sexta-feira, 18 de março de 2022

Urbanização Exercícios 1

 Questão 01) 

  

“O processo de conquista do território que hoje corresponde ao sul do Brasil foi profundamente marcado por um complexo de combinações em que as condições naturais desempenharam um papel fundamental”.

Fonte: PEREIRA, Raquel M.F. do A. Santa Catarina no contexto
da formação sócio-espacial do Brasil Meridional: do
período colonial ao início do século XX, in: MAMIGONIAN,
Armen (org). Santa Catarina: estudos de geografia econômica
e social. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, 2011.


Sobre o exposto no texto e com os conhecimentos sobre Santa Catarina é correto afirmar, exceto:


a) As serras do Mar e Geral, dois grandes dispersores de água em Santa Catarina, por muito tempo dificultaram sobremaneira a ligação entre o Litoral e Encosta, e o Planalto.

b) As disputas fronteiriças entre o Paraná e Santa Catarina – a região do Contestado – ocorreram numa área com recursos naturais grandemente valorizados: a terra, os ervais e as madeiras.

c) Os primeiros núcleos de povoamento no planalto Meridional ocorreram nas manchas de campo definidoras do caminho das tropas desde os campos de Piratininga, passando pelos de Curitiba, Lages e chegando até Viamão.

d) A atual hierarquia urbana de Santa Catarina não sofre mais a polarização exercida por Porto Alegre e Curitiba, e tem na cidade de Florianópolis o pólo irradiador de influências sobre o estado, que já era sensível desde o início do século XX, quando as construções das BRs 101 e 116 passaram a integrar o território catarinense.


Gab: D



 Questão 02) 

  

Leia o texto.


O número de domicílios vagos na cidade de São Paulo seria suficiente para resolver o atual déficit de moradia. E ainda sobrariam casas. Existem, na capital, cerca de 290 mil imóveis que não são habitados, segundo dados preliminares do Censo 2010. Atualmente, 130 mil famílias não têm onde morar, de acordo com a Secretaria Municipal de Habitação – quem vive em habitações irregulares ou precárias, como favelas ou cortiços, não entra nessa conta.

(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ha-mais-imoveis-vazios-
do-que- -familias-sem-moradia-em-sao-paulo/)


O conteúdo do texto destaca um problema recorrente em grande parte das cidades brasileiras:


a) o crescimento das habitações precárias ou irregulares, em razão da migração acelerada pelo êxodo rural.

b) a saída da população das grandes cidades, em busca de melhores condições de vida e trabalho no campo.

c) a contradição entre o direito à moradia, garantido em lei, e as formas de acesso à moradia, mediadas pelo mercado.

d) a politização da questão habitacional, transformada em um problema maior do que realmente é na atualidade.

e) o transporte público precário, que força a população a abandonar moradias em áreas distantes e a habitar em favelas e cortiços.


Gab: C



 Questão 03) 

  

Coube a Juscelino Kubitschek, em meados da década de 1950, a grande missão de transferir a capital, antes localizada no litoral (Rio de Janeiro), para o interior do Brasil (Brasília). Com relação à transferência da capital, é correto afirmar que


a) a mão de obra, durante a fase de construção, era proveniente basicamente da região Sul, por ser considerada a mais qualificada na época.

b) tinha como objetivos aumentar a centralidade de poder federal e incentivar a ocupação das regiões Centro-Oeste e Norte.

c) foi realizada sem haver qualquer planejamento urbano, o que explica os graves problemas de infraestrutura existentes atualmente.

d) se tratava de ideia totalmente nova defendida pelo presidente e que contrariava os interesses dos militares.

e) almejava diminuir o poder político das regiões Sul e Sudeste como forma de evitar possíveis movimentos separatistas.


Gab: B



 Questão 04) 

  

O cartograma ilustra as áreas de atração das principais cidades brasileiras.


(Hervé Théry e Neli Aparecida Mello. Atlas do Brasil:
disparidades e dinâmicas do território, 2005. Adaptado.)


Analisando o cartograma e conhecendo o poder de atração das principais cidades brasileiras, é correto afirmar que:


a) Salvador e Recife, por estarem distantes de São Paulo, não são influenciadas pelo seu poder de polarização.

b) Belo Horizonte irradia sua influência para todo o Centro-Oeste, em virtude da expansão das indústrias de mineração.

c) Rio de Janeiro é a principal cidade de atração da região Sudeste, em grande parte devido à expansão da atividade petrolífera.

d) São Paulo apresenta uma grande área de atração que engloba grande parte do Centro-Oeste e do Norte.

e) Goiânia exerce grande influência nas regiões Sul e Sudeste, em virtude do crescimento do agronegócio.


Gab: D



 Questão 05) 

  

O Brasil hoje é uma fotografia do século XIX em pleno século XXI. Há pessoas no país que vivem em condições de saneamento similares às encontradas em 1808, quando D. João XI chegou ao Brasil”, diz Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil.

(Cristiane Prizibisczki. Brasil: ainda no esgoto. www.oeco.com.br. Adaptado.)


Reforça a afirmação do texto o fato de:


a) a urbanização brasileira, embora acelerada, apresentar desigualdades entre as regiões.

b) a diversidade ser uma realidade no Brasil atual, pois temos a sociedade moderna convivendo com formas comunitárias de organização.

c) o êxodo rural ter sido o principal responsável pela concentração da população brasileira em cidades.

d) a coleta de esgoto ainda ser deficiente no Brasil, sendo que grande parte não recebe tratamento.

e) os processos de modernização na economia brasileira sempre atingirem primeiro as grandes cidades.


Gab: D



 Questão 06) 

  

As mudanças são quantitativas, mas também qualitativas.

Se até mesmo no início dos tempos modernos as cidades ainda contavam com jardins, isso vai tornando-se mais raro: o meio urbano é cada vez mais um meio artificial, fabricado com restos da natureza primitiva e crescentemente encobertos pelas obras dos homens.

(Milton Santos. Metamorfose do espaço habitado, 1996.)


É correto relacionar o que se afirma no texto com os conceitos de:


a) regionalização, espaço geográfico e organização territorial.

b) organização espacial, território e política habitacional.

c) paisagem geográfica, desigualdade social e políticas públicas.

d) produção, organização e dinâmica do espaço geográfico.

e) dinâmica espacial, espaço urbano e divisão social do trabalho.


Gab: D



 Questão 07) 

  

Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cursos d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.

J. A. A. SILVA et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011, p. 14. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf.


Sobre esse tema, é correto afirmar:


a) A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas.

b) Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos.

c) Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações.

d) Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos de massa em encostas recobertas com vegetação natural.

e) Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.


Gab: C



 Questão 08) 

  

Leia o texto para responder a questão.


“O uso habitual e generalizado da bicicleta em uma cidade qualquer depende de alguns fatos essenciais. Num lugar prioritário entra a questão das características morfológicas do sítio urbano, onde a cidade estabeleceu sua estrutura de ruas, praças e tentáculos.

Cidades nascidas e crescidas em rasas planícies de restingas propiciam o uso mais amplo de bicicletas, engendrando um papel social que raramente tem sido registrado. Por sua vez, cidades implantadas em regiões acidentadas, desenvolvidas espacialmente em encostas de morros, morrotes e colinas, têm grandes limitações para o uso mais amplo de bicicletas. É o caso dos organismos urbanos estendidos por colunas onduladas possuidoras de rampas e ladeiras como alguns dos pontos tradicionais, que perderam a chance da utilização mais intensa dos biciclos. Ainda que pudessem ter ciclovias de uso parcial, limitadas a setores mais planos de seu sítio urbano, como planície e terraços fluviais. No caso, torna-se inoperante a pressão de pessoas simplórias e da mídia na defesa de um sistema urbano de ciclovias. Tendo-se de considerar sempre para as grandes cidades o problema da intensidade do emaranhado de veículos de toda sorte. Não é preciso dizer que estamos pensando no caso da Grande São Paulo. Nessa conjuntura, o uso da bicicleta em redes mais amplas é praticamente impossível.” 


Aziz Nacib Ab’Saber, retirado do sítio da Scientific American Brasil (http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_papel_social_das_bicicletas.html)


I. A cidade de São Paulo apresenta um sítio urbano muito adequado para a construção de ciclovias. As recentes manifestações sociais e políticas em defesa do uso de bicicletas como meio de transporte e, não apenas como esporte ou lazer, têm, na Grande São Paulo, um grande potencial de êxito.

II. Segundo Aziz Ab’Saber, o estudo das condições topográficas é essencial para o planejamento de ciclovias. O uso de bicicletas, a despeito de seus benefícios na saúde e no ambiente, pode ser inviável em cidades com terrenos muito acidentados.

III. O texto resume preocupações básicas no planejamento das vias de circulação em grandes cidades. Além das condições topográficas, devem-se levar em conta também o desenho das vias e a intensidade dos fluxos de veículos. Desse modo, a grande São Paulo apresenta as melhores condições para a implantação de ciclovias como alternativa ao transporte por meio de veículos particulares.


De acordo com o texto e suas idéias principais, assinale a alternativa que apresente apenas afirmativas corretas.


a) I.

b) II.

c) II e III.

d) I e II.

e) I e III.


Gab: B



 Questão 09) 

  

O Arco Metropolitano é uma das obras de infraestrutura de transportes mais impactantes que o Rio de Janeiro vem recebendo nos últimos anos.



Fonte: Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://dc380.4shared.com/doc/asHCvkcL/preview.html>. Acesso em: 27 jul. 2012.


A partir da consolidação desse eixo de circulação nos próximos anos:

a) indique DUAS transformações econômicas que afetarão os municípios da região metropolitana.

b) explique UMA mudança na mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro.


Gab:

a) Além da atração de empresas da cadeia de insumos industriais do próprio Arco Metropolitano (minerais não-metálicos, metalurgia, siderurgia, comércio e serviços, madeiras....), a atração dos multiplicadores de renda e geradores de emprego deverão estar presentes por todos os municípios ao longo do Arco. Na realização das obras, haverá a tendência à redução do preço no valor dos transportes intra e intermunicipal, assim como implementar o comércio internacional dos municípios envolvidos com a dinamização do Porto de Itaguaí. A atração de firmas diversas poderá gerar o aumento da arrecadação municipal de taxas e impostos, além de dinamizar a produtividade agrícola, como reflexo do barateamento dos transportes. Por fim, outra transformação econômica é a valorização do solo urbano.

b) Considerando-se que a mobilidade urbana deve ser baseada em quatro pilares básicos: (i) integração do planejamento do transporte com o planejamento do uso do solo; (ii) melhoria do transporte público de passageiros; (iii) estímulo ao transporte não motorizado; e (iv) uso racional do automóvel, a construção do Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro deve reduzir o problemas de locomoção entre as cidades da Região Metropolitana e, especialmente, entre a cidade do Rio de Janeiro e os municípios vizinhos. Assim sendo, o trânsito na cidade do Rio de Janeiro deve desengarrafar, já que o trânsito pesado que passa diariamente pela Avenida Brasil será desviado para o arco, o que afetará a qualidade do transporte nessa via e em outras secundárias na cidade.



 Questão 10) 

  

Apesar da duplicação da quilometragem de ciclovias construídas na cidade do Rio de Janeiro em dois anos, as bicicletas ainda são um meio de locomoção pouco utilizado pelo carioca, a não ser em algumas áreas destinadas ao lazer, como parques e praias.


Disponível em: <http://www.agenda21comperj.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2012. Adaptado.


a) Comente UM FATOR que reduz a eficácia do uso da bicicleta como meio de transporte em ambientes metropolitanos como o Rio de Janeiro.

b) Explique de que forma a bicicleta pode ser um importante meio de mobilidade na cidade do Rio de Janeiro, a partir do conceito de intermodalidade da rede de transporte.


Gab:

a) A bicicleta, em ambientes urbanos metropolitanos, geralmente fica limitada a algumas zonas de uma cidade, já que as distâncias são muito grandes, tornando esse tipo de transporte pouco eficaz no deslocamento da população, diariamente. Outra situação que não favorece as bicicletas é que o transporte é individual (há modelos para mais pessoas, mas não são usuais atualmente), e as metrópoles são mais eficientes em termos de mobilidade urbana quanto mais coletivo for o meio de transporte. O transporte em bicicletas também é desfavorecido nas cidades metropolitanas, já que muitas áreas da cidade não são atendidas pelas ciclovias, além disso, a falta de educação no trânsito torna o transporte cicloviário muito perigoso devido aos crescentes acidentes entre ônibus, carros particulares e bicicletas.

b) Considerando-se que o transporte intermodal é aquele que requer tráfego diversificado, misto ou múltiplo, envolvendo várias modalidades (ou mesmo apenas duas) de transporte, o uso da bicicleta pode ser um ótimo meio de transporte complementar nas zonas comerciais dos subcentros, nos centros históricos e turísticos, e em bairros litorâneos e suburbanos, substituindo-se os transportes individuais e coletivos motorizados das áreas de grande circulação de pedestres. Todavia, os sistemas de metrô, ônibus e trens precisam incentivar o uso da bicicleta, abrindo espaços e vagões para que se possa viajar com as bicicletas, além de que existam tarifas específicas para essa intermodalidade pelos sistemas de transporte oficial.



 Questão 11) 

  

Leia com atenção:


“Em Cidade de Muros, Tereza Caldeira [apresenta uma visão panorâmica]. Fala de São Paulo, mas sua leitura [...] vale para boa parte das cidades do país: 'A segregação – tanto social quanto espacial – é uma característica importante das cidades. As regras que organizam o espaço urbano são basicamente padrões de diferenciação social e de separação. Essas regras variam cultural e historicamente, revelam os princípios que estruturam a vida pública e indicam como os grupos sociais se inter-relacionam no espaço da cidade.'”

(Antonio RISÉRIO. A Cidade no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 307)


Considerando o texto e o fenômeno da segregação urbana nas cidades brasileiras, escolha a alternativa que melhor expressa essa questão.


a) A intensidade da segregação urbana nas grandes metrópoles brasileiras desvaloriza os espaços públicos em benefício dos espaços privados de convivência.

b) A segregação é um fenômeno natural das grandes cidades brasileiras, devido ao seu tamanho, tanto que ela se repete, do mesmo modo, em todas as grandes cidades do mundo.

c) A segregação urbana de fato se generaliza nas grandes cidades brasileiras, com a exceção daquelas que são litorâneas, pois nelas os espaços públicos são muito vigorosos.

d) A segregação social e espacial das grandes cidades brasileiras implica um prejuízo para o convívio social urbano, mas não afeta a funcionalidade técnica das cidades.

e) Fenômenos comuns nas grandes cidades brasileiras, como condomínios fechados e shoppings centers, diminuem a segregação urbana, pois levam o centro para as periferias.


Gab: A



 Questão 12) 

  

As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 


(  ) Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade. 

(  ) Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano. 

(  ) Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida. 

(  ) Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras. 


A sequência correta, de cima para baixo, é 


a) F, V, F, F. 

b) F, F, V, V. 

c) V, V, F, V. 

d) V, F, V, F. 


Gab: A



 Questão 13) 

  

Na ficção de Guimarães Rosa, cuja primeira virtude é chamar o leitor para uma espécie de gramática de uma nova língua, o cenário privilegiado é o de um amplo sertão brasileiro, entendido ainda como espaço simbólico. E o autor teve olhos também para o nascimento de Brasília, num conto de Primeiras estórias. Entre o tempo arcaico e o tempo do futuro, entre “a roça e o elevador”, para lembrar uma imagem de Carlos Drummond de Andrade, Rosa escolheu a ambos: linguagem de novíssima arquitetura, temas que remontam ao regionalismo primitivo, povoado de coronéis e jagunços.

(Aristides Valerim, inédito)


Ainda que Brasília, ao ser inaugurada, tenha sido celebrada como a “meta-síntese” do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, e aclamada por seu projeto arquitetônico moderno e arrojado, também foi alvo de críticas e polêmicas uma vez que


a) os candangos, assim chamados os operários que trabalharam na construção de Brasília, fizeram grandes protestos na festa de inauguração, denunciando as péssimas condições de vida e de trabalho a que haviam sido submetidos nos anos que duraram as obras.

b) a falta de estradas, cuja construção não havia sido prevista, o clima árido e as muitas dificuldades de comunicação dificultaram a ocupação urbana, ficando a cidade, após inaugurada, praticamente despovoada por um extenso período.

c) a rápida transferência da capital federal, até então situada no Rio de Janeiro, foi recebida com muita resistência pelos funcionários públicos que se recusaram a se mudar imediatamente para Goiás e protagonizaram a mais longa greve dessa categoria.

d) os gastos com as obras extrapolaram o orçamento previsto, sendo necessários empréstimos externos complementares, além disso, o aumento da inflação e algumas denúncias de corrupção no governo foram associados, pela oposição, à construção de Brasília.

e) a proposta inédita na história do país, de transferir a capital para o centro geográfico do território brasileiro, encontrou grandes entraves na legislação e junto à opinião pública, uma vez que o projeto desenvolvimentista tinha pouco respaldo popular.


Gab: D



 Questão 14) 

  

A figura a seguir representa a constituição espacial da Grande Goiânia.


Disponível em: <seplan.go.br/sepim/imag/metrop>. Acesso em: 15 ago. 2012.


Todos os municípios retratados no mapa mantêm, embora de forma diferenciada, uma relação funcional com a cidade de Goiânia, que exerce sua polarização, sendo a imprensa escrita ou televisiva um exemplo disso. Nos jornais diários, por exemplo, os moradores locais aproveitam para fazer suas queixas e reclamações sobre os problemas que os afetam diariamente.


Considerando-se estas informações, cite e explique três problemas que afetam a população da Grande Goiânia.


Gab:

–O candidato poderá citar exemplos como: 

–Violência urbana e doméstica (criminalidade/uso de drogas); 

– Falta de serviços básicos de saúde, educação, saneamento básico; 

–Falta de moradia; 

–Problemas de trânsito, entre outros. 



 Questão 15) 

  

Sobre o espaço geográfico brasileiro, assinale o que for correto. 


01. A região contínua que abrange as áreas metropoli-tanas de São Paulo e do Rio de Janeiro é conside-rada área central ou centro econômico do país. 

02. Quase todo o estado de São Paulo, a porção cen-tro-sul de Minas Gerais, o Estado do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo estão em área de acentua-da industrialização e urbanização, assim como as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre. 

04. A maior parte da Região Norte do Brasil está em área pouco povoada e com reduzida ocupação pro-dutiva do solo, enquanto que o Paraná, Santa Ca-tarina e Rio Grande do Sul são áreas de agropecuá-ria mais moderna, com várias cidades de porte médio e agroindústrias. 

08. Grande parte da Bahia, na sua porção sudoeste, oeste e noroeste, o leste do Piauí, o oeste de Per-nambuco e da Paraíba e o sul do Ceará, com carac-terísticas semiáridas, apresentam-se como áreas de agropecuária tradicional e com grandes cidades.


Gab: 07


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