quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios sobre Turismo 3

 Questão 26) 

  

O transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque, foi projetada a ferrovia Transnordestina, que:


1.    permitirá a integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões.

2.    Integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema ferroviário sertanejo e o sistema rodoviário já existente, tornando mais eficiente a logística do transporte de carga.

3.    Unirá as três portas mortas do sistema ferroviário do Nordeste: Missão Velha (CE), Salgueiro (PB) e Petrolina (PE), alavancando o desenvolvimento econômico de diversos setores, em sua área de abrangência, especialmente o polo Gesseiro do Araripe e o polo Agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

4.    Contribuirá para a dinamização da atividade econômica nas áreas próximas à malha, aumentando, assim, a geração de emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais.

5.    Propiciará a articulação da hidrovia do São Francisco, principalmente, com os portos de Pecém (CE) e Suape (PE), ligando-os ao cerrado piauiense.


Estão corretas:


a)    1 e 5 apenas

b)    2, 3 e 4 apenas

c)    1, 4 e 5 apenas

d)    1, 3, 4 e 5 apenas

e)    1, 2, 3, 4 e 5


Gab: C


Questão 27) 

  

A respeito de transportes no Brasil, suas condições geográficas e seus problemas, assinale o que for correto.


01.    As ferrovias brasileiras perderam importância, uma vez que uma reorganização séria do transporte ferroviário exigia altos investimentos devido a várias larguras de bitola e ser uma rede antiga e mal conservada; mas linhas privadas construídas para exportar minérios ganharam importância, a exemplo das que transportavam o manganês do Amapá, o ferro de Minas Gerais e de Carajás, em direção ao mar.

02.    Apesar das vantagens de outros meios de transporte, é a rodovia que domina o tráfego de mercadorias e passageiros.

04.    A maioria das estradas de rodagem brasileira é de construção federal, asfaltadas e não asfaltadas, seguidas pelas estaduais, asfaltadas e não asfalta-das e, em menor extensão, pelas estradas munici-pais, asfaltadas e não asfaltadas.

08.    O modelo brasileiro de transporte rodoviário, com a crise do petróleo nos anos 1970, obrigou a busca da autossuficiência em combustíveis, quer pela pesquisa de novas jazidas de petróleo, quer pelo investimento no álcool combustível.

16.    Os rios navegáveis formam uma verdadeira rede na Amazônia, mas no restante do país, apenas os afluentes do Rio Paraná e do Rio Paraguai formam outra rede, desembocando no Rio da Prata, sendo um percurso útil às trocas internas do Mercosul, além da importante navegabilidade do Rio São Francisco que, porém, é um trecho desconectado das redes importantes.


Gab: 27


Questão 28) 

  

A matriz de transporte de um país é constituída pelo conjunto de meios de circulação utilizados para transportar mercadorias e pessoas, sendo que uma matriz de transporte eficiente permite a locomoção de cargas no menor tempo e com o menor preço.


Sobre a matriz de transporte brasileira, pode-se afirmar:


a)    A maior parte do transporte de cargas, na segunda metade do século passado, era feito por ferrovias e pela navegação de cabotagem.

b)    O gasoduto Bolívia-Brasil objetiva, sobretudo, diminuir o consumo das fontes alternativas de energia, alterar a matriz energética e diminuir o uso do transporte rodoviário.

c)    O desequilíbrio da matriz que prioriza as rodovias para transportar cargas compromete a competitividade dos produtos nacionais no mercado externo.

d)    O impacto do alto custo do transporte de cargas recai apenas sobre os produtos produzidos no país, visto que as exportações têm seus preços preestabelecidos no comércio mundial.

e)    A modernização da infraestrutura de controle e segurança nos aeroportos é iniciativa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem por objetivo baratear e ampliar o transporte de cargas.


Gab: C


Questão 29) 

  

FRETE EM MATO GROSSO É TRÊS VEZES MAIS CARO QUE NOS ESTADOS UNIDOS


    O custo de transporte da soja no Norte de Mato Grosso é três vezes superior ao frete pago pelos produtores do estado americano do Iowa. (...) Os produtores que estão em Sorriso (MT), que fica a 2.282 km do Porto de Paranaguá (PR) têm um custo de US$ 97 por tonelada de soja transportada pela rodovia. Já os produtores de Iowa, que estão a 1.576 km do porto, gastam US$ 33,98 por tonelada, dos quais US$ 10,09 são despesas com o frete do caminhão até os terminais do rio Mississipi e mais US$ 23,89 com o da barcaça que transporta a mercadoria até o Golfo do México. (...)

    Segundo o levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), no ano passado o custo de transporte representou 32% do preço da soja originária de Mato Grosso, desembarcada em Xangai, na China (...)

Venilson Ferreira. O Estado de São Paulo. 06/05/2010


Na perspectiva do texto acima, analise as afirmativas a seguir.


I.    Na tradição histórica norte-americana, o Destino Manifesto e a ideia de fronteira foram grandes responsáveis pela integração territorial, enquanto, no Brasil, a concentração da população no litoral e o controle rigoroso da metrópole portuguesa sobre as regiões mineradoras dificultaram bastante esse processo.

II.    A rede hidrográfica, cuja utilização constante reduziria consideravelmente o valor do frete em algumas regiões, tem sido considerada secundária pela política de transportes, ao longo da história econômica brasileira.

III.    A colonização inglesa da América do Norte estimulou o desenvolvimento do transporte barato, necessário para a Revolução Industrial em curso, enquanto, no Brasil colonial, o transporte fora da Estrada Real foi proibido pela Coroa Portuguesa até o século XIX, o que manteve o isolamento das capitanias interioranas.

IV.    Com o avanço do agronegócio e o crescimento da economia brasileira, os investimentos em manutenção e expansão da infraestrutura viária têm sido constantes, o que, por si só, já justifica o alto custo final do produto.


As questões levantadas pelo texto possuem explicações não apenas econômicas, mas também geográficas e históricas, pontuadas corretamente na(s) afirmativa(s):


a)    I, apenas.

b)    III, apenas.

c)    I e II, apenas.

d)    I, II e IV, apenas.

e)    I, II, III e IV.


Gab: C


Questão 30) 

  

Essa hidrovia é um importante corredor de transportes de minérios — das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formação de relevantes polos agropecuários, especialmente na região de Paragominas. A hidrovia está sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhões de t/a.

(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).

   

A partir das informações e dos conhecimentos sobre o transporte hidroviário brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, à sua localização é a


a)    Rio Madeira / Corredor Centro-Norte.

b)    São Francisco / Corredor São Francisco-Rio Grande.

c)    Guamá-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins.

d)    Paraguai / Corredor Centro-Oeste.

e)    Tietê-Paraná / Corredor Sudoeste.


Gab: C


Questão 31) 

  

O texto abaixo trata da evolução dos transportes em nosso país.


Dos trilhos para o asfalto


Em 1969 no Brasil, havia quase 30 mil km de ferrovia, pouco superior a quantidade de Km de rodovias. De lá para cá, enquanto a malha rodoviária explodiu 180%, as ferrovias regrediram 14%. As estradas pavimentadas se estendem a 61,8 mil quilômetros enquanto as linhas férreas limitam-se a 28 mil quilômetros. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem a ambição de mudar esse cenário: há obras em andamento e projetos que podem assegurar 4,2 mil quilômetros de estradas de ferro.

O GLOBO, 19/08/2009


Através desse relato histórico observa-se o seguinte quadro sobre o sistema de transporte no país:


a)    o impulso às rodovias ocorre justamente na época do governo de Getúlio Vargas, quando internamente a jovem indústria automobilística nacional pressionava por mais estradas;

b)    até a década de 70 havia um equilíbrio entre o sistema ferroviário e o rodoviário. Depois desequilibrou a favor das rodovias com a construção e pavimentação de estradas, que tinham como meta a integração do país;

c)    os investimentos em transporte no Brasil aconteceram de forma crescente, acompanhando a maior participação do Brasil no comércio exterior e com a utilização de uma parcela significativa do PIB do país;

d)    o incentivo às rodovias ocorreu justamente numa época de petróleo barato e abundante, antes dos choques que marcariam os anos 70. Apesar do aumento do preço do petróleo, o modelo rodoviário ainda pode ser considerado a melhor opção de transporte para o país;

e)    apesar de seu imenso potencial, uma das opções, de que o Brasil praticamente não lança mão, é a das hidrovias. Existe um grande número de rios disponíveis para navegação comercial no país.


Gab: B


Questão 32) 

  

“A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET do município de São Paulo) monitora cerca de 800 quilômetros dos mais de 17 mil quilômetros de ruas de São Paulo. Em junho do ano passado, às 19 horas, 293 km desse total de 800 km estavam congestionados. Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, São Paulo perde R$ 34 bilhões por ano com engarrafamentos – mais que o orçamento da cidade em 2010, que é de R$ 27 bilhões [...] A pesquisa leva em conta as perdas com combustível, acidente e o tempo desperdiçado no trânsito.”

GALILEU. 6 ideias para as cidades brasileiras. Editora Globo: São Paulo, nº 226, mai. 2010. p. 65–66


O texto não deixa dúvidas sobre a gravidade do problema dos congestionamentos. A este respeito é correto afirmar que


a)    os congestionamentos são inevitáveis nas grandes cidades do mundo, já que grandes populações concentradas exigem muitos ônibus nas ruas, criando obstáculos para os automóveis.

b)    os engarrafamentos resultam do excesso de automóveis das periferias de São Paulo que se dirigem ao centro onde estão os empregos, já que a população dos bairros mais centrais usa o transporte coletivo.

c)    São Paulo, uma das grandes cidades brasileiras, sofre com congestionamentos em razão da ausência de planejamento dos sistemas viário e de transporte, algo incomum na estrutura urbana brasileira.

d)    um fator para os congestionamentos em São Paulo (e em outras cidades) é o estímulo social e econômico para a compra de carros (inclusive do Estado brasileiro), naturalizando esse tipo de transporte em áreas concentradas.

e)    os prejuízos produzidos pelo volume de circulação automobilística são largamente compensados pelo conforto e seguranças obtidos pela população automobilizada, que atualmente já é a maioria dos habitantes de São Paulo.


Gab: D


Questão 33) 

  

Observe o gráfico abaixo.


Fonte: plano Nacional sobre Mudança do Clima. 

www.mma.gov.br. Acessado em 15/07/2009.


a)    Analise a matriz brasileira dos transportes, em 2005, considerando aspectos históricos e políticos.

b)    Explique a previsão da matriz brasileira dos transportes, para o ano de 2025, considerando aspectos ambientais implícitos.


Gab

a)    A matriz brasileira dos transportes, em 2005, é marcada pelo predomínio rodoviário [esse predomínio], que se explica, do ponto de vista histórico e político, pela prioridade dada no país ao desenvolvimento do setor de produção automobilística, escolhido especialmente no governo Juscelino Kubitschek (1956 a 1960) como carro chefe do desenvolvimento industrial brasileiro.

b)    A previsão da matriz brasileira dos transportes, para o ano 2025, indica expansão da participação relativa dos modais ferroviário e aquaviário, principalmente. Essa expansão é consequência, entre outros fatores, da necessidade de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, extremamente utilizados pelo modal rodoviário e responsáveis pela maior parte da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, ou seja, prejudiciais ao meio ambiente.


Questão 34) 

  

As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias


a)    foram eletrificadas em virtude dos investimentos realizados após a privatização.

b)    começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete.

c)    foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista.

d)    têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes.

e)    são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.


Gab: D


Questão 35) 

  

Observe a matéria:


Mesmo que o TAV (trem de alta velocidade) nacional saísse por US$ 21 bilhões, o que especialistas consideram improvável, o valor bastaria para construir 170 km de metrô. Parece óbvio que é mais urgente completar as redes de metrópoles mal servidas de transporte público como São Paulo e Rio.

(Folha de São Paulo, 19/08/09)


A matéria aborda o projeto de construção do “trem-bala” ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre o assunto e a realidade do sistema de transporte nacional, é correto afirmar que:


a)    a construção do trem-bala vem suprir uma lacuna no setor ferroviário brasileiro e a viabilidade no trecho escolhido justifica-se pela ausência de barreiras topográficas e a suavidade do relevo.

b)    Além da necessária linha em construção, o projeto consolidaria a supremacia das ferrovias no sistema de transporte brasileiro, seguindo a tendência internacional.

c)    o Brasil é um raríssimo caso de grandes nações que optaram pelo transporte rodoviário como modelo principal e especialistas apontam a necessidade de rever essa realidade.

d)    ao seguir a sugestão da matéria em se transferir para o metrô o investimento do TAV, o Brasil superaria as principais cidades do mundo em quilômetros construídos.

e)    o TAV se enquadra dentro do PAC do atual governo, cujas obras já eliminaram as precárias condições das estradas brasileiras.


Gab: C


Questão 36) 

  

Sobre o sistema brasileiro de transportes, assinale a alternativa CORRETA.


a)    O transporte hidroviário é predominante nas áreas de maior circulação de mercadorias e serviços.

b)    As rodovias privadas concentram-se na região Sudeste do Brasil, devido ao intenso fluxo de veículos.

c)    A recente expansão da rede ferroviária brasileira permitiu a maior integração com os outros tipos de transporte.

d)    A malha ferroviária está concentrada no interior, haja vista que é nessa área que existe deficiência no transporte rodoviário.


Gab: B

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