quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 6

 Questão 66) 

  

Analise a tabela.


Revista Veja: Especial 40 anos/2008. Disponível em www.geografiaparatodos.com.br.


Sobre os dados da tabela e as causas desses percentuais por região brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.


a) O maior percentual de crescimento, entre 1968 e 2008, foi o da região Centro-Oeste, devido à expansão do agronegócio.

b) A concentração de atividade industrial e de serviços faz com que a região Sudeste contribua com a maior parte para o PIB brasileiro.

c) A transformação na base econômica, em que o agronegócio perdeu espaço para a atividade secundária, fez com que o PIB da região Sul se mantivesse estático.

d) As áreas de ocupação econômica recentes apresentaram o maior crescimento do PIB, no período analisado, embora a participação no PIB nacional ainda seja pequena.


Gab: C


Questão 67) 

  

Nos seus anos de governo procurou retomar suas antigas linhas de política econômica nacionalista e intervencionista, agora voltada em especial para os setores da indústria de base, siderúrgica e petroquímica, energia, transportes, frigoríficos e técnicas agrícolas.

(Francisco Teixeira. Estudos de História do Brasil.)


O programa tinha 30 metas, sendo que a de maior visibilidade era a de número 27, que tratava da implantação da indústria automobilística. Na época, cerca de 300 mil carros importados circulavam no Brasil. O presidente queria produzir outros tantos para promover o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, aliviar o balanço de pagamentos.

(Revista História Viva, no 76, p. 24.


Assinale a alternativa que relaciona corretamente os dois textos:


a) O primeiro texto corresponde ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek, enquanto o segundo texto corresponde ao Plano Lafer, implementado na segunda presidência de Getúlio Vargas;

b) O primeiro texto corresponde ao Plano Lafer, implementado na segunda presidência de Getúlio Vargas, enquanto o segundo texto corresponde ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek;

c) Os dois textos devem ser relacionados ao Programa de Metas de Juscelino Kubitschek;

d) Os dois textos devem ser relacionados ao Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) praticado na presidência do Marechal Castelo Branco;

e) O primeiro texto deve ser relacionado ao Programa de Aceleração do Crescimento do presidente Lula, enquanto o segundo texto corresponde ao plano econômico implementado na presidência de Fernando Henrique.


Gab: B


Questão 68) 

  

Na realidade expressa na tabela abaixo, os setores nos quais encontramos participação de empresas nacionais e que se enquadram na situação apresentada são:



a) mineração (CVRD) e celulose (Aracruz).

b) automobilístico (GM) e químico (Ipiranga).

c) mineração (CVRD) e siderúrgico (CSN).

d) siderúrgico (USIMINAS) e celulose (Suzano).

e) siderúrgico (CSN) e automobilístico (Ford).


Gab: A


Questão 69) 

  

Observe o texto:


A indústria brasileira de máquinas e equipamentos faturou em 2009 R$ 6,26 bilhões, 20% menos que o montante registrado em 2008. No último mês do ano passado, o faturamento foi de R$ 6,3 bilhões, 0,6% superior a dezembro de 2008. Em relação a novembro de 2009, houve crescimento de 7,3%.

(Correio Brasiliense, 03/02/10)


A informação diz respeito ao setor:


a) bens de consumo.

b) bens de capital.

c) indústria de base leve.

d) terciário.

e) bens de consumo duráveis.


Gab: B


Questão 70) 

  

Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar


a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.

b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.

c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.

d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.

e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.


Gab: B


Questão 71) 

  

Analise o gráfico a seguir.




A partir do gráfico e com seus conhecimentos sobre o tema, julgue as afirmativas a seguir. 


I. No final do século XIX, São Paulo deixou sua condição de vila afastada dos principais centros econômicos do país, principalmente em razão de sua posição geográfica privilegiada, entre o porto de Santos e o interior da Província, onde se expandia o cultivo do café, e passou então a assumir importância crescente como entreposto comercial e ponto de entroncamento das rotas pelas quais era exportada a produção cafeeira. 

II. O fluxo imigratório (decorrente da atração de um volume expressivo de trabalhadores e da fixação de uma parcela significativa do fluxo de imigrantes europeus direcionado, inicialmente, para substituir a mão-de-obra escrava na lavoura cafeeira) terminava permanecendo na capital ou a ela retornava após algum tempo. Isto ocorreu nas duas primeiras décadas do século XX, o que manteve a cidade em elevado ritmo de crescimento demográfico 

III. A transformação de São Paulo em importante centro industrial deu-se progressivamente, mas já era plenamente visível na década de 1920 − as manifestações artísticas do grupo Modernista em 1922 refletem bem este fato. O processo de industrialização no Brasil, centrado em São Paulo, muito beneficiou-se de dois eventos históricos de grande importância: a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, respectivamente ocorridas de 1914 a 1918 e de 1939 a 1945, períodos em que a retração do comércio mundial gerou a necessidade de substituição de importações, favorecendo a produção local de bens de consumo.


Qual(is) está (ão) correta(s)? 


a) Apenas uma delas. 

b) Apenas a I e a II. 

c) Apenas a I e a III. 

d) Apenas a II e a III. 

e) Todas.


Gab: E


Questão 72) 

  


Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre a desconcentração industrial no Brasil, é correto afirmar:


a) As montadoras têm privilegiado a região metropolitana de São Paulo na aplicação de recursos e na abertura de novas fábricas.

b) A dispersão industrial, no Brasil, é um fato novo deste final de década.

c) O primeiro grande passo da desconcentração industrial brasileira foi o deslocamento das agroindústrias do Sudeste para o Nordeste, na década de 20 do século passado.

d) O Sudeste ainda concentra, aproximadamente, metade das indústrias brasileiras, porém as unidades estão mais espalhadas pelo país.

e) Os estados favorecidos pela “guerra fiscal” conseguem grandes vantagens, com a criação de empregos, polpudos impostos, além das novas infraestruturas doadas pelas empresas.


Gab: D


Questão 73) 

  

A expansão colonial do século XIX, com a imposição de relações de dependência, foi expressão dessa unificação do globo pelo modo de produção capitalista e constituiu o sistema internacional em sua forma atual: de alcance planetário e profundamente assimétrico. [...] os países que tomaram a dianteira nos processos de industrialização que gestaram o capitalismo moderno devastaram o planeta para alcançar a centralidade que hoje detém no sistema internacional. (FERNANDES, 2008, p. 19-20).


A partir dos conhecimentos sobre o processo de industrialização e seus efeitos no meio ambiente, identifique as afirmativas verdadeiras.


I. O Brasil, entre os países de industrialização clássica, é o que mais contribui para a poluição do meio ambiente, por ter optado pela implantação de indústrias de base.

II. O modo de produção capitalista é responsável pelo aquecimento global, por ter priorizado o uso de combustíveis fósseis.

III. O aquecimento global é uma questão universal, todavia ele será solucionado apenas quando países, como o Brasil e os países africanos, proibirem a ocupação e a exploração de suas florestas.

IV. Os países centrais utilizam a bandeira ambiental para dificultar o desenvolvimento dos países periféricos.

V. O uso de tecnologias ultrapassadas e o desperdício de matérias-primas explicam o fato de os paises de industrialização tardia terem se tornado os maiores poluidores do planeta.


A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a


01. I, II, IV e V

02. I, III e V

03. III e IV

04. II e IV

05. I e II


Gab: 04


Questão 74) 

  

Fábricas de brinquedos querem pólo no Nordeste

A forte concorrência dos chineses deve levar os maiores fabricantes nacionais de brinquedos a criar um pólo de produção no Nordeste.

A China já responde por 70% dos brinquedos vendidos no mundo e por 50% no mercado brasileiro.

Atualmente, 80% das fábricas brasileiras de brinquedos estão no estado de São Paulo. O pólo no Nordeste poderá significar a extinção de 18 mil dos 23 mil postos de trabalho existentes no mercado paulista.

Lino Rodrigues

Adaptado de O Globo, 02/04/2008


Indique dois fatores explicativos para a relocalização industrial relatada na reportagem e aponte duas conseqüências socioeconômicas desse processo para a região Nordeste.


Gab

Dois dos fatores:

• baixo custo da mão-de-obra do Nordeste

• incentivos fiscais concedidos pelos estados nordestinos

• menor nível de sindicalização dos operários do Nordeste

• dificuldade de concorrência com a produção chinesa, de custos muito reduzidos

• dificuldade de concorrência com países de mão-de-obra muito barata, devido ao baixo valor agregado do setor

Duas das conseqüências:

• redução da emigração

• aumento do PIB regional

• elevação das exportações

• aumento da migração de retorno

• aumento do mercado consumidor

• redução relativa do índice regional de desemprego


Questão 75) 

  

O Governo Vargas, no período do Estado Novo (1937-1945), é caracterizado por sua proximidade ideológica com regimes de força vigentes no mundo neste período, notadamente o nazi-fascismo. No Brasil, esta relação se expressou também a partir do uso da propaganda política de massa, divulgada sob controle direto do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em relação ao Governo Vargas no Estado Novo e a propaganda política por ele veiculada, assinale a afirmativa correta.


a) Importou da Alemanha nazista, em todas as suas proporções, o seu sistema de propaganda política e o implantou no Brasil com caráter totalitário, com vistas a conseguir legitimidade às iniciativas do governo.

b) Utilizou uma propaganda política inspirada no modelo nazista e a partir disto desenvolveu uma lógica de construção e divulgação da imagem do regime estadonovista, do seu chefe, que os identificasse com o sentimento nacional e com o povo.

c) Direcionou sua ação propagandística em favor do nacionalismo, da democracia e da liberdade política com vistas a conseguir maior legitimidade às suas políticas sociais, sobretudo a partir da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de políticas educacionais.

d) Fez uso da propaganda política contra os comunistas, embora não tivesse recebido apoio da Igreja Católica que, naquele momento, se aproximava da União Soviética para combater o nazi-fascismo.

e) Utilizou propaganda política feita por meio de rádio, cinema, TV e jornais e teve por objetivo contribuir para democratizar e desenvolver o Brasil.


Gab: B


Questão 76) 

  

Ao se lançar um olhar geográfico sobre o estado do Paraná, verifica-se que estão contidos em seu território espaços diferenciados que fazem ver que existem diversos “Paranás”. São espaços que se interconectam, que se completam ou que se opõem.

(FONTE: Modificado de Revista Paranaense de Desenvolvimento

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

 n. 82, 1994. Curitiba: IPARDES, 31–66.)


Sobre esse tema, é correto afirmar:


a) Os municípios da mesorregião sudoeste são os mais urbanizados do estado do Paraná, tendo em vista o êxodo de sua população rural para outros estados, como Rondônia, nesta última década.

b) Os municípios da região litorânea são considerados desenvolvidos, com IDH elevado, porque estão na área de influência do porto de Paranaguá.

c) Alguns espaços do Paraná, tal como o corredor da moda, que compreende os municípios de Cianorte, Maringá, Apucarana e Londrina, são hoje pólos industriais em franca ascensão, ocupando a mão-de-obra ociosa resultante das mudanças na agricultura paranaense.

d) Os municípios de maior renda per capita do estado do Paraná concentram-se na mesorregião sudeste, devido aos condicionantes físicos, como solo e clima.

e) Imigrantes oriundos de regiões muito pobres da Europa se instalaram em terras da porção nordeste do estado do Paraná e reproduziram a miséria de seus países de origem, determinando o atraso e impedindo o progresso dessa área.


Gab: C


Questão 77) 

  

Os extremos leste e oeste do estado do Rio de Janeiro apresentaram, no início do milênio, importante dinamismo demográfico.


Estado do Rio de Janeiro

Taxa de Crescimento Populacional Anual por Município (2000 - 2007)


Apresente um fator sócio-econômico que justifique a atração populacional para cada um dos grupos de municípios a seguir.


a) Macaé e Rio das Ostras.

b) Resende e Porto Real.


Gab

a) Macaé e Rio das Ostras se beneficiaram da expansão dos serviços de apoio à prospecção e exploração de petróleo na Bacia de Campos. A vinda de técnicos qualificados fomentou a expansão urbana, estimulando a construção civil e atraindo mão-de-obra para toda sorte de serviços urbanos.

b) O crescimento demográfico dos municípios de Resende e Porto Real se deve à instalação de indústrias montadoras de automóveis e caminhões na década de 1990, favorecendo as migrações para a região em busca de postos de trabalho.


Questão 78) 

  

A Embraer é uma das principais empresas exportadoras do Brasil. É também uma das maiores importadoras de bens e serviços da economia nacional. O exemplo da Embraer indica uma mudança em curso no comércio mundial, o que afetou o modelo de desenvolvimento dominante no Brasil após a Segunda Guerra mundial.

a) Apresente uma característica do modelo de substituição de importações vigente no Brasil até o final da década de 1970.

b) Explique por que as grandes empresas passaram a ter um peso significativo nas trocas internacionais.


Gab

a) O modelo de substituição de importações vigente até o final da década de 1970 no Brasil tinha como características: uma política de desenvolvimento econômico baseada no tripé: investimentos estatais, capital nacional e capital externo; a substituição de bens industriais importados pela produção nacional; o papel fundamental do Estado como financiador e avalista das atividades produtivas; o fortalecimento do mercado interno; a concentração espacial da produção. 

b) Porque a organização espacial da produção passou de uma lógica multinacional para uma lógica transnacional. A multinacional operava em mercados nacionais relativamente fechados, já as empresas transnacionais operam em escala global, dispersando as etapas de suas cadeias produtivas em diversos lugares do mundo. Com isso as trocas internacionais ocorrem de forma crescente no interior das cadeias produtivas das empresas globais. 


Questão 79) 

  

Pará e Minas Gerais são líderes do setor mínero-metalúrgico no país e respondem por 66% da produção. Os dois estados ocupam posição de destaque no cenário da produção mineral brasileira. Enquanto Minas Gerais é líder em produção de minério de ferro, o Pará é o maior em bauxita.

Para Minas Gerais, têm-se os seguintes dados sobre as exportações:


Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, 2008.


Considerando esses dados, assinale a afirmativa incorreta.


a) Tais posições de destaque são resultados de localização geográfica estratégica, grandes reservas minerais e logística favorável.

b) Minas Gerais é grande produtor de vários bens minerais, com destaque para o minério de ferro, ouro e ferronióbio.

c) O crescimento da produção mineral está relacionado com o bom ritmo da economia mundial, com demanda forte dos países asiáticos, da Alemanha e dos Estados Unidos.

d) A indústria extrativa mineral (mineração e metalurgia) de Minas Gerais não tem exportado sua produção em função da diminuição da demanda por minério de ferro em âmbito mundial.


Gab: D


Questão 80) 

  

O desenvolvimento industrial brasileiro, que teve início no final do século XIX, ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato: 


a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros. 

b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a conseqüente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região. 

c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais. 

d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o conseqüente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu. 

e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação. 


Gab: B


Questão 81) 

  

A região de Cubatão, no Estado de São Paulo, apresentava, na época de seu ritmo mais intenso de industrialização, ou seja de 1950 a 1960, todos os atrativos para a implantação de um pólo industrial, como por exemplo, os que são mencionados a seguir, exceto


a) clima subtropical úmido, que determina ausência de secas prolongadas. 

b) proximidade de centro consumidor. 

c) disponibilidade de mão-de-obra. 

d) proximidade de porto marítimo de grande porte. 

e) malha viária satisfatória. 


Gab: A


Questão 82) 

  

Sobre a industrialização do Brasil, assinale o que for correto.


01. Na região Sul, particularmente no Paraná e em Santa Catarina, a industrialização ocorreu financiada pelo capital deslocado para o Brasil pelas correntes migratórias estabelecidas no século XVII.

02. São Paulo centralizava o maior volume de indústrias até a última década, passando, a partir daí, a perder grandes empresas, atraídas para a China por dois motivos: a elevada carga tributária no Brasil e a política de estímulos fiscais adotada por aquele país.

04. O desenvolvimento do complexo cafeeiro exportador em São Paulo criou as condições necessárias para a industrialização do Sudeste, em especial da cidade de São Paulo, a partir de meados do século XIX.

08. O Nordeste transformou-se no maior pólo nacional de indústrias de confecções a partir dos anos 1990, em função da grande oferta de mão-de-obra barata, principalmente feminina.

16. Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o Brasil atingiu sua maturidade industrial ao atrair empresas estrangeiras e ao romper com a política de protecionismo do capital nacional implantada nos anos 1930 pelo presidente Getúlio Vargas.


Gab: 20


Questão 83) 

  

Fazendo um recorte histórico, pode-se criar uma periodização para a industrialização no Brasil, dividida em quatro fases. 

Relacione cada uma delas com suas características principais.


1. Primeira Fase – 1822 – 1930.

2. Segunda Fase – 1930 – 1956.

3. Terceira Fase – 1956 – 1989.

4. Quarta Fase – a partir de 1989.


I. Quebra da cultura cafeeira, investimentos direcionados para implantação das indústrias de base no Brasil.

II. Expansão do capitalismo em nível mundial, privatizações e avanços do neoliberalismo.

III. Abolição da escravatura, mão-de-obra imigrante, indústria incipiente e monocultura do café.

IV. Governo JK, indústrias de bens de consumo duráveis e entrada de empresas multinacionais no Brasil.


a) 1 IV, 2 II, 3 I, 4 III.

b) 1 II, 2 III, 3 IV, 4 I.

c) 1 I, 2 II, 3 III, 4 IV.

d) 1 IV, 2 III, 3 II, 4 I.

e) 1 III, 2 I, 3 IV, 4 II.


Gab: E


Questão 84) 

  

Observe:


(Instituto Geográfico e Cartográfico)


A figura mostra os principais eixos de interiorização das indústrias, que ocorreu a partir da década de 1960, no Estado de São Paulo. Os pontos 1, 2 e 3 simbolizam, respecti vamente, as cidades de


a) Ribeirão Preto, São José dos Campos e Itu.

b) Piracicaba, Taubaté e Jundiaí.

c) Jundiaí, Piracicaba e Limeira.

d) Sorocaba, Taubaté e Ribeirão Preto.

e) Campinas, São José dos Campos e Sorocaba.


Gab: E


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis