quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios - Políticas e Problemas Ambientais 4

 Questão 40) 

  

A expressão “impacto ambiental” é em geral usada para ilustrar o conjunto de ações antrópicas que atuam diretamente sobre o meio ambiente. As consequências do impacto são determinadas, também, pela escala geográfica do fenômeno. A escala considerada de maior impacto é a


a)    local.

b)    nacional.

c)    regional.

d)    global.

e)    pontual.


Gab: D


Questão 41) 

  

“Por muitas razões, se houvesse um movimento para aprimorar o atual Código Florestal, teria que envolver o sentido mais amplo de um Código de Biodiversidades, levando em conta o complexo mosaico vegetacional de nosso território [...]. O primeiro grande erro dos que no momento lideram a revisão do Código Florestal brasileiro – a favor de classes sociais privilegiadas – diz respeito à chamada estadualização dos fatos ecológicos de seu território especifico [...]. Para pessoas inteligentes, capazes de prever impactos a diferentes tempos do futuro, fica claro que, ao invés da “estadualização”, é absolutamente necessário focar para o zoneamento físico e ecológico de todos os domínios de natureza do país.”

Aziz Ab’Saber, Do Código Florestal ao Código da Biodiversidade. Disponível em 

http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1305


Considerando seus conhecimentos acerca das propostas de mudança do Código Florestal brasileiro, assinale a alternativa que é coerente com os argumentos do texto:


a)    O Código Florestal brasileiro, em vigor desde 1965, deve ser reformulado de forma a ampliar o poder decisório dos governos estaduais.

b)    O zoneamento físico e ecológico é a base do atual Código Florestal brasileiro, que, por isso, não tem como ser aprimorado.

c)    Os limites estaduais não coincidem com a lógica de distribuição dos fatos ecológicos, por isso não devem servir como base territorial do Código Florestal.

d)    Os domínios de natureza do país são fatos de natureza ecológica que não podem servir como base territorial para legislações restritivas.

e)    Diante da extensão territorial do Brasil, o uso de patrimônio ambiental não pode ser regulado a partir da esfera federal.


Gab: C


Questão 42) 

  

Nos últimos meses, os brasileiros puderam observar a ocorrência de diversos fenômenos meteorológicos que causaram prejuízos de ordem material, perdas de vidas e severos impactos sobre o ambiente em geral. Dentre esses eventos podem-se destacar as enchentes em Santa Catarina e os deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Sobre as causas das tragédias e   de suas consequências, é INCORRETO afirmar que:


a)    atingem mais severamente populações vulneráveis do ponto de vista social, o que remete a conexões com injustiças ambientais.

b)    constituem convergência de fatores socioeconômicos, culturais, geológicos, dentre outros, e geralmente são apenas disparados por fenômenos ambientais.

c)    são consequência direta das mudanças climáticas globais que alteram o ritmo, a sazonalidade e o volume de chuva precipitado.

d)    possuem conexões políticas, uma vez que o poder do Estado deixa de cumprir parte do seu papel, ora de legislador, ora de fiscalizador do processo de produção do espaço.


Gab: C


Questão 43) 

  

Dentre os temas políticos mais polêmicos dos últimos anos encontra-se a reforma do Código Florestal brasileiro. As mudanças propostas sobre o antigo código alteram algumas das leis que regem a utilização do solo e a definição das áreas de proteção permanente dentre outras. A reforma desse código remete à forma de uso do solo e do papel social que ele deve cumprir perante a sociedade brasileira. Sobre o uso do solo no Brasil e suas repercussões socioespaciais, é INCORRETO afirmar: 



a)    O Brasil sempre utilizou de forma extensiva os seus recursos naturais, valendo-se da sua extensão territorial e da abundância desses recursos.

b)    Não há necessidade de expansão das áreas desmatadas para o aumento da produtividade agrícola diante do montante territorial já desmatado e fracamente explorado.

c)    A ideia de sustentabilidade ao longo da história é um elemento que permeou as ações e o processo produtivo rural.

d)    A terra e seu uso possuem um valor social que deve ser avaliado na perspectiva da elaboração de toda e qualquer legislação e política pública a eles destinadas.


Gab: C


Questão 44) 

  

Leia atentamente o texto a seguir: 


“O Programa tem em vista subsidiar a formulação das políticas de ordenamento territorial da União, dos Estados e dos Municípios, orientando os diversos níveis decisórios na adoção de políticas convergentes com as diretrizes do planejamento estratégico do país, propondo soluções de proteção ambiental que considerem a melhoria das condições de vida da população e a redução dos riscos do capital natural.” 

(Ministério do Meio Ambiente, 2003) 


O programa referido no texto trata do(a) 


a)    reforma agrária e de assentamentos rurais. 

b)    reformulação do Código Florestal. 

c)    Zoneamento Ecológico-Econômico. 

d)    Agenda 21. 


Gab: C


Questão 45) 

  

Analise a figura e o texto apresentados a seguir..


BALDISSARELLI et al. (Org.) Considerando mais o lixo.
2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Copiart, 2009. p. 12. [Adaptado].


O sistema de saneamento básico de um município ou de uma região possui estreita relação com a comunidade a qual atende, sendo fundamental para a salubridade ambiental do município e para a qualidade de vida da população.

INSTITUTO TRATA BRASIL. Planos municipais ou regionais: Exigência legal.
Cartilha de Saneamento. 2009. Disponível em: <www.tratabrasil.org.br>.
Acesso em: 22 mar. 2012.


Apesar das medidas implementadas pelos municípios referentes ao saneamento básico, observa-se que ainda ocorrem no Brasil formas de destinação final inadequadas de resíduos sólidos urbanos (RSU). Considerando-se o exposto,


a)    indique um exemplo de destinação final inadequada e outro de destinação final adequada dos

RSU domésticos;


b)    identifique e explique a consequência direta da destinação final inadequada de RSU domésticos para os recursos hídricos.


Gab

a)    O candidato deverá indicar um exemplo de destinação final inadequada de resíduos sólidos urbanos dentre os seguintes:


– lixão ou

– aterro controlado.


O candidato também deverá indicar um exemplo de destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos dentre os seguintes:


– aterro sanitário ou

– usinas de reciclagem e compostagem.


b)    O candidato deverá identificar e explicar a consequência direta da destinação inadequada dos

RSU para os recursos hídricos, conforme se segue:


– contaminação das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume, líquido oriundo da decomposição e lixiviação dos RSU, com elevada concentração de matéria orgânica, metais pesados, sólidos dissolvidos, nitrogênio na forma amoniacal, dentre outras substâncias tóxicas, reduzindo o oxigênio dissolvido, estimulando o crescimento de algas nos cursos d'água, afetando a comunidade animal e vegetal e a saúde humana.


Questão 46) 

  

Recentemente, os debates sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro ganharam destaque junto aos meios de comunicação, ao explicitarem importantes divergências políticas entre organizações e grupos sociais do país. Em síntese, o Código Florestal corresponde ao conjunto de regras que determinam


a)    a extensão máxima das Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas que devem ser mantidas em cada região brasileira.

b)    as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.

c)    o volume de matéria-prima, madeira, minérios, água, que cada ramo da indústria brasileira pode utilizar para a produção de bens manufaturados.

d)    a área mínima de cobertura vegetal, incluindo-se praças públicas e fragmentos de floresta urbana, que deve ser preservada nas áreas urbanas.

e)    as medidas que devem ser adotadas em situações de desastres ambientais resultantes da perfuração de jazidas de petróleo em terra e no mar.


Gab: B


Questão 47) 

  

Fonte: Gibi Chico Bento no. 26. São Paulo: Editora Maurício de Souza, fevereiro de 2009.


O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes do mundo. Sobre o lixo é CORRETO afirmar que:


a)    O lixo é um dos indicadores de desenvolvimento de uma nação, pois nos países de maior desenvolvimento econômico, ocorre uma pequena produção de resíduos sólidos. 

b)    O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado. 

c)    A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo. 

d)    O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Muitas pessoas retiram do lixo das ruas e dos lixões a sua principal fonte de sobrevivência. 


Gab: D


Questão 48) 

  

Diversas doenças estão ligadas à poluição, dentre elas as respiratórias, as cardiovasculares, alguns tipos de câncer e alterações reprodutivas. Hoje, na cidade de São Paulo, morrem 4 mil pessoas a mais por ano por conta dos atuais níveis de poluição.

(www.ressoar.org.br. Adaptado.)


Contribuem para os altos níveis de poluição na cidade de São Paulo as seguintes condições:


a)    presença de grande número de fábricas nas áreas centrais e legislação ambiental pouco restritiva às atividades que geram resíduos poluentes.

b)    sistema viário que privilegia a circulação de veículos e condições de relevo e clima que favorecem a ocorrência de inversões térmicas, principalmente no inverno.

c)    intensa migração inter-regional e internacional, produzindo inchaço urbano, além do crescimento das atividades no setor terciário, principalmente os serviços.

d)    existência de modernos sistemas de telecomunicações e de fluxos de informações em razão da grande concentração de sedes de empresas globais.

e)    ocorrência de verticalização nas áreas centrais, com aumento nos episódios de enchentes, e a expansão das favelas nas áreas rurais do município, através de programas habitacionais.


Gab: B


Questão 49) 

  

Analise as figuras a seguir para responder à questão.


Imagem I - Lixão no Rio Grande do Sul.

Disponível em: <http://vejario.abril.com.br/especial/fim-
gramacho- 681779.shtml>. Acesso em: 31 mai. 2012.


Imagem II – Aterro sanitário em Goiânia-GO.

PEREIRA, L.M. Visita técnica (Arquivo Pessoal). 24 abr. 2012.


As figuras expressam efeitos negativos da urbanização, como:


a)    A poluição sonora.

b)    As chuvas ácidas e os ácidos formados, como o ácido sulfuroso.

c)    A produção crescente de lixões, ocasionando poluição ambiental e hídrica.

d)    A poluição climática e efeito estufa

e)    O aumento de gases como o metano e interferências na destruição da camada de ozônio.


Gab: C


Questão 50) 

  

São Paulo – Rodízio municipal de veículos. A cidade tem restrição à circulação de veículos de segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h, determinada pelo último número da placa do veículo. Não circulam placas terminadas em 1 e 2 às segundas-feiras; 3 e 4 às terças-feiras; 5 e 6 às quartas-feiras; 7 e 8 às quintas-feiras e 9 e 0 às sextas-feiras. 

Disponível em:
<http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/transportes/rodizio-
municipal-de-veiculos> Acesso em: jul. 2012 (fragmento).


O rodízio de veículos em São Paulo foi instituído, entre outros fatores, para diminuir o tráfego de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nos horários de maior movimento. A qualidade do ar é comumente comprometida pelo excesso de poluição, que atinge níveis críticos, principalmente quando ocorre o fenômeno meteorológico conhecido como inversão térmica. Sobre esse fenômeno, faça o que se pede: 


a)    O que é inversão térmica e por que ela contribui para o aumento da concentração de poluentes na atmosfera urbana em grandes cidades como São Paulo? 

b)    Explique por que a inversão térmica ocorre principalmente nos meses de inverno e dias frios. 


Gab

a)    É um fenômeno meteorológico natural causado pela chegada de uma massa de ar fria ou durante as madrugadas geladas e inicio da manhã quando a camada de ar fria mais pesada fica próxima a superfície do solo e o ar quente mais leve fica numa camada superior. O ar frio mais denso não consegue fazer a troca com o ar quente mais leve, formando uma camada protetora que não deixam os poluentes se dissiparem na atmosfera. 

b)    Para formar a inversão térmica é necessário que ocorra uma diminuição significativa da temperatura. Isso acontece, sobretudo, nos meses de inverno, quando as massas de ar frias conseguem avançar com mais intensidade no território brasileiro derrubando as temperaturas. 


Questão 51) 

  

São formações arbustivas, que apresentam folhas grossas, troncos retorcidos e raízes profundas, que permitem a retirada de água do lençol freático, durante a seca prolongada do inverno.


A formação vegetal descrita


a)    aparece ao longo de cursos fluviais intermitentes de regiões semidesérticas.

b)    corresponde à caatinga do semiárido nordestino, sendo formada, predominantemente, por vegetais xerófitos.

C)    ocorre em solo com baixo teor de acidez, bastante utilizado, por essa razão, na prática da pecuária intensiva.

d)    corresponde à savana típica de clima tropical, com duas estações definidas, que, no Brasil, é conhecida como cerrado.

e)    é formada pela associação de árvores e arbustos isolados, em um clima com precipitações inferiores a 500mm por ano.


Gab: D


Questão 52) 

  

As áreas de alto risco de transmissão da malária têm como características epidemiológicas: floresta úmida que favorece a transmissão perene e focalmente intensa, principalmente em grupos de trabalhadores expostos, alta prevalência de Plasmodium falciparum geralmente resistente a antimaláricos e populações migrantes com escassa imunidade, expostas às altas densidades de Anopheles darlingi, dentro e fora de moradias precárias que não oferecem proteção.

(www.scielo.br. Adaptado.)


No Brasil, as condições descritas no texto encontram-se, principalmente,


a)    nas áreas de ocupação em periferias das grandes metrópoles  do Sudeste.

b)    em regiões litorâneas de grande fluxo turístico, como a Baixada Santista.

c)    nas áreas de pecuária extensiva da caatinga, no sertão nordestino.

d)    em cidades serranas da região Sul, que recebem muitos turistas no inverno.

e)    nas áreas de expansão da fronteira agropecuária na região Amazônica.


Gab: E


Questão 53) 

  

Sobre o lixo urbano brasileiro, é correto afirmar:


01.    Em diversas cidades a incineração do lixo reduz entre 60% e 90% o volume de resíduos sólidos, promovendo a sustentabilidade e a geração de empregos.

02.    Na maioria das cidades brasileiras o lixo gerado é depositado em lixões a céu aberto. Esse material decomposto produz o chorume, que contamina as águas superficiais e os lençóis freáticos.

04.    Em grande parte das cidades o aterro sanitário promove a redução do volume dos resíduos sólidos. Após a deposição no solo, o lixo é queimado, oferecendo menor risco à saúde.

08.    O poder público de algumas cidades promove a reciclagem do lixo. Com ela, ocorre a separação de materiais como metais, vidros, plásticos e papéis, para a sua reutilização.

16.    Em diversos municípios brasileiros, a compostagem é uma solução para os lixos orgânico e inorgânico. No entanto, o alto custo dos seus equipamentos inviabiliza o projeto de reciclagem, não havendo sustentabilidade.


Gab: 10


Questão 54) 

  


Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil,


a)    o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo.

b)    o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

c)    a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para diminuir a quantidade de lixo produzido.

d)    o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.


Gab: B


Questão 55) 

  

De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento na Amazônia tem apresentado tendência de queda desde 2004, atingindo, em 2009, o menor índice dos últimos 20 anos, como mostra o gráfico abaixo.



Vários fatores podem ajudar a explicar essa queda nesse período, EXCETO:


a)    Aumento da fiscalização e repressão a madeireiras clandestinas, grileiros e pecuaristas em situação irregular, com auxílio de Sistema Geográfico de Informações.

b)    Maior restrição ao crédito e punição a proprietários que infringiram leis ambientais, o que tem sido objeto de polêmica na reforma do Código Florestal brasileiro.

c)    Entre 2008 e 2009, a queda pode ser atribuída também à crise financeira internacional que diminuiu as encomendas de exportação de carne e soja.

d)    Supervalorização da cana-de-açúcar e dos biocombustíveis que redirecionou as forças produtivas para outras regiões.

e)    Divulgação de listas dos maiores devastadores e formas irregulares de produção, de modo a desestimular a compra de soja e carne de áreas recentemente desmatadas e irregulares.


Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis