segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 5

Questão 60)

Leia o texto.

A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.

(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

O texto faz referência a

a) cidades globais.

b) metrópoles nacionais.

c) cidades do agronegócio.

d) cidades planejadas.

e) metrópoles conurbadas.

Gab: C

Questão 61)

clip_image002

FELIZ ANIVERSÁRIO – 462 anos. O Bancário. Salvador: Sindicato

dos Bancários da Bahia. Ed. 4850, 29 mar. 2011, p. 1.

A charge se refere

01. à desigualdade social e à lentidão do processo de urbanização baiana, o que explica seus problemas estruturais.

02. ao aumento da violência urbana, resultante, entre outros fatores, da especulação imobiliária que permeia a ocupação do espaço urbano, contribuindo para a excludência social.

03. ao fato de a economia das cidades brasileiras ter se restringido ao setor secundário, razão pela qual apresentam os indicadores sociais mais baixos da América Latina.

04. à expansão urbana ordenada e às políticas de combate à marginalidade, que conspiram a favor de umaurbanização responsável.

05. à vulnerabilidade dos centros urbanos brasileiros, especialmente a cidade do Salvador, em relação ao êxodo rural, que, se combatido por políticas públicas, permitirá um melhor gerenciamento das questões estruturais.

Gab: 02

Questão 62)

Observe a figura.

clip_image004

(Desenho de Jorge Ivan – http://diariocinzaescuro.blogspot.com/2009/09/ barraco-de-desilusoes.html)

O desenho ilustra uma situação comum observada em muitas cidades brasileiras. Com base nessa ilustração, é possível afirmar que

a) os terrenos com altas declividades não são ocupados por causa de suas características físicas que impossibilitam a construção de casas.

b) as ocorrências de escorregamento de encostas e de queda de blocos são mais comuns em áreas de ocupação irregular.

c) apesar da carência de infraestrutura, as comunidades que vivem nesses locais raramente são afetadas por problemas ambientais e de saúde pública.

d) a retirada da cobertura vegetal original pouco interfere no escoamento das águas pluviais.

e) as moradias construídas próximas de rochas expostas não são consideradas áreas de riscos devido à pouca mobilidade das rochas.

Gab: B

Questão 63)

Analise a charge.

clip_image006

(Folha de S.Paulo, 07.11.2008.)

Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que

a) ao longo de nossa história não houve necessidade de políticas específicas para a habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia para todos.

b) as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda.

c) a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelas de baixa renda.

d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.

e) os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.

Gab: D

Questão 64)

Uma das características do processo de metropolização no Brasil é a

a) segregação socioespacial, resolvida por meio da construção de casas populares.

b) terceirização, marcada pelo avanço industrial nas últimas décadas.

c) sustentabilidade, princípio dos Planos Diretores Metropolitanos.

d) conurbação, gerando dificuldades de gestão territorial.

e) especulação fundiária, resultado da ausência de reforma agrária.

Gab: D

Questão 65)

O processo de valorização da terra urbana obedece a uma lógica singular que

a) considera a presença de serviços urbanos junto ao empreendimento.

b) prescinde de fatores locacionais, depois da invenção do carro.

c) exclui a posição do terreno, graças ao uso da informática.

d) independe do mercado financeiro e do tamanho do terreno.

e) identifica na expansão urbana o único vetor que define o preço.

Gab: A

Questão 66)

Favela é o termo usado para designar um fenômeno urbano definido pelas Nações Unidas, por meio de UM-HABITAT, como áreas que abrigam habitações precárias, desprovidas de regularização e serviços públicos.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/favela.htm>

Acesso em: junho de 2012. (fragmento).

Morar e viver nos grandes centros urbanos do Brasil cada vez mais se torna um assunto relacionado à renda da terra urbana e ao local de moradia. Nesse contexto, as favelas

a) ocupam, nos grandes centros urbanos, áreas muito valorizadas, dotadas de infraestrutura básica e, por isso, são alvo do interesse de especuladores imobiliários.

b) mesmo ocupando áreas de terceiros ou públicas, têm, por lei, de ser providas, pela administração municipal, com infraestrutura básica, o que geralmente não ocorre, uma vez que essas áreas não atendem a interesses políticos.

c) apesar de todos os problemas enfrentados, constituem, para seus moradores, a única forma de sobreviver, mesmo que em condições precárias, o que interfere diretamente em sua qualidade de vida.

d) acentuaram-se a partir da década de 1950, devido, sobretudo, ao modelo políticoeconômico, ao processo de industrialização e à urbanização do país.

Gab: D

Questão 67)

clip_image008

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2006.

Na imagem, visualiza-se a região da Baixada Santista, com as diversas cidades que compõem esse espaço do litoral paulista.

A análise da imagem permite reconhecer a ocorrência do seguinte processo socioespacial comum em cidades de áreas metropolitanas:

a) favelização

b) conurbação

c) gentrificação

d) verticalização

Gab: B

Questão 68)

Para analisar a rede urbana brasileira atual, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) propõe uma classificação das cidades, de modo a configurar uma hierarquia, segundo o porte e o alcance das cidades que compõem a rede.

De acordo com a proposta do IBGE, o exemplo do Rio de Janeiro é classificado como

a) Metrópole Global

b) Megalópole

c) Megacidade

d) Cidade-Região

e) Cidade Global

Gab: A

Questão 69)

Indicando que a riqueza não está mais concentrada nas grandes cidades, o aumento do número de cidades médias, que têm entre 100.000 e 500.000 habitantes, é um dos sinais de desenvolvimento econômico de um país. O Brasil vive esse processo desde os anos da década de 1970, onde de 15,1% da população que moravam em 80 cidades médias, hoje são 24,4% dos brasileiros vivendo em 233 dessas cidades.

Considerando as justificativas para a importância do crescimento das cidades médias, no Brasil, todas as afirmativas estão corretas, À EXCEÇÃO DE UMA, assinale-a:

a) Com predomínio da migração urbana-urbana, desde a década de 1980 observa-se o maior crescimento das cidades médias devido à mudança na direção dos focos migratórios, independente da dispersão espacial das atividades econômicas.

b) Um dos resultados da expansão econômica das cidades médias foi o aumento do setor terciário da economia, pois elas ganharam um comércio mais requintado e serviços modernos, antes só disponíveis em capitais do Centro-Sul brasileiro.

c) As metrópoles não perderam a sua primazia, mas as cidades médias assumiram papéis até então desempenhados apenas por elas, como um parque industrial e um setor de serviços mais pujantes, respondendo por 28% da economia nacional.

d) A evolução das cidades médias no interior, que obtiveram melhores resultados na preservação do seu tecido urbano, indica que o Brasil está superando uma deficiência histórica: a concentração da riqueza nos grandes centros situados ao longo do litoral.

e) O maior desafio de uma cidade média que vê a sua população crescer em taxas excepcionais, é garantir emprego e renda, com investimento em infraestruturas, possibilitando, conciliada com o desenvolvimento econômico, qualidade a seus habitantes.

Gab: A

Questão 70)

A figura abaixo, ilustra a seguinte ideia:

clip_image010

TAMDJIAN, James Onnig. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreensão

do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p. 507.

a) a maioria dos trabalhadores dos países subdesenvolvidos que recebem baixos salários é amparada por políticas públicas voltadas para a aquisição da casa própria.

b) nos países subdesenvolvidos, as cidades crescem de forma lenta e planejada, sobretudo após a década de 1960, com a adoção de políticas de fixação do homem no campo.

c) a segregação residencial é resultante do mundo moderno e ocorre tanto no campo quanto na cidade, pois os povoados e as aldeias rurais estão atingindo alto grau de complexidade e gerando espaços cada vez mais segregados.

d) a proliferação de submoradias, tais como favelas e cortiços, pessoas abrigadas debaixo de pontes e viadutos, caracteriza o crescimento desordenado e a má distribuição de renda nas grandes cidades.

Gab: D

Questão 71)

A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:

clip_image012

I. Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.

II. Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.

III. Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas a proposição I

b) Apenas as proposições I e II

c) Apenas as proposições II e III

d) Apenas as proposições I e III

e) Todas as proposições

Gab: E

Questão 72)

Sobre metrópoles e sua evolução e sobre áreas metropolitanas brasileiras, assinale o que for correto.

01. "Conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestruturas comuns, ou necessidades de seu estabelecimento em função de um sistema de conexão existente entre as unidades que o compõem" – este é um conceito de região metropolitana ou área metropolitana.

02. Nos anos 1970 foram criadas pelo governo central as primeiras áreas metropolitanas no Brasil, a saber: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro.

04. Numa atualização da hierarquia das categorias urbanas brasileiras foram definidas mais de vinte áreas metropolitanas no país.

08. A fusão espontânea de metrópoles, extensas áreas urbanizadas, denomina-se megalópole.

16. Embora os movimentos recentes de migração contemplem as cidades médias em lugar das grandes metrópoles, mesmo o aumento populacional e a interligação dessas cidades médias não permi-tem que sejam transformadas em áreas metropolitanas, pois para que isso ocorra é preciso que essa área seja encabeçada por uma capital estadual.

Gab: 15

Questão 73)

Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.

( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país. Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.

( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.

( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.

( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V V F V V

b) V V V F V

c) F F F V V

d) V F V F V

e) F V F V V

Gab: A

Questão 74)

Em uma região ou país, as cidades estão distribuídas de acordo com várias localizações: junto ao litoral, a beira de rios, em entroncamentos rodoviários, em sopés de montanhas, entre outras. O conjunto pode nos dar a impressão de uma distribuição aleatória. Um olhar mais atento, contudo, revela a existência de padrões de localização. A localização de cada cidade implica ações que envolvem o sítio e a posição geográfica.

(Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, 2004)

Exemplos de sítio:

clip_image014

Exemplos de posição:

clip_image016

Com o auxílio dos desenhos:

a) Explique o que é sítio urbano.

b) Explique o que é posição geográfica da cidade.

Gab:

a) O sítio urbano ou localização absoluta é o terreno sobre o qual a cidade se edifica, podendo ser natural, alterado pela ação humana ou artificialmente produzido.

b) A posição geográfica ou localização relativa, refere-se à situação de determinada cidade quanto a aspectos externos a ela, inclusive em relação a outras cidades. A posição geográfica envolve o conteúdo natural e social tanto das áreas circunvizinhas, como daquelas distantes.

Questão 75)

Leia com atenção o texto a seguir.

O modelo de urbanização brasileiro produziu nas últimas décadas cidades caracterizadas pela fragmentação do espaço e pela exclusão social e territorial. Cidades que contêm espaços que se opõem em termos de acessibilidade a equipamentos urbanos, infra-estruturas e serviços. Espaços marcados por ocupações em áreas de risco (encostas, áreas inundáveis, por exemplo) ao lado de habitações de elevados padrões construtivos. Constata-se o mais sofisticado ao lado do mais rudimentar, caracterizando o que Milton Santos denominou de coexistências. O sistema de cidades se realiza em uma base territorial que não é neutra socialmente e cujos interesses se movem através de redes e fluxos em diferentes escalas. Essas redes assumem níveis de densidades elevados através do desenvolvimento das tecnologias e numa velocidade sem precedentes. Tal qual a letra da música do cantor Cazuza, se verifica na atualidade a concretude da expressão “o tempo não para”, exemplificando o que muitos geógrafos denominam tempo e espaço comprimidos. É nas grandes cidades, onde se evidencia com mais força esses fenômenos.

Considerando os aspectos ressaltados no texto e observando a figura abaixo, é possível concluir que:

clip_image018

00. O planejamento dos espaços urbanos das cidades deve contemplar o meio natural, o meio técnico-cientifico e informacional, mas sobretudo estabelecer fronteiras materiais de mobilidade para disciplinar o caos urbano.

01. As grandes cidades brasileiras têm seu planejamento e gestão político-administrativa sob a competência do governo brasileiro em especial do Ministério Publico Urbano.

02. Dentre as modificações geradas pela ocupação do espaço urbano, e que são responsáveis por importantes alterações no ciclo hidrológico nessas áreas, destaca-se a impermeabilização do terreno, através das edificações e da pavimentação das vias de circulação, além das canalizações dos rios e demais cursos d´água.

03. Cabe ao Estatuto da Cidade normatizar as faixas de exclusão urbano-rural e as práticas sociais em todos os municípios brasileiros, de forma a garantir a civilidade urbana. O seu advento representa um avanço no direito à cidade.

04. Na Região Metropolitana do Recife “o tempo não para”, ou seja, cresce consideravelmente nas últimas décadas. Esta região conurbada se expande compreendendo em seu território 9 municípios, o Porto de Suape, além do circuito turistico de Gravata e o polo da moda de Caruaru.

Gab: FFVFF

Questão 76)

As afirmativas a seguir abordam alguns aspectos do tema Urbanização no Brasil. Analise-as atentamente.

1) Para analisar o crescimento das cidades no Brasil, é importante destacar a população total, a população caracterizada como urbana, o índice de urbanização no ano em que foi realizado o censo e as taxas de crescimento dessa urbanização.

2) A grande cidade no Brasil se torna o lugar de todos os capitais e de todos os trabalhos, isto é, o teatro de numerosas atividades marginais do ponto de vista tecnológico, organizacional, financeiro, previdenciário e fiscal.

3) A urbanização no Brasil deve ser entendida como um processo que resulta da transferência de pessoas do campo para a cidade, isto é, o crescimento da população urbana em face do êxodo rural.

4) Entre os fatores repulsivos que contribuíram sensivelmente para a aceleração do êxodo rural no Brasil, estão a concentração de terras, a mecanização da lavoura e a falta de apoio governamental mais efetivo ao homem do campo.

5) A rede urbana no Brasil é formada pelo sistema de cidades, interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias e informações.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 4 apenas

b) 3 e 5 apenas

c) 1, 2 e 3 apenas

d) 2, e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

Gab: E

Questão 77)

Os gráficos abaixo representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta:

clip_image020

clip_image022

a) Comparando as áreas metropolitanas, urbanas e rurais, observa-se que a melhoria da pobreza (queda na proporção de pobres) no período 1990-2004 foi menos acentuada nas áreas urbanas.

b) Nas áreas rurais, a queda na proporção de indigentes foi mais significativa do que a de pobres.

c) No período 1995-2004, a proporção de pobres e de indigentes no Brasil se manteve mais ou menos constante.

d) A queda menos acentuada na proporção de indigentes no Brasil, no período, ocorreu nas áreas urbanas.

Gab: C

Questão 78)

A construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais,

a) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a controlá-lo.

b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas.

c) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas.

d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil.

e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos países vizinhos.

Gab: B

Questão 79)

clip_image024

Fonte: IBGE

A partir das informações contidas nas ilustrações e os conhecimentos sobre a fase atual da urbanização e da economia brasileira, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. O crescimento das cidades de médio porte sinaliza uma modificação na estrutura produtiva e a decadência das metrópoles nacionais.

II. O aumento do número de cidades de médio porte com mais de 100 000 habitantes é um fenômeno nacional, destacando-se, no sertão nordestino, as cidades de Campina Grande e de Petrolina.

III. A evolução das cidades médias no interior é uma prova de que o país começa a superar seus problemas históricos, como o êxodo das regiões periféricas para as metrópoles regionais.

IV. A implantação de projetos de irrigação no semiárido nordestino é responsável pela desconcentração fundiária, pela mudança do IDH para 1, verificadas nas últimas décadas, e pela migração de retorno.

V. O crescimento mais pujante das cidades brasileiras de médio porte é o de Ilhéus, devido à expansão do cultivo da soja e da implantação de uma eficiente rede ferroviária.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

01. I e II.

02. II e III.

03. I, IV e V.

04. II, IV e V.

05. III, IV e V.

Gab: 02

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis