Questão 92)
Leio o texto abaixo.
Mergulhado em graves problemas econômicos, sem precedentes nos últimos 70 anos, o País viveu, nos anos 90, sua pior crise devido à queda do preço do petróleo e da banana, além dos danos causados por El Niño à infra-estrutura produtiva do litoral. Em setembro de 1998, o governo lança um pacote de ajustes com medidas impopulares - a população reage com violência à alta geral dos preços e aos cortes nos subsídios. De agosto de 1999 a agosto de 2000, a inflação acumulada foi de 104%, uma das mais altas da América latina. Numa tentativa de solucionar os problemas, em setembro de 2000, o governo toma uma atitude drástica substituindo a moeda nacional - que havia circulado durante 116 anos. Com esta atitude, o País passa a ter como moeda oficial o dólar norte-americano.
A qual país refere-se o texto acima?
a) Bolívia
b) Colômbia
c) Equador
d) Peru
e) Venezuela
Gab: C
Questão 93)
O Uruguai possui um território do tamanho do Estado do Paraná, com aproximadamente 180 mil km². O relevo é levemente ondulado, coberto por campos similares aos pampas argentinos e gaúchos, o que favorece a ocupação das terras pela pecuária bovina e ovina e pelo cultivo de cereais, como o arroz, o trigo e o milho. A taxa de urbanização é uma das maiores do mundo. Cerca de 90% da população vivem em cidades, estando quase a metade na capital, Montevidéu. Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) outra(s) característica(s) do Uruguai.:
01. Com a entrada do país no MERCOSUL, o setor de serviços e a indústria cresceram, proporcionando alternativas para a população no mercado de trabalho.
02. O país tem conseguido se tornar independente dos recursos energéticos, principalmente com a intensificação da exploração do petróleo no estuário do rio do Prata.
04. Apesar do baixo valor do PIB, os valores da renda per capita são elevados para os padrões sul–americanos, graças ao baixo incremento populacional.
08. Considerando ser um “estado tampão” entre a Argentina e o Brasil, principais potências econômicas da região, o Uruguai tem-se beneficiado com o desenvolvimento de atividades econômicas alternativas do tipo “paraíso fiscal”.
16. A pluralidade de partidos políticos e a existência de uma burguesia agrária permitiram que o país se tornasse, economicamente, o mais desenvolvido da América do Sul.
Gab: 13
Questão 94)
Atualmente, a Argentina possui uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, dos quais mais de 1 milhão são imigrantes.
Enfrentando grave crise econômica, o país começa a se preocupar com a concorrência pelo emprego. Os países assinalados no mapa com os números 1, 2 e 3 são, em ordem decrescente, os que mais fornecem imigrantes para a Argentina.
A ordem correta dos países é:
a) Bolívia, Paraguai e Peru.
b) Uruguai, Peru e Bolívia.
c) Peru, Bolívia e Paraguai.
d) Bolívia, Peru e Uruguai.
e) Paraguai, Bolívia e Peru.
Gab: A
Questão 95)
Considere o mapa, da Argentina, apresentado abaixo.
(Adaptado de Jean Pierre Paulet. La Géographie du
Monde. Paris: Nathan, 1996. p. 105)
As áreas em destaque representam a localização da produção de dois importantes itens no comércio entre o Brasil e a Argentina.
Assinale a alternativa que expressa corretamente a legenda do mapa.
I II
a) soja gás natural
b) cana-de-açúcar minério de ferro
c) arroz bauxita
d) pecuária de corte petróleo
e) suinocultura ouro
Gab: D
Questão 96)
Considere o mapa abaixo e o texto referente aos países sul-americanos.
Os países indicados no mapa apresentam características específicas que, quando comparadas às de outros países, remontam às diferenças que a América Latina concentra em sua trajetória sócio-econômica.
Quanto aos países indicados no mapa pelos números 1, 2 e 3, afirma-se:
I. O país 1 é a República da Venezuela, tendo como importante atividade econômica a produção de petróleo.
II. O país 2 pertence ao Mercosul, apresentando uma balança comercial diversa dos países 1 e 3, pois as exportações superam as importações.
III. O país 3 apresenta a maior dívida externa em relação aos países 1 e 2, possuindo também a maior população absoluta.
IV. Os países 1 e 2 falam a mesma língua e possuem unidades geológicas semelhantes, mas são banhados por diferentes oceanos.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:
a) I e II
b) I, II, III e IV
c) I e III
d) II e IV
e) III e IV
Gab: C
Questão 97)
O mapa abaixo apresenta a divisão política da América do Sul e a localização de Santa Catarina.
A alternativa que não corresponde ao que está destacado no mapa é:
a) O no 2 indica o Paraguai, país que participa com o Brasil do empreendimento de Itaipu, hidrelétrica construída no Rio Paraná.
b) O Brasil, atravessado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, possui um clima predominantemente tropical.
c) O estado de Santa Catarina é o único situado ao Sul do Trópico de Capricórnio, o que determina seu clima tropical.
d) O no 1 indica a Argentina, país integrante do bloco do Mercosul, cujo território faz fronteira com o Brasil.
e) O no 3 indica a Venezuela, banhada pelo Oceano Atlântico, que possui reservas petrolíferas e é membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Gab: C
Questão 98)
Observe o mapa, que destaca seis países localizados na porção ocidental do continente sul-americano.
Esses países possuem, como características comuns, a presença de:
a) cordilheira dos Andes; população com baixo a médio padrão de vida e crescimento vegetativo em declínio; predomínio de mestiços e indígenas.
b) grandes planícies litorâneas; população com alto padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de negros e mulatos.
c) elevados planaltos centrais; população com baixo padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de brancos de origem européia.
d) cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e alto crescimento vegetativo; predomínio de índios e brancos.
e) cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e elevado crescimento vegetativo; predomínio de brancos e negros.
Gab: A
Questão 99)
A respeito dos países capitalistas subdesenvolvidos industrializados na América Latina, julgue os seguintes itens:
00. A renda per capita da Venezuela (aproximadamente 3.000 dólares) é a mais elevada da América do Sul, devido à extração e exploração do petróleo na região do Lago de Maracaibo.
01. A parte central do Chile é a porção mais populosa e com maior concentração de atividades econômicas.
02. A queda do padrão de vida no Uruguai é explicada pelas crises da economia, a partir da década de 60, e pela forte militarização no país, que implantou uma ditadura no período de 1973 a 1985.
03. As intensas lutas camponesas no início do século, desencadeando a reforma agrária a partir de 1934, mudaram a economia e a vida política da Argentina, deixando marcas que permanecem até hoje.
04. A base industrial do Peru é pequena, destacando-se principalmente a extrativa (petroquímica e pesqueira).
Gab: CCCEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário