quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 13

 Questão 158) 

   

Antes mundo era pequeno

Porque terra era grande

Hoje mundo é muito grande

Porque terra é pequena

Do tamanho da antena parabolicamará...

(Gilberto Gil,  apud  PILETTI et al., p.186)

Os versos do poeta, associados aos conhecimentos sobre globalização e meios de comunicação e transporte no Brasil, permitem concluir:

01.    A era da informação se caracteriza pelo uso cada vez mais intenso do computador, facilitando a globalização da economia e gerando o grande efeito negativo do desemprego estrutural.

02.    A globalização da economia acelerou, nas três últimas décadas, as correntes migratórias, concorrendo para que milhões de pessoas mudassem dos países do Sul para os países do Norte. 

04.    A rápida evolução e popularização das tecnologias da informação e da comunicação, características deste final de século, propiciam um melhor conhecimento do planeta, promovem a aceleração do tempo, reduzem as distâncias e integram os espaços.

08.    A Internet transforma o mundo numa “aldeia global”, por isso sua expansão não é seletiva, e todos os povos estão conectados à rede.

16.    A hidrovia Madeira–Amazonas é um marco positivo nas exportações da soja produzida no Estado do Mato Grosso, substituindo o escoamento realizado através do porto de Santos, na Região Sul do país.

32.    O estado precário das rodovias, no Brasil, resulta, em parte, da ausência de planejamento e tecnologia adequados, embora seja a via de transporte prioritária no país.

64.    A ferrovia do Amapá, a de Carajás e a Vitória–Minas são especializadas no transporte de minério de ferro, enquanto o manganês da Serra do Navio é exportado pelo porto de Itaqui, no Maranhão.


Gab: 39


Questão 159) 

   

"Uma via expressa, que oferece segurança e economia. Quem não optaria por um meio de transporte que reunisse essas qualidades? Tais características transformam o poliduto num dos sistemas de transporte de derivados de petróleo de maior confiabilidade."


Fontes Revista PETROBRÁS, Ano III, nº 29, agosto de 1996.

No tocante aos polidutos podemos afirmar, EXCETO:

a)    o Gasbel, que começou a levar gás natural para as indústrias instaladas em Betim (Refinaria Gabriel Passos), na região metropolitana de Belo Horizonte, faz parte do complexo que ligará Brasil e Bolívia, compondo um sistema que atenderá futuramente os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

b)    nos próximos anos, os oleodutos deverão puxar para baixo os preços dos outros modais. (...) os transportes ferroviário e rodoviário terão que se ajustar à nova realidade de preços;

c)    além da segurança do sistema, a expansão da rede de oleodutos permite a retirada de circulação de centenas de caminhões, economizando combustível e reduzindo o tráfego de veículos pesados nas rodovias. Resultado: melhora-se a circulação, preservam-se as estradas e cai a emissão de gases tóxicos;

d)    o primeiro oleoduto construído no Brasil foi inaugurado em fins da década de 40, ligando o porto de Santos à capital de São Paulo. A obra, patrocinada pela ferrovia Santos-Jundiaí, permitiu o transporte de derivados de combustíveis para o planalto paulista e de lá o embarque nos trens para o interior do Estado;

e)    no Brasil, o sistema rodoviário lidera o transporte de derivados de petróleo, enquanto que os dutos detêm 30%.


Gab: E


Questão 160) 

   

Quando ao fluxo do transporte no Brasil:


I.    A opção por rodovias diz respeito ao modelo de desenvolvimento industrial adotado pelo país, configurando-se como um meio de transporte imposto pelos interesses de vários setores industriais.

II.    a rede ferroviária apresenta ainda uma configuração semelhante à existente nas primeiras décadas deste século, refletindo um traçado periférico típico de países cujas economias se voltam para o exterior.

III.    Há uma tendência natural em afirmar que as Bacias do Amazonas ou do Araguaia-Tocantins recebem o maior fluxo interno de cargas através dos rios, mas é nas bacias isoladas do Sudeste que são registrados os maiores volumes de carga transportada.


Responda de acordo com o seguinte:

a)    se for correta apenas a afirmativa I.

b)    se forem corretas apenas as afirmativas I e II.

c)    se forem corretas apenas as afirmativas I e III.

d)    se forem corretas apenas as afirmativas II e III.

e)    se forem corretas as afirmativas I, II e III.


Gab: E


Questão 161) 

   

Observe os dois mapas abaixo, onde estão representadas as malhas rodoviária e ferroviária do Brasil.

Com base nos mapas e nos conhecimentos sobre rede de transportes no Brasil, é correto afirmar-se que:

01.    há plena integração e equilíbrio entre as rodovias e ferrovias em todas as regiões brasileiras;

02.    tanto a rede de transporte ferroviário e quanto a rede de transporte rodoviário têm maior densidade na região Nordeste e Centro-Sul;

04.    a prioridade dada ao transporte rodoviário deve-se a um condicionamento natural, relacionado às enormes extensões do território brasileiro no sentido longitudinal;

08.    a política de integração nacional favoreceu a implantação das rodovias na Amazônia, em detrimento das ferrovias;

16.    ao dar preferência ao transporte rodoviário, o Brasil seguiu uma tendência mundial, pois todos os países com dimensões continentais priorizam o transporte rodoviário.


Gab:  FVFVF


Questão 162) 

   

Os transportes têm um papel fundamental na geografia do desenvolvimento de um país. Com relação ao caso brasileiro NÃO podemos afirmar que: 

a)    As ferrovias, construídas antes de 1930, tinham um traçado em rede que possibilitava a integração das regiões mais povoadas do país - o Nordeste e o Sudeste. 

b)    As malhas ferroviária e rodoviária existentes até o final da década de 20 não atendiam às necessidades surgidas, a partir de 30, com o desenvolvimento industrial. 

c)    O transporte rodoviário tornou-se marco de referência para a atual organização do território, a partir do Governo de Juscelino Kubitschek ( 1956-1961 ), devido à implantação da indústria automobilística. 

d)    A navegação costeira, no período 1950-1990, reduziu sua participação no transporte de mercadorias devido ao envelhecimento da frota mercante e à deterioração da infra-estrutura portuária. 

e)    O transporte rodoviário oferece, em relação aos outros meios de transporte, maior rapidez e eficiência, sendo responsável, em 1995, pelo deslocamento da maior parte de cargas e de passageiros. 


Gab: A


Questão 163) 

   

O mapa abaixo identifica vias de circulação no Estado do Pará (representadas em tons de branco) que têm definido novas estratégias de articulação inter e intra-regional da Amazônia. Essas vias de circulação correspondem às (aos):

Fonte: O Liberal, 06/06/99, C. Painel, p. 09

a)    ferrovias, consideradas desde a década de oitenta como as principais vias de transporte para o escoamento dos produtos minerais extraídos na Amazônia, a exemplo da Estrada de Ferro Carajás

b)    hidrovias planejadas, implementadas ou em vias de implementação, que redimencionam as estratégias de circulação do espaço regional, há algumas décadas marcadas pela ênfase às rodovias

c)    aerovias, que substituem gradativamente a importância dos rios e das rodovias, devido às particularidades que caracterizam o espaço regional amazônico, com a presença da floresta densa e dos grandes rios que dificultam a circulação interna

d)    rodovias, principais elementos de ocupação do espaço regional desde a década de sessenta, que tiveram grande importância com a implantação do Programa de Integração Nacional no processo de exploração econômica da região

e)    complexos integrados de circulação, que articulam diferentes formas de transporte (ferroviário, hidroviário, aeroviário e rodoviário) buscando diminuir custos, bem como proporcionar uma maior rapidez nos deslocamentos


Gab: B


Questão 164) 

   

    Analise as figuras abaixo: Evolução da rede ferroviária brasileira


    Tomando-se por referência o mapa e o gráfico acima representados e os seus conhecimentos de Geografia, é correto afirmar que:

01.    a maior concentração ferroviária no Nordeste reflete a eficiente racionalidade dos programas governamentais em implantar nesta Região um tipo de transporte mais barato, e, por isso, melhor adequado à sua realidade;

02.    a malha ferroviária brasileira é bem distribuída, contribuindo para a integração nacional;

04.    a partir do governo de Juscelino Kubitschek, o sistema ferroviário brasileiro foi sensivelmente alterado, uma vez que a política oficial de transportes volta-se ao rodoviarismo;

08.    a obsolescência das ferrovias já construídas, o descaso dos governantes e a corrupção na construção de novas ferrovias explicam o fato de termos hoje a mesma quilometragem, em extensão , da década de 20.


Gab: FFVV


Questão 165) 

   

As atividades produtivas ocorrem de forma concentrada no território brasileiro, estabelecendo uma especialização interna de funções que se manifesta pela desigualdade espacial dos fluxos entre as regiões.

É correto afirmar-se que:

00.    Os Bancos Estatais apresentam uma densidade mais significativa no Norte-Nordeste, enquanto que os Bancos Privados, no Centro-Sul do país.

01.    A concentração dos meios de transporte no Sudeste revela que a maior parte do comércio interno é feito naquela região.

02.    A Zona Franca de Manaus se constitui numa plataforma de exportação de mercadorias.

03.    Parte dos recursos financeiros dos Estados da Região Sudeste que são transferidos para as demais regiões do país, retorna em maior volume ao ponto de origem.

04.    A Bacia Amazônica (incluindo os rios Araguaia e Tocantins) recebe o maior fluxo de carga transportada pelos rios do país.


Gab: CCECE


Questão 166) 

   

As vias de circulação (rodovias, ferrovias, hidrovias e rotas aéreas e marítimas) são manifestações físicas que tornam visíveis o desenho de um espaço, que é cada vez mais um espaço de fluxos. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre os transportes no Brasil, julgue os itens.

00.    O modelo de desenvolvimento industrial implantado no Brasil tem contribuído para o privilegiamento dado às rodovias, em detrimento das outras vias de circulação.

01.    Mais de 70% dos veículos que compõem a frota nacional são formados por automóveis de carga, fato esse que explica a existência de uma malha rodoviária mais densa, se comparada à malha ferroviária.

02.    No traçado das principais ferrovias brasileiras, observa-se um padrão típico de uma economia diversificada, onde a produção para o mercado interno de manufaturados suplanta a produção agrícola.

03.    A pouca “importância” relativa no volume do transporte hidroviário de cargas no Brasil está diretamente relacionada ao baixo potencial de suas bacias hidrográficas.

04.    O fluxo aéreo doméstico descreve uma geometria semelhante ás outras vias de circulação no Brasil, concentrando sua maior intensidade na porção sul-oriental do território.


Gab: CEEEC


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