sexta-feira, 18 de março de 2022

Execícios Urbanização 32

  Questão 528) 

   

Com base no texto abaixo, assinale a alternativa incorreta:

“A favela é ilegal, o que leva também a uma aceitação de remoções, como na música de Adoniram Barbosa: ‘Saudosa maloca... Vieram os homens com as ferramentas, o dono mandô derrubá. Os homens estão com a razão, nós arranja outro lugar’. Ao mesmo tempo que há resistência para remoções, há também a aceitação de sair porque a terra é de outro dono que não o favelado.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto - Edusp, 1988. p. 38.

a) O Estado tem desenvolvido, prioritariamente, políticas habitacionais coerentes com as necessidades das populações mais pobres, no sentido de resolver o problema da moradia nas grandes cidades brasileiras.

b) A população pobre, impossibilitada de adquirir terreno e moradia no mercado imobiliário formal, integra-se ao espaço urbano através do mercado clandestino de terras e casas, produzindo o universo da favela.

c) A formação de favelas dá origem à “cidade clandestina” que não dispõe de serviços públicos nem de equipamentos necessários à reprodução de seus moradores, sendo, estes, “cidadãos pela metade”.

d) A favela não faz parte do mercado imobiliário formal tampouco da legislação urbana. Porém, no seu interior, é criado um mercado paralelo de moradia.

e) A favela não é um problema, mas uma “solução” à necessidade de moradia, sendo, também, um indicador de uma situação mais complexa, caracterizada por desemprego e subemprego. 


Gab: A



 Questão 529) 

   

Leia o texto abaixo e, em seguida, marque a alternativa que melhor retrata a temática que ele focaliza:

“Quando eu vim do Sertão, seu moço, do meu Bodocó / A maleta era um saco e o cadeado era um nó / Só trazia a coragem e a cara viajando num pau-de-arara / Eu penei, penei, mas aqui cheguei.”

(Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga)

a) A transferência da população rural para a cidade, no caso brasileiro, deve-se unicamente ao crescimento do setor industrial, tal como aconteceu nos países desenvolvidos.

b) Por oferecerem mais oportunidades de emprego e melhores equipamentos sociais, a partir da expansão do capitalismo no campo, as cidades do Sertão nordestino passaram a funcionar como pólos de atração populacional.

c) O migrante, ao se distanciar de sua terra, sua gente, sua própria cultura e suas raízes, enfrenta as dificuldades de se adaptar a um meio social diferente.

d) A transferência da população do campo para a cidade é um fenômeno recente na nossa história, tendo-se iniciado logo após o “milagre” econômico brasileiro da década de 80.

e) O Nordeste é uma região onde o crescimento vegetativo é muito baixo, gerando, portanto, um contingente populacional que migra, com freqüência, para os grandes centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.


Gab: C



 Questão 530) 

   

Com relação às cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, bem como as de Campinas (SP) Londrina (PR) e Campina Grande (PB), é correto afirmar-se:

a) Todas podem ser classificadas como metrópoles regionais.

b) As três capitais são metrópoles regionais e as outras são centros regionais.

c) Todas fazem parte das áreas metropolitanas de seus respectivos Estados.

d) As três primeiras são metrópoles nacionais e as demais são centros de importância média.

e) As seis cidades representam, pela ordem, um exemplo de rede urbana.


Gab: B



 Questão 531) 

   

BRASIL - 1990

População urbana e rural,  por região (%)

Região Rural Urbana

Sudeste 11,7 88,3

Sul 26,4 73,6

Nordeste 41,7 58,3

Centro-Oeste 20,0 80,0

Norte 44,0 56,0

fonte: IBGE

A partir da análise da tabela pode-se concluir, corretamente, que:

a) A maior parcela da população urbana do país está no Centro-Sul, devido ao maior dinamismo econômico apresentado por esta região.

b) A   elevada  porcentagem  de população urba-na no Sudeste revela o baixo grau de mecanização da agricultura que leva ao êxodo rural.

c) O menor índice de população urbana da região Sul face ao Centro-Oeste se deve à predominância dos latifúndios naquela região.

d) O   predomínio  de propriedades ligadas à pequena produção   familiar reforça o caráter rural da população nordestina.

e) A numerosa população rural representada pelos índios, na região Norte, revela uma eco-nomia industrial ainda frágil.


Gab: A



 Questão 532) 

   

“Seguindo –se, nessa escala hierárquica da rede urbana brasileira, aparecem as ‘capitais regionais’, que são cidades que exercem uma polarização sobre uma parcela da região comandada pelas metrópoles regionais. Elas estão assim subordinadas tanto às metrópoles nacionais como a uma metrópole regional (...), e polarizam uma área extensa...”

(VESENTINI, J.W., Brasil: sociedade e espaço. 1995 p.112)

Tomando-se em consideração tal caracterização da hierarquia urbana:

a) conceitue o que são metrópoles nacionais;

b) classifique Belo Horizonte e Brasília na hierarquia urbana brasileira;

Belo Horizonte –  Brasília – 

c) trace, no mapa a seguir, os limites aproximados da área de influência de Goiânia e Brasília (conjuntas).


Gab: 

a) “Metrópoles nacionais” são aquelas cidades que, pela sua importância como centros financeiros, industriais, comerciais e culturais, influenciam todo o país. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro constituem-se nas nossas ‘metrópoles nacionais”. Destaca-se ainda que a cidade de São Paulo, por ser um grande centro financeiro e industrial a nível planetário, é considerada como uma “cidade mundial”.

b.) Belo Horizonte – metrópole regional. Na hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte destaca-se logo após São Paulo e rio de Janeiro. Como exemplos de metrópoles regionais, temos ainda Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Brasília – metrópole regional incompleta. Brasília é classificada de tal modo porque a sua capacidade de oferta de mercadorias e serviços não pode ser comparada com a das metrópoles regionais. Constituem-se ainda em metrópoles regionais incompletas Goiânia, São Luis e Manaus.

c) 



 Questão 533) 

   

Os cinco estados brasileiros mais populosos são respectivamente:

a) São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia

b) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia

c) São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia

d) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul

e) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia


Gab: D



 Questão 534) 

   

Com base no cálculo de taxa anual de crescimento demográfico, o IBGE estimou que, em 1991, o Brasil contaria com uma população de 170 milhões; a estimativa não se verificou e o recenseamento realizado em 91 registrou uma população de 140 milhões, evidenciando, portanto, na década de 80/90, uma queda na taxa anual de crescimento no país. Julgue os itens.

00. O Brasil entra na década de 90 com aproximadamente 90% da população vivendo nas cidades, em decorrência da modernização agrícola e da metropolização.

01. A concentração da população urbana no país tem gerado um grande mercado de consumo para os produtos industrializados.

02. A atual concentração urbana no país possibilita, dentro do subsistema da totalidade sócioespacial, a convivência entre elementos pertencentes tanto ao Primeiro, como ao Terceiro Mundo: o shopping center e o mercado informal, os condomínios fechados e as favelas.

03. A legitimidade conferida às cidades por meio da elaboração de Leis Orgânicas e Planos Diretores Municipais, valoriza o poder local e força a gestão administrativa a gerar soluções para seus problemas.

04. É defensável a tese de que “é possível mudar o país através das cidades”, tal a importância da gestão administrativa urbana para a federação brasileira.


Gab: ECCCC



 Questão 535) 

  

Tem-se tornado freqüente a ocorrência de enchentes, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Considerando este fato, explique a relação entre a formação das chuvas, o clima e a ocupação do espaço urbano pelo homem.


Gab:

As chuvas que, geralmente, formam as enchentes são do tipo convectivas. A tropicalidade do clima brasileiro faz com que essas chuvas se concentram no verão. As grandes cidades brasileiras apresentam alta impermeabilização do solo que não permite a infiltração do solo.



 Questão 536) 

   

Leia os textos a seguir:

“Entre o velho Brasil e o novo existem séculos de distância… Existem dois países, entre os quais é difícil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroças rangentes (…); na cidade de São Paulo, a cada hora termina-se um prédio e, para sustentar um arranha-céu muito pesado que começa a inclinar-se congela-se o solo…”

(LAMBERT, Os dois Brasis – excertos. In VESENTINI, W Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990. P.57).

“Não resta dúvida que em todos os países latino-americano existem grandes discrepâncias sociais e econômicas entre zonas rurais e urbanas… e entre regiões atrasadas e outras mais desenvolvidas… tais discrepâncias, contudo, não justificam o emprego do conceito de “sociedade dual” por duas razões principais: primeiro, porque os dois pólos são o resultado de um único processo histórico e, segundo, por que as relações mútuas que mantém entre si as regiões e grupos arcaicos e os modernos representam o funcionamento de uma única sociedade global da qual ambos os pólos são parte integrante…”

(STAVENHAGEM, R. Sete teses equivocadas sobre as América Latina. In : VESENTINI, J. W. 

Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990 p.58)

a) Explique a divergência entre os dois autores quanto à interpretação das diferenças internas do espaço brasileiro.

b) Apresente argumentos que possam defender e justificar uma das interpretações.


Gab: 

a) resposta subjetiva –:considerando que o primeiro fragmento apresenta uma dualidade entre o rural e o urbano e o segundo considera o processo histórico do rural e urbano numa relação dialética.

b) resposta subjetiva –: Considerando a resposta anterior, o aluno deve desenvolver uma coerência conformea maneira distinta de exposição dos dois fragmentos, na sua resposta.



 Questão 537) 

   

“A urbanização brasileira só começou a ocorrer a partir do momento em que a indústria passou a tornar-se o setor mais importante da economia nacional”.

É correto afirmar-se que:

00. O processo produtivo se apóia numa divisão territorial que envolve uma rede de cidades de variados portes, nas quais as várias etapas e funções de apoio se cumprem.

01. As grandes cidades, as metrópoles, crescem em um ritmo superior ao das pequenas e médias cidades.

02. A urbanização brasileira, fruto de um capitalismo dependente, é a matriz geradora dos conflitos urbanos presentes na maioria das cidades brasileiras.

03. A rede urbana brasileira está totalmente articulada em toda a extensão do território nacional.

04. A hipertrofia do setor terciário no Brasil, apresentando grande número de trabalhadores autônomos e enorme volume de pequenas empresas, diferencia a urbanização brasileira daquela ocorrida nos países desenvolvidos.


Gab: CCCEC



 Questão 538) 

   

A dinâmica da sociedade dita as normas do processo de formação do espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre a urbanização brasileira, julgue os itens.

00. A fase inicial da urbanização abrandou os desequilíbrios regionais da fase colonial, face ao crescimento de áreas urbanas no leste brasileiro.

01. A aceleração do processo de urbanização ocorreu, principalmente, a partir de 1949, sob o governo de Getúlio Vargas, com a intensificação da industrialização no Brasil.

02. O aumento do número de cidades e sua conseqüente concentração de população expressam quantitativamente o fenômeno da urbanização.

03. Em razão da elevada quantidade de atividades que estas cidades concentram, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas as únicas metrópoles de características nacionais.

04. As redes urbanas configuram-se como um conjunto articulado de cidades de tamanhos diferentes e diretamente proporcionais à quantidade de atividades que concentram.


Gab: EEECC



 Questão 539) 

   

Sobre a urbanização brasileira, julgue os seguintes itens:

00. a rede de relações hierarquizada, que vai das metrópoles até as cidades locais, apresenta-se totalmente articulada em todo o território nacional.

01. Uma das formas de subordinação do campo à  Questão 528) 

   

Com base no texto abaixo, assinale a alternativa incorreta:

“A favela é ilegal, o que leva também a uma aceitação de remoções, como na música de Adoniram Barbosa: ‘Saudosa maloca... Vieram os homens com as ferramentas, o dono mandô derrubá. Os homens estão com a razão, nós arranja outro lugar’. Ao mesmo tempo que há resistência para remoções, há também a aceitação de sair porque a terra é de outro dono que não o favelado.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto - Edusp, 1988. p. 38.

a) O Estado tem desenvolvido, prioritariamente, políticas habitacionais coerentes com as necessidades das populações mais pobres, no sentido de resolver o problema da moradia nas grandes cidades brasileiras.

b) A população pobre, impossibilitada de adquirir terreno e moradia no mercado imobiliário formal, integra-se ao espaço urbano através do mercado clandestino de terras e casas, produzindo o universo da favela.

c) A formação de favelas dá origem à “cidade clandestina” que não dispõe de serviços públicos nem de equipamentos necessários à reprodução de seus moradores, sendo, estes, “cidadãos pela metade”.

d) A favela não faz parte do mercado imobiliário formal tampouco da legislação urbana. Porém, no seu interior, é criado um mercado paralelo de moradia.

e) A favela não é um problema, mas uma “solução” à necessidade de moradia, sendo, também, um indicador de uma situação mais complexa, caracterizada por desemprego e subemprego. 


Gab: A



 Questão 529) 

   

Leia o texto abaixo e, em seguida, marque a alternativa que melhor retrata a temática que ele focaliza:

“Quando eu vim do Sertão, seu moço, do meu Bodocó / A maleta era um saco e o cadeado era um nó / Só trazia a coragem e a cara viajando num pau-de-arara / Eu penei, penei, mas aqui cheguei.”

(Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga)

a) A transferência da população rural para a cidade, no caso brasileiro, deve-se unicamente ao crescimento do setor industrial, tal como aconteceu nos países desenvolvidos.

b) Por oferecerem mais oportunidades de emprego e melhores equipamentos sociais, a partir da expansão do capitalismo no campo, as cidades do Sertão nordestino passaram a funcionar como pólos de atração populacional.

c) O migrante, ao se distanciar de sua terra, sua gente, sua própria cultura e suas raízes, enfrenta as dificuldades de se adaptar a um meio social diferente.

d) A transferência da população do campo para a cidade é um fenômeno recente na nossa história, tendo-se iniciado logo após o “milagre” econômico brasileiro da década de 80.

e) O Nordeste é uma região onde o crescimento vegetativo é muito baixo, gerando, portanto, um contingente populacional que migra, com freqüência, para os grandes centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.


Gab: C



 Questão 530) 

   

Com relação às cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, bem como as de Campinas (SP) Londrina (PR) e Campina Grande (PB), é correto afirmar-se:

a) Todas podem ser classificadas como metrópoles regionais.

b) As três capitais são metrópoles regionais e as outras são centros regionais.

c) Todas fazem parte das áreas metropolitanas de seus respectivos Estados.

d) As três primeiras são metrópoles nacionais e as demais são centros de importância média.

e) As seis cidades representam, pela ordem, um exemplo de rede urbana.


Gab: B



 Questão 531) 

   

BRASIL - 1990

População urbana e rural,  por região (%)

Região Rural Urbana

Sudeste 11,7 88,3

Sul 26,4 73,6

Nordeste 41,7 58,3

Centro-Oeste 20,0 80,0

Norte 44,0 56,0

fonte: IBGE

A partir da análise da tabela pode-se concluir, corretamente, que:

a) A maior parcela da população urbana do país está no Centro-Sul, devido ao maior dinamismo econômico apresentado por esta região.

b) A   elevada  porcentagem  de população urba-na no Sudeste revela o baixo grau de mecanização da agricultura que leva ao êxodo rural.

c) O menor índice de população urbana da região Sul face ao Centro-Oeste se deve à predominância dos latifúndios naquela região.

d) O   predomínio  de propriedades ligadas à pequena produção   familiar reforça o caráter rural da população nordestina.

e) A numerosa população rural representada pelos índios, na região Norte, revela uma eco-nomia industrial ainda frágil.


Gab: A



 Questão 532) 

   

“Seguindo –se, nessa escala hierárquica da rede urbana brasileira, aparecem as ‘capitais regionais’, que são cidades que exercem uma polarização sobre uma parcela da região comandada pelas metrópoles regionais. Elas estão assim subordinadas tanto às metrópoles nacionais como a uma metrópole regional (...), e polarizam uma área extensa...”

(VESENTINI, J.W., Brasil: sociedade e espaço. 1995 p.112)

Tomando-se em consideração tal caracterização da hierarquia urbana:

a) conceitue o que são metrópoles nacionais;

b) classifique Belo Horizonte e Brasília na hierarquia urbana brasileira;

Belo Horizonte –  Brasília – 

c) trace, no mapa a seguir, os limites aproximados da área de influência de Goiânia e Brasília (conjuntas).


Gab: 

a) “Metrópoles nacionais” são aquelas cidades que, pela sua importância como centros financeiros, industriais, comerciais e culturais, influenciam todo o país. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro constituem-se nas nossas ‘metrópoles nacionais”. Destaca-se ainda que a cidade de São Paulo, por ser um grande centro financeiro e industrial a nível planetário, é considerada como uma “cidade mundial”.

b.) Belo Horizonte – metrópole regional. Na hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte destaca-se logo após São Paulo e rio de Janeiro. Como exemplos de metrópoles regionais, temos ainda Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Brasília – metrópole regional incompleta. Brasília é classificada de tal modo porque a sua capacidade de oferta de mercadorias e serviços não pode ser comparada com a das metrópoles regionais. Constituem-se ainda em metrópoles regionais incompletas Goiânia, São Luis e Manaus.

c) 



 Questão 533) 

   

Os cinco estados brasileiros mais populosos são respectivamente:

a) São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia

b) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia

c) São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia

d) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul

e) São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia


Gab: D



 Questão 534) 

   

Com base no cálculo de taxa anual de crescimento demográfico, o IBGE estimou que, em 1991, o Brasil contaria com uma população de 170 milhões; a estimativa não se verificou e o recenseamento realizado em 91 registrou uma população de 140 milhões, evidenciando, portanto, na década de 80/90, uma queda na taxa anual de crescimento no país. Julgue os itens.

00. O Brasil entra na década de 90 com aproximadamente 90% da população vivendo nas cidades, em decorrência da modernização agrícola e da metropolização.

01. A concentração da população urbana no país tem gerado um grande mercado de consumo para os produtos industrializados.

02. A atual concentração urbana no país possibilita, dentro do subsistema da totalidade sócioespacial, a convivência entre elementos pertencentes tanto ao Primeiro, como ao Terceiro Mundo: o shopping center e o mercado informal, os condomínios fechados e as favelas.

03. A legitimidade conferida às cidades por meio da elaboração de Leis Orgânicas e Planos Diretores Municipais, valoriza o poder local e força a gestão administrativa a gerar soluções para seus problemas.

04. É defensável a tese de que “é possível mudar o país através das cidades”, tal a importância da gestão administrativa urbana para a federação brasileira.


Gab: ECCCC



 Questão 535) 

  

Tem-se tornado freqüente a ocorrência de enchentes, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Considerando este fato, explique a relação entre a formação das chuvas, o clima e a ocupação do espaço urbano pelo homem.


Gab:

As chuvas que, geralmente, formam as enchentes são do tipo convectivas. A tropicalidade do clima brasileiro faz com que essas chuvas se concentram no verão. As grandes cidades brasileiras apresentam alta impermeabilização do solo que não permite a infiltração do solo.



 Questão 536) 

   

Leia os textos a seguir:

“Entre o velho Brasil e o novo existem séculos de distância… Existem dois países, entre os quais é difícil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroças rangentes (…); na cidade de São Paulo, a cada hora termina-se um prédio e, para sustentar um arranha-céu muito pesado que começa a inclinar-se congela-se o solo…”

(LAMBERT, Os dois Brasis – excertos. In VESENTINI, W Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990. P.57).

“Não resta dúvida que em todos os países latino-americano existem grandes discrepâncias sociais e econômicas entre zonas rurais e urbanas… e entre regiões atrasadas e outras mais desenvolvidas… tais discrepâncias, contudo, não justificam o emprego do conceito de “sociedade dual” por duas razões principais: primeiro, porque os dois pólos são o resultado de um único processo histórico e, segundo, por que as relações mútuas que mantém entre si as regiões e grupos arcaicos e os modernos representam o funcionamento de uma única sociedade global da qual ambos os pólos são parte integrante…”

(STAVENHAGEM, R. Sete teses equivocadas sobre as América Latina. In : VESENTINI, J. W. 

Brasil: sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1990 p.58)

a) Explique a divergência entre os dois autores quanto à interpretação das diferenças internas do espaço brasileiro.

b) Apresente argumentos que possam defender e justificar uma das interpretações.


Gab: 

a) resposta subjetiva –:considerando que o primeiro fragmento apresenta uma dualidade entre o rural e o urbano e o segundo considera o processo histórico do rural e urbano numa relação dialética.

b) resposta subjetiva –: Considerando a resposta anterior, o aluno deve desenvolver uma coerência conformea maneira distinta de exposição dos dois fragmentos, na sua resposta.



 Questão 537) 

   

“A urbanização brasileira só começou a ocorrer a partir do momento em que a indústria passou a tornar-se o setor mais importante da economia nacional”.

É correto afirmar-se que:

00. O processo produtivo se apóia numa divisão territorial que envolve uma rede de cidades de variados portes, nas quais as várias etapas e funções de apoio se cumprem.

01. As grandes cidades, as metrópoles, crescem em um ritmo superior ao das pequenas e médias cidades.

02. A urbanização brasileira, fruto de um capitalismo dependente, é a matriz geradora dos conflitos urbanos presentes na maioria das cidades brasileiras.

03. A rede urbana brasileira está totalmente articulada em toda a extensão do território nacional.

04. A hipertrofia do setor terciário no Brasil, apresentando grande número de trabalhadores autônomos e enorme volume de pequenas empresas, diferencia a urbanização brasileira daquela ocorrida nos países desenvolvidos.


Gab: CCCEC



 Questão 538) 

   

A dinâmica da sociedade dita as normas do processo de formação do espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre a urbanização brasileira, julgue os itens.

00. A fase inicial da urbanização abrandou os desequilíbrios regionais da fase colonial, face ao crescimento de áreas urbanas no leste brasileiro.

01. A aceleração do processo de urbanização ocorreu, principalmente, a partir de 1949, sob o governo de Getúlio Vargas, com a intensificação da industrialização no Brasil.

02. O aumento do número de cidades e sua conseqüente concentração de população expressam quantitativamente o fenômeno da urbanização.

03. Em razão da elevada quantidade de atividades que estas cidades concentram, Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas as únicas metrópoles de características nacionais.

04. As redes urbanas configuram-se como um conjunto articulado de cidades de tamanhos diferentes e diretamente proporcionais à quantidade de atividades que concentram.


Gab: EEECC



 Questão 539) 

   

Sobre a urbanização brasileira, julgue os seguintes itens:

00. a rede de relações hierarquizada, que vai das metrópoles até as cidades locais, apresenta-se totalmente articulada em todo o território nacional.

01. Uma das formas de subordinação do campo à cidade é a utilização, cada vez mais intensa, de insumos oriundos do meio urbano, de crédito bancário e de máquinas agrícolas essenciais ao processo de desenvolvimento da agricultura.

02. Nas grandes áreas metropolitanas do país, a especulação imobiliária expulsa a população das áreas centrais para a periferia, deixando vazios esses terrenos, para valorização do capital.

03. Brasília e Goiânia são exemplos de cidades criadas pelo processo urbano-industrial e planejadas pelo Estado.

04. As cidades brasileiras foram produzidas pelo processo de industrialização, e as modificações na organização do espaço são o resultado da intensificação da atividade produtiva.

05. Os principais problemas urbanos no país são moradia, infra-estrutura e violência, porque a lógica que impulsiona o ordenamento interno das cidades é a viabilização dos fluxos de produção e não a satisfação dos anseios individuais.


Gab: ECEEEC


cidade é a utilização, cada vez mais intensa, de insumos oriundos do meio urbano, de crédito bancário e de máquinas agrícolas essenciais ao processo de desenvolvimento da agricultura.

02. Nas grandes áreas metropolitanas do país, a especulação imobiliária expulsa a população das áreas centrais para a periferia, deixando vazios esses terrenos, para valorização do capital.

03. Brasília e Goiânia são exemplos de cidades criadas pelo processo urbano-industrial e planejadas pelo Estado.

04. As cidades brasileiras foram produzidas pelo processo de industrialização, e as modificações na organização do espaço são o resultado da intensificação da atividade produtiva.

05. Os principais problemas urbanos no país são moradia, infra-estrutura e violência, porque a lógica que impulsiona o ordenamento interno das cidades é a viabilização dos fluxos de produção e não a satisfação dos anseios individuais.


Gab: ECEEEC


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis