quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FONTES DE ENERGIA–ENEM 4

Questão 91)

O petróleo é um recurso básico para a moderna sociedade industrial. Assinale o que for correto sobre as características desse recurso natural.

a) Os inúmeros derivados do petróleo produzidos pela indústria petroquímica são biodegradáveis, ou seja, não trazem problemas para o ambiente.

b) Como se trata de uma riqueza natural renovável, o petróleo jamais se esgotará.

c) No Brasil, a extração do petróleo é realizada basicamente em poços terrestres, sendo que a maior parte está localizada na bacia sedimentar amazônica.

d) O petróleo é a matéria-prima básica para inúmeros tipos de indústrias químicas, como de plásticos, de asfalto e de borracha sintética.

e) As maiores reservas mundiais de petróleo conhecidas na atualidade localizam-se na América Central, particularmente, em Cuba.

Gab: D

Questão 92)

Com relação ao petróleo, uma das maiores fontes de energia do mundo atual, é correto afirmar que:

a) algumas advertências de que o petróleo pode acabar não têm sentido, pois, como o urânio, o petróleo é um recurso natural inesgotável, presente em terrenos metamórficos dos continentes e das bacias oceânicas.

b) os países da América do Norte querem reduzir o consumo mundial de petróleo, com a finalidade de desestabilizar os países exportadores do Oriente Médio.

c) o petróleo é um recurso natural exaurível, pois se localiza em áreas não muito profundas de terrenos basálticos, ricos em matéria orgânica.

d) a escassez de petróleo decorre da explosão de poços, no Golfo Pérsico, onde se registra a maior produção desse recurso natural.

e) O petróleo é um recurso natural não-renovável, encontrado em terrenos de bacias sedimentares.

Gab: E

Questão 93)

Deu no New York Times!

05 de agosto de 2005

Precisamos de uma nova estratégia energética.(...) À época da crise do petróleo de 1973, o Brasil importava quase 80% de sua demanda de petróleo. Após três décadas, essa dependência diminuiu bastante. Hoje a metade dos novos carros vendidos no Brasil rodam com qualquer combinação de gasolina e álcool.(...) Nos Estados Unidos, o máximo de economia conseguido pelos automóveis de Detroit foi 10,6 km por litro de gasolina em 1986 e desde então essa média só vem piorando.(...) Nós preferimos importar petróleo da Arábia Saudita, mas não álcool do Brasil.

Essas frases foram extraídas de um artigo de jornal de grande circulação nos Estados Unidos. Nele, o jornalista faz duras críticas à estratégia norte-americana em relação à sua política energética. Ao mesmo tempo, enaltece as soluções adotadas pelo Brasil.

a) Qual tem sido a estratégia norte-americana para enfrentar a crise energética mundial?

b) Quais as alternativas seguidas pelo Brasil para enfrentar essa questão?

Gab:

a) Manutenção do petróleo como principal fonte de energia e dependência do abastecimento externo, principalmente dos países do Oriente Médio e da América Latina. Essa dependência leva o governo americano a realizar políticas de alianças ou pressão militar.

b) O Brasil diversificou suas fontes de energia e buscou soluções domésticas, tais como: investimentos no Proálcool; aumento da produção interna de petróleo e gás natural; incentivos à produção de biodiesel; aumento da capacidade geradora das usinas hidrelétricas.

Questão 94)

O Petróleo constitui, nos dias atuais, uma das mais importantes fontes de energia. No entanto, as suas reservas se localizam em poucos países.

Considere as seguintes afirmativas:

I. A principal área produtora de petróleo do país encontra - se na Bacia sedimentar do litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro.

II. O petróleo será totalmente substituído nos próximos 10 anos por Recursos Energéticos Renováveis como o Biodiesel.

III. A intensa utilização deste combustível fóssil contribui para o aumento do Efeito Estufa.

IV. Este importante recurso natural não renovável é encontrado em Bacias Sedimentares.

V. As várias elevações do preço desta “commoditie” ao longo do ano de 2005 estão todas interligadas aos problemas políticos da Venezuela, importante país produtor.

São corretas apenas as afirmações:

a) I,II,III.

b) I,III,IV.

c) II,III,IV.

d) II,IV,V.

e) III,IV,V.

Gab: B

Questão 95)

“O vertiginoso crescimento do consumo de energia é um dos fatos mais importantes do mundo de hoje. Na verdade, à proporção que o processo de industrialização se desenvolve, que a capacidade de consumo da população aumenta e os níveis de conforto individual e familiar se elevam, mais necessário se torna o consumo de energia.”

(Manuel Correia de Andrade)

Sobre o assunto tratado no texto, o que pode ou não ser dito?

00. O consumo de energia é diretamente proporcional ao nível de desenvolvimento de uma região.

01. O homem não emprega apenas as formas de energia mais modernas; emprega ainda formas de energia que eram utilizadas no passado já remoto.

02. O petróleo possui um menor poder calorífico do que o carvão mineral, daí ser largamente utilizado pela indústria pesada.

03. O carvão possibilitou, durante mais de um século, o desenvolvimento da siderurgia e forneceu combustível para a expansão da rede ferroviária européia e norte-americana.

04. Das diversas modalidades de carvão mineral, a turfa é a que é mais empregada pelas grandes usinas termoelétricas e pela indústria.

Gab: VVFVF

Questão 96)

Leia o texto e analise a imagem a seguir.

“Depois de o presidente Carlos Mesa lavar as mãos, o Congresso da Bolívia promulgou ontem a nova lei dos Hidrocarbonetos. O texto cria imposto de 32% para as empresas que atuam no setor de petróleo e gás – entre elas a Petrobrás –, determina a alteração dos contratos vigentes no prazo de até 180 dias e transfere ao Estado a propriedade dos recursos obtidos com a exploração dos poços perfurados no país”.

(Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 maio. 2005. Mundo, p. A15.)

clip_image002

Fonte: Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 maio. 2005. Mundo, p. A15.

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. Segundo o gráfico, os países andinos concentram mais de 80% do volume das reservas de gás natural da América do Sul.

II. A predominância de empresas estrangeiras na exploração e no controle de recursos naturais com vistas à exportação provoca uma inquietação popular traduzida na nova lei boliviana de hidrocarbonetos.

III. A Lei dos Hidrocarbonetos revela uma conjuntura em que poder econômico e poder político colidem em face de interesses inconciliáveis.

IV. A localização do gasoduto no território brasileiro é explicada pelo elevado consumo de gás na produção de plásticos para embalagens por parte do parque industrial instalado nos estados do Centro-Sul.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

Gab: A

Questão 97)

Imensas florestas devastadas para fazer lenha... esse era um problema mundial antes do advento das modernas fontes de energia. Observe os gráficos a seguir.

Maiores importadores de petróleo (em bilhões de toneladas) - 2002

clip_image004

clip_image006

(Agência Internacional de Energia (IEA))

A leitura dos gráficos e os conhecimentos sobre as fontes de energia permitem concluir que

a) os países que aparecem nos gráficos não dispõem de hidrelétricas, o que os torna dependentes dos combustíveis fósseis.

b) por serem grandes importadores de petróleo e carvão mineral, os países apresentados nos gráficos são os que apresentam maiores problemas ambientais.

c) o Japão, a Alemanha e a Coréia do Sul não modernizaram seus parques industriais e, por isso, são dependentes de importação de energia.

d) os Estados Unidos e a China são países que já esgotaram suas reservas de recursos energéticos e, portanto, são obrigados a importar combustíveis fósseis.

e) a dependência da importação de combustíveis fósseis é um problema que aflige vários países fortemente industrializados.

Gab: E

Questão 98)

O conceito de desenvolvimento sustentável refere-se a ações que incluem a compreensão da relação entre a atividade econômica, o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

Sobre ações que se relacionam ao desenvolvimento sustentável, assinale a opção incorreta:

a) Atendimento das necessidades básicas da população , principalmente as que decorrem da adoção gradual de políticas de saneamento básico.

b) Incremento do uso de fontes energéticas não-renováveis que assegurem o aumento da produção industrial nos países industrializados.

c) Limitações do crescimento populacional e controle da urbanização com aumento da integração entre campo e cidades menores.

d) Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas com adoção de tecnologias ecologicamente adaptadas.

Gab: B

Questão 99)

Leia os textos abaixo.

Texto 1:

"Apesar de poderem estar localizadas perto dos centros consumidores, as termonucleares representam um perigo para a população, pelo risco de um vazamento nuclear."

Texto 2:

"... outro problema grave é o destino do lixo atômico, uma séria ameaça ao meio ambiente..."

Dentre os mais sérios acidentes nucleares acontecidos, destaca-se o de Chernobyl, em 1986. A Usina Nuclear de Chernobyl localiza-se no(a)

a) México

b) Holanda

c) Ucrânia

d) Japão

e) Espanha

Gab: C

Questão 100)

Os seres humanos ao longo da história utilizaram diversas fontes de energia que são importantes motores da dinâmica sócio-ambiental. A respeito dos recursos energéticos utilizados na atualidade, assinale a alternativa correta.

a) O carvão mineral, a primeira fonte de energia utilizada pelo homem, é ainda hoje o mais importante recurso energético de diversos países, principalmente dos menos desenvolvidos.

b) O petróleo é conhecido, desde tempos remotos, porém, a revolução no seu uso ocorreu a partir da invenção dos motores de combustão interna e da produção de automóveis em grande escala.

c) A energia geotérmica usada desde o século XIX tem intenso aproveitamento atual, embora ocasione impactos ambientais maiores em extensão do que as outras fontes energéticas.

d) A biomassa é um importante recurso energético, de uso destituído de riscos ambientais devido ser de maior utilização nos países subdesenvolvidos.

e) A energia nuclear é gerada através de turbinas e é altamente poluente, embora o maior problema ambiental decorra da produção de rejeitos radioativos.

Gab: B

Questão 101)

Observe o gráfico abaixo.

clip_image008

Redija um pequeno texto, apresentando uma característica que seja comum aos 4 (quatro) maiores produtores mundiais de hidroeletricidade, indicados no gráfico acima, e explicitando 2 (duas) vantagens da usina hidroelétrica.

Gab:

Informações sob a forma de texto

Uma característica:

Grande extensão territorial;

Densa (rica) ou importante rede hidrográfica;

Presença de rios caudalosos e com quedas d’água;

Terrenos acidentados ou planálticos.

Duas vantagens da usina hidroelétrica.

Utilização de recurso renovável e de custo zero (a água) devido ao ciclo hidrológico;

Custo baixo para manutenção ou operação;

Vida útil prolongada;

Energia limpa, não emite poluição em comparação com as usinas que usam combustíveis fósseis.

Questão 102)

Em 1973, depois da guerra do Yom-Kippur, o mundo se viu mergulhado numa crise do petróleo sem precedentes. Como conseqüência, o preço do barril saltou rapidamente para acima dos 30 dólares. Atualmente, o preço do barril no mercado internacional tem atingido valores muito acima daqueles vistos após o chamado primeiro choque do petróleo. Qual é a principal razão para os recentes aumentos no preço do barril de petróleo?

a) A Guerra no Iraque.

b) O furacão Ivã, que paralisou a produção do México.

c) A crise política na Venezuela.

d) O aumento do consumo mundial.

Gab: D

Questão 103)

Dentre as fontes naturais de energia, existem as que são renováveis e as que não o são. Fazem parte da categoria não renovável as seguintes fontes:

a) urânio, gás natural, petróleo e carvão mineral.

b) petróleo, água, urânio e lixo orgânico.

c) gás natural, carvão mineral, gêiser e maré.

d) lixo industrial, petróleo, urânio e vulcão.

e) gêiser, maré, vulcão e madeira.

Gab: A

Entre as fontes de energia não renováveis, destacam-se os combustíveis fósseis e os minerais radioativos.

Questão 104)

A energia é imprescindível ao homem e às suas atividades econômicas. Existem dois tipos de fontes energéticas primárias.

a) Quais são esses dois tipos? Exemplifique- os.

b) Por que a busca de fontes alternativas de energia está sendo estimulada? Cite dois exemplos.

Gab:

a) Fontes de energia renováveis (biomassa, hidráulica, elétrica, solar, entre outras) e não renováveis (combustíveis fósseis e minerais radioativos).

b) Devido, principalmente, à possibilidade de esgotamento das principais fontes de energia atualmente utilizadas, além do elevado índice de poluição das mesmas. Entre os exemplos de fontes alternativas de energia temos a biomassa e a energia solar.

Questão 105)

A energia move o mundo. As fontes de energia podem ser divididas em renováveis e não renováveis, primárias e secundárias. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) o petróleo, principal fonte energética da Revolução Industrial, impulsionou o movimento da economia, através da indústria automobilística, sendo uma fonte de energia renovável.

b) o carvão mineral, fonte de energia básica da Segunda Revolução Industrial, entre os combustíveis fósseis, é o menos abundante, no Brasil, apesar de ser muito utilizado em nosso país.

c) as hidrelétricas não apresentam nenhum inconveniente para o meio ambiente, sendo bastante viáveis, por sua construção ser de baixo custo, por serem totalmente naturais e por não emitirem poluentes.

d) a energia nuclear é produzida através de reatores nucleares, que produzem energia térmica por fissão (quebra do átomo de urânio ou de tório), não apresentando riscos de contaminação ambiental.

e) o gás natural, um recurso esgotável que requer altos custos, na construção de gasômetros e na utilização de metaneiros, tem influência na formação de chuvas ácidas e na alteração climática.

Gab: E

Questão 106)

Em 1973, depois da guerra do Yom-Kippur, o mundo se viu mergulhado numa crise do petróleo sem precedentes. Como conseqüência, o preço do barril saltou rapidamente para acima dos 30 dólares. Atualmente, o preço do barril no mercado internacional tem atingido valores muito acima daqueles vistos após o chamado primeiro choque do petróleo. Qual é a principal razão para os recentes aumentos no preço do barril de petróleo?

a) A Guerra no Iraque.

b) O furacão Ivã, que paralisou a produção do México.

c) A crise política na Venezuela.

d) O aumento do consumo mundial.

Gab: D

Questão 107)

Os seres humanos, ao longo da história, utilizaram diversas fontes de energia, que são importantes motores da dinâmica socioambiental. A respeito dos recursos energéticos utilizados na atualidade, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O carvão mineral, a primeira fonte de energia utilizada pelo homem, é, ainda hoje, o mais importante recurso energético dos países mais desenvolvidos.

b) O petróleo representa parte significativa de toda a energia consumida no planeta, afetando a economia mundial, quando há oscilação de preços.

c) O gás natural é menos poluente que o carvão e o petróleo, mas tem como desvantagem a construção de gasodutos que encarecem o produto.

d) A energia nuclear, apesar de ser confiável do ponto de vista do fornecimento, ainda provoca resistências, em razão dos riscos ambientais.

Gab: A

Questão 108)

Sobre os recursos naturais utilizados na produção de energia, considere as seguintes afirmativas:

I. Alguns combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural são considerados recursos naturais renováveis.

II. A água dos rios, utilizada como fonte de energia, é considerada uma energia “limpa” porque não emite poluentes para a atmosfera.

III. Uma das críticas que se faz em relação ao uso de material radioativo na produção de energia refere-se à destinação do lixo atômico.

IV. O Brasil destaca-se pelo uso da biomassa como fonte de energia.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: A

Questão 109)

Os preços do petróleo voltaram a ocupar as manchetes dos jornais. Tendo ultrapassado os US$ 40 por barril, a oscilação dos preços é motivo de preocupação para a economia mundial.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma causa do problema abordado no texto.

a) As ameaças de ataques terroristas em áreas produtoras de petróleo da região do Golfo Pérsico.

b) O alto controle da produção de petróleo no Oriente Médio, realizado por empresas estrangeiras, notadamente as de origem européia.

c) O aumento do consumo de petróleo nos países industrializados e nos países em desenvolvimento, como é o caso da China.

d) A instabilidade política dos países integrantes da OPEP, principalmente os do Oriente Médio.

Gab: B

Questão 110)

Analise o mapa

clip_image010

Em relação a esses países, é INCORRETO afirmar que

a) se caracterizam por significativas diferenças étnicas, políticas, econômicas e mesmo religiosas.

b) se localizam, predominantemente, na África setentrional, na Ásia central e no Oriente Médio.

c) correspondem aos principais produtores e exportadores mundiais de petróleo e integram a OPEP.

d) possuem grande parte da população professando o islamismo, chegando, em certos casos, ao extremismo.

Gab: C

Questão 111)

A partir do gráfico, considere as afirmações abaixo.

clip_image012

I. A partir da década de 90, contribuíram para a diminuição da utilização dessa fonte, fortes movimentos de desativação das usinas nucleares, em nível mundial, por causa do perigo potencial que elas oferecem.

II. O aumento da utilização dessa fonte, como uma das alternativas na obtenção de energia, durante as décadas de 70 e 80, deveu-se à resposta à crise do petróleo, promovida pela OPEP.

III. A redução na obtenção dessa fonte energética, a partir da década de 90, deve-se ao esgotamento das jazidas de materiais radioativos, em virtude da maciça exploração e utilização feitas nas décadas anteriores.

IV. Como essa fonte de energia era utilizada exclusivamente para a fabricação de armamentos nucleares, não existe mais, na atualidade, interesse em produzi-la, uma vez que o fantasma da Guerra Fria desapareceu.

Então:

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas.

d) todas estão corretas.

e) nenhuma está correta.

Gab: A

Questão 112)

A energia é básica para a sociedade moderna. Leia atentamente os itens abaixo.

I. As chamadas modernas fontes de energia, ou seja, as mais importantes atualmente, são: o carvão, o petróleo, a água e o átomo.

II. As fontes consideradas alternativas, que estão tendo um grande desenvolvimento e devem tornar-se cada vez mais importantes, são: a biomassa e os biodigestores, o sol, o calor proveniente do centro da Terra, as marés e outras.

III. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel.

IV. Tanto o petróleo como o carvão mineral são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente. Eles são pouco poluidores.

Assinale a alternativa verdadeira.

a) I e II são certas e III e IV são erradas

b) I e IV são certas e II e III são erradas

c) I, II e III são certas e IV é errada

d) I , II e IV são certas e III é errada

Gab: C

Questão 113)

Sobre as fontes de energia utilizadas pelo homem, é possível afirmar, de forma correta, que:

a) entre as fontes de energia classificadas como renováveis, destacam-se o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e os minerais radioativos.

b) as fontes de energia modernas, de rendimento elevado, respondem por quase metade da energia consumida atualmente no mundo.

c) o petróleo foi a fonte de energia básica que garantiu a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII.

d) as fontes de energia utilizadas, variaram, através dos tempos, em função do desenvolvimento cultural e técnico-científico das sociedades.

e) o uso da energia alternativa, gerada pelo álcool, pelo sol, ou ventos, é crescente, graças à baixo custo tecnológico necessária à sua produção.

Gab: D

Questão 114)

Sobre as fontes de energia, é correto afirmar que:

00. os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e gás natural, são fontes de energia não renováveis e sua exaustão já causa preocupação nas previsões a longo prazo.

01. os depósitos carboníferos restringem-se às bacias sedimentares, em particular às de ambiente de água doce.

02. o petróleo é um recurso energético que ocorre em bacias sedimentares marinhas, em especial naquelas com sedimentos ricos em matéria orgânica.

03. no Brasil, as maiores reservas petrolíferas são encontradas nos terrenos do Escudo Brasileiro, especialmente nas áreas intensamente falhadas da Bahia e do Rio de Janeiro.

04. a participação do gás natural na matriz energética brasileira é, ainda, modesta, apesar de suas evidentes vantagens do ponto de vista ambiental.

Gab: VVVFV

Questão 115)

O mapa representa a área que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos.

clip_image014

Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo.

a) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque: Golfo Pérsico.

b) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala: Golfo do México.

c) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo de Bengala.

d) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné.

e) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Aden.

Gab: A

Questão 116)

- Analise este bloco-diagrama, em que estão representados quatro ambientes – I, II , III e IV – localizados na zona costeira brasileira:

clip_image016

Assinale a alternativa em que a atividade econômica NÃO está, de modo geral, corretamente associada ao ambiente indicado.

a) A atividade turística, preponderante no Ambiente II, tem importância fundamental.

b) A pesca industrial e empresarial de larga escala pode ser desenvolvida no Ambiente III.

c) A extração de petróleo e gás natural tem sido possível e incrementada no Ambiente IV.

d) A pesca de subsistência e artesanal e a coleta são comumente praticadas no Ambiente I.

Gab: C

Questão 117)

Leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa verdadeira.

I. Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energia, dessa forma, são determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho.

II. Os músculos, o sol, a força das águas, o vento, a eletricidade não são fontes de energia.

III. A energia é básica para a sociedade moderna, pois é com ela que as máquinas e os motores funcionam ou que as lâmpadas se acendem.

IV. A energia elétrica pode ser obtida de várias maneiras: pela queima do carvão e do petróleo (usinas termelétricas), pela força das águas (usinas hidrelétricas), pela fissão do átomo (usinas nucleares) e por outros processos.

V. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel, apesar de um recente e pequeno declínio.

VI. Tanto o petróleo como o carvão mineral são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente. Eles também são muito poluidores.

Assinale a alternativa verdadeira.

a) I, II, III, e VI são certas e IV e V são erradas

b) I, III e V são certas e II, IV e VI são erradas

c) II e VI são certas e I, III, IV e V são erradas

d) I, III, IV, V e VI são certas e II é errada

Gab: D

Questão 118)

Observe o gráfico:

clip_image018

Os países representados no gráfico destacam-se por serem os maiores produtores africanos de:

a) ouro.

b) petróleo.

c) cacau.

d) madeira.

e) diamantes.

Gab: B

Questão 119)

As fontes de energia são um dos principais assuntos estudados pela Geografia Econômica. Sobre este assunto, o que pode ou não ser afirmado?

00. A energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou o resultado da realização de um trabalho.

01. O carvão mineral, bastante utilizado na geração de energia elétrica em diversos países do mundo, é um combustível fóssil encontrado especialmente em terrenos cristalinos pré-cambrianos, como por exemplo no Escudo Brasileiro.

02. A turfa é, das modalidades diversas de carvão mineral, a que apresenta um maior poder calorífico, daí o seu alto preço no mercado internacional.

03. A energia cinética dos ventos pode ser convertida em energia mecânica de rotação, através de um rotor; essa modalidade de energia só é importante em ambientes secos.

04. Os países possuidores de uma rede hidrográfica dominantemente sazonal intermitente são os que melhor se prestam à produção de energia hidroelétrica, como, por exemplo, o Brasil e o Paraguai.

Gab: VFFFF

Questão 120)

A desertificação avança no planeta, impulsionada pela degradação dos solos e ameaçando a sobrevivência de uma parcela significativa da população. Esse processo é resultado da degradação da Terra, decorrente de variações climáticas e de reações à ação antrópica, com perda da produtividade biológica e econômica.

Considerando a afirmativa, assinale a opção INCORRETA.

a) A degradação dos solos agriculturáveis avança acentuadamente em regiões de todo o planeta, devido à utilização excessiva e desordenada do solo pelo cultivo, pastoreio ou desmatamento.

b) A utilização excessiva dos solos – para maximizar os lucros –, a desinformação e a pobreza são fatores que tendem a intensificar o processo.

c) A adoção de modelos comerciais internacionais leva a uma exploração a curto prazo dos recursos locais para exportação, sem implantar ações para recuperar os solos.

d) A limitação de abastecimento de água e as práticas deficientes de irrigação dos solos não afetam os ambientes de matas reflorestadas, devido à seleção das espécies.

Gab: D

Questão 121)

A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente "limpa", porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale o que for correto sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta.

01. A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral.

02. Na produção de hidreletricidade, um fator fundamental para o aproveitamento da energia gerada é a criação da rede de distribuição de energia.

04. No Brasil, a região Norte é a que possui o maior potencial hídrico necessário à geração de energia; mas é a região Sudeste que apresenta a maior capacidade elétrica instalada e que é responsável pelo maior consumo de energia.

08. A formação do reservatório de água de uma usina hidrelétrica gera impacto ambiental devido ao alagamento. No Pará, a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, foi responsável pela submersão de extensas áreas de floresta.

16. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, foi o principal fator responsável pelo aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

32. O efeito estufa decorre do acúmulo de gases e de aerosóis na atmosfera. Esses poluentes provocam a retenção do calor junto ao solo, devido à destruição da camada de ozônio.

64. A chuva ácida resulta da presença de poluentes atmosféricos produzidos, principalmente, pelas atividades industriais em geral. Os seus efeitos podem ser sentidos mesmo em locais distantes do ponto em que foram gerados os poluentes.

Gab: 94

Questão 122)

“Provavelmente, o século XXI não terá uma única fonte de energia predominante como ocorreu no século XIX com o carvão e no século XX com o petróleo. Deverão coexistir várias fontes de energia, principalmente as renováveis e pouco poluidoras, e aquelas de origem biológicas deverão conhecer maior expansão nas próximas décadas.” (José William Vezentini, 2000)

Considerando o que diz o texto, indique a alternativa que relaciona SOMENTE exemplos de fontes de energia pouco poluidoras:

a) Energia nuclear, carvão mineral e água;

b) Termoelétrica, geotérmica e petróleo;

c) Hidrelétrica, gás natural e hulha;

d) Energia solar, diversidade biológica e vapor;

e) Biomassa, energia solar e energia eólica.

Gab: E

Questão 123)

Em relação ao tema, e com auxílio da figura e do quadro abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

clip_image020

CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA* EM ALGUNS PAÍSES (1992)

clip_image022

* petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear e hidroeletricidade, convertidos em unidade equivalente de petróleo (Adaptado de: LUCCI, E. A. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 105.)

01. A divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionada às suas respectivas reservas energéticas, marcadamente de petróleo.

02. O consumo de energia primária é um indicador do nível de desenvolvimento de um país.

04. Conflitos mundiais contemporâneos têm como uma de suas causas a relação produção versus consumo de petróleo.

08. As maiores reservas de petróleo do mundo estão concentradas em regiões que são, ao mesmo tempo, grandes produtoras e consumidoras de petróleo.

16. Modernamente, o óleo é transportado das áreas de produção até os terminais marítimos ou terrestres por oleodutos.

32. As maiores reservas brasileiras de petróleo estão localizadas na plataforma continental, como é o caso da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

64. A descoberta de novas jazidas petrolíferas em áreas do complexo cristalino brasileiro torna o Brasil auto-suficiente em petróleo.

Gab: FVVFVVF

Questão 124)

As fontes de energia e os transportes constituem-se dois elementos básicos da infra-estrutura econômica e, particularmente, industrial de uma nação.

Com relação ao uso de fontes de energia, marque a ÚNICA alternativa INCORRETA.

a) A madeira ainda é fonte de energia para metade da população mundial e, em algumas regiões da África, é a principal fonte de combustível.

b) O carvão foi amplamente utilizado até a Segunda Guerra Mundial, porém, após isso, o petróleo foi se transformando na principal fonte energética.

c) Nas últimas décadas do século XX, houve um aumento muito rápido do uso do gás natural.

d) No Brasil, o petróleo é a principal fonte de energia.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis