terça-feira, 13 de setembro de 2016

Questões Enem Formas e Estruturas do Relevo 4

Questão 68)

A questão está relacionada à forma de relevo e ao mapa do estado de São Paulo.

clip_image002

(Dirce M.A.Suertegaray. Terra: feições ilustradas, 2003)

clip_image004

A forma de relevo é encontrada no estado de São Paulo, na área indicada no mapa, pela letra

a) A.

b) B.

c) C.

d) D.

e) E.

Gab: E

Questão 69)

Observe a imagem a seguir:

clip_image006

(Disponível em: <http://tiny.cc/cerrado862>. Acesso em: 5 jul. 2009.)

A imagem apresenta vegetação típica do cerrado brasileiro e, ao fundo, uma das formações características de seu relevo. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

a) O domínio do cerrado corresponde em geral ao clima semiárido e à vegetação assemelhada à do deserto africano, e sua ocorrência corresponde ao planalto meridional com seus típicos “mares de morros”.

b) No domínio do cerrado geralmente predominam estações úmidas prolongadas (5 a 7 meses) e vegetação assemelhada à das estepes africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto das guianas com suas típicas “cuestas”.

c) No domínio do cerrado geralmente predomina o clima semiúmido com presença de vegetação semelhante à da savana africana, e sua ocorrência corresponde ao planalto central com suas típicas “chapadas” “chapadões”.

d) O domínio do cerrado em geral é associado com irregularidades de massas de ar, com predomínio da vegetação semelhante à dos cocais africanos, e sua ocorrência corresponde ao planalto brasileiro com seus típicos “tabuleiros”.

e) O domínio do cerrado corresponde em geral à região de convergência dos alísios, com vegetação rasteira assemelhada à das pradarias africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto atlântico com suas típicas “coxilhas”.

Gab: C

Questão 70)

A figura mostra uma das mais belas e divulgadas paisagens do Estado da Paraíba, o Cabo Branco, de grande importância geográfica por estar no ponto extremo oriental do Brasil. Sobre este lugar, assinale com V ou com F, conforme as proposições sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas.

clip_image008

( ) O Cabo Branco é uma falésia viva que ainda sofre o solapamento da base, pela abrasão marinha, que causa desmoronamentos sucessivos.

( ) A Barreira do Cabo Branco é parte do baixo planalto sedimentar, que no Nordeste recebe a designação de Tabuleiro. No local, a Planície Costeira corresponde a estreita faixa de terra no sopé da barreira, que fica submersa durante a maré alta.

( ) Os resquícios da vegetação de mangue que anteriormente cobria toda essa faixa de terra ainda podem ser encontrados no Cabo Branco, apesar da ocupação humana que ocorre no local.

( ) O Cabo Branco é uma faixa de areia que se depositou paralelamente ao litoral, graças ao dinamismo destrutivo e construtivo do mar, é portanto a mais extensa restinga do litoral paraibano.

A sequência correta das assertivas é:

a) V F V F

b) V V V F

c) F V V V

d) F F V V

e) V V F F

Gab: E

Questão 71)

A estrutura geológica do Brasil é composta por:

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos destribuídos por quase todo o território nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gab: A

Questão 72)

Assinale a afirmativa que corretamente descreve aspectos da localização e da hipsometria do Pantanal:

a) O complexo do Pantanal localiza-se entre as bordas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e o sulco do rio Paraná, com altitudes que variam entre 200 e 300 metros.

b) A planície do complexo Pantanal constitui terreno de deposição muito antiga, de origem marítima, sendo uma área de depressão costumeiramente chamada de “depressão pantaneira”, com altitudes que variam de 0 a 100 metros.

c) A planície aluvional do complexo do Pantanal tem altitudes que variam entre 500 e 600 metros, sendo uma área de enorme extensão de colinas tabuliformes e baixos platôs arenosos, situados entre as bordas da Chapada do Araripe e do Planalto da Borborema.

d) Situado entre as Chapadas dos Parecis e a Serra dos Carajás, o complexo Pantanal constitui terreno sedimentar de diversos ciclos de erosão, pontilhados de serras e morros isolados, com altitudes que variam de 400 a 500 metros.

e) O complexo do Pantanal é uma planície aluvional localizada entre as bordas do Planalto Central e Meridional Brasileiro e da Bacia rio Paraguai, com altitudes que variam entre 100 e 200 metros, sendo a mais típica e homogênea das grande planícies.

Gab: E

Questão 73)

O Brasil é rico em recursos minerais, condição que está associada ao arcabouço geológico do país.

Observe, no mapa a seguir, a área destacada.

Brasil: Geologia e Ocorrência Mineral

clip_image010

Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ed. Ática, 2001, p. 83.

A área em destaque corresponde a

a) terrenos cristalinos, onde se verificam as principais concentrações de carvão mineral do país.

b) terrenos sedimentares, onde se localizam as principais jazidas de carvão mineral do Brasil.

c) terrenos sedimentares, onde se concentram as maiores reservas de petróleo do país.

d) terrenos cristalinos, onde se encontram as maiores ocorrências de petróleo do Brasil.

Gab: B

Questão 74)

O mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros a seguir mostra o país dividido em 7 (sete) compartimentos distintos. Cada um deles corresponde a uma diferente associação das características do relevo, do clima e da vegetação.

clip_image012

Adaptado de: AB´SABER, Aziz. Os domínios de

natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São

Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Anexo.

Com base no mapa e na literatura sobre o tema, identifique as afirmativas corretas:

I. O domínio equatorial amazônico (1) possui relevo plano dominado pela planície amazônica, clima quente e úmido, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra predominantemente devastada pelo avanço da soja e da pecuária.

II. O domínio das caatingas (2) possui relevo variado com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima semiárido, com vegetação xerófila muito utilizada como lenha.

III. O domínio dos cerrados (3) possui relevo com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima tropical, com vegetação predominantemente arbustiva, com galhos retorcidos, sendo fortemente devastada devido ao avanço da agropecuária.

IV. O domínio tropical atlântico (4) possui relevo serrano com altitudes elevadas, clima tropical de altitude, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra muito preservada devido ao cultivo cacaueiro.

V. O domínio das araucárias (5) possui relevo predominantemente planáltico, clima subtropical, com vegetação dominada pelo pinheiro-do-paraná fortemente devastada pela indústria madeireira.

Gab: II, III, V

Questão 75)

O mapa representa o relevo brasileiro com seus 28 compartimentos. De acordo com esse mapa, as cidades de João Pessoa, Belo Horizonte e Teresina estão localizadas em diferentes compartimentos do relevo brasileiro.

Nesse sentido, identifique a alternativa que apresenta corretamente esses compartimentos com suas respectivas atividades econômicas predominantemente desenvolvidas:

clip_image014

clip_image016

Gab: E

Questão 76)

Observe o perfil do relevo submarino.

clip_image018

Adaptado de: PRESS, Frank. et al.. Para entender a Terra.

4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 429.

A recente descoberta de uma grande acumulação de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro, denominada megacampo Tupi, dá início a uma nova era na história do petróleo no Brasil, podendo colocar as reservas petrolíferas do país entre as dez maiores do mundo.

Considerando essa recente descoberta e a figura apresentada, é correto afirmar que o megacampo Tupi localiza-se no (na)

a) Plataforma Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta continental na camada do pré-sal.

b) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade inferior a 200 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares na camada do pós-sal.

c) Planície Abissal da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pré-sal.

d) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pós-sal.

e) Talude Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares da camada do pré-sal.

Gab: E

Questão 77)

O relevo do Planalto Central brasileiro, por sua constituição geológica e geomorfológica, possibilita o aproveitamento dos seus recursos naturais e facilita o desenvolvimento de atividades econômicas. Com base nesta afirmação,

a) apresente duas características das formas desse relevo;

b) explique um tipo de atividade econômica favorecida por essa forma de relevo.

Gab:

a) Duas características das formas de relevo:

– Predomínio de planaltos e chapadas com terrenos planos e levemente ondulados; em geral predominam as pequenas variações altimétricas, presença de alinhamentos serranos.

b) Explique um tipo de atividade econômica favorecida por essa forma de relevo:

– Prática da agricultura comercial mecanizada em terrenos planos e com pequenas inclinações.

– Atividade de pecuária intensiva e extensiva facilitadas pelas formação de pastagens em terrenos planos e com baixas variações altimétricas.

– Formação de represas para geração de energia por usinas hidrelétricas e que são utilizadas para atividades de turismo, pesca e lazer.

– Atividades de lazer, turismo e ecoturismo em terrenos montanhosos e serranos.

Questão 78)

Assinale a alternativa correta sobre as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas, climáticas e vegetacionais do Brasil.

a) Os diferentes tipos climáticos são condicionados pela altitude do relevo, o qual determina a distribuição sazonal da precipitação e as elevadas temperaturas médias anuais na maior parte do território.

b) O intemperismo físico evidenciado no sertão nordestino atua sobre rochas e formas de relevo, construindo nessa paisagem os inselbergs.

c) Os solos de maior fertilidade natural de origem basáltica estão localizados na bacia Sedimentar do Parnaíba e são utilizados para a agropecuária.

d) A riqueza de espécies vegetais da floresta Amazônica e da mata Atlântica está relacionada à presençade climas subtropicais.

e) Nas regiões serranas brasileiras, os totais pluviométricos são mais elevados, e as pressões atmosféricas mais altas.

Gab: B

Questão 79)

Observe atentamente o mapa abaixo e analise as proposições feitas a seguir.

clip_image020

00. O mapa prioriza a representação dos grandes falhamentos existentes no território brasileiro, particularmente nas regiões Sudeste e Sul.

01. As áreas claras, pela natureza dos terrenos, acumulam uma grande quantidade de água subterrânea; no caso do Nordeste brasileiro, essas áreas são estratégicas para o abastecimento das populações.

02. As áreas claras no mapa correspondem aos terrenos do Escudo Brasileiro, em algumas porções, ricas em minérios de ferro e de bauxita.

03. As três maiores bacias sedimentares brasileiras são, na ordem decrescente de extensão, a Amazônica, a do Paraná e a do Meio Norte; na segunda bacia, observam-se notáveis derrames de rochas magmáticas mesozóicas.

04. O mapa mostra, nos Estados de Minas Gerais e Bahia, uma ampla área de rochas basálticas, que foram originadas no Cenozóico e depositadas sobre os terrenos pré-cambrianos do Escudo Brasileiro.

Gab: FVFVF

Questão 80)

Observe, na figura abaixo, o perfil esquemático da costa brasileira e responda às questões:

clip_image022

(Adaptado de http://www.ibp.org.br)

a) Em termos de composição rochosa, como se diferencia uma ilha situada na plataforma continental de uma ilha oceânica?

b) Recentemente significativas reservas de petróleo foram encontradas na plataforma continental brasileira, na denominada Bacia de Santos. Esse petróleo foi formado, em parte, em ambiente de águas doces e existem reservatórios muito similares na África. Explique esses fatos.

Gab:

a) As ilhas existentes no Oceano Atlântico, situadas na plataforma continental junto ao litoral brasileiro, possuem composição rochosa diferente da das ilhas denominadas oceânicas, localizadas no mesmo oceano. As primeiras apresentam uma estrutura formada por rochas sedimentares e/ou magmática plutônicas. Já a estrutura das ilhas oceânicas é composta por rochas magmáticas denominadas vulcânicas. Essa diferença é resultado de histórias geológicas distintas. Enquanto as da plataforma continental formam-se do processo de sedimentação junto à costa ou da própria estrutura cristalina do continente, as vulcânicas estão relacionadas à solidificação do magma superficial, decorrente da formação do assoalho oceânico a partir da separação das placas tectônicas.

b) Parte do petróleo existente na camada do pré-sal, na plataforma continental brasileira, e no litoral africano originou-se do soterramento de antigos lagos e mares interiores existentes em eras geológicas passadas. A ocorrência do petróleo nessas duas áreas deve-se ao fato de terem estado unidas quando as reservas formaram-se.

Questão 81)

A extensão do domínio das Caatingas, no Brasil, é da ordem de 850.000km², imperando na região Nordeste, onde domina o clima BSh. De uma forma bastante sintética, é correto dizer que os aspectos mais enfáticos desse domínio morfoclimático são:

1. Trata-se de um domínio de posição geográfica marcadamente azonal.

2. Possui extensos pediplanos com inselbergues.

3. As chuvas, nesse domínio, são concentradas no inverno, mas superam a taxa de 1000mm/ano.

4. O balanço hídrico anual apresenta um superávit, mas ocasionalmente se verificam secas, quando acontece o fenômeno La Niña.

5. Existe uma grande irregularidade pluviométrica ao longo dos anos.

Estão corretas:

a) 2 e 5 apenas

b) 1 e 4 apenas

c) 2, 3 e 4 apenas

d) 1, 2 e 5 apenas

e) 1, 2, 3 ,4 e 5.

Gab: D

Questão 82)

A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis.

clip_image024

As áreas cinzas do mapa representam:

a) Dobramentos modernos.

b) Bacias sedimentares.

c) Bacias hidrográficas.

d) Escudos cristalinos.

e) Áreas de instabilidade tectônica.

Gab: B

Questão 83)

Um grupo de alunos de um terceiro ano do Ensino Médio foi encarregado de estudar geograficamente uma área do Nordeste brasileiro, indicada pela seta no mapa. Em que unidade regional de relevo deu-se a pesquisa?

clip_image026

a) Depressão Sertaneja

b) Chapada do Araripe

c) Depressão do São Francisco

d) Maciços Residuais de Sergipe

e) Planalto da Borborema

Gab: E

Questão 84)

Sobre alguns aspectos físicos do município de Ponta Grossa, assinale o que for correto.

01. O município tem áreas localizadas tanto no Segundo Planalto Paranaense, como o Distrito de Itaiacoca, como no Terceiro Planalto Paranaense, onde se localiza a sede municipal.

02. Várias furnas em seu relevo, que são poços de desabamento, como as do Parque Vila Velha, do Passo do Pupo, das Andorinhas e do Buraco do Padre, constituem-se em belas atrações turísticas e ocorrem no chamado arenito Furnas, de idade Devoniana.

04. A hidrografia do município tem como rio principal o Rio Pitangui, tendo como afluente o Rio Tibagi, onde se localiza a represa de Alagados.

08. A topografia de Ponta Grossa apresenta elevações como na parte central da sede municipal, caracterizada pela presença de diques e soleiras de diabásio, do magmatismo Serra Geral.

16. Geologicamente o município de Ponta Grossa se caracteriza por rochas do período Devoniano, como arenitos e folhelhos, sendo essas últimas ricas em fósseis marinhos, e do Carbonífero-Permiano, como o arenito Vila Velha.

Gab: 26

Questão 85)

Os estágios da evolução do relevo terrestre em áreas continentais já vêm sendo estudados há muito tempo por geógrafos e geólogos. Williams Morris Davis foi quem primeiro sistematizou o que ele denominou, com muita propriedade, de Ciclo de Erosão. Para esse autor, a evolução do relevo passaria por três fases distintas: Juventude, Maturidade e Senilidade. Quais as principais características de um relevo senil, segundo esse modelo teórico?

00. Divisores d’água amplos e, às vezes, planos.

01. Presença constante de rápidos e cachoeiras.

02. Ocorrência de amplas planícies fluviais.

03. Forte abandono da carga detrítica transportada pelos rios na planície fluvial.

04. Terras baixas e planas.

Gab: FFVVV

Questão 86)

Os rios têm um papel importante na elaboração das paisagens geomorfológicas. Sobre esse assunto, observe atentamente a figura a seguir.

clip_image028

Assinale o título que poderá ser aplicado, CORRETAMENTE, à feição de relevo indicada pelo n° I.

a) Várzea inundada.

b) Terraço fluvial.

c) Banco de areia.

d) Meandro abandonado.

e) Planalto cristalino.

Gab: B

Questão 87)

Sobre as condições geomorfológicas do território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As forças endógenas (ativa e passiva) comandam a formação das formas do relevo através do condicionamento estrutural.

b) Aos poucos as formas de relevo, por efeito das reações químicas e do transporte dos novos compostos minerais, vão sendo modificadas e rebaixadas com velocidades perceptíveis na escala do tempo da vida humana.

c) O relevo brasileiro é composto de unidades geomorfológicas denominadas de planaltos, depressões e planícies.

d) As depressões no território brasileiro, com exceção da depressão Amazônica Ocidental, têm uma característica genética muito marcante, que é o fato de terem sido geradas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.

e) As formas de relevo, em primeiro nível, podem ser facilitadoras ou dificultadoras dos processos de ocupação das terras, de arranjo dos espaços territoriais e da produção.

Gab: B

Questão 88)

Sobre as condições geológicas do território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A maior parte das rochas são originadas em grandes profundidades e sob condições de temperatura e pressão elevadas.

b) As principais jazidas de carvão mineral do território brasileiro estão na região Nordeste .

c) As bacias sedimentares recentes são as do Cenozoico e Quaternário.

d) No período Mesozoico ocorreu a última fase de deposição extensiva nas bacias sedimentares do Brasil, com exceção da Amazônia, que recebeu sedimentos ao longo do período Terciário.

e) As rochas magmáticas ou ígneas resultam da solidificação do magma e por isso são consideradas rochas primarias.

Gab: B

Questão 89)

Observe o segmento de reta AB traçado no mapa. A sua extensão é de 1.425 km e percorre o rumo Noroeste-Sudeste.

clip_image030

(Graça Maria Lemos Ferreira, Atlas Geográfico.

São Paulo, Moderna, 1998. Adaptado.)

Mencione as principais bacias hidrográficas e as principais unidades de relevo atravessadas pelo segmento AB.

Gab:

As principais bacias hidrográficas existentes no segmento AB são as bacias do Paraguai, Paraná e Atlântico Sul.

No tocante às unidades de relevo indicadas no mesmo segmento, destacam-se a Planície do Pantanal, o planalto da bacia do Paraná, a depressão periférica e os planaltos e serras do Leste-Sudeste.

Questão 90)

EVOLUÇÃO FÍSICA OU ESTRUTURAL DA TERRA

clip_image032

COELHO, Marcos de A.; TERRA, Lygia. Geografia geral e Geografia do Brasil: o espaço

natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005. p. 101, v. único. (Adaptado)

Com o auxílio da tabela sobre a evolução física ou estrutural da Terra, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os solos de terra roxa originários de rochas ígneas extrusivas são encontrados sobretudo nos Complexos Regionais da Amazônia e do Centro-Sul.

02. As cordilheiras dos Andes e do Himalaia tiveram a sua origem na Era Cenozóica.

04. No Brasil, minerais metálicos como Fe, Ca, Hg, Mn, S, Al e Na têm as suas maiores reservas na Região Nordeste.

08. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) tem a sua origem associada à Era Pré-Cambriana.

16. As jazidas de carvão mineral em Santa Catarina têm a sua origem, principalmente, na Era Paleozóica.

32. Em Santa Catarina, a Serra Geral pertencente às formações do Escudo Brasileiro adquire a direção norte-sul, sendo, porém, as direções norte-nordeste e sul-sudoeste as mais frequentes.

64. Com altitude aproximada de 3.000 metros, o Pico da Neblina – o ponto culminante do Brasil – tem a sua origem na Era Cenozóica.

Gab: 50

Questão 91)

Com base no mapa, no perfil e nos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro,

clip_image034

clip_image036

• identifique, no perfil longitudinal A-B, as quatro grandes sub-regiões;

• cite duas características da sub-região II, em relação à exploração agrícola;

• estabeleça um contraste entre as sub-regiões I e IV.

Gab:

• Sub-regiões:

Meio Norte, Semi-Árido/Sertão, Agreste, Litoral/Zona da Mata.

• Características da sub-região II em reação à exploração agrícola:

― Cultivos de subsistência com predomínio de milho, feijão, mandioca, dentre outros;

― Cultivos explorados em grandes propriedades agrícolas (latifúndios) com baixa produtividade;

― Exploração comercial de algodão, sisal etc.;

― Grande exploração do trabalhador rural, com precárias condições de trabalho;

― Recente implantação de agricultura irrigada, principalmente às margens dos grandes rios.

• Setor I:

― Relevo com predomínio de planaltos e chapadas;

― Clima tropical com verão úmido e inverno seco;

― Economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura;

― Predomínio de Mata dos Cocais e cerrado;

― População relativamente pouco numerosa.

• Setor IV:

― Relevo com predomínio de planícies e tabuleiros;

― Clima tropical úmido (maior concentração de chuva no inverno);

― Economia com diversificação de atividades primárias, secundárias e terciárias;

― Vegetação de Mata Atlântica e Litorânea;

― Área mais populosa e povoada da região;

― Maior índice de urbanização.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis