quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 4

Questão 50)

clip_image056

Du Mortier, 2003

Assinale a alternativa na qual estão corretamente associados os países I, II e III com as religiões neles predominantes.

clip_image058

Gab: A

Questão 51)

Em outubro de 2005, a região assinalada no mapa a seguir foi sacudida por um dos maiores terremotos deste início de século, provocando a morte de dezenas de milhares de pessoas e incontáveis danos materiais.

clip_image060

A região em questão e os países mais atingidos são, respectivamente:

a) o deserto de Góbi, atingindo a Mongólia e o norte da China.

b) a Caxemira, atingindo o nordeste do Paquistão e o norte da Índia – países que há décadas disputam essa área cuja população é majoritariamente muçulmana.

c) a Cisjordânia, atingindo Israel, Palestina, Jordânia e Síria.

d) o altiplano tibetano e a porção setentrional dos contrafortes do Himalaia, atingindo especialmente a China (que ocupa o Tibete desde que o invadiu em 1950) e o Nepal.

e) a Sibéria, atingindo exclusivamente territórios do norte da Rússia.

Gab: B

Questão 52)

Leia a notícia e observe a foto.

Fim do Mundo Mais Próximo

O ponteiro do “Relógio do Fim do Mundo” foi adiantado ontem em cinco minutos. Essa mudança deveu-se às explosões subterrâneas, nos últimos meses, de cinco bombas atômicas pela Índia e seis pelo Paquistão, em testes que ratificaram a entrada dos dois países para o clube de potências nucleares – até então limitado aos EUA, Rússia, Inglaterra, França e China.(...)

“As conseqüências de um possível confronto nuclear entre Índia e Paquistão são imprevisíveis”, alerta o Boletim dos Cientistas Atômicos.

(Adaptado do Jornal do Brasil, 12/06/98)

clip_image062

Militares do Paquistão e da Índia, frente a frente, na fronteira entre os dois países.

Um fator responsável pelos enfrentamentos entre Índia e Paquistão é o seguinte:

a) a disputa pela região da Cachemira, área geográfica fronteiriça de maioria demográfica muçulmana, sob controle majoritariamente indiano;

b) o avanço do terrorismo na região da Cachemira, com domínio paquistanês sobre uma população majoritariamente de origem hindu;

c) a aliança política formada entre muçulmanos do Paquistão e do Afeganistão, sob liderança talibã, contrária ao hinduísmo nas fronteiras;

d) a pressão militar atômica chinesa sobre a Índia, com a decorrente desestabilização da identidade religiosa que une indianos e paquistaneses;

e) o entrechoque de civilizações milenares, tornadas rivais a partir da corrida nuclear estabelecida naquela parte da Ásia, nos últimos anos.

Gab: A

Questão 53)

Começa a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma versão moderna da Rota da Seda, que, na Antigüidade, ligava a Ásia à Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas de ferryboat (balsas) que tem 140 mil quilômetros e irá ligar os dois continentes outra vez. (...) Proposto inicialmente em 1959, mas adiado por décadas (...), o projeto foi recentemente ratificado, em princípio, por 32 países da Europa e da Ásia. O plano rodoviário faz parte de um projeto amplo para melhorar todas as vias de transporte existentes na região, alcançando padrões internacionais.

(Adaptado de Elaine Kurtenbach, “Asiáticos planejam nova Rota da Seda”, Folha de S. Paulo, 27/04/2004, p. A16.)

a) Que circunstância política internacional foi responsável pelo adiamento do projeto?

b) A construção de tal sistema viário ajudaria a reduzir o isolamento geográfico de muitos países asiáticos. Cite dois fatores que determinam esse isolamento.

c) Por que países como o Japão, China e Coréia do Sul, principais economias asiáticas, podem se beneficiar com a implantação desse sistema viário?

Gab:

a) O encrudescimento da Guerra Fria.

b) Entre os fatores que determinam o relativo isolamento de algumas regiões asiáticas, temos: o predomínio de formas de relevo elevadas e acidentadas e de climas secos, grandes extensões territoriais a serem percorridas, dificuldade de algumas regiões em relação ao acesso direto ao mar, e precariedade da infra-estrutura de grande parte dos países.

c) Porque facilitaria um maior intercâmbio e uma maior integração econômica entre esses países com o mercado regional e, por extensão, com a Europa pela via terrestre.

Questão 54)

No mapa, estão numerados dois países com os quais o Brasil tem intensificado exportações e importações.

clip_image064

Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que contém os países 1 e 2, nessa ordem, seu continente e o recurso mineral exportado pelo Brasil.

a) Coréia do Norte e Tailândia; euroasiático; urânio.

b) Paquistão e Índia; indiano; carvão.

c) Coréia do Sul e Japão; asiático; minério de ferro

d) Nova Zelândia e Birmânia; australiano; bauxita.

e) Ucrânia e Romênia; europeu; manganês.

Gab: C

Questão 55)

Pivô de um conflito de quase seis décadas entre Índia e Paquistão, a região é marcada pelas tensões étnicas, políticas e religiosas, podendo haver um confronto militar entre os países citados acima. O enunciado alude à região de:

a) Chechênia;

b) Caxemira;

c) Palestina;

d) Iugoslávia;

e) Afeganistão.

Gab: B

Questão 56)

Observe o mapa abaixo:

clip_image066

LUCCI, Elian Alabi. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 271. (adaptação)

No mapa, aparece hachurada:

a) a região do Tibet, área de conflito entre a minoria Taliban do Afeganistão e os muçulmanos do Paquistão.

b) a região do Oriente Médio onde se concentram os principais conflitos étnicos e religiosos da atualidade, cuja causa norteadora é o petróleo.

c) a região da Palestina onde ocorrem conflitos entre árabes e judeus, cuja causa principal é a religião.

d) a região da Caxemira, foco de conflitos armados entre a Índia e o Paquistão pelo controle do território.

Gab: D

Questão 57)

Considerando que o mapa é uma forma de representação da realidade, observe-o.

clip_image068

Jornal do Brasil, 2004.

Agora, leia o texto:

Na primeira semana de outubro, o governo iraniano afirmou que manteria seu projeto de enriquecimento de urânio e revelou que possui uma capacidade balística de grande alcance.

Considerando as informações anteriores, podemos afirmar que a posição dada ao Irã, no mapa, serve para:

a) retirar o país do "eixo do mal".

b) afirmar sua soberania de Estado-nação.

c) mostrar o alcance de sua força bélica.

d) mudar a localização dos países vizinhos.

e) revelar que o país passou a ocupar o centro do mundo.

Gab: C

Questão 58)

Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, um judoca iraniano se recusou a lutar com um atleta israelense, apesar de ser um dos favoritos à medalha de ouro. Com essa atitude, ele reafirmou:

a) o Alcorão, que proíbe o contato físico com seguidores de outra religião.

b) o fair-play, princípio olímpico definido pelo Barão de Coubertin.

c) a política externa iraniana, que é contra a manutenção do estado de Israel.

d) o espírito olímpico, que proíbe guerra entre países durante os jogos.

e) a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou um embargo à Israel.

Gab: C

Questão 59)

A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas.

Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração:

a) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais.

b) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados.

c) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens.

d) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, conseqüentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.

Gab: A

Questão 60)

Com base nos conhecimentos sobre a China e a Índia, os dois países mais populosos do mundo, considere as afirmativas a seguir.

I. Os dois países enfrentam conflitos territoriais, com potencial para desestabilizar as relações internacionais na região, e, no caso indiano, o problema tem fundamento religioso.

II. Quanto ao controle do crescimento populacional, China e Índia desenvolvem programas de controle da natalidade semelhantes, limitando dois filhos por casal.

III. Na última década, China e Índia apresentaram taxas de crescimento de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) acima da média mundial.

IV. Dentre os dois países, apenas a Índia tem tido sucesso em atrair investimentos diretos de capital, pois a China enfrenta problemas nesse setor, devido às características particulares de seu regime político.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 61)

País localizado na Ásia das Monções, mais especificamente no Sul Asiático, caracteriza-se por ser o maior produtor agrícola da área, mas, ainda assim, tem que importar alimentos devido a sua numerosa população. Atualmente observa-se nesse país um elevado crescimento industrial, investimentos na educação e em tecnologias avançadas; é considerado uma das futuras potências mundiais, embora apresente desigualdades sócio-econômicas internas.

SUL DA ÁSIA

clip_image070

(Atlas Geográfico. 1998. Adaptado.)

O país citado no texto e destacado no mapa é:

a) Nepal.

b) China.

c) Índia.

d) Bangladesh.

e) Indonésia.

Gab: C

Questão 62)

Os países Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da Região Administrativa de Hong Kong na China, compõem os chamados “Tigres Asiáticos”. Coréia do Sul e Taiwan possuem uma economia diversificada. Hong Kong, por sua vez, apresenta uma base econômica constituída pelo setor portuário e pelos bancos. Já Cingapura possui um dos portos mais movimentados do mundo e um forte setor financeiro, além de, um importante setor de indústrias petroquímicas.

Observe o mapa a seguir:

clip_image072

FERREIRA, G.M.L.. Geografia em mapas. São Paulo: Moderna, 2000.

Com base nos textos acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a numeração correta em relação à localização dos Tigres Asiáticos

a) Coréia do Sul (1), Taiwan (3), Hong Kong (4) e Cingapura (6).

b) Coréia do Sul (1), Taiwan (2), Hong Kong (3) e Cingapura (4).

c) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (2) e Cingapura (1).

d) Coréia do Sul (3), Taiwan (4), Hong Kong (2) e Cingapura (1).

e) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (4) e Cingapura (6).

f) I.R.

Gab: A

Questão 63)

Terceiro país do mundo em extensão, com 9 milhões de km2, e campeão absoluto de população (1,3 bilhão de habitantes em 2003), a China é um país de muitas faces. Sobre a China, é CORRETO afirmar:

a) As indústrias localizadas nas ZEEs absorvem a maior parte da mão-de-obra disponível no país, provocando com isso o intenso êxodo rural, desestruturando as atividades agrárias.

b) Mesmo com a reforma na agricultura chinesa, que provocou a disseminação da iniciativa privada e do trabalho assalariado no campo, não houve o surgimento de uma camada de camponeses ricos.

c) Na década de 1980, as exportações tornaram-se prioridade do governo; no entanto, a principal atração para as empresas estrangeiras que se instalaram no país foi o mercado consumidor interno.

d) Mudanças recentes levaram à implantação, a partir da década de 1970, de zonas econômicas especiais (ZEEs) – espécie de enclave capitalista dentro da China –, cujo objetivo fundamental é atrair empresas estrangeiras.

Gab: B

Questão 64)

ORDEM MUNDIAL

O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (país líder do bloco capitalista) e a União Soviética (líder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espaço mundial fosse reconfigurado.

Sobre a configuração do mundo durante a Guerra Fria, é correto afirmar que

a) a independência das colônias africanas deu origem a novos países como o Vietnã, que se tornou socialista após violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista.

b) a invasão soviética provocou a guerra das Filipinas, ao término da qual, a metade sul do País tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista.

c) a Coréia, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista.

d) a invasão das tropas americanas provocou a divisão da Tchecoslováquia em dois países, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista.

e) a ocupação soviética fez com que a Mongólia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a última, comunista.

Gab: C

Questão 65)

As afirmativas a seguir fazem referências a alguns dos principais aspectos geográficos da Ásia.

01. A partir do século XV, com a expansão marítimo-comercial européia, os contatos da Europa com os povos asiáticos se estreitaram.

02. A expressão “Oriente Médio” foi criada pelos europeus para designar os países asiáticos que possuem relevos de altitude média nas proximidades do oceano Índico.

03. O grande processo de descolonização do continente asiático aconteceu antes da ocorrida no continente africano, no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial.

04. As condições climáticas da Ásia são bem diversificadas, existindo climas que vão do superúmido ao hiperárido.

05. As maiores concentrações populacionais da Ásia ocorrem nas planícies formadas por rios importantes, na Indonésia e no Arquipélago Japonês.

Estão corretas as afirmativas:

a) apenas 1, 2 e 3.

b) apenas 2, 3 e 5.

c) apenas 1 e 4.

d) apenas 1, 3, 4 e 5.

e) apenas 2, 3, 4 e 5.

Gab: D

Questão 66)

A região denominada Bacia do Pacífico tem sido alvo da preocupação de analistas políticos manifestada na mídia internacional.

Todas as alternativas apresentam razões que justificam essa preocupação, EXCETO:

a) A permanência, na região, de democracias instáveis e ditaduras pessoais e/ou militares.

b) O fortalecimento, em período recente, da crença na superioridade da civilização oriental.

c) A possibilidade latente de ocorrência de conflitos entre países da região com diferentes ideologias.

d) A queda no nível de vida da população, que acompanhou a industrialização recente da maior parte dos países.

Gab: D

Questão 67)

A Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2003, publicou a seguinte notícia: “O setor de tecnologia da informação (TI) é o segmento que mais cresce na economia indiana, tanto em números de produção quanto de exportação. (...) As exportações de softwares e serviços ligados à TI saltaram 60% por ano, e o PIB do país apresentou um crescimento constante em torno de 7%. Enquanto que no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país passou do 115°. lugar para o 127°, em 2003.”

Com relação à Índia, é CORRETO afirmar:

a) As exportações de softwares e serviços são responsáveis pela queda do IDH, porque a produção visa apenas abastecer os países desenvolvidos.

b) A nova classe de empresários milionários que surgiu com o "boom" da indústria de TI contrasta com a permanência da divisão da sociedade em castas.

c) A instalação das indústrias de alta tecnologia é fruto da política indiana de sanar as desigualdades econômicas entre as regiões norte e sul.

d) O crescimento do PIB reflete os avanços sociais alcançados pela economia indiana, mesmo com um setor agrícola arcaico e ultrapassado.

e) O desenvolvimento da indústria de Tecnologia da Informação é explicado pela presença de reservas indianas de minerais como o silício e o lítio.

Gab: B

Questão 68)

Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.

Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?

Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a idéia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas

“Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.

Revista Veja, 25/06/2003

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.

a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.

b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.

c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.

d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.

e) A expressão “choque de civilizações” é inapropriada para o mundo atual, pois não há conflitos relevantes no âmbito das culturas e das religiões.

Gab: A

Questão 69)

A respeito dos aspectos geográficos da Ásia, assinale o que for correto.

01. A planície do rio Iang-tsé, na China, e a planície Indo-gangética, ao sul da cordilheira do Himalaia, destacam-se pela elevada densidade demográfica.

02. As baixas densidades demográficas ocorrem, especialmente, nas áreas de climas frios das altas latitudes e dos altos planaltos e cordilheiras, e também em muitas áreas de climas áridos.

04. Os principais fatores que concorreram para o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos" – Coréia do Norte, Taiwan, Malásia, Filipinas e Hong Kong – foram a estabilidade política e os altos salários pagos à mão-de-obra operária.

08. O clima tropical de monções, com chuvas de verão concentradas no território continental, deve-se ao fato de que, na estação quente, o continente se aquece mais do que o oceano, criando um centro de baixa pressão. As baixas pressões atraem o ar úmido que vem do oceano. Quando este se eleva e se resfria, devido ao relevo continental, provoca as fortes precipitações.

16. O Islamismo é a religião predominante no Oriente Médio e na Ásia Central, estando também presente na Indonésia e na Índia. Os sunitas e os xiitas são representantes de duas importantes correntes islâmicas.

32. Na península Arábica, as principais jazidas de petróleo estão a leste, em uma faixa que vai de norte a sul e confronta, em parte, com o golfo Pérsico.

64. O Sudeste Asiático possui climas amenos, destacando-se pelo cultivo de produtos de clima temperado, como pêssegos, maçãs e ameixas. O clima de monções impede o cultivo de produtos tropicais, devido às baixas temperaturas do inverno.

Gab: 59

Questão 70)

País localizado na costa leste da península da Indochina, no sudeste da Ásia, seu território é coberto por florestas tropicais e por planícies alagadas nos deltas dos Rios Vermelho e Mekong, onde há extensas plantações de arroz, que o fazem o segundo maior exportador do mundo. Há também o cultivo de café, cacau, pimenta, cana-de-açúcar e seringueira para a obtenção do látex.

Na década de 70, o país foi oficialmente reunificado, sob o regime comunista, aliado da ex-U.R.S.S.. Atualmente, o governo adota uma política que combina liberalização econômica ao regime de partido único; porém, o país vive com seqüelas dos bombardeios norte-americanos com desfolhantes químicos “agente laranja”, que destruíram grandes áreas agrícolas e de florestas, ainda não recuperadas, e das minas terrestres não detonadas.

O texto acima identifica qual país asiático?

a) Cambodja.

b) Indonésia.

c) Coréia.

d) Vietnã.

e) Laos.

Gab: D

Questão 71)

O muro de Berlim desmoronou com a Guerra Fria, no entanto, outros estão sendo construídos na nova ordem mundial. Em 2001, o geógrafo Arnon Sofer apresentou, ao primeiro ministro de seu país, mapas e propostas de separação física por meio de muros e barreiras fortificadas entre seu Estado e os territórios vizinhos e, em 2003, o projeto está em implantação.

clip_image074

(AP/www.terra.com.br)

O muro está sendo construído entre

a) os Estados Unidos e o México.

b) o Estado de Israel e os territórios palestinos.

c) o Marrocos e o território espanhol de Ceuta.

d) as Províncias Bascas e a Espanha.

e) os territórios católico e protestante da Irlanda do Norte.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis