quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 5

 Questão 49) 

  

Entre as regiões econômicas do Estado da Bahia, está a Região Oeste, também conhecida como Além São Francisco, que possui áreas limítrofes com os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Piauí. Além de situar-se longe do litoral e dos maiores centros urbanos da Bahia, a região apresenta uma característica marcante: a recente expansão da agricultura moderna e da agroindústria em suas terras, com grande crescimento econômico. 

Com base na análise dessas informações e nos conhecimentos sobre as áreas cultivadas do Oeste Baiano,


    indique dois fatores que dificultam o crescimento econômico da região;

    explique a falta de equilíbrio de sua matriz de transporte;

    cite duas alternativas às rodovias da região.


Gab

    A logística do recebimento dos insumos para a lavoura e o escoamento da produção; sua posição geográfica, distante da capital do Estado e das principais metrópoles regionais e nacionais.

    A matriz de transporte do Oeste Baiano é sustentada basicamente por um precário sistema rodoviário, onde aparecem algumas rodovias federais e estaduais, pavimentadas e não pavimentadas, além de precárias vias municipais. Os demais componentes da matriz de transporte, ou não existem — a exemplo de ferrovias e dutovias — ou funcionam precariamente, como a hidrovia do São Francisco e seus grandes afluentes da margem esquerda e o transporte aéreo. Esses fatos provocam distorções que aumentam o preço do transporte, refletindo, também, no preço dos produtos para o consumo interno e na competitividade das exportações.

    Revitalização e reestruturação da hidrovia do Rio São Francisco e seus grandes afluentes da margem esquerda; construção da ferrovia Bahia-Oeste (EF-334); integração e modernização da matriz de transporte.


Questão 50) 

  

A respeito dos transportes no Brasil, assinale o que for correto. 


01.    A estabilidade econômica, melhorias no poder aquisitivo da população e facilidades na aquisição de bens fazem com que as ruas das grandes cidades sejam inundadas por novos veículos a cada ano, aumentando significativamente os congestionamentos e os problemas resultantes da falta de estacionamentos. 

02.    Embora não atendam à demanda de passageiros, os trens urbanos das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se apresentam entre os melhores do mundo no que se refere aos horários e ao conforto proporcionado aos passageiros. 

04.    O transporte rodoviário, feito por rodovias precárias, em detrimento dos transportes ferroviário e fluvial (mais baratos), tem provocado o encarecimento dos produtos brasileiros e a perda de parte das safras agrícolas. 

08.    Apesar do aumento das exportações, os portos brasileiros ainda não se apresentam devidamente modernizados como os maiores e melhores portos do mundo. 

16.    Os transportes coletivos no Brasil – ônibus, trens e metrôs – não acompanharam o aumento da população nas grandes e médias cidades brasileiras. A falta de planejamento e investimentos nesse setor é um dos grandes problemas da atualidade brasileira. 


Gab: 29


Questão 51) 

  

Helicópteros transformam SP em ‘cidade dos Jetsons’, diz ‘Guardian’.

(Folha Online, BBC Brasil 20.06.2008)


O aumento da frota de helicópteros em São Paulo pode ser explicado


a)    pelos investimentos do governo municipal na construção de modernos helipontos como forma de manter empresas multinacionais na capital.

b)    pelos problemas comuns às grandes metrópoles, como os constantes engarrafamentos que dificultam a mobilização terrestre dos altos executivos.

c)    pela sua constante verticalização que, aliada ao planejamento urbano ordenado, propicia locais estratégicos para os helipontos.

d)    pelos investimentos de empresas da mídia mundial que investem nesse meio de transporte na busca de “furos” envolvendo celebridades.

e)    pelas rígidas normas da legislação aliadas ao controle e fiscalização do poder público que torna esse transporte na cidade um dos mais seguros do mundo.


Gab: B


Questão 52) 

  

Observe o mapa.

BRASIL: CORREDORES DE EXPORTAÇÃO.

(Théry e Mello, 2005. Adaptado.)


O mapa indica corredores de exportação do Brasil. Assinale a alternativa que contém os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral brasileira.


a)    III e II.

b)    V e I.

c)    II e IV.

d)    IV e V.

e)    I e III.


Gab: E


Questão 53) 

  

As figuras abaixo representam duas concepções geopolíticas de ocupação da Amazônia brasileira no período militar. Responda às perguntas:


Adaptado de Bertha Becker e Cláudio Egler, brasil: 

uma nova potência regional na economia–mundo.

 Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p.152


a)    Quais as principais diferenças entre “os eixos de desenvolvimento de 1970” e o “Projeto Calha Norte”?

b)    Que razões explicariam o programa Grande Carajás?


Gab

a)    O programa “Eixos de Desenvolvimento” foi criado nos anos setenta, no contexto do Programa Nacional de Integração, pelo qual o governo federal estimulou o processo de ocupação da Amazônia através da construção de rodovias (com o objetivo de criar um corredor de exportação entre o Atlântico e o Pacífico que era a Transamazônica), da implantação de uma malha urbana, de comunicação, e da construção de hidroelétricas. O projeto “Calha Norte”, implantado durante o período da redemocratização (governo Sarney), em meio a uma violenta crise fiscal do Estado, previa o desenvolvimento urbano e a construção de bases militares e de vigilância constante na fronteira norte do Brasil, alegando questões de segurança nacional, vigilância sobre a Amazônia e controle sobre os corredores do narcotráfico colombiano que utilizavam essa fronteira para o transporte e comercialização de drogas.

b)    O programa “Grande Carajás”, também desenvolvido sob intensa crise fiscal do Estado, no final da Ditadura Militar, foi uma tentativa de atrair investimentos estrangeiros para a região e incorporar pesquisa e desenvolvimento na ocupação da Amazônia. Ele surge em função de uma das maiores jazidas metalogenéticas do mundo, com área de 90 milhões de hectares, correspondente a 10% do território nacional, onde foi montada uma intensa base logística e de infra-estrutura (rodoviária, ferroviária e hidroelétrica) para subsidiar a exploração e o transporte de minérios (ferro, alumínio e outros) para o Porto de Itaqui, no Maranhão.


Questão 54) 

  

Analise o mapa abaixo.

                     ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio B. 

Geografia: geografia geral e do Brasil

                     São Paulo: Ática, 2008. p. 502. 

v. único. [Adaptado]


Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01.    Infere-se do mapa que as rodovias com prefixo 1 cortam o Brasil no sentido Norte-Sul.

02.    A BR-277 é a principal rodovia que atravessa o estado de Santa Catarina no sentido Leste-Oeste.

04.    A BR-230 atravessa trechos de alguns estados das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

08.    Os sistemas de transporte, exceto o aéreo, não sofreram o processo de privatização iniciado no Brasil a partir da década de 1990.

16.    Foi no auge da economia cafeeira que as rodovias tiveram seu melhor momento na história dos transportes brasileiros.


Gab: 05


Questão 55) 

  

Sobre o porto de Itaqui, localizado na cidade de São Luís, no estado do Maranhão, assinale a alternativa CORRETA.


a)    Trata-se do principal porto brasileiro para escoamento da soja que é produzida no estado do Mato Grosso.

b)    É ponto de escoamento da produção de minério de ferro extraído do projeto Carajás, que fica no sudeste do Pará.

c)    Destaca-se como área de entrada de produtos de alto valor agregado que se deslocam para a Zona Franca de Manaus.

d)    É o segundo maior porto do Brasil em exportação de grãos, perdendo apenas para o porto de Santos, em São Paulo.   


Gab: B


Questão 56) 

  

A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo.


I.    Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias.

II.    A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar.

III.    Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo.


Assim,


a)    somente I está correta.

b)    somente II está correta.

c)    somente III está correta.

d)    somente I e II estão corretas.

e)    somente II e III estão corretas.


Gab: C


Questão 57) 

  

A construção da BR-174, na década de 1970, foi um audacioso projeto do período militar que vai da capital do Amazonas (Manaus), cortando todo o estado de Roraima até alcançar a fronteira com a Venezuela. A criação do referido eixo de transporte acarretou uma série de impactos na região, tanto positivos quanto negativos. Dentre eles podemos destacar, EXCETO:


a)    Grande desflorestamento causado pela abertura da rodovia interestadual.

b)    Intensos conflitos entre os militares que trabalhavam na construção da rodovia e os índios Waimiri-Atroari.

c)    Potencializarão da exploração de ouro de diamantes, na década de 1980, nas regiões do Maú, Tepequém e Cotingo, todas situadas no estado de Roraima.

d)    Surgimento de diversos projetos agrícolas ao longo da rodovia, sendo estes os embriões de futura s cidades como, por exemplo, Rorainópolis.

e)    Consolidação do importante eixo turístico Manaus/Boa Vista/Porto Ordaz/Ilha de Margarita.


Gab: C


Questão 58) 

  

O sistema de transporte eficiente é ponto importante para gerar crescimento da economia nacional, pois a maior parte da receita de um país vem da sua relação econômica internacional. Para escoar a produção de uma determinada área, é imprescindível o corredor de exportação.


Assinale a alternativa que apresenta uma opção para aperfeiçoar o sistema de transporte brasileiro com custo-benefício favorável.


a)    Implantar ferrovias modernas que permitirão a circulação de trens de alta velocidade.

b)    Adotar um sistema de transporte intermodal, devido à complexidade natural do Brasil.

c)    Criar canais artificiais nas áreas que apresentam obstáculos naturais para deslocamento de navios.

d)    Investir no transporte marítimo, pois é no litoral do Brasil que se concentram as áreas mais ricas.


Gab: B


Questão 59) 

  

Observe o mapa de portos e corredores de exportação do Brasil e assinale a alternativa correta.


Fonte: SIMIELLI, M.H. Geoatlas. São Paulo: Ática, p.119. 


a)    Os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) representam os principais corredores de exportação de produtos do agronegócio.

b)    O porto de Itaqui, no Maranhão, tem se especializado em produtos agrícolas, por estar mais próximo dos centros consumidores (EUA e Europa).

c)    O porto de São Sebastião é o principal ponto de exportação do minério de ferro produzido no Triângulo Mineiro, além de produtos industrializados das duas metrópoles vizinhas (São Paulo e Rio de Janeiro).

d)    O corredor de exportação gaúcho representa a principal via de escoamento do setor automotivo do Brasil para seus parceiros do Mercosul.

e)    Com base no mapa e nos respectivos produtos de exportação, pode-se afirmar que os portos da Região Norte são alcançados principalmente por hidrovias, enquanto na Região Sudeste predominam os corredores rodoferroviários.


Gab: A


Questão 60) 

  

A precariedade da malha rodoviária brasileira estimulou a criação da expressão “Apagão dos Transportes”. Essa expressão está associada


I.    à inadequação e ao desequilíbrio da matriz brasileira dos transportes que contribui para o elevado custo dos transportes de cargas, gerando impactos não apenas nas exportações como no escoamento da produção interna e na elevação do preço dos produtos.

II.    aos apagões que ocorrem quando a infra-estrutura da malha viária não atende às necessidades do país. Eles são resultantes da falta de investimentos por parte do Estado. Sem manutenção, equipamentos envelhecem, estruturas se deterioram, além de ficarem obsoletas em razão do crescimento da economia e da população.

III.    aos investimentos privados que vêm sendo a principal opção utilizada pelo Estado para tentar desafogar os gargalos dos transportes no Brasil. As linhas férreas estão grande parte privatizadas e parte significativa dos serviços portuários em mãos de particulares. Algumas rodovias são exploradas por consórcios privados.


Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)


a)    I, apenas. 

b)    I e II, apenas. 

c)    II e III, apenas. 

d)    I e III, apenas. 

e)    I, II e III.


Gab: E


Questão 61) 

  

Considerando a charge e os conhecimentos prévios que você possui acerca do consumo de energia nos transportes no Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.


Revista Conselho em revista. CREA-RS. Ano VI - Nº47

julho 2008, p 4.


(   )    O modal rodoviário é predominante, transformando o petróleo em insumo energético vital para a economia brasileira.

(   )    As hidrovias se apresentam como um modal com expressivos ganhos econômicos.

(   )    A atual política de transportes apresenta uma substituição da prioridade rodoviária, com adoção de hidrovias que utilizam uma matriz energética renovável.


A seqüência correta é 


a)    VFV.

b)    FFV.

c)    VFF.

d)    FVF.

e)    VVF.


Gab: E


Questão 62) 

  

Considerando o impacto dos meios de comunicação de massa no Brasil do século XXI, assinale o que for correto.


01.    O processo de formação de empresas transnacionais ocupou diversos ramos da produção industrial, inclusive o da comunicação de massas.

02.    A cultura produzida para as massas prevê uma produção artesanal que procura respeitar os diferentes padrões estéticos e de beleza presentes na sociedade brasileira.

04.    A televisão é um dos meios de comunicação de massa que consegue efetuar a transformação dos bens culturais de determinados grupos em mercadorias a serem vendidas em larga escala.

08.    O amplo alcance dos meios de comunicação de massa, particularmente a televisão e o rádio, possibilitaram à parcela da população mais empobrecida ter acesso às fontes de informação.

16.    Há, no Brasil, um oligopólio dos meios de comunicação de massa que democratiza a produção cultural em larga escala.


Gab: 13


Questão 63) 

  

Analise os quadros.

Tipos de veículos envolvidos em acidentes de trânsito

com vítimas nos estados da Região Sul do Brasil, em 2005


Frota de veículos por tipo nos estados

da Região Sul do Brasil, em 2005

(DENATRAN. Anuário estatístico do DENATRAN - 2005. Disponível

em: http://www.denatran.gov.br/. Acesso em: 25 jun. 2007.)


Com base nos dados é correto afirmar:

a)    O número baixo de acidentes com vítimas no Paraná e em Santa Catarina deve-se ao fato de suas frotas serem pequenas. 

b)    Embora a diferença entre a frota de veículos do Paraná e do Rio Grande do Sul seja pequena, o Paraná apresentou quase três vezes mais acidentes de trânsito com vítimas.

c)    Quanto maior a frota de automóvel/camioneta, proporcionalmente maior é o número de acidentes com vítimas.

d)    As frotas de automóveis e camionetas do Paraná e Rio Grande do Sul estão abaixo do patamar dos três milhões de veículos, o que pode explicar o baixo número de acidentes com vítimas nos dois estados.

e)    O estado que tem a maior frota de motocicletas tem o maior número de acidentes com vítimas.


Gab: B


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