quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Gabarito - América Latina 4

 Questão 30) 

  

Considerando aspectos geopolíticos da América Latina, analise as afirmativas a seguir.


1)    A constituição dos Estados nacionais latino-americanos foi um processo ligado à independência das colônias, no início do século XIX. Nesse processo, a América Hispânica se fragmentou em diversas repúblicas.

2)    Atualmente, o que melhor caracteriza e identifica os países latino-americanos são suas características econômicas e suas dificuldades de desenvolvimento, comuns desde a época da colonização.

3)    Apesar de tanta diversidade e da certa singularidade das culturas produzidas pelos vários grupos sociais, os povos americanos têm muitos pontos em comum, pois compartilham de uma história mais ampla, na qual os processos de mercantilização e de expansão marítima europeia exerceram significativa influência.

4)    As colônias espanholas e portuguesas na América são exemplos de colônias de povoamento, tendo, assim, um caráter ocupacional que se revelou no tipo de uso do solo desde o início do processo de colonização.

5)    As singularidades populacionais da América Latina geraram uma homogeneidade étnica e cultural que repercutiram fundamentalmente nas singularidades históricas da região.


Estão corretas apenas:


a)    1 e 5

b)    2 e 4

c)    1, 2 e 3

d)    2, 3 e 5

e)    1, 2, 3 e 4


Gab: C


Questão 31) 

  

Leia o texto:


    Derek Scissors, especialista em investimento chinês da Heritage Foundation, em Washington, afirma que ainda é muito cedo para avaliar se a entrada dos chineses será positiva para a região, já que o investimento começou a crescer só a partir de 2009.

(Folha de São Paulo, 22/03/11.)


Está dentro do contexto dessa situação:


a)    São ainda muito tímidas as relações comerciais entre a China e o conjunto latino-americano.

b)    A América Latina tornou-se recentemente o maior destino dos investimentos chineses, concentrados especialmente em commodities.

c)    Apesar de ter aumentado nos últimos anos os investimentos chineses em matéria-prima, a África supera em quase o dobro os investimentos feitos na América Latina.

d)    A América Latina tem uma relação dúbia com a China ao ser simultaneamente importador e exportador de matéria-prima do e para o gigante asiático.

e)    O maior parceiro comercial em matéria-prima com os chineses é a Austrália e, devido a isso, a América Latina não oferece maiores interesses à potência asiática.


Gab: B


TEXTO: 7 - Comum à questão: 32

  

No Brasil, o futebol começou oficialmente em 1894, quando as primeiras bolas aqui chegaram pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que, naquele ano, retornava da Inglaterra, onde fora estudar.

Era necessário ter recursos para adquirir as chuteiras e dividir as despesas com a compra das bolas e dos uniformes. Por isso, inicialmente o jogo só era praticado por rapazes ricos. Se, por um lado, o futebol crescia nos clubes organizados, por outro também aumentava o número de seus praticantes em campos improvisados. Em São Paulo, nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, na atual baixada do Glicério, ou no vale do riacho Pacaembu, havia incontáveis campos de futebol, que, por aproveitarem as várzeas dos rios, acabaram sendo qualificados como “futebol varzeano”. Hoje, essa é a denominação daquele futebol jogado por times de bairros ou pequenos clubes, não necessariamente em várzeas.

(Adaptado de: WITTER, J. S. Breve História do Futebol.
São Paulo: FTD, 1996, p.10-18.)


Figura 1: (PENNACCHI, F. Futebol na praia. Óleo s/ tela. 66 x 81 cm. 1987.)


Figura 2: (Disponível em: <http://jcbcomunicacao.blogspot.com/2010/04/
charles-miller-o-pai-do-futebol-no.html> Acesso em: 22 set. 2010.)


Questão 32) 

  

No contexto histórico do surgimento do futebol na América Latina, no final do século XIX e início do XX, foram marcantes as denominações estrangeiras como Sport Club Corinthians Paulista, Coritiba Foot Ball Club, Racing, River Plate, Boca Juniors.


Com relação aos elementos pertinentes a esse contexto, assinale a alternativa correta.


a)    O processo de industrialização em áreas rurais das nações latino-americanas levou à importação de mão de obra estrangeira.

b)    A participação de imigrantes europeus nas áreas rurais, devido à farta distribuição de terras, popularizou os esportes de elite.

c)    O advento do futebol na América Latina, impulsionado pela participação popular democrática, foi reflexo da política britânica na Liga das Nações.

d)    A crise da economia britânica no início do século XX impediu investimentos financeiros na América Latina, excluindo, assim, a participação da elite neste esporte.

e)    A presença do futebol em nações latino-americanas se deveu à influência britânica, o que não impediu a associação desse esporte com as classes populares.


Gab: E


Questão 33) 

  

O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais. 


Sobre a América Latina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01.    Os  europeus  que  ocuparam  e  colonizaram a América pertenciam a dois diferentes grupos linguísticos e culturais: os anglo-saxões e os latinos.

02.    Na ocupação da América Latina a mecanização trazida pelos colonizadores não revolucionou o modo de produzir na agricultura, nem na indústria.

04.    As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.

08.    A qualificação de algumas cidades latino-americanas como “cidades globais” não as põe em situação de igualdade com as outras cidades da rede e nem mesmo entre elas próprias. Há uma hierarquia das cidades nessa rede.

16.    A América Latina vive um momento de grande expansão internacional de suas empresas, contrariando a tese de que esta seria uma região extremamente pobre e sem condições de alavancar seus processos internos de desenvolvimento econômico.


Gab: 25


Questão 34) 

  


Considerando-se as informações constantes da tabela sobre os vários povos que habitaram a América, no período pré-colombiano, sua situação e composição populacional, características dos países atuais, população e movimentos migratórios, pode-se afirmar que estão corretas as informações indicadas em


a)    I e II.

b)    I e IV.

c)    I e III.

d)    II e III.

e)    III e IV.


Gab: B


TEXTO: 8 - Comum à questão: 35

  

Ao anunciar, em julho de 2009, que estava prestes a fechar um acordo para que os Estados Unidos (EUA) ampliassem a presença militar em bases no seu país, o presidente colombiano Álvaro Uribe desencadeou uma grande polêmica em toda a região. Os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), de esquerda, criticaram duramente a medida, considerando-a uma interferência perigosa dos EUA que ameaçaria as nações latino-americanas. Até mesmo governantes de esquerda vistos como mais moderados, como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a chilena Michelle Bachelet, solicitaram explicações para o fato. De outro lado, os principais aliados dos EUA, como o próprio Uribe e o presidente mexicano Felipe Calderón, defenderam a presença militar norte-americana. 

(NOVAS..., 2010, p. 58-59).


Questão 35) 

  

Considerando-se os conhecimentos sobre o espaço mundial e a América Latina, pode-se afirmar:


01.    A América Latina, localizada totalmente no Hemisfério Meridional, tem como característica marcante a homogeneidade do IDH dos países que a compõem e a ausência de conflitos bélicos.

02.    Todos os países latino-americanos, excetuando-se o Brasil, são de economia agrária, possuem vultosa dívida externa, recursos naturais limitados e baixo nível de escolaridade.

03.    A América Latina, historicamente, tem, politicamente, uma tendência para a “esquerda” e, graças a essa característica, os Estados Unidos sempre intervieram militarmente nessa região, tendo apoiado, nesse início de século, a implantação de governos autoritários de direita no Peru, no Chile e na Argentina.

04.    A parceria entre a Venezuela, a Bolívia e Cuba se intensificou, desde 2007, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento econômico, eliminar as desigualdades e unificar linguisticamente os três países.

05.    O rompimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia, em 2010, já retomadas, ocorreu como resposta às acusações do governo colombiano de que grupos guerrilheiros estariam abrigados em território venezuelano.


Gab: 05


Questão 36) 

  

A partir de 2004, os encontros e as declarações sucessivas dos 12 chefes de Estado resultaram, inicialmente, na criação da Comunidade Sul-Americana por meio da Declaração de Cuzco, no Peru. Em 2007, durante a primeira Reunião de Energia Sul-Americana na Ilha de Margarida (Venezuela), foi alterado o seu nome, o qual foi oficializado em 2008, na reunião em Brasília, quando o Tratado Constitutivo da organização foi assinado. Esse bloco tem a ambição de afirmar a autonomia da região diante dos EUA, de desenvolver uma integração de infraestrutura energética, de transporte e de telecomunicações, de construir uma identidade e uma cidadania sul-americana. Fundamenta-se no Conselho dos Chefes de Estado, com uma presidência rotativa. A principal crítica a esse bloco é a possibilidade de instaurar uma concorrência ou mesmo ruptura nos processos de integração regional.



O texto e o mapa referem-se ao bloco


a)    MERCOSUL.

b)    CAN.

c)    UNASUL.

d)    ALBA.

e)    APEC.


Gab: C


Questão 37) 

  

Examine atentamente o mapa a seguir:



Com relação aos países indicados, analise as afirmações a seguir.


00.    O país 1 já foi explorado pelos espanhóis, ingleses, e, até seu processo de independentização em 1975, pelos holandeses. A atividade mineradora tem atraído grande quantidade de migrantes brasileiros, em especial nas duas ultimas décadas, com a redução do garimpo no Pará.

01.    O país 2 é um dos grandes produtores mundiais de estanho, gás e petróleo. É um dos países de menor extensão territorial ao mesmo tempo que é um país com alta densidade demográfica.

02.    A este país 3 se encontra anexado o arquipélago de Galápagos, reconhecido no mundo inteiro pela sua flora e fauna, em especial pelas suas famosas tartarugas, pesquisadas por Charles Darwin.

03.    O rio Orenoco é o principal rio do país 4. Tratase de um país que, coerente a sua maior base econômica exportadora, integra a OPEP. Deste país surgiu um grande defensor das idéias libertárias da América latina o Símon Bolivar.

04.    O país 5, grande exportador de banana e café, apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta. Uma das suas expressoes literárias mais reconhecidas é Gabriel Garcia Marquez, autor do livro “Cem anos de solidão”.


Gab: FFFFV


Questão 38) 

  

Observe o mapa a seguir.



A parte escura do mapa corresponde do ponto de vista geográfico à (ao):


a)    área de influência do Nafta.

b)    área tectonicamente estável do Hemisfério Sul.

c)    região do Cinturão de Fogo

d)    América Latina

e)    domínio dos países com IDH elevado.


Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis