quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios com Gabarito América do Sul 5

 Questão 41) 

  

A FIFA cogitou a proibição de jogos de futebol envolvendo seleções nacionais em cidades situadas acima de 2500 m, pois certos atletas enfrentam problemas físicos decorrentes da altitude.


A alternativa que apresenta três capitais de países sul-americanos com altitudes médias superiores a 2500 m é:


a)    La Paz, Quito e Bogotá.

b)    Caracas, La Paz e Buenos Aires.

c)    Santiago, Assunção e Quito.

d)    Lima, Montevidéu e La Paz.

e)    Bogotá, Lima e Santiago.


Gab: A


Questão 42) 

  

Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar.


a)    Paraguai e Colômbia

b)    Equador e Peru

c)    Venezuela e Uruguai

d)    Bolívia e Paraguai

e)    Uruguai e Equador


Gab: D


Questão 43) 

  

Desde o fim dos governos militares, a América do Sul tem tido um dos mais baixos gastos militares no mundo. Mas o fim das crises econômicas que assolaram o subcontinente entre os anos 1997 e 2000 propiciou condições financeiras para a reemergência de projetos das Forças Armadas e o crescimento dos orçamentos militares para a segurança e defesa em diversos países da região. (Adaptado de Rafael Duarte Villa, “Corrida armamentista ou modernização de armamentos na América do Sul: estudo comparativo dos gastos militares”. Estudos e Cenários, dez. 2008, p. 48-49. Disponível em http://observatorio.iuperj.br e http://necon.iuperj.br. Acesso em 25/10/2010.)


a)    De quais assuntos se ocupa a agenda de segurança e defesa dos governos nacionais?

b)    Quais as principais motivações para a modernização das Forças Armadas por parte dos países sulamericanos?


Gab

a)    A agenda de segurança e defesa dos governos nacionais procura definir as prioridades de cada país nos campos estratégico e militar que garantam a segurança de suas fronteiras em casos de ataques estrangeiros, resguardando assim a soberania nacional. Diante das crescentes incertezas, provocadas pelo dinamismo no cenário das relações internacionais, tornou-se cada vez mais difícil interpretar as suas tendências políticas e os seus desdobramentos geopolíticos, o que tem levado muitas nações, de forma preventiva, a acelerar a modernização e/ou a ampliação de suas forças militares. Vale destacar ainda o papel das Forças Armadas na garantia das instituições e da ordem constituinte do Estado.

b)    O fim da Guerra Fria provocou uma reformulação das concepções estratégicas que afetou bastante a América do Sul e alterou o papel geopolítico e institucional das Forças Armadas. Se por um lado as relações comerciais foram intensificadas, o que pode dar a impressão de maior proximidade entre os países, por outro as tensões de fronteiras foram bastante aumentadas com o surgimento, na região, de governos que têm adotado medidas econômicas contra o capital estrangeiro (a exemplo da Bolívia e da Venezuela). As tensões de fronteiras também são ampliadas devido ao crescente combate ao tráfico de drogas; à tentativa de conter a entrada de imigrantes ilegais; à intensificação da fiscalização para evitar o contrabando de mercadorias; e à ampliação da ação dos exércitos nas fronteiras para conter a entrada de armas ilegais. Esse quadro de instabilidades e a falta de uma real interação regional têm levado vários governos sul-americanos a ampliar e modernizar as suas Forças Armadas, para se prevenir de um hipotético confronto com seus vizinhos.


Questão 44) 

   

Evo Morales foi eleito presidente da Bolívia, em dezembro de 2005, após uma intensa crise política em que dois presidentes renunciaram. O início do mandato de Morales foi assistido com certa preocupação pelo governo brasileiro, pois ao cumprir o discurso de campanha, o presidente boliviano

a)    nacionalizou empresas estrangeiras de exploração de gás e petróleo, como a brasileira Petrobras.

b)    reivindicou a autonomia do Acre e posterior anexação ao território boliviano.

c)    aprovou a lei que dá soberania aos departamentos bolivianos, envolvendo os limites do território brasileiro.

d)    apropriou-se de empresas siderúrgicas brasileiras para depois revendê-las ao governo venezuelano.

e)    aprovou uma nova Constituinte que rechaça a influência política e econômica do Brasil na América do Sul.


Gab: A


Questão 45) 

  

O processo de consolidação da fronteira oeste do Brasil ocorreu ao longo dos últimos três séculos, com momentos de conflito. Em relação a esse processo, analise as afirmativas.


I.    O Tratado de Petrópolis solucionou o conflito entre Brasil e Bolívia, que disputavam a posse da região do atual estado do Acre, rica em Hevea Brasiliensis.

II.    A Questão de Palmas foi resolvida por arbitragem dos Estados Unidos da América em favor do Brasil, garantindo a posse das áreas de fronteira dos estados do Paraná e de Santa Catarina com a Argentina.

III.    O Tratado de Madri garantiu às colônias espanholas na América uma extensa faixa de terras a Leste de seu território então pertencente a Portugal.

IV.    O princípio do Uti Possidetis foi usado tanto pela diplomacia lusitana quanto pela brasileira para resolver disputas fronteiriças em diferentes momentos de nossa história.


Estão corretas as afirmativas

a)    I, II e IV, apenas.

b)    II e III, apenas.

c)    II, III e IV, apenas.

d)    II e IV, apenas.

e)    I e III, apenas.


Gab: A


Questão 46) 

  

A vitória eleitoral do ex-bispo Fernando Armindo Lugo Méndez, em abril, quebrou a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado à frente do governo paraguaio. Com um discurso que privilegia a questão social, Fernando Lugo promete fazer profundas reformas naquele país. Analise as afirmativas sobre o Paraguai.

I.    Sua localização geográfica, confinado no centro do continente, como único país sul-americano sem saída para o mar, condicionou a evolução econômica do país.

II.    É um dos mais pobres países platinos com grandes desequilíbrios populacionais e de produção de riqueza, bem como com um secular histórico de corrupções e contrabandos.

III.    Fazendo contraponto à região do Chaco, possui maior densidade demográfica e desenvolvimento econômico na chamada Mesopotâmia paraguaia, região situada entre os rios Paraná e Paraguai.

IV.    Através do Tratado Internacional de Itaipu, firmado com o Brasil em 1975, se comprometeu a pagar a sua parte da construção da usina (o Brasil foi responsável pelo investimento total na obra), com a cessão permanente de energia ao parceiro. Fernando Lugo promete não alterar o contrato original.

V.    É marcado por expressiva presença de agricultores brasileiros imigrantes, os “brasiguaios”, que enfrentam muitas vezes a xenofobia dos paraguaios devido às diferenças culturais, à melhor tecnologia dos brasileiros, entre outras causas.


Estão corretas apenas

a)    I, IV e V.

b)    II, III e V.

c)    I, II e III.

d)    III, IV e V

e)    I, II e IV

f)    I.R.


Gab: B


Questão 47) 

  

Com base nas informações contidas no texto abaixo, identifique no mapa a seguir o país descrito.

“Nos últimos anos, esse país vem freqüentando com assiduidade as listas de países que “deram certo”. A magnitude do êxito econômico do país é por certo exagerado pela propaganda liberal, mas não há dúvida de que ele vem trilhando um bom caminho. Com crescimento médio anual de 5%, inflação sob controle e aumento sustentado do emprego, o país conseguiu reduzir de modo significativo a pobreza. No plano político a situação também é de estabilidade. Michelle Bachelet, após assumir a presidência, aumentou o apetite dos habitantes por mudanças que não vieram, após mais um ano de governo.”

(Adaptado do Editorial do jornal A Folha de São Paulo,

 edição de 2 de setembro de 2007)


a)    1

b)    2

c)    3

d)    4

e)    5


Gab: D


Questão 48) 

  

Leia as afirmações abaixo sobre a ascensão de Evo Morales à presidência da Bolívia em 2004:

I.    Ela representa uma vitória importante para os movimentos sociais bolivianos, pois é a primeira vez que um presidente, que tem como origem política um movimento social, é eleito.

II.    Morales foi eleito porque teve apoio financeiro de Cuba e Venezuela, além dos cartéis de traficantes de droga.

III.    A eleição de Evo Morales representa uma reação às políticas neoliberais implantadas na América Latina durante a década de 1990, que foram incapazes de diminuir a desigualdade social.

IV.    Como líder cocalero, sua eleição foi importante para demonstrar que o plantio de coca não está exclusivamente relacionado ao tráfico de drogas, mas que tem raízes profundas na cultura andina.


Assinale a alternativa que contém todas as informações corretas dadas acima:

a)    I e II.

b)    II, III e IV.

c)    I e IV.

d)    Nenhuma afirmação está correta.

e)    I, III e IV.


Gab: E


Questão 49) 

  

Observe o mapa e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T.B. Geografia. São Paulo: Ática, 2005. p. 291.  

Série Novo Ensino Médio. (adaptado)


01.    A Colômbia, identificada no mapa com o número 1, possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o  que  facilita  a  conexão  das  rotas  do  narcotráfico  com  os  países  europeus, africanos, asiáticos e da Oceania.

02.    Os países identificados com os números 2, 3 e 4 formam o conjunto regional denominado América Platina.

04.    Exceto o Brasil, todos os países da América do Sul foram colonizados por espanhóis. Até obterem a independência política, esses mesmos países foram fortemente marcados por colônias de povoamento.

08.    O Chile, identificado com o número 5, apresenta um dos melhores indicadores socioeco-nômicos da América do Sul.

16.    Os  países  identificados  com  os  números  6, 7, 8, 10  e  11 pertencem  a  dois  blocos econômicos:  Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e Mercado Comum do Livre Comércio do Caribe e Pacífico (Nafta).

32.    O Brasil tem suas terras mais concentradas na porção centro-oriental do continente sul-americano.


Gab: 41


Questão 50) 

  

Em 1942, o governo Vargas decretou o estado de guerra contra os países do Eixo. Uma das conseqüências dessa decisão, simbolizada pela propaganda do Guaraná Antarctica, está apontada em :


a)    aproximação com os EUA

b)    adoção do livre-cambismo

c)    negligência com a cultura nacional

d)    desnacionalização do setor industrial


Gab: A


Questão 51) 

  

A capa da revista ilustra mudanças políticas na tradicional relação entre os Estados latino-americanos, antes aliados na busca de maior autonomia.

Uma dessas mudanças pode ser exemplificada por:


a)    estatização dos recursos naturais da Bolívia

b)    implementação da política livre-cambista da Argentina

c)    ampliação do movimento de privatizações na economia da Venezuela

d)    incorporação do socialismo cubano ao projeto nacionalista da Colômbia


Gab: A


Questão 52) 

  

A Colômbia é um dos países latino-americanos mais marcados pela ocorrência de conflitos internacionais como guerras civis, golpes de Estado e outros. Estima-se que cerca de 200 mil colombianos tenham sido mortos nesses conflitos entre 1896 e 1960.


Sobre a atual situação geopolítica da Colômbia, assinale a alternativa CORRETA.


a)    O Estado colombiano é liderado pelo grupo de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC.

b)    O Plano Colômbia, financiado pelos Estados Unidos, enfraqueceu o narcotráfico praticado pela FARC e libertou os reféns dessa guerrilha.

c)    O atual governo colombiano, como na maioria dos países da América Latina, tem uma tendência ao socialismo, o que aproximou o Estado dos ideais dos guerrilheiros.

d)    Os paramilitares, diferentemente dos guerrilheiros de esquerda, apresentam uma posição de radicais de direita e cometem crimes com a desculpa de proteger a população contra as guerrilhas.


Gab: D


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis