quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ENEM–COMPLEXOS REGIONAIS 6

Questão 160 - (UFPE)

“Certamente a Amazônia brasileira hoje não é mais a mesma dos anos 1960. Intensas transformações ocorrem na região, mas esse fato é apreendido de forma variada segundo motivações e interesses de diferentes atores, ou nem mesmo é percebido por grande parte da própria nação brasileira. Perduram imagens obsoletas sobre a região, verdadeiros mitos. Não apenas mitos tradicionais da terra exótica e dos espaços vazios, mas também mitos recentes que obscurecem a realidade regional e dificultam a elaboração de políticas públicas adequadas ao seu desenvolvimento”.

(BECKER, Bertha K. Amazônia: nova geografia, nova

política regional e nova escala de ação.)

Sobre o assunto abordado no texto, é correto afirmar que:

00. a industrialização foi um processo que possibilitou transformações estruturais na Amazônia. Na região, predominavam as atividades extrativistas, passando a mesma a ocupar um lugar de destaque no país, no que concerne à produção mineral e à produção de bens de consumo duráveis.

01. os solos da Amazônia, que atraem fortemente o agronegócio, são muito ricos em nutrientes, pois inexistem, em grande parte da região, processos de lixiviação, que empobrecem os horizontes do solo.

02. a importância da escala do capital natural da Amazônia sul-americana, sendo um dos mais extensos do planeta, constitui um trunfo para o desenvolvimento se adequadamente aproveitado com tecnologias avançadas; é também um fator poderoso de barganha no cenário econômico e político do mundo.

03. o esgotamento do nacional-desenvolvimentismo, as mudanças estruturais, o processo de globalização e não menos importantes processos de organização da sociedade civil provocaram uma rápida e abrangente mudança na Amazônia e no país.

04. o processo de ocupação da Amazônia, imposto pelo Governo central, foi caracterizado pela inexistência de conflitos de terra e de territorialidade, durante o regime de exceção estabelecido em 1964.

Gab: VFVVF

Questão 161 - (UPE)

A dimensão econômica recente nos cenários da economia regional do Nordeste está associada a atividades dinâmicas e em expansão, correspondentes à integração de elos importantes da cadeia produtiva dessa região. Dentre as oportunidades que se apresentam para a promoção do desenvolvimento econômico da região Nordeste, podem ser consideradas:

I. A existência de um mercado regional.

II. A expansão do polo de turismo como fonte geradora de renda, emprego e divisas.

III. A consolidação do terciário moderno e de polos dinâmicos de serviços.

IV. A expansão e consolidação de atividades vinculadas à moderna produção agrícola irrigada.

V. A existência de um polo de tecnologia de ponta no Litoral Norte, produtor de softwares e sofisticados programas de computadores.

Apenas está CORRETO o que se afirma em

a) I.

b) III.

c) I e II.

d) I, III e V.

e) I, II, III e IV.

Gab: E

Questão 162 - (UFF RJ)

clip_image002

http://www.brasilescola.com/brasil/complexo-regional-centrosul.htm&docid=o

Visando a uma melhor compreensão da organização do espaço brasileiro, vem ganhando destaque em publicações acadêmicas e didáticas uma proposta de regionalização baseada na existência de três complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, o Centro-Sul seria o coração econômico e político do país, o Nordeste a “região das perdas” (econômica e demográfica) e a Amazônia, ainda em nossos dias, uma vasta fronteira de ocupação.

a) Aponte e comente dois fatores que justifiquem a primazia do Centro-Sul frente às demais regiões, no conjunto da vida nacional.

b) Considerando que o desenvolvimento nunca é espacialmente uniforme, áreas dinâmicas ou estagnadas podem ser encontradas no interior de cada um dos três complexos regionais. Com base nessa evidência, identifique uma área produtiva moderna, localizada na Amazônia, que apresente forte dinamismo econômico, justificando sua identificação.

Gab:

a) O Centro-Sul concentra em sua extensão territorial, em comparação com as demais regiões:

· A área mais urbanizada do Brasil, situada principalmente em torno das duas grandes metrópoles nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro, com suas respectivas áreas metropolitanas), da capital do país (Brasília) e de metrópoles regionais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia. Cabe registrar, ainda, a existência de diversas capitais regionais e de um grande número de cidades médias e áreas de expressiva urbanização no sul de Minas Gerais, norte do Paraná e do Rio Grande do Sul, nordeste de Santa Catarina, sul de Goiás e em todo o estado de São Paulo.

· A maior e mais diversificada concentração industrial, especialmente em São Paulo (Região Metropolitana e prolongamentos que se estendem para o oeste do estado, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba, chegando até à metrópole carioca); a área que tem como centro a metrópole de Belo Horizonte (denominada “Zona Metalúrgica”); o Vale do Itajaí (Santa Catarina); e a área que se estende de Porto Alegre a Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

· A principal área agropecuária do país, caracterizada pela grande diversidade produtiva, nível de modernização e importância em valor e volume da produção.

· A mais densa e integrada rede de circulação, ao concentrar os principais portos do país (Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá e Rio Grande), a rede rodoferroviária mais expressiva, os aeroportos mais importantes e o uso mais intenso de sistemas de telecomunicações.

· A maior concentração de infraestrutura e capital fixo, ao reunir a malha mais densa de vias de comunicação e a maior quantidade de cidades importantes, hidrelétricas, grandes obras públicas e outras formas espaciais que conferem elevado valor ao território.

· Os principais centros de gestão econômica do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), onde estão situadas as sedes das grandes corporações (sediadas em cidades menores quando pertencentes ao ramo da agroindústria), empresas estatais e o próprio aparelho de Estado.

· A maior concentração de renda, que reflete a magnitude dos negócios associados aos itens acima e implica, por sua vez, desenvolvimento maior do consumo e das atividades terciárias.

b) Podem ser apontadas as seguintes áreas:

· Complexo minero-metalúrgico do Maranhão, associado ao Programa Grande Carajás

· Áreas modernas de cultivo de grãos em área de cerrado e cerradão na Amazônia Legal

· Zona Franca de Manaus

(Justificativa, baseada em breves informações sobre a área)

Questão 163 - (FAMECA SP)

Em 2010, um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) mostrou que as diferenças regionais persistem no Brasil, ou seja,

a) as regiões Norte e Centro-Oeste concentram a maioria da população rural do país, em razão da economia baseada na agropecuária.

b) a região Sul é, relativamente, a mais rica do país, quando se considera o PIB per capita, que é 50% maior que a média nacional.

c) a região Sudeste mantém-se como a mais rica, mesmo com a diminuição relativa da participação do estado de São Paulo no PIB nacional.

d) a região Nordeste, embora com desigualdade na renda per capita, é a segunda mais rica do país, por concentrar a exploração de petróleo.

e) o país continua dividido entre o interior pobre e rural e o litoral rico e industrializado, fato que continua a motivar as migrações internas.

Gab: C

Questão 164 - (IFPE)

Em dezembro de 1959, o presidente Juscelino Kubitschek criou uma agência de desenvolvimento cujo objetivo era desenvolver econômica e socialmente todo o Nordeste e mais o norte de Minas Gerais. O primeiro superintendente nomeado pela presidência da república foi o economista paraibano Celso Furtado. Essa agência foi denominada pelo governo de:

a) SUDECO

b) FUNDAJ

c) BANORTE

d) SUDAM

e) SUDENE

Gab: E

Questão 165 - (UECE)

Analise as seguintes afirmações que tratam de questões referentes ao semiárido nordestino.

I. Os núcleos de desertificação do Nordeste estão localizados nos sertões semiáridos e têm-se expandido em decorrência de impactos adversos das ações humanas.

II. No semiárido, o fator mais limitante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas, em especial as agropecuárias, é a escassez de recursos hídricos.

III. O semiárido abrange todo o espaço do nordeste brasileiro e é empecilho natural ao crescimento econômico regional.

É correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) II e III apenas.

c) III apenas.

d) I e II apenas.

Gab: D

Questão 166 - (FUVEST SP)

O rico patrimônio histórico-arquitetônico da cidade de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído pelas chuvas no início de 2010, associa-se a um fausto vivido pelo Vale do Paraíba, no passado, entre final do século XIX e início do século XX, proporcionado pela cultura do café.

Considere as seguintes afirmações sobre o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

I. A pecuária leiteira, que se desenvolveu no Vale, a partir da crise do café, é, ainda hoje, uma atividade econômica praticada na região.

II. Essa região abriga as maiores hidrelétricas do Estado, responsáveis pelo fornecimento de energia para a Região Metropolitana de São Paulo.

III. O relevo de Mares de Morros marca a paisagem dessa região, estendendo-se, também, para outros estados brasileiros.

IV. A industrialização dessa região foi favorecida por sua localização, entre as duas maiores cidades brasileiras, bem como por sua acessibilidade rodoviária.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 167 - (UEPB)

TRISTE PARTIDA (Patativa do Assaré)

Setembro passou

outubro e novembro

já tamo em dezembro

Meu Deus, o que é de nós

Assim fala o pobre

do seco Nordeste

com medo da peste

da fome feroz

Rompeu-se o Natal

porém barra não veio

o sol bem vermeio

nasceu muito além

sem chuva na terra

descamba janeiro

depois fevereiro

e o mesmo verão

apela pra março

que é o mês preferido

do santo querido

senhor São José

e vende seu burro

jumento e cavalo

inté mesmo o galo

venderam também

chegaram em São Paulo

sem cobre quebrado

e o pobre acunhado

procura um patrão

só vê cara estranha

trabaia dois anos

três ano e mais ano

e sempre nos prano

de um dia voltar

mas nunca ele pode

só vive devendo.

De acordo com os fragmentos da composição podemos afirmar:

I. As regiões abordadas na composição são o Agreste e a Zona da Mata Nordestina, onde a ocorrência das chuvas são de outono/inverno, predominantes entre os meses de março e agosto.

II. A seca é um fenômeno natural, suas consequências sobre a população camponesa pobre é de cunho puramente socioeconômico. Enquanto os pobres são duramente penalizados com as secas, os ricos, donos de terras, até chegam a ser favorecidos com a estiagem.

III. O migrante nordestino, além das questões econômicas e sociais, também sofre problemas de ordem afetiva e psicológica com o choque cultural, o preconceito do qual é vítima, a baixa autoestima, a perda de referenciais de identidade e a necessidade de adaptação a um outro estilo de vida.

Está(ão) correta(s)

a) Apenas as proposições I e III

b) Apenas as proposições II e III

c) Apenas as proposições I e II

d) Apenas a proposição I

e) Todas as proposições

Gab: B

Questão 168 - (UEPB)

Herdeiro da Pampa Pobre (Vaine Darde)

Mas que pampa é essa que eu recebo agora

Com a missão de cultivar raízes

Se dessa pampa que me fala a história

Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração

Heranças feitas de fortunas rotas

Campos desertos que não geram pão

Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho

Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei do pai.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.

a) O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.

b) O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos,da pecuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é classificado como um hotspot por merecer atenção especial

c) A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas sujeito a processo de desertificação que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.

d) A mata dos pinhais típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.

e) As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.

Gab: E

Questão 169 - (UEPG PR)

A respeito do relevo paranaense e de algumas de suas características físicas e geológicas, assinale o que for correto.

01. A Serra do Mar, que separa o primeiro planalto do litoral paranaense, representa uma grande escarpa de falha formada principalmente por movimentos epirogenéticos resultantes da separação da América do Sul com a África e do soerguimento da Cordilheira dos Andes.

02. O terceiro planalto paranaense, que é o mais extenso de todos, possui um corte abrupto ou íngreme na chamada frente de cuesta, na escarpa triássico-jurássica, e forma um declive suave no reverso, na direção leste-oeste.

04. O segundo planalto paranaense, que se inicia na Serra do Mar e vai até a escarpa devoniana, é uma região constituída por uma sucessão alternada de camadas geológicas com diferentes resistências ao desgaste.

08. O primeiro planalto paranaense possui as maiores altitudes do estado e tem um predomínio de rochas sedimentares da era paleozóica.

16. A região litorânea do Paraná é uma larga faixa de baixa altitude e ausência de morros e de reentrâncias oceânicas significativas.

Gab: 03

Questão 170 - (UFG GO)

Leia o mapa a seguir e considere os produtos químicos indicados nas mesorregiões do estado de Goiás.

clip_image004

Base cartográfica: FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE

GEOGRAFIA ESTATÍSTICA – IBGE. Malha municipal digital do Brasil, 1997.

[Adaptado] Base dos dados: <http:\\www.dnpm.gov.br>. Acesso em: 18 set. 2010.

A origem e a ocorrência dos minerais estão relacionadas à composição química e às condições físicas (temperatura e pressão) presentes nos ambientes que favorecem sua formação. Essas condições explicam a localização dos minerais, e o seu uso lhes confere importância social e econômica. Nesse contexto, considerando as composições representadas no mapa, o mineral que corresponde à maior reserva do estado de Goiás (em toneladas), localizada na Mesorregião Sul Goiano, e os usos social e econômico, dentre outros, são, respectivamente,

a) dolomita – indústria cimentícia, calagem do solo, indústria farmacêutica e cosmética.

b) cobalto – indústria farmacológica, composição de produtos veterinários e catalisadores industriais.

c) nióbio – indústria automobilística, fabricação de ligas metálicas e de tintas automotivas.

d) manganês – indústria cosmética, fabricação de ligas de aço e pintura e vernizes em cristais.

e) calcário – indústria farmacêutica e ceramista, calagem do solo e clarificação e desodorização de óleos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis