Questão 105)
Sobre a TV digital, indique abaixo a afirmação correta:
a) O governo brasileiro, depois de longas pesquisas e debates, optou pelo desenvolvimento de um padrão de TV digital nacional, de modo a garantir a programação desenvolvida no Brasil.
b) Para decidir sobre o modelo de TV digital que será adotado no país, o governo brasileiro realizou vários estudos em torno de três padrões: o americano, o japonês e o europeu.
c) O governo brasileiro já optou pela adoção do padrão de TV digital americano, em razão do compromisso estabelecido com empresas americanas de instalarem indústrias de informática no Brasil.
d) O Brasil está desenvolvendo, em parceria com a China e a Índia, um padrão de TV digital que poderá ser uma alternativa aos padrões atualmente dominantes no mundo (americano e europeu).
e) A adoção do padrão de TV digital no Brasil está atrasada, em razão dos enormes custos que implicará, tendo em vista que os brasileiros interessados no serviço terão que trocar seus aparelhos de TV.
Gab: B
Questão 106)
A construção da malha rodoviária que se intensificou entre as décadas de 1970 a 2000 foi de grande importância para a ampliação e a integração entre as diversas regiões do Brasil.
Fonte: IBGE. Atlas Escolar. 2002 p.
De acordo com as informações acima e observando o mapa, responda à questão abaixo.
Identifique as regiões brasileiras que concentram o maior número de rodovias e justifique as causas dessa concentração.
Gab:
A malha rodoviária cobre praticamente todo o Brasil, porém é mais densa nas regiões Sudeste e Sul. A maior intensidade do fluxo de produtos e pessoas, isso é justificado, devido maior densidade industrial e populacional procedente do desenvolvimento econômico e político do país.
Questão 107)
Os diferentes meios de comunicação (rádio, televisão, internet, telefone) possibilitaram um aumento nos fluxos de informações no Brasil, integrando regiões que anteriormente eram quase isoladas. Com base nesta afirmativa, responda:
a) Qual a região brasileira que apresenta a rede de meios de comunicação mais densa?
b) Aponte dois motivos que justificam a maior densidade dos fluxos de informações nesta região. Explique cada um deles.
Gab:
a) A malha rodoviária cobre praticamente todo o Brasil, porém é mais densa nas regiões Sudeste e Sul
b) Maior intensidade do fluxo de produtos e pessoas, isso é justificado, devido maior densidade industrial e populacional procedente do desenvolvimento econômico e político do país.
Questão 108)
Sobre o transporte ferroviário, é correto afirmar:
a) O Brasil foi um dos países pioneiros (na América do Sul) na construção de ferrovias, mas hoje a sua malha ferroviária é pequena em relação às dimensões do território nacional e poucas de suas linhas são eletrificadas.
b) A ferrovia não é economicamente vantajosa para países de pequenas dimensões por ser um transporte de alta capacidade, mas cumpre um papel de grande importância para países continentais, como o Brasil.
c) No Brasil, a construção de ferrovias só foi intensa durante as décadas de 1930 a 1950, devido à oferta de carvão mineral no mercado interno ser maior do que a oferta de petróleo.
d) O pioneirismo do Brasil na expansão ferroviária se deveu ao fato de que os grandes rios do país atravessam áreas de planaltos, sendo portanto pouco navegáveis.
e) O transporte ferroviário entrou em declínio na Europa porque os oleodutos, gasodutos e minerodutos mostraram-se mais econômicos para o transporte de cargas a longas distâncias.
Gab: A
Questão 109)
A chamada rota bioceânica, ligando o Brasil aos mercados europeu, norte-americano e asiático, cortará o Mato Grosso do Sul e tem perspectivas de aquecer a economia regional. Assinale a(s) alternativa(s) que contenham apenas as cidades sul-mato-grossenses que terão seus territórios cortados por esse importante corredor de exportação.
01. Corumbá, Campo Grande e Sonora.
02. Porto Murtinho, Jardim e Ponta Porã.
04. Corumbá, Campo Grande e Três Lagoas.
08. Corumbá, Dourados e Nova Andradina.
16. Ladário, Aquidauana e Água Clara.
Gab: 20
Questão 110)
O transporte brasileiro é baseado fundamentalmente nas rodovias. Isso acarreta um gasto excessivo de energia, especialmente de:
a) álcool;
b) biodiesel;
c) carvão;
d) petróleo;
e) gás.
Gab: D
Questão 111)
Para a Confederação Nacional dos Transportes, 80% das rodovias brasileiras encontram-se em condições de tráfego que vão de ruim a péssima.
Assinale a(s) alternativa(s) que corretamente aponta(m) os problemas gerados para o Brasil com a carência de tal infra-estrutura.
01. O custo Brasil se eleva, devido ao aumento do preço dos fretes rodoviários, influenciando na competitividade dos produtos brasileiros.
02. A redução da velocidade dos veículos rodoviários os deixa mais susceptíveis a roubos e a danos
04. Há perda de produtos perecíveis, devido a constantes quebras e à lentidão de tráfego.
08. O aumento do número de acidentes rodoviários, gerado pelo elevado numero de defeitos nas pistas, torna as estradas inseguras.
16. A sinalização das rodovias é ruim, carecendo de manutenção adequada e de modernização.
Gab: 29
Questão 112)
As greves que vêm ocorrendo no setor de transportes nos últimos anos vêm trazendo grandes prejuízos para sociedade. No que se refere ao transporte de cargas, observa-se o papel dos transportes rodoviários nos fluxos territoriais do mercado de bens industriais e agrícola.
De acordo com o texto, a rodovia tornou-se o sistema de transporte predominante no Brasil porque:
I. O modelo industrial voltou-se para indústria automotriz.
II. O modelo energético foi centrado no uso de combustível derivado de petróleo.
III. As ferrovias e as hidrovias não se prestam para esse tipo de serviço, tendo em vistas o alto custo para mantê-las.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a proposição I está correta
b) Apenas a proposição II está correta
c) Apenas as proposições I e IV estão correta
d) Apenas a proposição III está correta
e) Apenas as proposições I e II estão corretas
Gab: E
Questão 113)
Em qualquer país, o sistema de transporte desempenha um papel fundamental no que se refere ao processo de desenvolvimento e à integração do território.
Sobre o sistema de transporte brasileiro, marque a alternativa INCORRETA:
a) A implantação e a expansão do sistema ferroviário estiveram vinculadas à cafeicultura. Diante da crise desse setor, o ritmo de expansão do sistema ferroviário diminuiu e entrou em decadência, principalmente a partir de 1950, pela concorrência do sistema rodoviário.
b) Atualmente, o sistema de transporte encontra-se totalmente integrado, com rodovias, ferrovias e hidrovias distribuídas e todo o território nacional, formando um sistema internacional de última geração.
c) Os interesses do capital internacional ligados principalmente à indústria automobilística e às companhias de petróleo, além da política de integração nacional, foram os fatores responsáveis pela expansão e consolidação do sistema rodoviário nacional.
d) Nos últimos anos, o sistema hidroviário da bacia Paraná-Paraguai vem-se modernizando para atender principalmente ao setor agrícola do Centro-Sul, cuja crescente produção é escoada em parte por essas vias com custos inferiores ao do transporte rodoviário.
e) O transporte rodoviário de cargas é considerado desvantajoso em relação ao ferroviário e ao hidroviário, por apresentar pequena capacidade de carga, alto consumo de combustível e desgaste de componentes, altas tarifas, gerando o encarecimento dos produtos transportados.
Gab: B
Questão 114)
Observe o mapa e o gráfico apresentados a seguir:
A partir do mapa e do gráfico:
a) Indique dois portos (cada um deles especializado em um tipo específico de carga) e explique como se articulam com o espaço regional ou nacional.
b) Explique o movimento de importação / exportação do porto de Santos.
c) Apresente duas razões que fazem da infra-estrutura portuária um dos "gargalos" da economia brasileira.
Gab:
a) Entre outros o candidato pode identificar:
- O porto de minério de Tubarão - ES - articulado com as jazidas produtoras de ferro e manganês situadas no Planalto Mineiro pela Estrada de Ferro Vitória-Minas.
- O porto de Paranaguá - PR, exportador de soja, articulado com as áreas produtoras por uma densa malha rodoviária.
b) Entre outras explicações o candidato pode apresentar as seguintes:
- Para atender à complexidade industrial de São Paulo é necessário importar matérias primas, produtos semi-processados e componentes industriais de maior valor agregado.
- Grande parte da produção industrial da região metropolitana de São Paulo está voltada para o mercado interno; para mantê-la são necessárias importações de semi-processados e equipamentos industriais que superam em valor as exportações.
c) Entre outras razões o candidato pode apresentar:
- os altos custos operacionais dos portos brasileiros.
- a demora na movimentação das cargas.
- a deficiente integração do sistema portuário com os outros meios de transportes.
- a capacidade operacional do sistema portuário - enquanto os portos brasileiros movimentam 9 "containers" / hora, os portos chilenos movimentam 19 e os da Alemanha 28.
Questão 115)
A região Centro-Sul desempenha um papel de poder e comando do processo de ocupação do território brasileiro e das atividades econômicas exercidas. Entre os fatores determinantes dessa posição estratégica, é INCORRETO afirmar que a região:
a) tem uma população predominantemente urbana, com cinco grandes complexos metropolitanos e importantes centros regionais médios.
b) destaca o parque industrial entre as suas atividades produtivas e mantém alta concentração de capitais e de investimentos.
c) apresenta a melhor localização geográfica das regiões brasileiras em relação aos mercados da Europa e dos Estados Unidos.
d) tem uma rede de transportes e comunicações densa e integrada, o que contribui para sua supremacia na integração intra e inter-regional.
Gab: C
Questão 116)
Sobre a rede de transportes do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. O porto de Paranaguá escoa, além da produção paranaense, produtos vindos de estados brasileiros vizinhos e também do Paraguai.
02. Cidades-pólo como Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava estão integradas por um anel rodoviário.
04. A desativação do porto de Antonina provocou o congestionamento do porto de Paranaguá, que passou a concentrar todo o serviço de escoamento da produção paranaense de soja via transporte marítimo.
08. No Norte e no Oeste paranaense, a rede ferroviária integra essas regiões ao estado de São Paulo, tradicional escoadouro da produção cafeeira, através do porto de Santos. O transporte de soja, de milho e de trigo, porém, é feito exclusivamente através da rede rodoviária, que escoa a produção através de Curitiba e da região portuária, no litoral.
16. Ponta Grossa constitui um nó ferroviário, dentro do território paranaense, pois apresenta entroncamentos diversos de linhas ferroviárias estaduais.
32. Apenas os rios Paranapanema, ao norte, e Ivaí são inteiramente navegáveis e têm importância no transporte de mercadorias.
Gab: 19
Questão 117)
Explique o papel do sistema de transporte e de comunicações do Brasil, no processo de globalização da economia.
Gab:
A economia pode tornar-se globalizada, graças ao intenso desenvolvimento do sistema de transportes e de comunicações que permitem que pessoas e produtos sejam rapidamente transportados, através de veículos rápidos, e idéias, informações e capitais, através de cabos e satélites que atingem todos os recantos dos planeta.
Questão 118)
O cartograma representa a hidrovia Paraná-Paraguai, parcialmente implementada. Para o Brasil, a conclusão da obra:
Adap. de Bucher, 1994
a) inviabilizará outras modalidades de transporte, afetando a indústria e o mercado automobilístico.
b) aumentará as distâncias percorridas e os custos de produtos de exportação, por tratar-se dos mais caros meios de transporte.
c) poderá afetar o equilíbrio de áreas inundáveis do Pantanal, por necessitar do aprofundamento e alargamento de canais.
d) inviabilizará financeiramente os terminais portuários do sul do país, pois Paraguai e Bolívia ganharão autonomia marítima.
e) inviabilizará o aproveitamento do recurso hídrico para outros fins, como a geração de eletricidade.
Gab: C
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