Questão 150)
O pólo industrial de Manaus é hoje um dos principais centros manufatureiros do país, com destaque para as indústrias mecânica, eletrônica, química e farmacêutica. Foi criado em 1967, produto direto do planejamento feito pelo regime militar. Acerca desse pólo, analise a validade das proposições abaixo.
I. Dentro do projeto de integração nacional, foi criado com o objetivo de estabelecer um processo de industrialização num espaço que até então não possuía integração com o Centro-Sul do Brasil.
II. Os incentivos fiscais, como isenção de impostos e facilidades aduaneiras, atraíram diversas indústrias, inclusive multinacionais, para Manaus.
III. O referido pólo encontra-se desativado, tendo se transformado numa grande linha de montagem sem pesquisas e avanços tecnológicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
c) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.
Gab: A
Questão 151)
Ao longo de 2006, verificou-se mais uma greve nessa região, evento político que era muito mais comum na década de 1980.
a) Identifique a região e comente o papel que teve na industrialização brasileira.
b) A partir de meados da década de 1990, verificaram-se mudanças na distribuição das indústrias no Brasil.
Aponte ao menos dois estados brasileiros que receberam investimentos industriais significativos desde então.
Gab:
a) A região citada na questão é o ABCD paulista, composto pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, cujo papel na industrialização brasileira é de destacada importância. Configurando-se como um dos principais pólos na produção de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos) e de outros produtos, como pneus, autopeças e plásticos, desenvolveu-se na segunda metade do século XX, tendo inicialmente incentivos governamentais para sua estruturação e consolidação. Outro fator importante para seu desenvolvimento é a localização estratégica, entre Santos-Cubatão (porto de importação-exportação e produção siderúrgica) e São Paulo (pólo consumidor). As vias de circulação, baseadas no sistema rodoviário (Anchieta) constituem mais uma vantagem.
b) Dentre os estados brasileiros que receberam expressivos investimentos industriais a partir da década de 1990, destacam-se Paraná e Bahia.
No primeiro, ressalta-se a região metropolitana de Curitiba, principalmente o município de São José dos Pinhais, com a instalação de indústrias automobilísticas. No segundo, ressalta-se a região do Recôncavo, com a expansão do setor petroquímico e automobilístico.
Questão 152)
No que respeita à indústria brasileira, sua evolução, expansão e problemas, assinale o que for correto.
01. A queda no crescimento dos tradicionais centros industriais brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao processo de descentralização do parque industrial, significou a perda de sua importância no comando da nossa industrialização.
02. As indústrias de bens de consumo duráveis não representam percentual significativo na ocupação de mão-de-obra e no valor da transformação industrial, como acontece com as indústrias de produtos alimentares e de vestuário.
04. A industrialização brasileira que ocorreu após os anos 50, fortalecendo-se no período do "milagre econômico" entre 1968 e 1978, deu-se em função da entrada de capital e tecnologia provenientes das grandes empresas multinacionais.
08. O Brasil possui elevado grau de industrialização para um país do Terceiro Mundo ou de economia emergente pois, desde a criação do seu parque industrial, nunca sofreu intervencionismo do Estado na economia.
16. Os juros altos praticados no Brasil restringem os investimentos na área industrial e sua conseqüente expansão. Além da carência crônica de capital, os recursos ociosos de mão-de-obra não qualificada, ou escassamente qualificada, contribuem negativamente para as atuais exigências da indústria moderna.
Gab: 20
Questão 153)
Sobre a geografia econômica da região abaixo, é correto afirmar:
a) A região de Ribeirão Preto é importante produtora de trigo.
b) O Porto de Tubarão, em Vitória é importante escoador de petróleo, extraído no Quadrilátero Ferrífero.
c) A região metropolitana de Campinas é caracterizada pelo baixo emprego da tecnologia.
d) O Vale do Paraíba é importante centro de referência da indústria da aviação.
e) Nos arredores de Belo Horizonte, temos forte atividade do setor terciário e ausência da atividade mineradora.
Gab: D
Questão 154)
As considerações a seguir dizem respeito à cidade localizada no mapa.
I. Seu pólo industrial é fruto de um Decreto-lei da época do regime militar, portanto, imposto à sociedade brasileira.
II. Suas empresas realizam operações básicas de montagem incorporando, gradativamente, componentes de fabricação nacional.
III. A produção industrial é altamente subsidiada.
IV. O regime tributário estabelece concorrência desleal com os produtores de outras regiões do país.
Assinale a alternativa correta.
a) Pólo Têxtil de Belém.
b) Distrito Industrial de Santarém.
c) Zona Franca de Manaus.
d) Pólo Siderúrgico de Porto Velho.
e) Zona Petroquímica de Palmas.
Gab: C
Questão 155)
Considerando-se a dinâmica espacial do setor industrial de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que
a) a Região Leste do Estado, no que se refere ao setor de pesquisa e desenvolvimento, se transformou na mais importante plataforma de produção da agroindústria nacional.
b) a Região Norte mineira – com destaque para Montes Claros e Pirapora –, apesar da política de incentivos fiscais de que se beneficiou, teve expansão industrial pouco expressiva.
c) as cidades polarizadas por Belo Horizonte experimentam industrialização estimulada tanto por sua forte base mineral como pelos impulsos recebidos da própria Capital.
d) as regiões Central, Sul e do Triângulo Mineiro – com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e algumas cidades médias – abrigam a maior concentração industrial e urbana do Estado.
Gab: A
Questão 156)
Sobre o processo de industrialização verificado no Brasil, é correto afirmar que esse fato teve muitas conseqüências, entre as quais:
1. um considerável aumento da população operária.
2. o afluxo de capitais estrangeiros.
3. o aumento do êxodo rural em certas regiões.
4. o crescimento do mercado de consumo.
5. o decréscimo na importação de bens de consumo.
Estão corretas:
a) 1 e 5, apenas
b) 2 e 4, apenas
c) 1, 3 e 5, apenas
d) 2, 3 e 4, apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
Gab: E
Questão 157)
Entre as causas que explicam a relativa diminuição de concentração industrial na área metropolitana de São Paulo podemos considerar
I. A deseconomia de escala na região, em face dos baixos custos de produção.
II. Um sindicalismo forte e atuante na Grande São Paulo e nos arredores.
III. Incentivos Fiscais oferecidos por outras regiões.
Está correto o que se afirma em
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I e III.
d) apenas III.
e) I, II e III.
Gab: B
Questão 158)
O mapa a seguir representa as relações entre as principais centralidades da Região Sul brasileira.
Pode-se constatar que:
a) Porto Alegre é a cidade mais central da região, por isso a extensão de sua área de influência.
b) as relações de influência exercidas pelas capitais restringem-se aos limites estaduais.
c) a área de influência de Curitiba apresenta relações mais complexas entre as centralidades.
d) Florianópolis é polarizada por Porto Alegre, por isso Santa Catarina não apresenta nenhum pólo no interior do estado.
e) a rede urbana na região sul não apresenta centros regionais importantes.
Gab: C
Questão 159)
A produção industrial no Brasil tem registrado um aumento considerável, particularmente na primeira metade da década de 1970 (Moreira, 2001). Analisando o processo de distribuição e a organização das indústrias no espaço brasileiro, é CORRETO afirmar:
a) O processo de desconcentração eliminou, com largos avanços, as desigualdades da distribuição da produção industrial.
b) A maior concentração e diversificação fabril do país ocorrem somente nas principais capitais litorâneas do país.
c) A indústria da região Centro-Oeste consiste, sobretudo, de atividades ligadas ao setor metalúrgico e químico.
d) A forte dependência de investimentos marcou, sobretudo, a orientação do desenvolvimento industrial nordestino.
e) Contraditoriamente, toda a extensão entre a cidade do Rio de Janeiro e São Paulo constitui uma zona ausente de indústrias.
Gab: D
Questão 160)
Os conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileira, durante o governo de Juscelino Kubitschek, permitem afirmar:
01. O governo criou uma Reforma de Base que objetivava a eliminação das desigualdades sociais.
02. O tripé da industrialização foi formado pelo capital estrangeiro, que atuava nas indústrias de bens de consumo duráveis, pelo capital estatal, que controlava as indústrias de base, e pelo capital privado nacional, que controlava as indústrias de bens de consumo não-duráveis.
03. O crescimento da oferta de empregos aumentou o PIB brasileiro e tornou o IDH da população o mais alto de toda a história do país.
04. A internacionalização da economia brasileira favoreceu o capital privado nacional, através do acesso a novas tecnologias.
05. O Plano de Metas implantado pelo governo foi responsável pela desconcentração industrial no país, fato que beneficiou as regiões periféricas.
Gab: 02
Questão 161)
O Estado do Rio de Janeiro passa atualmente por um processo de interiorização de seu parque industrial, antes concentrado na capital, que começa a se especializar em outras atividades.
Explique por que está ocorrendo a desconcentração industrial da cidade do Rio de Janeiro e indique uma região do Estado que esteja sendo beneficiada por esse processo e seu correspondente setor industrial em expansão.
Gab:
Os custos de produção ficaram muito elevados na metrópole fluminense, o que vem estimulando as indústrias a buscarem custos mais baixos no interior do Estado, incentivadas por políticas públicas estaduais e municipais.
Uma dentre as regiões e seu respectivo setor industrial:
Médio Vale do Paraíba
- metal-mecânico / automobilístico / siderúrgico
Serrana
- têxtil / indústria alimentícia / software
Costa Verde
- siderurgia / indústria naval
Periferia da Região Metropolitana
- pólo gás-químico de Caxias / indústria de transformação
Questão 162)
Da Década de 50 a 70 do século XX, o Brasil representou um bom desempenho econômico, tanto em nível regional como mundial.
Assinale a alternativa que garantiu esse excepcional desempenho do nosso país.
a) Forte participação do capital estatal e estrangeiro na economia e o fácil endividamento externo, aliados às condições internas favoráveis. Por exemplo: mão-de−obra e recursos naturais abundantes.
b) Forte participação do capital estrangeiro que veio para o Brasil num momento da Universalização do Capital.
c) Política interna, forte e agressiva, voltada para o desenvolvimento brasileiro no sentido de sanar, definitivamente, a miséria nacional.
d) Calmaria pela qual passaram os países do mundo, após o fim da Segunda Grande Guerra que motivou o desenvolvimento em busca da paz.
e) Criação do FMI, organização voltada para ajudar países pobres a se desenvolverem.
Gab: A
Questão 163)
A inserção da economia brasileira no movimento de globalização teve início na década de 1990.
É INCORRETO afirmar que essa inserção foi acompanhada pela
a) adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados.
b) consolidação de um modelo econômico estruturado na liberalização comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos.
c) criação de agências de fiscalização das empresas privadas que se tornaram concessionárias de serviços públicos.
d) implantação de um programa de privatização das estruturas produtivas estatais – indústrias siderúrgicas e empresas de telecomunicação, entre outras.
Gab: A
Questão 164)
“O processo de privatização das indústrias de base, setor de distribuição de energia e de outros setores que praticamente sempre foram controlados pelo Estado brasileiro, foi um fato marcante na década de 1990.”
Sobre esse assunto, analise o que é afirmado abaixo.
00. As privatizações ocorridas nesse período foram decorrentes da aplicação de uma política econômica marxista, de caráter “neosocialista”, posta em prática por setores ligados ao sistema financeiro internacional.
01. O sistema TELEBRÁS foi a primeira empresa a ser privatizada na década referida, tendo sido dividido em mais de 10 empresas de telefonia fixa e móvel.
02. Um dos argumentos utilizados como justificativa para as privatizações foi o de que as empresas eram ineficientes, pouco competitivas e davam prejuízos. Assim, a venda dessas empresas diminuiria os gastos do governo.
03. Antes de serem privatizadas, as empresas estatais que não se mostravam muito rentáveis, economicamente falando, eram, em geral, financeiramente saneadas.
04. As privatizações das indústrias de base ocorreram como aplicação de uma ideologia, segundo a qual a participação do Estado na economia tem que ser máxima, sobretudo em setores que não apresentem déficit financeiro.
Gab: FFVVF
Nenhum comentário:
Postar um comentário