metas, sendo que a de maior visibilidade era a de número 27, que tratava da implantação da indústria automobilística. Na época, cerca de 300 mil carros importados circulavam no Brasil. O presidente queria produzir outros tantos para promover o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, aliviar o balanço de pagamentos.

(Revista História Viva, no 76, p. 24.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os dois textos:

a) O primeiro texto corresponde ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek, enquanto o segundo texto corresponde ao Plano Lafer, implementado na segunda presidência de Getúlio Vargas;

b) O primeiro texto corresponde ao Plano Lafer, implementado na segunda presidência de Getúlio Vargas, enquanto o segundo texto corresponde ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek;

c) Os dois textos devem ser relacionados ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek;

d) Os dois textos devem ser relacionados ao Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) praticado na presidência do Marechal Castelo Branco;

e) O primeiro texto deve ser relacionado ao Programa de Aceleração do Crescimento do presidente Lula, enquanto o segundo texto corresponde ao plano econômico implementado na presidência de Fernando Henrique.

Gab: B

Questão 68)

Na realidade expressa na tabela abaixo, os setores nos quais encontramos participação de empresas nacionais e que se enquadram na situação apresentada são:

clip_image010

a) mineração (CVRD) e celulose (Aracruz).

b) automobilístico (GM) e químico (Ipiranga).

c) mineração (CVRD) e siderúrgico (CSN).

d) siderúrgico (USIMINAS) e celulose (Suzano).

e) siderúrgico (CSN) e automobilístico (Ford).

Gab: A

Questão 69)

Observe o texto:

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos faturou em 2009 R$ 6,26 bilhões, 20% menos que o montante registrado em 2008. No último mês do ano passado, o faturamento foi de R$ 6,3 bilhões, 0,6% superior a dezembro de 2008. Em relação a novembro de 2009, houve crescimento de 7,3%.

(Correio Brasiliense, 03/02/10)

A informação diz respeito ao setor:

a) bens de consumo.

b) bens de capital.

c) indústria de base leve.

d) terciário.

e) bens de consumo duráveis.

Gab: B

Questão 70)

Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar

a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.

b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.

c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.

d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.

e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.

Gab: B

Questão 71)

Analise o gráfico a seguir.

clip_image012

A partir do gráfico e com seus conhecimentos sobre o tema, julgue as afirmativas a seguir.

I. No final do século XIX, São Paulo deixou sua condição de vila afastada dos principais centros econômicos do país, principalmente em razão de sua posição geográfica privilegiada, entre o porto de Santos e o interior da Província, onde se expandia o cultivo do café, e passou então a assumir importância crescente como entre­posto comercial e ponto de entroncamento das rotas pelas quais era exportada a produção cafeeira.

II. O fluxo imigratório (decorrente da atração de um volume expressivo de trabalhadores e da fixação de uma parcela significativa do fluxo de imigrantes europeus direcionado, inicialmente, para substituir a mão-de-obra escrava na la­voura cafeeira) terminava permanecendo na capital ou a ela retornava após algum tempo. Isto ocorreu nas duas primeiras décadas do século XX, o que manteve a cidade em elevado ritmo de crescimento demográfico

III. A transformação de São Paulo em importante centro industrial deu-se progressivamente, mas já era plenamente visível na década de 1920 − as manifestações artísticas do grupo Modernista em 1922 refletem bem este fato. O processo de industrialização no Brasil, centrado em São Pau­lo, muito beneficiou-se de dois eventos históri­cos de grande importância: a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, respectivamente ocorridas de 1914 a 1918 e de 1939 a 1945, períodos em que a retra­ção do comércio mundial gerou a necessidade de substituição de importações, favorecendo a produção local de bens de consumo.

Qual(is) está (ão) correta(s)?

a) Apenas uma delas.

b) Apenas a I e a II.

c) Apenas a I e a III.

d) Apenas a II e a III.

e) Todas.

Gab: E

Questão 72)

clip_image014

Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre a desconcentração industrial no Brasil, é correto afirmar:

a) As montadoras têm privilegiado a região metropolitana de São Paulo na aplicação de recursos e na abertura de novas fábricas.

b) A dispersão industrial, no Brasil, é um fato novo deste final de década.

c) O primeiro grande passo da desconcentração industrial brasileira foi o deslocamento das agroindústrias do Sudeste para o Nordeste, na década de 20 do século passado.

d) O Sudeste ainda concentra, aproximadamente, metade das indústrias brasileiras, porém as unidades estão mais espalhadas pelo país.

e) Os estados favorecidos pela “guerra fiscal” conseguem grandes vantagens, com a criação de empregos, polpudos impostos, além das novas infraestruturas doadas pelas empresas.

Gab: D

Questão 73)

A expansão colonial do século XIX, com a imposição de relações de dependência, foi expressão dessa unificação do globo pelo modo de produção capitalista e constituiu o sistema internacional em sua forma atual: de alcance planetário e profundamente assimétrico. [...] os países que tomaram a dianteira nos processos de industrialização que gestaram o capitalismo moderno devastaram o planeta para alcançar a centralidade que hoje detém no sistema internacional. (FERNANDES, 2008, p. 19-20).

A partir dos conhecimentos sobre o processo de industrialização e seus efeitos no meio ambiente, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. O Brasil, entre os países de industrialização clássica, é o que mais contribui para a poluição do meio ambiente, por ter optado pela implantação de indústrias de base.

II. O modo de produção capitalista é responsável pelo aquecimento global, por ter priorizado o uso de combustíveis fósseis.

III. O aquecimento global é uma questão universal, todavia ele será solucionado apenas quando países, como o Brasil e os países africanos, proibirem a ocupação e a exploração de suas florestas.

IV. Os países centrais utilizam a bandeira ambiental para dificultar o desenvolvimento dos países periféricos.

V. O uso de tecnologias ultrapassadas e o desperdício de matérias-primas explicam o fato de os paises de industrialização tardia terem se tornado os maiores poluidores do planeta.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

01. I, II, IV e V

02. I, III e V

03. III e IV

04. II e IV

05. I e II

Gab: 04

Questão 74)

Fábricas de brinquedos querem pólo no Nordeste

A forte concorrência dos chineses deve levar os maiores fabricantes nacionais de brinquedos a criar um pólo de produção no Nordeste.

A China já responde por 70% dos brinquedos vendidos no mundo e por 50% no mercado brasileiro.

Atualmente, 80% das fábricas brasileiras de brinquedos estão no estado de São Paulo. O pólo no Nordeste poderá significar a extinção de 18 mil dos 23 mil postos de trabalho existentes no mercado paulista.

Lino Rodrigues

Adaptado de O Globo, 02/04/2008

Indique dois fatores explicativos para a relocalização industrial relatada na reportagem e aponte duas conseqüências socioeconômicas desse processo para a região Nordeste.

Gab:

Dois dos fatores:

• baixo custo da mão-de-obra do Nordeste

• incentivos fiscais concedidos pelos estados nordestinos

• menor nível de sindicalização dos operários do Nordeste

• dificuldade de concorrência com a produção chinesa, de custos muito reduzidos

• dificuldade de concorrência com países de mão-de-obra muito barata, devido ao baixo valor agregado do setor

Duas das conseqüências:

• redução da emigração

• aumento do PIB regional

• elevação das exportações

• aumento da migração de retorno

• aumento do mercado consumidor

• redução relativa do índice regional de desemprego

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis