Questão 92)
No Brasil, maior produtor e consumidor mundial de carvão vegetal, o desmatamento descontrolado e em larga escala tem degradado o meio ambiente e gerado enormes prejuízos à sociedade.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O País apresenta condições climáticas limitadoras nas áreas de maior disponibilidade de terras, viabilizando substituir com eficácia as matas nativas pelo reflorestamento.
b) O País dispõe de capacitação tecnológica apropriada para agregar maior valor e uso múltiplo das florestas plantadas, identificando potencialidades de desenvolvimento do setor.
c) As florestas plantadas constituem a forma mais apropriada de promover o uso sustentável e a valorização da silvicultura para produção, viabilizando a preservação das matas nativas.
d) Minas Gerais detém a maior parte do cultivo de florestas plantadas, sendo dominante o uso de espécies de crescimento rápido, como o eucalipto e o pinus.
Gab: A
Questão 93)
Sobre as queimadas em Mato Grosso, julgue os itens.
00. São resultado exclusivamente do processo de ampliação da fronteira agropecuária e ocorrem após a derrubada do cerrado, da floresta amazônica e de áreas de transição.
01. São pouco intensas, ocorrem num período específico do ano obedecendo a toda uma tramitação de obtenção de licença nos órgãos ambientais competentes e facilitam o crescimento de novos pastos.
02. Apresentam risco de atingir áreas de proteção legal, tais como parques nacionais e estaduais e áreas de preservação permanente.
03. Têm como conseqüência a emissão de particulados poluentes os quais geram problemas de saúde e dificuldades para a aviação.
Gab: EECC
Questão 94)
Os mapas a seguir, dispostos em ordem cronológica, representam a ocorrência das florestas tropicais úmidas nas encostas do território brasileiro. Analise as proposições a seguir.
I. O deflorestamento da Mata Atlântica não tem relação com os sucessivos ciclos da economia brasileira.
II. A destruição quase que total da Mata Atlântica teve seu início no período da colonização e prosseguiu ao longo dos diferentes processos históricos, resultando no atual processo de degradação ambiental..
III. A partir do século XIX dá-se uma aceleração na ocupação humana na região sudeste. Novos espaços foram exigidos, o que acarretou num desmatamento mais eficaz.
Assinale a alternativa correta:
a) As proposições I, II e III estão corretas
b) Apenas a proposição I está correta
c) Apenas a proposição III está correta
d) Apenas as proposições II e III estão corretas
e) Apenas a proposição II está correta
Gab: D
Questão 95)
O Brasil é um país que ainda possui enormes áreas em que predomina o meio natural. A modernização da sociedade brasileira, entretanto, ocasionou uma série de impactos sociais e ambientais negativos, que contribuíram para ampliar a percepção dos limites da ação do homem sobre o meio ambiente.
Sobre a questão ambiental no Brasil é CORRETO afirmar:
a) A questão da preservação ambiental ganha destaque no Brasil a partir da década de 70 com a rearticulação dos movimentos sociais e o surgimento de pequenos grupos que apontavam a necessidade de incluir o tema do meio ambiente nas discussões da sociedade;
b) Os resíduos de papel são muito volumosos, principalmente nas regiões mais industrializadas. O papel é facilmente reciclado e o Brasil possui um dos maiores índices de reciclagem do mundo, em torno de 80%, superando até a Europa;
c) Um dos problemas ambientais do litoral brasileiro refere-se á pesca comercial predatória realizada pelos pescadores com técnicas tradicionais;
d) No Brasil, não há o capitalismo “normal” dos Estados Unidos e da Europa ocidental, que é o mais poluidor, mas o capitalismo “selvagem”, que, como o próprio nome diz, preserva as áreas selvagens, como florestas, reservas indígenas etc;
e) A legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais avançadas no mundo, principalmente por ter conseguido eliminar totalmente os crimes ambientais no país.
Gab: A
Questão 96)
Embora não tenha entrado em vigor, foi aprovada a cobrança pelo uso de água em 180 municípios da bacia do rio Paraíba do Sul. Antes, as taxas cobradas referiam-se apenas ao tratamento e transporte da água. Essa decisão reflete, ao mesmo tempo, uma preocupação e uma visão presentes em nossa sociedade, que são, respectivamente:
Gab: A
Questão 97)
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pretende articular todas as Unidades de Conservação (UC’s) presentes no território brasileiro em torno de diretrizes, objetivos e princípios comuns. Estas unidades são classificadas em duas grandes categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
Com relação às Unidades de Proteção Integral descritas abaixo, marque a ÚNICA alternativa INCORRETA.
a) onumentos naturais destinam-se à preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, devendo ser estes abertos à visitação pública.
b) Estações ecológicas destinam-se à pesquisa científica, sendo a elas vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.
c) Parques nacionais, estaduais e municipais destinam-se à preservação integral dos atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta, sendo a eles vedada a visitação pública, exceto quando o objetivo for educacional.
d) Refúgios da vida silvestre destinam-se a proteger ambientes naturais nos quais são asseguradas a existência e a reprodução de espécies da flora e da fauna, devendo ser estes abertos à visitação pública.
Gab: C
Questão 98)
Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (a).
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.
Gab: E
Questão 99)
A degradação da qualidade ambiental urbana torna-se cada vez mais visível em diversas cidades brasileiras que se encontram expostas a todo tipo de impactos e danos ambientais. Sobre esse assunto, podemos afirmar que:
00. esses impactos e agressões são, em geral, provenientes da intensa concentração populacional nos grandes centros e do contínuo processo de urbanização e industrialização.
01. as atividades antrópicas na cidade, se não são realizadas de forma disciplinada e seguindo os parâmetros urbanísticos e ambientais, provocam vários tipos de poluição, com prejuízos à qualidade de vida.
02. os loteamentos e as construções, os diversos serviços de infra-estrutura e atividades industriais acabam acarretando alterações nas características ambientais das cidades.
03. pode ser considerado dano ambiental às cidades apenas a poluição que afete as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
04. em algumas cidades brasileiras, a retirada da cobertura florestal tem contribuído para a estabilização das vertentes, antes sujeitas a movimentos de massa rápidos.
Gab: VVVFF
Questão 100)
As relações entre sociedade e natureza são responsáveis pela alteração contínua dos ambientes. A formação de grandes aglomerações urbanas, no século XX, como a metrópole de São Paulo, provocou alterações no clima e nas bacias hidrográficas.
a) Quais as alterações climáticas observadas nas metrópoles e o que as provoca?
b) Por que os rios que cortam essas aglomerações sofrem, com maior freqüência, transbordamentos?
Gab:
a) Aumento da temperatura média decorrente da formação de ilhas de calor, devido à excessiva verticalização que traz dificuldades à circulação atmosférica.
Redução das precipitações como conseqüência do desmatamento que reduz a evapotranspiração e, conseqüentemente, as possibilidades de formas de precipitação atmosférica devidas à convecção do ar quente de baixa altimetria.
b) A impermeabilização dos solos faz com que mais água chegue ao leito dos rios que, por causa do assoreamento, não têm condições de dar vazão a um volume maior de água.
Questão 101)
O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-açúcar em álcool combustível. Os veículos que utilizam esse combustível poluem menos do que aqueles que usam derivados de petróleo. Entretanto, a produção do álcool como combustível gerou problemas, dentre os quais se destacam:
a) a diminuição das pesquisas e da extração de gás natural e de petróleo.
b) o aumento da população que vive no campo, por causa da expansão da produção de cana.
c) o crescimento dos gastos, em dólares, com importação de maquinário agrícola.
d) a diversidade agrícola, já que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos.
e) a descarga incorreta do vinhoto, resíduo poluidor proveniente da produção do álcool.
Gab: E
Questão 102)
O problema ecológico tornou-se um problema político em todos os níveis (...) A ecologia é uma dimensão que deve fazer parte da política, mas você não pode reduzir a política à ecologia. Ela não responde às questões sobre a democracia, a justiça, a verdade e a liberdade (...).
(Edgar Morin, Folha de S.Paulo, nov. de 1993)
A partir desse pensamento, pode-se entender o desenvolvimento sustentável como:
a) um modelo de desenvolvimento econômico que defende a queda do consumo e a participação política a partir da democracia representativa como formas conciliadoras entre preservação da natureza, qualidade de vida e produção industrial.
b) um modelo de desenvolvimento econômico que planeja formas de ação voltadas para a cooperação e parceria entre comunidades alternativas, evitando conflitos e favorecendo a preservação da natureza.
c) um novo modelo de governabilidade, segundo o qual os setores público e privado, para aumentar a produção dos bens duráveis e preservar a natureza, fazem acordos entre si e buscam juntos alternativas de gestão.
d) a liberação parcial da exploração das fontes disponíveis de recursos naturais a serem usufruídos pelos grupos que detiverem as técnicas de exploração e de aproveitamento racional.
e) uma ação concreta entre os poderes público e privado com o terceiro setor e outras dimensões institucionais, na tentativa de integrar o desenvolvimento socioeconômico à conservação dos recursos naturais disponíveis.
Gab: E
Questão 103)
A construção de um conjunto habitacional, em área outrora usada como depósito de lixo industrial, pode ocasionar:
a) inversão térmica causada pela liberação de gases, nos meses mais quentes do ano.
b) rachaduras nos edifícios, pela acomodação das camadas de lixo.
c) fim do escoamento superficial, devido à impermeabilização do solo, provocada pela construção.
d) refluxo do chorume, devido ao rebaixamento do lençol freático.
e) aumento do processo erosivo, devido à elevação do lençol freático.
Gab: B
Questão 104)
O mapa apresenta as áreas onde a vegetação original foi intensamente alterada pela ação antrópica. Sobre elas, considere as seguintes afirmações.
I. A área A foi devastada em época recente, como conseqüência da expansão da fronteira agrícola e da exploração mineral.
II. A área B foi desmatada em conseqüência do incremento da produção industrial nos estados nordestinos, após a década de 1970.
III. Na área C a principal responsável pela devastação foi a descentralização industrial verificada no estado de São Paulo, a partir da década de 1950.
Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se todas estiverem incorretas.
c) se apenas I estiver correta.
d) se apenas II estiver correta.
e) se apenas III estiver correta.
Gab: C
Questão 105)
A poluição causa imensos prejuízos ao meio ambiente, à saúde e ao patrimônio cultural e arquitetônico. São fatores condicionantes da poluição ambiental no Brasil, EXCETO:
a) falta de acesso à infra-estrutura, serviços, educação, moradia, bem como de consciência ecológica por ampla parcela da população.
b) avidez pela ampliação das margens de lucros por grupos empresariais que não se dispõem a cumprir completamente suas obrigações quanto à legislação vigente.
c) legislação ambiental inadequada para fazer valer eficazmente os direitos dos cidadãos e das gerações futuras.
d) irracionalidade do modelo de desenvolvimento econômico, favorecendo a ampliação dos crimes ambientais.
Gab: C
Questão 106)
No Acre, a exploração madeireira geralmente não é feita através de manejo, causando impactos severos no ecossistema florestal. Os principais fatores que contribuem para esse tipo de exploração são:
I. Ineficiência do sistema de controle e monitoramento florestal.
II. Escassez de políticas públicas de incentivos à adoção do manejo florestal.
III. Oferta de madeira em toras oriunda de áreas de reflorestamento.
IV. Conhecimento de técnicas de manejo florestal.
Das afirmações acima, estão corretas:
a) somente I e III
b) somente III e IV
c) somente II e III
d) somente I e IV
e) somente I e II
Gab: E
Questão 107)
Os mapeamentos e estudos referentes à cobertura vegetal do Distrito Federal (DF) têm mostrado mudanças significativas na paisagem da região a partir do início da transferência da capital do Rio de Janeiro para a região Centro-Oeste. Com o auxilio do gráfico abaixo, julgue os itens subseqüentes, relativos a esse tema.
01. A dinâmica da transformação da paisagem está relacionada ao adensamento da ocupação urbana, mas não à expansão territorial da ocupação agrícola.
02. No DF, a ocupação dos solos pela atividade agrícola passou a ter maior significado a partir da década de 80 do século XX, com a entrada das culturas comerciais nas áreas de campo e de cerrado.
03. Ao longo da ocupação do solo no DF, as áreas de mata não foram afetadas, pois estavam protegidas pelas inúmeras reservas ecológicas demarcadas na região.
04. No ano de 1954, a ocupação antrópica das terras do DF era pequena, representada por uma área agrícola reduzida, ocupada com atividades tradicionais e de subsistência, e por apenas dois pequenos centros urbanos.
Gab: FVFV
Questão 108)
A partir da década de 80, a conscientização da população brasileira em relação à rápida degradação ambiental e aos problemas sociais decorrentes levou a sociedade civil organizada a exigir uma melhor qualidade do ambiente no país.
O instrumento da legislação ambiental brasileira que mais contempla uma participação social, efetiva e ampla da população no processo de Avaliação de Impacto Ambiental denomina-se
a) Audiência Pública.
b) Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
c) Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
d) Plano de Controle Ambiental.
e) Licenciamento Ambiental.
Gab: A
Questão 109)
A Amazônia representa, atualmente, uma região de importantes conflitos de interesses no contexto geopolítico global, como palco de novas territorialidades que se articulam diretamente com o espaço internacional, alvo de movimentos sociais globais e instrumento de pressão ecológica externa. A respeito desse processo, julgue os itens a seguir.
01. A partir da pressão ecológica internacional e da luta pelo controle e pela soberania sobre os limites territoriais da Amazônia, pode-se entender a retomada do discurso oficial da unidade territorial, das práticas estratégicas geopolíticas e da constante presença das forças armadas do Brasil na região.
02. A criação de novos estados na Amazônia consolida a disputa pelo poder político regional e local, ampliando as representações e lideranças dos movimentos sociais e ecológicos locais em defesa dos interesses nativos.
03. Dos conflitos pela terra entre índios e seringueiros, passou-se à disputa pelos territórios de madeiras e de jazidas minerais; atualmente, organiza-se a luta pelo domínio da fronteira tecnológica, da biodiversidade e da engenharia genética.
04. A urbanização da região deve ser tratada como um critério básico na constituição da rede urbana regional, como um fator de inter-relação dos sistemas sociais e naturais e, portanto, como um problema ambiental associado à localização das cidades em sítios de risco, com precária infra-estrutura urbana.
Gab: VFVV
Questão 110)
Num futuro muito próximo, qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia, portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais.
H. Johr – O Verde é Negócio.
Uma tradicional atividade agrícola no Brasil preserva a vegetação nativa como aliada no processo produtivo. Trata-se da:
a) cultura da cana, que preservou a vegetação nativa usada principalmente como anteparo para os ventos.
b) cultura do cacau no sul da Bahia, que preservou a vegetação nativa, utilizada como sombreamento das plantações.
c) cultura da laranja, principalmente no estado de São Paulo, onde trechos da Mata Atlântica foram preservados para diminuir o ataque de pragas.
d) atividade madeireira no Sul do Brasil, que se abastece de espécies da Mata da Araucária, extraídas de forma seletiva.
e) cafeicultura, que conservou largos trechos da Mata Tropical no Planalto Paulista, como forma de diminuir o risco de geadas.
Gab: B
Questão 111)
Considere o gráfico apresentado abaixo.
Brasil – Vegetação nativa
Desmatamento em relação aos ciclos econômicos
Proporção de floresta nativa
Fonte: Almanaque Abril — Edição Brasil 2001, p. 164.
Os números I, II e III correspondem às seguintes formações vegetais:
a) (I)Caatinga ; (II)Mata Atlântica ; (III)Floresta Amazônica
b) (I)Floresta Amazônica ; (II)Cerrado ; (III)Mata Atlântica
c) (I)Mata de Araucárias ; (II)Caatinga ; (III)Cerrado
d) (I)Floresta Amazônica ; (II)Mata de Araucárias ; (III)Cerrado
e) (I)Campos ; (II)Mata de Araucárias ; (III)Mata Atlântica
Gab: B
Questão 112)
A exploração madereira na floresta amazônica no Pará tem ampliado a cobertura de fumaça na região, trazendo como conseqüência imediata:
a) ampliação da nebulosidade da região.
b) aumento da temperatura.
c) fim de algumas espécies vegetais
d) aumento erosão do solo.
e) todas as respostas estão correta.
Gab: E
Questão 113)
As políticas governamentais de gestão do meio ambiente no Brasil comportam diferenças importantes quanto aos graus de limitação às atividades de transformação do ambiente natural.
Nas formas de organização das unidades de conservação no Brasil, as reservas extrativistas são caracterizadas como:
a) Áreas de grande extensão, destinadas à preservação ecológica e proteção de espécies raras, recursos hídricos e estruturas geológicas.
b) Espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e à conservação de recursos naturais renováveis por populações extrativistas.
c) Áreas extensas, públicas ou privadas, que têm como objetivo disciplinar o processo de ocupação das terras e promover a proteção dos recursos biogeofísicos.
d) Áreas de extensão variável, fechadas à visitação pública e com severa restrição à exploração de recursos e extrativismo.
e) Áreas de porções significativas de ecossistemas naturais, com pelo menos 90% do total destinados à preservação integral, reservando-se o restante à pesquisa e à educação.
Gab: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário