quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 14

 Questão 199) 

   

A análise da agricultura e da indústria brasileira, permite identificar processos comuns a essas atividades.

Todas as alternativas que seguem apresentam fatores que vêm interferindo nas últimas décadas, tanto na agricultura quanto na indústria brasileira, exceto:

a) Aumento da produtividade pela incorporação de tecnologias importadas, responsáveis pela geração de lucros e de postos de trabalho fora das fronteiras nacionais;

b) Dispensa de percentuais variáveis da mão-de-obra anteriormente ocupada nessas atividades, provocada pela redução do trabalho empregado por quantidade produzida;

c) Redistribuição dessas atividades pelo território brasileiro, em um processo de expansão que reduziu a diferença existente entre o espaço nacional e o espaço economicamente ocupado;

d) Participação crescente dessas atividades na geração da renda nacional, embora, no que diz respeito à composição da pauta de exportação, elas sejam menos importantes que outros setores da economia;

e) A mecanização agrícola está relacionada ao crescente processo industrial brasileiro.


Gab: D


Questão 200) 

   

Vários obstáculos se colocam para que o Brasil conquiste a sua plena inserção na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica. Entre eles, destacam-se:


I. A pequena canalização de recursos financeiros para a educação e as pesquisas científicas, em virtude da exigência de pagamento de dívidas interna e externa.

II. O mau uso do dinheiro público, aliado à corrupção administrativa e ao superfaturamento de obras, que tem se intensificado, desde a década de 1950 do século passado.

III. A reconcentração do poder econômico e financeiro, aumentando o nível de concorrência entre empresas e conduzindo à dissolvição dos monopólios e oligopólios existentes no país.


É correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III.

d) I e III, apenas.

e) I, apenas.


Gab: A


Questão 201) 

   

No Brasil, tem crescido, desde o final da década de 1990, a participação dos produtos industrializados nas exportações. Sobre o setor industrial brasileiro são feitas as afirmações a seguir.


I. Com o rápido processo de descentralização industrial, o Sudeste abriga menos de 50% dos estabelecimentos industriais do País.

II. Tem-se observado o crescimento da produtividade em vários setores industriais.

III. As unidades de produção têm se espalhado pelo espaço nacional, sendo acompanhadas pelos setores de gestão que têm abandonado as grandes metrópoles.

IV. A criação do Mercosul atraiu investimentos industriais para as regiões Sul e Centro-Oeste.


Está correto SOMENTE o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


Gab: E


Questão 202) 

   

A reestruturação produtiva no Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, ocorre juntamente com uma nova lógica de localização industrial. Analise as afirmações seguintes.


I. Nessa dinâmica, ocorre a extensão da região industrial de São Paulo para um raio aproximado de 150 quilômetros e, com essa ampliação da área metropolitana, São Paulo passa a ser designada de cidade-região.

II. Com a forte migração da indústria para o interior paulista, ocorre a desindustrialização da cidade de São Paulo. 

III. Aumenta ainda mais o status da metrópole de São Paulo, pois esta passa a comandar os fluxos materiais e imateriais por intermédio de redes informacionais.

IV. Com a migração da indústria, a metrópole de São Paulo passa a concorrer com as novas regiões paulistas mais dinâmicas e perde, conseqüentemente, seu status.

V. Juntamente com a indústria, migra, também, a gerência das grandes empresas, seguindo o mesmo fluxo da nova dinâmica locacional.


Estão corretas as afirmações

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e V.

e) IV e V


Gab: B


Questão 203) 

   

No Brasil, o papel do Estado foi sempre decisivo no apoio ao modelo de desenvolvimento econômico vigente em cada fase da história do país. A prova mais material do apoio estatal à economia é representada pelas políticas territoriais implementadas.

Aponte as políticas e as infra-estruturas territoriais identificáveis nos períodos:

a) agrário exportador;

b) urbano-industrial.


Gab:

a) Agrário-exportador: política cambial e fiscal de apoio à produção e exportação de café e desenvolvimento da infra-estrutura de escoamento (porto-ferroviária).

b) Urbano-industrial: investimento em infra-estrutura (transporte, energia e telecomunicações) no setor de bens de produção (siderurgia e petroquímica) e em políticas fiscais e cambiais atrativas ao capital internacional.


Questão 204) 

   

No Brasil, temos um grande marco histórico no processo de industrialização no que tange a internacionalização do capital. Como impulsionador dessa nova fase da industria brasileira, tivemos o Plano de Metas, consubstanciado no governo de Juscelino Kubitschek. O Estado e o capital privado (nacional e estrangeiro) foram as forças que, unidas, conseguiram acelerar esse processo de industrialização sob novos moldes.

a) Qual a década que marca esse aprofundamento da divisão social do trabalho no Brasil e qual era o slogan utilizado por aquele governo com o intuito de estimular o aumento da produção industrial?

b) Aponte quais foram as estratégias e ações para colocar em prática esse slogan:

• por parte do Estado;

• por parte do capital estrangeiro.


Gab:

a) Década de 1950 e o slogan: "50 anos em 5".

b) Por parte do Estado: a intensificação dos investimentos em infra-estrutura (transporte e energia) e na indústria de bens de produção, e políticas de incentivo fiscal e cambial.  Por parte do capital estrangeiro: investimento direto no setor produtivo de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens de consumo duráveis (com destaque para a indústria automobilística).


Questão 205) 

   

Leia o quadro abaixo, que apresenta a nova dinâmica do setor industrial no estado de São Paulo.


Percentual da produção do estado de São Paulo

(Fonte: LENCIONI, Sandra. Novos Rumos e Tendências da urbanização e a

industrialização no estado de São Paulo. In: LIMONAD, Ester; HAESBAERT,

Rogério; MOREIRA, Ruy. (Org.) Brasil Século XXI: Por uma nova regionalização?

Rio de Janeiro: Max Limonad, 2004. Adaptado.)


De acordo com o quadro e com as informações necessárias a sua leitura, faça o que se pede:

a) Aponte duas desvantagens para a instalação de novas indústrias na Região Metropolitana de São Paulo.

b) Explique duas razões do deslocamento das indústrias para o interior de São Paulo a partir da década de 70.


Gab:

a) Alto custo de produção; organização sindical; alto nível de poluição (legislação ambiental rigorosa); violência e outros.

b) Facilidade no escoamento das mercadorias através das vias de circulação; baixo custo de produção (mão-de-obra barata e desorganizada sindicalmente), incentivos fiscais e outros.


Questão 206) 

   

O desenvolvimento e a distribuição das indústrias no território brasileiro se apresentam desiguais. Em algumas regiões a industrialização atingiu níveis tecnológicos invejáveis e, em outras, a precariedade é fator constante. Neste contexto, é correto afirmar:

a) A força das deseconomias de aglomerações, nas regiões industriais tradicionais, diminui os custos de terrenos, dos imóveis e dos impostos. 

b) As decisões locacionais mais significativas conduzem à implantação de novas unidades produtivas na Amazônia, o que reforça a homogeneidade macrorregional da industrialização.

c) Nas regiões Sul e Nordeste formaram-se áreas industriais periféricas, distintas das zonas centrais, já na Amazônia e no Centro-Oeste as indústrias estabeleceram-se como enclaves isolados.

d) A maior parte dos investimentos industriais nas novas localizações do Nordeste é controlada por empresas nacionais sediadas na região Sul do país.

e) O Estado de São Paulo, o núcleo industrial com maior dinamicidade do Centro-Sul, está em declínio industrial, já que os investimentos em indústrias de alta tecnologia estão sendo direcionados para o Norte e Nordeste brasileiro.


Gab: C


Questão 207) 

   

Nos últimos anos, tem-se constatado, no Brasil, um processo de desconcentração industrial por regiões, uma vez que, em 1970, 70% das 5 mil maiores empresas do País estavam concentradas na região Sudeste. Já no ano 2000, esse percentual diminuiu para 55%, tendo em vista o deslocamento das indústrias para outras regiões brasileiras, especialmente Nordeste e Sul.

Identifique e explique dois fatores que proporcionam a ocorrência desse processo.


Gab: 

a) Políticas de incentivos fiscais implementadas tanto pelo Estado como pelos municípios, que passaram a atrair empreendimentos empresariais; 

b) Disponibilidade de mão-de-obra barata nas áreas periféricas – constitui-se em um dos elementos incentivadores do deslocamento industrial, por possibilitar maiores lucros para as empresas; 

c) Vantagens locacionais – a presença de uma boa infra-estrutura de transportes e comunicações, facilitando o fluxo tanto de mercadorias como de pessoas, se constitui num fator para o deslocamento das empresas; 

d) O aumento do custo de produção no sudeste, tendo em vista os altos preços do solo, de mão-de-obra, dos aluguéis, têm sido um fator significativo no deslocamento de indústria para outras regiões em que o custo de produção torna-se mais barato, possibilitando à empresa maiores lucros; 

e) Decisão empresarial visando aumento de escala e melhor forma de escoamento de produção; 

f) As Políticas públicas têm viabilizado e possibilitado a criação de infra-estrutura, possibilitando o deslocamento de indústrias do sudeste para outras regiões, com a implantação dos distritos industriais nas cidades de grande e médio porte; 

g) Modernização da agricultura tem atraído empresas especializadas na produção de implementos agrícolas; 

h) Incentivo dos governos municipais na fixação de certos empreendimentos com doações de terrenos para construção da estrutura física da empresa; 

i) Controle a distância em função do desenvolvimento de tecnologias; 

j) Fragilidade na organização sindical, facilitando as relações trabalhistas das empresas; 

k) Inoperância e pouco cumprimento da legislação ambiental vigente; 

l) Proximidade das fontes de matérias-primas; 

m) Proximidade de mercado consumidor. 


Questão 208) 

    

Em relação à recente desconcentração espacial da industria brasileira e suas diferenciações tecnológicas, podemos afirmar:


I. Essa desconcentração industrial também foi intra-regional, pois muitas indústrias, concentradas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, deslocaram-se para outros centros regionais como Campinas (SP) e Resende (RJ).

II. Os estados da Região Sul só passaram a receber um maior volume de indústrias neste início de século, devido à criação do Mercosul, que atraiu muitas empresas interessadas no seu amplo mercado. 

III. No nordeste brasileiro a forte intervenção estatal, os baixos salários e os incentivos fiscais foram fundamentais para a vinda de novas indústrias, principalmente para as regiões metropolitanas de Salvador (BA), Recife (PE) e São Luiz (MA), contribuindo para o acelerado crescimento urbano dessas metrópoles.

IV. No Centro-Oeste, a recente industrialização é verificada em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), onde a presença da agroindústria é muito forte, com as indústrias químicas, alimentícias e de laticínios.

V. Na Região Norte, também sob forte intervenção estatal, vem se desenvolvendo uma industrialização ligada aos setores eletroeletrônicos na Zona Franca de Manaus (AM), e à industria extrativa mineral (minerometalúrgica) e florestal (madeireira) no Estado do Pará.


São corretas somente as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I e V.

c) II, III e IV.

d) IV e V.

e) I, II, III, e V.


Gab: B


Questão 209) 

    

A indústria brasileira integrou-se à economia globalizada constituindose internamente por fatores considerados positivos e negativos. Assinale a alternativa em que, no que diz respeito aos elementos constitutivos de uma economia globalizada, possam ser considerados um fator positivo e um negativo, respectivamente.

a) Valorização cambial - ausência de incentivos governamentais.

b) Custo de mão-de-obra - custo de equipamentos importados.

c) Crescimento do mercado interno - carga de impostos.

d) Carga de impostos - custo de mão-de-obra.

e) Taxa atual de inflação - taxas de juros internacional.


Gab: C


Questão 210) 

   

A descentralização industrial verificada nos últimos anos no Brasil gerou novos pólos automobilísticos no país, como em:

a) Ribeirão Preto, SP, graças à presença de universidades que realizam pesquisas tecnológicas.

b) Catalão, GO, devido à presença de indústrias metalúrgicas e à isenção fiscal aos investidores.

c) Crato, CE, com o objetivo de exportar ao mercado europeu, aproveitando a liberação de impostos.

d) Vitória, ES, o que facilitou o transporte dos veículos pelo oceano, uma vez que seu porto foi modernizado.

e) Belém, PA, transformando a cidade em uma zona de produção para exportação no Brasil.


Gab: B


Questão 211) 

   

Após 1970, o governo federal implantou medidas voltadas para a desconcentração espacial da indústria. É resultado desta política o Pólo Industrial de Camaçari, que abriga empresas petroquímicas, químicas, automotivas, de celulose, de metalurgia do cobre e têxtil. Esse Pólo Industrial instalou-se:

a) no Rio de Janeiro

b) em Minas Gerais

c) na Bahia

d) no Ceará

e) em São Bernardo do Campo


Gab: C


Questão 212) 

   

A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações abaixo.



I. Apesar de continuar liderando o setor industrial, o Sudeste tem perdido inúmeros estabelecimentos, que buscam novas áreas.

II. Um dos fatores que explicam a migração de indústrias para outras regiões brasileiras é a chamada “guerra fiscal” entre os estados.

III. A migração das indústrias para outros centros está relacionada à busca de locais que apresentem sindicatos de trabalhadores bem organizados.

IV. O crescimento industrial das regiões Sul e Centro-Oeste pode ser explicado, em parte, pela proximidade com os nossos parceiros do Mercosul.

V. As indústrias que migram da região Sudeste têm procurado melhores suprimentos de energia e redes de transporte mais eficientes em outras regiões.


A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que estão corretas somente as afirmações:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.


Gab:  B


Questão 213) 

  

A General Motors classifica o complexo industrial de Gravataí (RS) como o mais moderno e eficiente do grupo em todo o mundo. Com todas as inovações tecnológicas, a produtividade da nova fábrica deve ser uma das mais altas. Até os líderes sindicais americanos foram conferir de perto se o novo conceito de produção pode provocar desemprego. De fato, o número de postos de trabalho é reduzido na fábrica, mas cresce na cadeia de fornecedores.

(Adaptado de Exame, 14/06/2000)


Nas últimas décadas do século XX, ocorreram mudanças na estrutura produtiva, inclusive no setor secundário.

Tais transformações, consideradas por muitos autores como a 3ª Revolução Industrial, produziram impactos na dinâmica do mercado de trabalho e, conseqüentemente, do movimento sindical.

A correta associação entre as transformações na estrutura produtiva e na organização sindical, no período referido, está descrita em:


a) automação – redução no número de sindicatos patronais

b) flexibilização – desaparecimento dos interesses por categoria

c) terceirização – enfraquecimento da articulação entre os trabalhadores

d) desindustrialização – precariedade de legitimação das centrais sindicais


Gab: C


Questão 214) 

  

Analise o mapa abaixo.


Sobre ele, são propostas as assertivas que seguem.


I. As áreas destacadas correspondem a grandes aglomerados humanos junto às capitais consideradas centros econômicos do país.

II. Em Santa Catarina, a área do Vale do rio Itajaí tem projeção nacional graças às indústrias de louças, de brinquedos e têxtil.

III. A área assinalada na chamada Serra Gaúcha contempla indústrias vinícolas e moveleiras, por exemplo.


Quais são corretas?

a) Apenas I

b) Apenas II

c) Apenas III

d) Apenas II e III

e) I, II e III


Gab: D


Questão 215) 

   

Observe o gráfico que apresenta a composição do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado do Ceará, no ano de 2000.


(Almanaque Abril. Fatos & números, 2004. p. 76)


Na composição do PIB cearense, o setor

a) 1 representa o setor de construção civil, de baixa produtividade.

b) 1 representa o setor industrial, ainda incipiente.

c) 2 representa o setor industrial, que continua crescendo.

d) 2 representa o setor de serviços, com alta produtividade.

e) 3 representa o setor agropecuário, o mais tradicional do Estado.


Gab: C


Questão 216) 

   

No início do século XX, o Brasil ainda ocupava papel destacado no cenário internacional como produtor de produtos primários. Nas últimas décadas, este papel modificou-se estando o Brasil, atualmente, situado entre os países industrializados. Nesse contexto, considere o mapa a seguir. 


MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia. Paisagem e Território. São Paulo: Moderna, 2004, p. 177.


A partir dessas informações e de conhecimentos geográficos, localize espacialmente e explique dois problemas, sendo um econômico e um socioambiental, que contribuíram para a atual distribuição regional da indústria brasileira.


Gab:


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis