quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Gabarito - América Latina 1

 Questão 01) 

  

As justificativas técnicas do protecionismo latino-americano provinham da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que argumentava que a especialização da região em produtos primários era prejudicial a seu desenvolvimento porque os termos de intercâmbio desses bens (em relação aos manufaturados produzidos pelos países desenvolvidos) tendiam a se deteriorar com o tempo. Essa crítica levou a Cepal a propor políticas desenvolvimentistas autônomas fundamentadas em um papel forte dos Estados na promoção da industrialização na região, por meio do uso extensivo de medidas protecionistas.

(Marisa von Bülow. A batalha do livre comércio: a construção de redes
transnacionais da sociedade civil nas Américas, 2014. Adaptado.)


O trecho do livro de Marisa von Büllow alude a um momento da história econômica de muitos países da América Latina, sobretudo entre 1950 e 1970, em que predominava a política de


a)    ruptura econômica e comercial com os países capitalistas.

b)    desestatização das indústrias de base, sobretudo as siderúrgicas.

c)    industrialização por substituição das importações.

d)    liberalização da circulação dos capitais financeiros em escala global.

e)    proibição de instalação de empresas multinacionais nos países subdesenvolvidos.


Gab: C


Questão 02) 

  

Os objetos tecnológicos invadiram o mundo e chegaram às regiões mais distantes, a exemplo da região andina, na América Latina, uma das regiões consideradas "excluídas" da Nova Ordem Econômica Mundial. A partir da análise da afirmativa e de seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que:


a)    em nossos dias parece impossível conservar culturas em estado puro, e o avanço das comunicações tem provocado, nas comunidades nativas da região citada, falsa ideia de uma vida urbana cheia de vantagens, contribuindo não só para a aculturação desses grupos mas também para o estímulo à migração rural-urbana.

b)    apesar do avanço no processo de globalização, graças principalmente à revolução técnicocientífico informacional, muitas culturas de espaços longínquos continuam intactas a exemplo das comunidades andinas, tibetanas e da África Subsaariana.

c)    uma das causas da pobreza e exclusão das comunidades da região andina é a não participação dos países desta região no Mercosul, bloco econômico mais importante do continente americano, se considerado o PIB (Produto interno Bruto) de seus integrantes.

d)    o alargamento geográfico do Mercosul para o lado do Pacífico, com a inclusão do Chile e Bolívia, países andinos, provocou mudanças significativas na região andina, que atualmente inicia um processo de integração à Ordem Econômica Mundial vigente.

e)    o avanço tecnológico que proporcionou a integração desta região ao atual contexto econômico mundial, ocasionou também a expansão do narcotráfico, transformando a região na principal área fornecedora de substâncias ilícitas e ponto principal da rota latino-americana deste comércio.


Gab: A


TEXTO: 1 - Comum à questão: 3

Questão 03) 

  

“Sabe-se que existe, em toda crise, a emersão de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais não se afirmavam no espaço público quando formas de identificação, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena política. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras práticas, possibilitando que identidades antes secundárias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, até mesmo, mortas. Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indígena, na América Latina, e os contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular”.

(Ana Clara Torres Ribeiro, “Leituras de movimentos: conjuntura,
ação e poder”, em Por uma sociologia do presente: ação
técnica e espaço. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 202.)


a)    A luta dos movimentos indígenas na América Latina resultou, em boa medida, em avanços políticos significativos. Que contexto social permitiu a eleição do Presidente Evo Morales na Bolívia?

b)    Que contexto econômico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituição de economias populares, mais solidárias e menos excludentes?


Gab:

a)    A maioria da população da Bolívia é indígena, vivendo historicamente sob condições de pobreza, e, em muitos casos, de extrema pobreza. Essa situação, aliada a uma condição de discriminação e segregação social, levou a intensas lutas indígenas pelo direito de acesso aos recursos naturais nacionais, especialmente a água e o gás natural. Este último estava sob o controle de grandes empresas transnacionais, e a água também estava ameaçada de ser privatizada. Dessa forma, pode-se afirmar que movimentos sociais indígenas reivindicatórios pelo direito de uso de seu território e seus recursos naturais e contra a privatização desses recursos foram fatores relevantes para a eleição do presidente Evo Morales na Bolívia.

b)    O contexto em questão é o do neoliberalismo, ideologicamente comprometido com a diminuição do Estado, com a consequente redução dos direitos sociais (muitas vezes transformados em serviços privatizados) e aumento da pobreza e manutenção do modelo concentrador de renda. Esse contexto levou ao acirramento das lutas sociais em favor da dignidade dos povos latino-americanos e dos direitos sociais, que devem ser estendidos a todos e não ficar restritos a pequenas parcelas das elites nacionais.


Questão 04) 

  

A morte do promotor federal Alberto Nisman deixou os argentinos perplexos e remoendo uma dúvida, que já perdura há seis dias: foi suicídio ou a autoridade foi assassinada justamente quando iria denunciar a presidente Cristina Kirchner?

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/ 2015/01/24 acessado às 11h00)


O promotor federal, mencionado no texto, se preparava para denunciar a presidente Cristina Kirchner por:


a)    prejudicar a Argentina nas negociações com os chamados Fundos Abutres, relativas ao endividamento do país;

b)    encobrir as investigações sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), ocorrido em 1994, para proteger iranianos envolvidos naquele episódio;

c)    subornar congressistas para obter a reforma da constituição, visando permitir a reeleição para um terceiro mandato;

d)    praticar sistemática campanha de perseguição contra o jornal Clarín, destacado veículo de oposição;

e)    receber recursos econômicos suspeitos, procedentes da Venezuela, para viabilizar sua reeleição em 2011.


Gab: B


Questão 05) 

  

O governo brasileiro está numa situação muito delicada diante do golpe que depôs o presidente paraguaio Fernando Lugo.


Fonte: Le Monde Diplomatique, julho de 2012.


A alternativa que dá continuidade ao texto da matéria citada e explica a crise política no país vizinho é: 


a)    O núcleo do conflito é a propriedade da terra. 

b)    O impasse sobre Itaipu e as sucessivas perdas paraguais no repasse da energia ao Brasil levaram a oposição a agir. 

c)    Os constantes escândalos sexuais envolvendo Lugo motivaram o pseudogolpe no país. 

d)    Os brasiguaios, os “sem-terras” do Paraguai, apoiavam o ex-presidente e isso irritou a oposição golpista. 

e)    Cansados do bloqueio paraguaio à entrada da Venezuela no Mercosul, os deputados oposicionistas resolveram agir.


Gab: A


TEXTO: 2 - Comum à questão: 6

  

A modernidade e a modernização foram um horizonte presente em todo processo de formação dos Estados nacionais na América Latina, desde as guerras de independência. Em diferentes países, os grupos liberais alçados ao poder almejaram tornar produtivas as terras agriculturáveis, fomentar a vinda de imigrantes europeus, fazer das cidades mais importantes a expressão dos modos civilizados, educar as massas para o trabalho e para a cidadania.

(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela.
História da América Latina . São Paulo: Editora Contexto, 2014. p. 72)


Questão 06) 

  

O processo de formação dos Estados nacionais na America Latina, no século XIX, foi marcado por


a)    conflitos internos muito violentos em diversos países, geralmente protagonizados por dois grupos rivais: um liberal e outro conservador.

b)    guerras prolongadas de resistência em quase todos os países recém-formados, motivadas pela tentativa da Espanha em reaver suas antigas colônias.

c)    políticas de incorporação do indígena à sociedade, por meio da concessão de terras e do reconhecimento de seus direitos de cidadania.

d)    tratados de fronteiras que buscavam reproduzir a antiga divisão territorial consolidada pelos vices-reinos e capitanias.

e)    intervenções dos Estados Unidos, que agiam militarmente ou financiavam presidentes “fantoches”, para consolidar seu domínio sobre o sul do continente.


Gab: A


Questão 07) 

  

Veja a tabela: 


Fonte: Amartya SEN; Bernardo KLIKSBERG. As pessoas em primeiro
lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 260.


A tabela se baseia em dados da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS). Para essa entidade um índice normal de criminalidade se situa entre zero e cinco homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. Tendo em vista a tabela e essa última informação pode ser dito que


a)    nos países (e nas sub-regiões) nos quais as taxas de homicídio vêm num crescente, encontra-se ainda o predomínio de populações rurais isoladas e, portanto, indefesas.

b)    a América Latina possui um nível epidêmico de criminalidade, e que seus índices tão elevados contam com grande contribuição dos países de maior população e economia.

c)    as políticas de combate à produção e ao tráfico de drogas na área, levaram à queda da criminalidade nos países anteriormente mais afetados por essas práticas criminosas.

d)    a despeito de as taxas serem elevadas (e graves), mesmo nos países de economia forte, neles elas nunca ultrapassam 3 vezes o índice de normalidade.

e)    fica evidente que nos países de maior economia as taxas de homicídio vêm declinando consistentemente, ao contrário daqueles de menor economia.


Gab: B


Questão 08) 

 

Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.

Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:


a)    Maoísmo. 

b)    Castrismo. 

c)    Laoísmo. 

d)    Senderismo. 

e)    Bolivarianismo.


Gab: E


Questão 09) 

  

A história da América Latina é a história dos contrastes e semelhanças, das convergências e divergências. A geografia do continente também é assim e pode-se destacar que em boa parte os países latino-americanos se assemelham quanto


a)    à fase da transição demográfica em que vivem, pois, de modo geral, encontram-se no momento inicial que se caracteriza pela redução da mortalidade infantil.

b)    à urbanização que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, relacionado à transferência da população do campo para as cidades.

c)    à forte participação no comércio internacional, sobretudo aqueles países que ultrapassaram a fase de exportação de bens de baixo valor agregado.

d)    ao atual estágio de desenvolvimento socioeconômico que, desde o início do século XXI, tem se caracterizado pela estagnação.

e)    ao expressivo crescimento dos Estados como gerenciadores da economia, após um período, entre os anos de 1980 e 90, de expansão do neoliberalismo.


Gab: B


Questão 10) 

  

A reação nas ruas de Cuba à decisão do governo de (...) foi de alegria e surpresa. Sempre que se ventilava essa medida, nada se concretizava.

(http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2012/10/os-cubanos-...html, 16.10.2012)


Essa mudança anunciada em outubro de 2012 é

   

a)    o plano de demissão premiada no serviço público.

b)    a cessão de terras ociosas a pequenos proprietários.

c)    a flexibilização das regras para viagens ao exterior.

d)    a autorização para a abertura de pequenos negócios.

e)    o aumento do crédito para a compra de bens de consumo.


Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis