quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios com Gabarito América do Sul 2

 Questão 11) 

  

A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/entenda-os-
protestos-na-venezuela.html, acesso em 24/03/2014.


Sobre a tensão na Venezuela, é correto afirmar:


a)    O presidente Maduro não foi eleito pelo voto popular, tendo assumido interinamente o poder após a morte de Hugo Chávez e se mantido no cargo de forma autoritária.

b)    A crise venezuelana, fonte das tensões mencionadas, tem sua origem no esgotamento das reservas de petróleo que sustentaram a economia venezuelana durante décadas.

c)    Entre as principais motivações dos manifestantes que participaram dos protestos, figuram a insegurança social, as altas taxas de inflação e a escassez de produtos básicos.

d)    Apesar dos protestos, o presidente Maduro recusou a oferta da União de Nações Sul- Americanas (Unasul) no sentido de mediar o diálogo com diferentes setores da sociedade nacional.

e)    Desde o início dos protestos, o governo do presidente Maduro proibiu a circulação de todos os jornais impressos controlados pela oposição, numa clara violação à Carta Democrática Interamericana.


Gab: C


Questão 12) 

  

O processo de colonização da América, realizado no século XVI, apresentou diferenças significativas em sua organização, de acordo com a metrópole que controlava as diversas regiões do continente.


Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um aspecto característico da colonização espanhola e outro típico da colonização portuguesa nesse período.


a)    Escravidão negra e investimento na extração de metais preciosos.

b)    Pequena propriedade rural e forte presença da Igreja Católica.

c)    Sistema de plantation e utilização de trabalhadores assalariados.

d)    Tolerância religiosa e organização da produção para consumo interno.

e)    Utilização de mão de obra indígena e organização em capitanias.


Gab: E


Questão 13) 

  

O Tratado de Madri (1750) pretendeu atender à disputa de territórios entre Portugal e Espanha, representando também uma estratégia para melhor administrar os domínios ibéricos na chamada região das Missões. A tentativa de impô-lo gerou uma guerra que, ao seu final, terminou por definir o controle sobre as colônias que ocupavam a região dos Pampas. Esse tratado


a)    determinou a troca entre os sete povos das missões, no Uruguai, e a colônia de Sacramento, no Brasil.

b)    redefiniu as fronteiras territoriais na América do Sul, com base no uti possidetis.

c)    permitiu aos jesuítas exercer um domínio que se estendeu por toda a região do Prata.

d)    garantiu a consolidação da chamada “República dos Guaranis”, sob influência da Igreja Católica.

e)    possibilitou a anexação da região das Missões ao território argentino e do Chaco ao Uruguai.


Gab: B


Questão 14) 

  

A colonização da América pelos europeus, na época moderna, assumiu distintas configurações. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).


01.    Em países como Estados Unidos, Austrália e Angola, a colonização foi caracterizada pelo desenvolvimento de lavouras modernas, com a utilização intensa de tecnologia.

02.    Em algumas regiões da colonização inglesa da América do Norte, predominaram a grande propriedade agrícola e o trabalho escravo; em outras, prevaleceram a pequena propriedade e o trabalho familiar com uma produção diversificada.

04.    Em regiões onde as condições ambientais impossibilitavam as atividades agrícolas, foram desenvolvidas atividades manufatureiras, como, por exemplo, nas Antilhas.

08.    Na colonização francesa do Canadá, foi adotado o sistema de Capitanias hereditárias. Inspirada no modelo português, a França concedia grandes propriedades à Alta Nobreza.

16.    Na colonização do litoral nordestino brasileiro, predominou a produção mercantil voltada – principalmente, mas não exclusivamente – para o mercado externo.


Gab: 18


Questão 15) 

  

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça-feira (04/09) a assinatura de um acordo inicial com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para o fim do conflito interno no país. A próxima etapa nas negociações acontecerá na primeira quinzena de outubro, em Oslo (Noruega).

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24116/colombia+anuncia+acordo+inicial +com+as+farc+para+fim+do+conflito+interno.shtml


Sobre esse tema, é correto afirmar:


a)    As FARC surgiram em meados da década de 1980 como um grupo de oposição ao regime totalitário imposto pelo governo da Frente Nacional.

b)    Desde o seu surgimento, as FARC atuam essencialmente nas grandes cidades, pois o povoamento disperso limita sua ação no restante do território colombiano.

c)    O diálogo entre o governo colombiano e as FARC teve início ainda durante o governo de Álvaro Uribe (2002-2010), quando este reconheceu os guerrilheiros como partes legítimas do conflito colombiano.

d)    No texto do acordo inicial mencionado no texto, o governo colombiano exime as FARC de qualquer envolvimento com o narcotráfico internacional.

e)    Apesar de duramente criticada por setores da oposição, a iniciativa de paz conta com o apoio de mais de 70% dos colombianos.


Gab: E


Questão 16) 

  

Em 22 de junho de 2012, o presidente Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.


Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:


a)    A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou enfaticamente a destituição, e suspendeu o Paraguai de seus quadros por tempo indeterminado.

b)    A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) optou pela suspensão temporária do Paraguai até abril de 2013, data das próximas eleições gerais.

c)    O Mercosul posicionou-se de forma neutra à destituição, considerando que não houve desrespeito à Constituição paraguaia.

d)    Após a deposição e a posse no novo presidente, Frederico Franco, o Senado paraguaio finalmente ratificou a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

e)    O afastamento de Fernando Lugo, que se posicionava contra a presença de latifundiários brasileiros em seu país, encerrou um período de crise diplomática entre o Brasil e o Paraguai.


Gab: B


Questão 17) 

  

Durante anos, Cristina e seu marido, Néstor Kirchner, que morreu em 2010, trabalharam para concentrar seu poder. Importantes empresas privadas, incluindo a maior companhia aérea e a maior companhia de petróleo, foram nacionalizadas, juntamente com fundos de pensão privados. Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), 80% da mídia reproduz hoje a linha governamental.”

The Washington Post. Apud: O Estado de S. Paulo, 05.11.2013.


O texto


a)    critica o atual governo argentino, acusando-o de limitar o espaço da oposição e de buscar o controle da imprensa.

b)    defende o programa de privatizações desenvolvido pelo Estado argentino e celebra as iniciativas, nesse sentido, do atual governo.

c)    critica os órgãos de imprensa argentinos, relembrando o apoio que deram ao regime militar e à repressão política.

d)    defende a importância do fortalecimento do Estado e destaca o forte desenvolvimento econômico argentino.

e)    celebra a estatização de empresas deficitárias pelo governo argentino e reconhece a popularidade das medidas tomadas.


Gab: A


Questão 18) 

  

Leia o texto abaixo


Fechamento do Espaço Aéreo

Na noite do dia 02/07/2013 França, Espanha, Portugal e Itália foram acusados pelo fechamento do espaço aéreo desses países ao avião presidencial que levava o presidente de um país sul-americano que estava em Moscou, para o respectivo país da América do Sul, mas que precisava fazer um pouso na Europa para abastecimento. A medida dos europeus foi tomada em função da suspeita de que o ex-agente da CIA e da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden estivesse sendo transportado clandestinamente.

O embaixador do país na ONU afirmou que "Essa atitude é autoritária e desrespeita qualquer tratado internacional. Até o momento, não nos deram justificativas". De acordo com o ministro das Relações Exteriores do país, o governo francês alegou um problema técnico com a aeronave para negar o pouso do avião presidencial, o que não teria fundamento.

"Alguém espalhou uma informação falsa segundo a qual Edward Snowden sairia de Moscou no avião presidencial. Por isso, Portugal nos negou a passagem em seu espaço aéreo e nós tivemos que encontrar um outro plano de voo. É uma atitude extremamente discriminatória contra nosso presidente, cuja vida foi colocada em risco. Felizmente, o avião pode aterrissar na Áustria. Agora, esperamos explicações ", declarou à agência RPI.

O Ministério das Relações Exteriores de Portugal afirmou que a decisão foi tomada por "considerações técnicas". A porta-voz governo francês, Najat Vallaud-Belkacem, por sua vez, afirmou que não são corretas as informações de que a França teria impedido o avião presidencial de cruzar seu espaço aéreo, mas não deu maiores explicações.

O governo austríaco chegou a vistoriar o avião em Viena. O presidente que estava a bordo teria dito, durante sua visita à Rússia, que poderia conceder asilo político ao ex-agente. Snowden, entretanto, permanece na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Fonte: adaptado de http://ultimainstancia.uol.com.br/
conteudo/noticias/64401/. Acesso em 28/10/13


O chefe de estado de qual país sul-americano se viu envolvido nesta questão Geopolítica?


a)    Hugo Chavez, Venezuela.

b)    José Mujica, Uruguai.

c)    Evo Morales, Bolívia.

d)    Rafael Correa,Equador.

e)    Horacio Cartes, Paraguai.


Gab: C


Questão 19) 

  


No mapa estão assinaladas importantes áreas de conflito envolvendo países da América do Sul.


Com base no mapa e em seus conhecimentos,


a)    identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra A;

b)    identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra B.


Gab

a)    Nas áreas identificadas com a letra A – fronteira Peru-Acre e fronteira Paraguai-Brasil – os conflitos são de natureza agrária, fundiária especificamente. Na primeira, o conflito envolve pecuaristas e agricultores e, na segunda, agricultores no Paraguai de origem brasileira – os brasiguaios.

b)    Nas áreas identificadas com a letra B – a primeira compreendendo o território boliviano e a outra a fronteira entre Brasil e Paraguai –, os conflitos são energéticos. Na Bolívia, envolve a nacionalização do gás natural e, na fronteira paraguaio-brasileira, a revisão do Tratado de Itaipu, qual seja, o acordo binacional sobre a segunda maior hidroelétrica mundial, revisão essa sobre os valores pagos pelo Brasil na compra da energia excedente do Paraguai.


Questão 20) 

  

Sobre a eleição presidencial argentina, marcada para 23/10/2011, é correto afirmar que:


a)    Cristina Kirchner liderou todas as pesquisas prévias, o que apontava, semanas antes da eleição, para sua vitória.

b)    Ricardo Alfonsin, filho do ex-presidente Raul Alfonsin, graças ao apoio da União Cívica Radical, aparecia muito próximo de Cristina Kirchner nas pesquisas de opinião.

c)    Elisa Carrió, candidata dos partidos de esquerda, aparecia com quase metade das intenções de voto nas pesquisas de opinião, parecendo ser a única capaz de derrotar o kirchnerismo.

d)    Hermes Binner, o candidato da Frente Ampla Progressista, obteve um crescimento surpreendente no último mês da campanha, quando ultrapassou os 40% nas pesquisas, ameaçando a vitória de Cristina Kirchner.

e)    Eduardo Duhalde foi o único candidato apoiado pelos peronistas.


Gab: A


Questão 21) 

  

AMÉRICA DO SUL – EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


 

www.iirsa.org, 2009. Acesso em junho de 2011.


Nos mapas, estão representados os Eixos de Integração e Desenvolvimento previstos pela Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), da qual o Brasil é um dos países membros, desde o ano 2000.


Com base nos mapas e em seus conhecimentos,


a)    identifique todos os Eixos de Integração com impacto direto sobre o mercado externo brasileiro, analisando, particularmente, o Eixo de Integração 9. Explique.

b)    identifique e analise dois possíveis impactos ambientais do Eixo de Integração 8.


Gab:

a)    Os Eixos de Integração que têm impacto direto sobre o mercado externo brasileiro são os representados pelos números 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10, pois todos indicam, com maior ou menor intensidade, um investimento na melhora da infraestrutura física do Brasil com algum de seus vizinhos, possibilitando a ampliação do nosso comércio externo.

No caso particular do Eixo 9, o impacto pode ser maior, pois ele conecta a principal região econômica do Brasil (Sul/Sudeste) com o Oceano Pacífico, passando pelas áreas mais dinâmicas das economias do Chile (Santiago-Valparaíso) e da Argentina (B. Aires-Mendoza).

Vale ressaltar que atualmente a China é o principal parceiro comercial do Brasil e que, qualquer trajeto que encurte essa distância, pode impactar diretamente o mercado externo brasileiro.

b)    Um dos possíveis impactos ambientais provocados pelo Eixo 8 é a alteração do regime de cheias de alguns rios que terão as calhas aprofundadas e os cursos corrigidos para atender à demanda do tráfego fluvial, que deve intensificar-se na região, destacando-se o impacto para o bioma pantanal. Além disso, a construção de sistemas de transportes (rodo ou ferroviários) que cruzem a Cordilheira dos Andes pode provocar uma intensificação da ocupação nesse eixo, gerando destruição da cobertura vegetal e alteração no equilíbrio ecológico na região.


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis