segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 4

Questão 46)

clip_image002

a) Considerando-se a amplitude do fluxo de chegada de pessoas ao Brasil nos períodos dos megaeventos indicados nos logotipos, CITE DUAS condições infraestruturais da cidade do Rio de Janeiro que podem afetar essa população de turistas.

b) Cite DOIS serviços informais que poderão ser ampliados em sua oferta e uso, em 2014 e 2016, frente às fragilidades infraestruturais da cidade do Rio de Janeiro para os megaeventos.

Gab:

a) 1. A insuficiência de quartos da rede hoteleira;

2. A precariedade e falta de intermodalidade do sistema de transportes públicos;

3. A ineficiência e antiguidade do aeroporto internacional;

4. A baixa qualidade da rede pública hospitalar;

5. O baixo controle estatal sobre a violência urbana (segurança pública com problemas estruturais).

b) 1. Os transportes alternativos (vans, kombis...), na cidade e nos municípios do entorno;

2. O comércio ambulante;

3. A subalocação de imóveis;

4. Os serviços alternativos de segurança (particular).

Questão 47)

O censo demográfico é a maior e a mais complexa operação de levantamentos geográficos e estatísticos realizada no Brasil, na qual é sistematizado o quadro territorial e são investigadas as características de toda a população e dos domicílios do país. No censo de 2010, o IBGE utilizou alta tecnologia para mapear os aglomerados subnormais, que apresentam o seguinte conceito: é um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais (barracos, casas etc.) carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais.

A identificação dos aglomerados subnormais deve ser feita com base nos seguintes critérios:

a) ocupação ilegal da terra, ou seja, com construção em terrenos de propriedade alheia (pública ou particular) no momento atual ou em período recente (obtenção do título de propriedade do terreno há dez anos ou menos); e

b) apresentação de, pelo menos, uma das seguintes características: urbanização fora dos padrões vigentes — refletida por vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular, lotes de tamanhos e formas desiguais e construções não regularizadas por órgãos públicos —; ou precariedade de serviços públicos essenciais.

Os aglomerados subnormais podem-se enquadrar, observados os critérios de padrões de urbanização e(ou) de precariedade de serviços públicos essenciais, nas seguintes categorias: invasão, loteamento irregular ou clandestino; e áreas invadidas e loteamentos irregulares e clandestinos regularizados em período recente.

Internet: < www.ibge.gov.br> (com adaptações). Acesso em 20/5/2012.

Com relação a causas e consequências dos aglomerados subnormais na estrutura urbana brasileira, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

00. A formação desses aglomerados está relacionada ao processo de urbanização acelerada vivenciado pelo país a partir da segunda metade do século XX.

01. A precariedade das condições de moradia e de infraestrutura nesses aglomerados urbanos resulta da incapacidade do poder público de atender à demanda de uma migração rural-urbana crescente.

02. A unidade federativa do Distrito Federal, por ser a sede do Governo Federal, não apresenta aglomerados subnormais na sua estrutura urbana.

03. Aglomerados urbanos subnormais são resultados exclusivos da urbanização de países subdesenvolvidos. O planejamento urbano nos países mais ricos do globo impede o surgimento desse tipo de ocupação do espaço urbano.

04. O texto permite inferir que a precariedade dos aglomerados subnormais impede a sua regularização por parte do poder público.

Gab: VVFFF

Questão 48)

O Censo de 2010 revelou aspectos importantes da moradia da população de baixa renda no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aglomerados subnormais são aqueles conhecidos popularmente como “favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros”. Analise as proposições sobre os aglomerados subnormais.

I. A maior parte dos aglomerados subnormais localiza-se nas regiões metropolitanas.

II. Os aglomerados subnormais frequentemente ocupam áreas menos propícias à urbanização, como encostas íngremes no Rio de Janeiro, áreas de praia em Fortaleza, vales profundos em Maceió (localmente conhecidos como grotas), baixadas em Macapá e manguezais em Cubatão.

III. Existem muitos aglomerados subnormais na região Sudeste.

IV. A maioria do aglomerados subnormais, entretanto, possui rede elétrica e de água.

V. A população que mora nos aglomerados subnormais é considerada de classe média.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: C

Questão 49)

“Mais de duas mil pessoas ocupam um terreno localizado ao lado do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), no conjunto Jana Barroso, no bairro Itaperi, em Fortaleza. Em barracos improvisados, os moradores se organizam e iniciam a construção das casas.”

http://diariodonordeste.globo.com/ noticia.asp?codigo=334016

&modulo=966. Diário do Nordeste Online, 26.01.2012.

Sobre a produção do espaço urbano e as recentes ocupações irregulares em Fortaleza, é correto afirmar-se que

a) atualmente, esses aglomerados populacionais urbanos são inexpressivos espacial e quantitativamente, devido à forte atuação preventiva do poder público e da política habitacional vigente.

b) famílias de baixa renda e sem moradia ocuparam e continuam ocupando áreas sujeitas a deslizamento e inundações sazonais, sem considerar a preservação do meio ambiente urbano e o risco de vida eminente.

c) estas ocupações não apresentam nenhum tipo de risco, pois são rapidamente assistidas pelo poder público e dotadas de toda infraestrutura, peculiar à periferia da cidade de Fortaleza.

d) a inexistência de políticas públicas direcionadas à habitação da população de baixa renda justifica as ocupações irregulares, mesmo em áreas de risco e áreas de preservação permanente.

Gab: B

Questão 50)

“A Presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 2 bilhões para a construção da linha Leste do Metrô de Fortaleza. (...) Segundo a presidente, esta obra é importante não só para o Ceará, mas para o Brasil.”

http://www.metrofor.ce.gov.br/index.php/noticias/43818-

presidente-dilma-anuncia-r-2-bilhoes-para-linha-leste

O METROFOR tem como um de seus objetivos

a) atuar como um instrumento de renovação e requalificação urbana, melhorando as condições de conforto e segurança no sistema de transporte público de passageiros.

b) oferecer transporte público gratuito e eficiente aos moradores da zona leste de Fortaleza, reduzindo o número de veículos que circulam na cidade.

c) melhorar o transporte público e a mobilidade urbana, nos 15 municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza.

d) eliminar as ilhas de calor urbano, através da redução gradativa da circulação de ônibus no centro de Fortaleza.

Gab: A

Questão 51)

As principais áreas de riscos para a ocupação do sítio urbano de Fortaleza localizam-se em

a) tabuleiros.

b) planícies ribeirinhas.

c) planaltos sedimentares.

d) terrenos de transição das áreas sedimentares e do embasamento cristalino.

Gab: B

Questão 52)

O censo de 2010 do IBGE aprimorou a identificação dos aglomerados subnormais, que são caracterizados como

a) populações rurais assentadas em terras de reforma agrária.

b) assentamentos irregulares diversos existentes em todo país.

c) espaços urbanos que concentram apenas residências de alto padrão.

d) qualquer área rural com a presença de escolas de ensino fundamental.

Gab: B

TEXTO: 2 - Comum à questão: 53

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.

(Rui Barbosa)

Questão 53)

A redução da desigualdade social, com o aumento do poder aquisitivo das classes economicamente mais baixas, é um fenômeno complexo, pois exige várias mudanças estruturais num país. Uma delas é o aumento da necessidade de kWh per capita. O planejamento não adequado para essa demanda pode acarretar diretamente

a) êxodo rural.

b) crise energética.

c) insuficiência nas exportações de matéria-prima.

d) aumento das atividades do setor secundário em detrimento do setor primário.

e) diminuição da produção de lixo radioativo.

Gab: B

Questão 54)

Sobre o planejamento urbano e a urbanização, é correto afirmar:

01. O crescimento desordenado das cidades ampliou os mecanismos especulativos que norteiam o mercado imobiliário e ampliou a segregação socioespacial.

02. O Estatuto da Terra confere ao município poder de induzir o aproveitamento do terreno ocioso e subutilizado em áreas urbanas dotadas de infraestrutura.

04. O instrumento do Imposto Urbano Progressivo gerou uma concentração fundiária e um estoque de terras urbanas, ampliando o déficit habitacional.

08. A Zona Especial de Interesse Social compreende áreas delimitadas pelo Poder Público para serem destinadas exclusivamente às habitações populares.

16. A legislação conhecida como o Estatuto da Cidade procura regularizar o uso e a ocupação do solo urbano e garantir uma gestão democrática das cidades.

Gab: 25

Questão 55)

Os conhecimentos sobre o processo de urbanização brasileiro permitem afirmar:

a) A ausência de metrópoles no Nordeste está relacionada à complexidade e à descontinuidade da rede urbana regional.

b) A urbanização ocorreu em níveis de intensidade e de rapidez regionalmente equiparados, visto que todas as regiões apresentam problemas sociais comuns, como a violência.

c) O processo de metropolização que ocorre no país tem como causas os intensos fluxos migratórios intrarregionais e o elevado crescimento vegetativo da população favelada.

d) A urbanização constituiu um fenômeno marcante da segunda metade do século XX, decorrente da industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas.

e) A ausência de hierarquia urbana e de polarização dos centros urbanos brasileiros explica o fato de um país de dimensões continentais só possuir duas metrópoles nacionais, Brasília e São Paulo.

Gab: D

Questão 56)

Leia o texto a seguir.

Em 2010, o país possuía 6.329 aglomerados subnormais (assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros) em 323 dos 5.565 municípios brasileiros. Eles concentravam 6,0% da população brasileira (11.425.644 pessoas), distribuídos em 3.224.529 domicílios particulares ocupados (5,6% do total). Vinte regiões metropolitanas concentravam 88,6% desses domicílios, e quase metade (49,8%) dos domicílios de aglomerados estavam na Região Sudeste.

IBGE. Censo 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2051>.

Acesso em: 19 jan. 2012.

Considerando-se as condições subnormais em que vive parte considerável da população brasileira,

a) descreva duas características de um aglomerado subnormal;

b) apresente duas consequências para a saúde da população que vive na situação descrita pelo texto, nas grandes cidades brasileiras.

Gab:

a) O candidato deverá descrever duas das características de um aglomerado subnormal:

– habitações precárias ou

– habitações localizadas em áreas de risco ambiental ou

– habitações localizadas em áreas insalubres ou

– habitações construídas em propriedade irregulares ou

– habitações sem infraestrutura básica de arruamento ou

– habitações sem infraestrutura básica de fornecimento de água e esgoto sanitário ou

– habitações sem infraestrutura básica de energia elétrica.

b) O candidato deverá apresentar duas das consequências para a saúde da população:

– doenças ligadas à falta de saneamento básico ou

– doenças ligadas à falta de fornecimento de água tratada ou

– doenças ligadas à poluição ou

– verminoses ou

– diarreia ou

– alergias ou

– doenças de pele ou

– infecção intestinal.

Questão 57)

O mapa mostra os primeiros caminhos percorridos pela ocupação bandeirante no território brasileiro nos séculos XVI e XVII.

clip_image004

TANDJIAN, J. O.; MENDES, I.L..Geografia: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2010.

A interiorização do território não foi por acaso, mas por interesse dessas incursões. Sobre as motivações e suas consequências, assinale a alternativa correta.

a) Os bandeirantes tinham um interesse nessas primeiras incursões, o índio. Os jesuítas, desejosos de implantar um território cristão no novo mundo, contrataram os primeiros bandeirantes e criaram inúmeras vilas indígenas que garantiram a posse do território.

b) As primeiras incursões bandeirantes no território tiveram o patrocínio de capital inglês que pretendia, através de sua parceria com Portugal, garantir o ouro e a prata da região central da América do Sul.

c) As primeiras incursões foram realizadas com o interesse de catequizar e capturar os índios, e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades reordenando e garantindo a posse do território.

d) Os primeiros bandeirantes foram em busca de ouro e pedras preciosas, caminhando pelas trilhas indígenas, fundaram várias cidades por intermédio do interesse de Portugal e Espanha que aliados empreenderam a aplicação de seus planos de construção de uma rede urbana de domínio do território.

e) As primeiras incursões foram realizadas por entradas com o interesse de conquistar negros pelos bandeirantes que queriam capturar os índios e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades, reordenando e garantindo a posse do território.

Gab: C

Questão 58)

A violência urbana é um dos principais problemas que o homem enfrenta na atualidade. É, em diferentes níveis, comum em muitos países do mundo. De acordo com Pedrazzini (2006), os franceses, por exemplo, já não dissociam a “insegurança” dos espaços públicos. No âmbito da temática da violência encontra-se sua face ilegal: a criminalidade. Por se tratar de um desafio crescentemente significativo na sociedade atual, algumas modalidades do crime podem provocar modificações espaciais e no comportamento das pessoas.

(Lucia Gerardi e Silvia Ortigoza (orgs.). Temas da Geografia Contemporânea, 2009. Adaptado.)

A temática abordada no texto relaciona a violência urbana às modificações espaciais no espaço urbano. Assinale a alternativa que indica um exemplo de correlação.

a) Construção de estações de metrô.

b) Ocupação das margens dos rios.

c) Ocupação de áreas com grandes declividades.

d) Construção de vias de trânsito rápido.

e) Construção de condomínios fechados.

Gab: E

Questão 59)

Leia o texto a seguir.

Na portaria do meu prédio, há várias fotos de Ipanema sendo construída entre 1920 e 1930. Era um areal só, e as casas de dois andares iam surgindo na Garcia Dávila e Vieira Souto. [...] Hoje, entre a cobertura que era de Rubem Braga e a minha está a modernidade da UPP. Ergueram uma torre e um mirante, mais uma passarela por onde segue o pessoal da “comunidade” rumo à outra torre altíssima. Não há mais tiroteio de balas luminosas rascantes. As pessoas alugam suas “lajes” e casas para turistas. Invadiram essa praia. Bom? Ruim? O metrô trouxe multidões. Nas ruas, quase só se ouve inglês, espanhol, italiano.

SANT’ANNA, Affonso Romano de.

Os bairros mais cobiçados. Época, n. 725, p. 94, abr. 2012.

O espaço descrito é uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

Esse espaço é:

a) a região.

b) a metrópole.

c) o lugar.

d) o território.

e) o centro.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis