quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 7

 Questão 78) 

  

O Brasil adotou, ao longo do período de 1930 a 1980, uma série de políticas territoriais, que objetivaram unir as diferentes áreas produtivas que formavam a economia brasileira em um território interligado e articulado por redes técnicas.

Com base nessa afirmação, analise os itens seguintes.

I.    Construção da rodovia Belém-Brasília, no período 1956/1961, e abertura da transamazônica, na década de 1970.

II.    Organização do setor energético, a partir dos anos 1960, com a Eletrobrás.

III.    Implantação de hidrovias interligando as principais bacias hidrográficas das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

IV.    Organização da tecnologia digital, no início da década de 1970.

V.    Utilização de satélites para adequar os serviços de telecomunicações, no início da década de 1970.


De acordo com a afirmação, as redes técnicas são as indicadas em

a)    I, II e V.

b)    I, III e IV.

c)    I, III e V.

d)    II, III e IV.

e)    II, III e V.


Gab: A


Questão 79) 

  

A respeito da crise aérea e da crise do transporte coletivo urbano no Brasil, marque a alternativa INCORRETA.

a)    Há uma relação direta entre a crise aérea e a do transporte coletivo urbano, principalmente no que se refere à clientela atendida, uma vez que ela pertence à mesma classe social.

b)    A crise do transporte coletivo urbano, principalmente nas grandes cidades, pode ser considerada mais grave do que a crise aérea, pois atinge uma parcela maior da população brasileira.

c)    A crise do transporte coletivo urbano está relacionada à falta de investimento no setor, aos preços das tarifas e à qualidade dos serviços oferecidos.

d)    Os constantes atrasos nos aeroportos e os acidentes aéreos ocorridos recentemente demonstram a fragilidade do setor aéreo brasileiro, o que demanda reformas urgentes nesse setor.


Gab: A


Questão 80) 

  

Uma nova dinâmica de transportes no território brasileiro, com a integração de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, vem possibilitando a expansão do cultivo de soja em direção à Amazônia Legal. Essa dinâmica contribui para a presença, nessa região, de empresas multinacionais que industrializam e comercializam grãos.


Indique dois corredores de transportes que viabilizam a expansão do cultivo de soja e dois aspectos dessas redes de circulação de mercadorias que oneram as exportações do setor.


Gab

Dois dentre os corredores: 

    BR 163 e BR-364 e ferrovia Ferronorte

    BR 364 e hidrovia dos rios Madeira e Amazonas

    BR 174, que liga Roraima a Manaus e a Itacoatiara

    BR-163 e suas conexões para os portos de Paranaguá e Santos

    Estradas para escoar a produção do leste do Pará (região de Paragominas) pelo porto de Belém

    E. F. Carajás, que escoa a produção do sudeste do Pará e sul do Maranhão através do porto de Itaqui

    hidrovias dos rios Paranaíba, Paraná e Tietê, ferrovia Ferroban e principais rodovias estaduais paulistas

 Dois dentre os aspectos: 

    estradas mal conservadas

    subaproveitamento das hidrovias

    falta de manutenção e de dragagem dos portos

    carência de ferrovias para transportar a produção

    diferença de bitolas entre as ferrovias existentes

    alto custo dos pedágios nas rodovias privatizadas


Questão 81) 

  

Sobre a geografia dos meios de transporte no Brasil é possível afirmar, corretamente, que:

a)    É indiscutível a integração nacional plena com os diversos meios de transporte distribuídos de forma igualitária e homogênea.

b)    Apesar das vantagens de outros meios de transporte no território nacional, o transporte rodoviário ainda é o mais utilizado no deslocamento de pessoas e de cargas, por ser menos dispendioso que o aéreo e o ferroviário.

c)    O transporte ferroviário, no Brasil, alcançou seu esplendor no século XIX, deslocando minerais e produtos agrícolas, através de uma densa rede nacional de estradas de ferro, atualmente, abandonada.

d)    No Brasil, o transporte aéreo encontra condições que lhe são particularmente favoráveis, principalmente, em razão da dimensão do território nacional e da estrutura do seu povoamento, responsáveis por criar uma demanda de deslocamentos para os quais o avião é bem mais cômodo do que outros meios de transporte.


Gab: D


Questão 82) 

  

O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado no país para a movimentação de cargas, correspondendo a 60,5% do volume de carga transportada, em 2002. Entretanto, o transporte de carga ferroviário, utilizando a malha que consta no mapa a seguir, tem aumentado sua participação na movimentação de cargas no país, atingindo 20,8% em 2002. Sobre o transporte ferroviário brasileiro, é correto afirmar:


Malha ferroviária brasileira

Fonte: Ministério dos Transportes


01.    A malha ferroviária mais que dobrou sua extensão nos últimos 15 anos com a construção da Ferronorte, da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul.

02.    As empresas estatais dominam o transporte ferroviário tanto de passageiros quanto de carga.

04.    A modernização do setor ferroviário tem sido uma das principais preocupações do Governo federal para tornar essa modalidade de transporte mais competitiva na economia nacional.

08.    As principais cargas transportadas por ferrovia correspondem a produtos minerais, combustíveis e produtos agrícolas.

16.    O fluxo de passageiros transportados a média e a longa distância por ferrovias nas regiões Sul e Nordeste aumentou significativamente após a privatização das linhas nessas regiões.


Gab: 12


Questão 83) 

   

A circulação de pessoas e riquezas imprime mudanças profundas no espaço geográfico à medida que se transformam os sistemas de produção e consumo. Escreva com V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) para as proposições que tratam do perfil do sistema de transportes no Brasil.

(   )    O Brasil construiu a terceira maior malha rodoviária do mundo, inferior apenas aos Estados Unidos e à Índia. A expansão das rodovias ocorreu simultaneamente à industrialização e à urbanização, o que explica sua concentração junto aos centros urbanos.

(   )    O transporte ferroviário teve seu apogeu até a década de 1920 junto à cafeicultura; hoje se encontra em processo de desestabilização. As ferrovias não integram as regiões e não foram estruturadas para atender com rapidez e eficiência à nova realidade industrial do país. 

(   )    Os sistemas de transportes desempenharam papel fundamental no processo de crescimento econômico e na integração do território brasileiro.

(  )    Os corredores de exportação, dotados de toda infra-estrutura, envolvem o transporte, o armazenamento e a comercialização dos produtos, integrando as áreas de origem aos portos de exportação.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a)    VVVV

b)    VVFF

c)    FFVV

d)    FFFV

e)    VFVF


Gab: A


Questão 84) 

   

Observando-se a foto e levando-se em conta a idéia de “berço da cidade do Rio”, tanto a Baía de Guanabara, obra natural, quanto o Porto do Rio de Janeiro, objeto social, estão relacionados à expansão da metrópole carioca.


Fonte: Rio de Janeiro vista do céu, Fotografias de Sergio Zalis, 1905-2005.


Assinale a opção que focaliza e explicita o fator de tal expansão.

a)    Controle urbanístico, facilitando aterro de lagoas e desmonte de morros, sem interferência na Baía.

b)    Posição estratégica, permitindo intenso fluxo interno e externo de pessoas e de mercadorias.

c)    Potencial ecológico, preservando os contornos naturais e a diversificada vida aquática.

d)    Logística marítima, bloqueando qualquer ataque estrangeiro, para salvaguarda do centro da cidade.

e)    Infra-estrutura industrial, concentrando estaleiros, armazéns e refinarias de petróleo no porto carioca.


Gab: B


Questão 85) 

   

Considere o mapa apresentado.

(IBGE. Cadastro de Empresas. 2000)


Assinale a alternativa que interpreta corretamente as informações expressas.

a)    Os eixos rodoviários pouco interferiram como fatores locacionais das indústrias, já que as ferrovias sempre foram o principal meio de circulação no Estado desde o ciclo do café.

b)    A hidrovia do Tietê é um fator importante para a localização dos parques industriais, principalmente no escoamento da produção automobilística, visando às exportações do Mercosul.

c)    O sistema Anchieta-Imigrantes liga a metrópole de São Paulo à aglomeração industrial da Baixada Santista, passando pelo ABCD, a maior aglomeração industrial da América Latina.

d)    Na direção do Rio de Janeiro, o eixo da Via Dutra apresenta uma importante aglomeração no município de Guarulhos, interligando os pólos industriais de alta tecnologia no Vale do Ribeira Paulista.

e)    Entre as cidades de Osasco e Carapicuíba, na Grande São Paulo, estrutura-se um importante corredor industrial, atravessado pelo sistema rodoviário Bandeirantes-Anhangüera.


Gab: C


Questão 86) 

  

A navegação fluvial consome menos energia que o transporte rodoviário e ferroviário, além de ser mais barata e agredir menos o meio ambiente. A baixa participação do transporte fluvial na matriz de transporte brasileira está relacionada:

01.    ao baixo potencial hidráulico do país;

02.    ao aproveitamento do potencial hidráulico para a geração de energia;

04.    à localização dos rios navegáveis distantes das regiões de maior dinamismo econômico;

08.    ao sistema técnico para o transporte fluvial incompatível com as necessidades do país;

16.    ao predomínio do comércio exterior sobre o comércio interno.


Gab: 28


Questão 87) 

   

A hidrovia do rio Madeira (Corredor Oeste-Norte) opera de Itacoatiara a:

a)    Ariquemes

b)    Humaitá

c)    Rio Branco

d)    Porto Velho

e)    Madeira-Mamoré


Gab: D


Questão 88) 

  

Trem da Central

Empurra pra entrar dez mil

nesse trem da Central do Brasil

Eu já vou na porta pra saltar em Bangu

sei que vou ser chutado e pisado pra

chuchu

No outro dia não saltei onde moro

me chutaram do trem na estação de Deodoro

(...)

(César Cruz / Silvinha Drumond – 1959)



Avenida Brasil, tudo passa, quem não viu?

De lá pra cá, daqui pra lá eu vou (ah, como vou)

Com meu amor vou viajando nessa Avenida

pela faixa seletiva no sufoco dessa vida

tudo passa, quem não viu?

Uma confusão de coisas assim é a Avenida Brasil

Linha Vermelha vem cortando a Maré (...)

Do importado à carroça o contraste social

Nesse rio de asfalto o dinheiro fala alto

É a filosofia nacional (...)

(Jefinho / Dico da Viola / Jorge Gannen – 1994)



Tanto a marcha do carnaval de 1959 quanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1994 fazem referência às condições da circulação urbana na cidade do Rio de Janeiro. Uma característica associada aos meios de transporte preservada durante o tempo decorrido entre os dois momentos retratados e sua conseqüência urbana são:


a)    estatização do sistema de transporte – intensificação da ocupação da periferia

b)    longa duração dos movimentos pendulares – aceleração do processo de favelização

c)    prioridade para o transporte de massa – incentivo ao processo de segregação urbana

d)    custo elevado de tarifas – concentração espacial de comércio e serviços na Área Central


Gab: B

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