quinta-feira, 17 de março de 2022

Exercícios Indústria 12

 Questão 165) 

   

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), marco da indústria de base no país, bem como no processo brasileiro de industrialização, foi implantada em:

a) Resende (RJ).

b) São José dos Campos (SP).

c) Campos (RJ).

d) Volta Redonda (RJ).

e) Betim (MG).


Gab: D


Questão 166) 

  

Sobre a localização e o movimento das atividades econômicas no Brasil, considera-se

a) a consolidação da atividade industrial na Região Sudeste, principalmente no triângulo São Paulo − Rio de Janeiro − Belo Horizonte; mas que nas últimas décadas tem apresentado um processo de desconcentração marcado, dentre outros, por dois fatores: a “guerra fiscal” entre os estados e o afastamento das indústrias, pressões sindicais;

b) a produção de alimentos nas regiões Sul e Centro Oeste; a indústria de alimentos no Sudeste; a impossibilidade de qualquer produção de alimentos em vista da aridez e o predomínio do turismo, no sertão, no Nordeste; a Zona Franca de Manaus constituindo o motor da economia no Norte, uma vez que a extração de madeira cessou com os programas de combate ao desmatamento;

c) a produção agrícola, geralmente em médias e grandes propriedades, ligada a produtos que compõem a cesta básica, como no Sul e Centro Oeste; e a pequena produção, geralmente em pequenas propriedades, ligada a produtos de exportação como a soja, no Nordeste;

d) o crescimento dos serviços, nas duas últimas décadas, sobretudo no setor financeiro da economia e a conseqüente multiplicação dos caixas eletrônicos no Sul e Sudeste, com o aumento dos postos de trabalho;

e) a pouca atenção dispensada à atividade turística, nos últimos anos, pelo mercado e pelos governos municipais, estaduais e federal, implicando num refluxo do setor.


Gab: A


Questão 167) 

  

O setor de leite e derivados, de longa tradição em Minas, é responsável por mais de 30% da produção brasileira.

A Itambé (Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais), maior empresa do ramo, em meados de 2000, anunciou que estudava a transferência de sua produção para Goiás, onde mantém duas fábricas. Alegava que o governo de Minas cobra 7% de ICMS sobre o leite longa-vida, ao passo que o estado de Goiás oferece isenção de 80% para o mesmo produto.

Fonte: Adaptado de http://www.scielo.br/scielo


Este processo envolvendo diferentes interesses de agricultores e empresas, cuja atribuição é de responsabilidade dos governos estaduais, recebe o nome de:

a) guerra fiscal.

b) tarifa aduaneira.

c) isenção de imposto de renda.

d) taxa de câmbio.

e) guerra fria.


Gab: A


Questão 168) 

  

Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.


I. A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infra–estrutura para o desenvolvimento do parque industrial.

II. A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua–se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.

III. A partir de 1964, amplia–se o parque industrial para atender a demanda da modernização da agricultura.


Quais estão corretas?

a) apenas I

b) apenas II

c) apenas III

d) apenas I e III

e) apenas II e III


Gab: D


Questão 169) 

  

Observe as afirmações a seguir sobre a distribuição espacial da indústria no Brasil.

I. Na década de 1990, marcada pela chamada “guerra fiscal”, ocorreu uma aceleração no processo de desconcentração de unidades produtivas.

II. A Zona Franca de Manaus, no Amazonas, tem sido o destino da maioria das indústrias que buscam outros locais para suas instalações, em razão dos incentivos fiscais oferecidos.

III. Algumas das áreas mais afetadas pela saída de indústrias são as regiões metropolitanas de São Paulo (com destaque para o ABC) e Rio de Janeiro.

IV. A forte demanda de mão-de-obra pelo setor agrícola de exportação é um dos fatores que limitam a expansão industrial na região Sul, a que menos recebeu investimentos industriais na última década.


Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.


Gab: B


Questão 170) 

  

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. A natureza no Brasil tem sido agredida desde o início da colonização. A faixa litorânea foi a primeira a ser atingida e à medida que a ocupação do território nacional se expandiu para o interior, o equilíbrio ecológico foi rompido pelas atividades ali desenvolvidas. 

II. De modo geral, a degradação do ar atmosférico, dos mananciais e dos solos das grandes cidades brasileiras, estão ligados às desigualdades sociais como: acesso à moradia, à coleta e tratamento de lixo, saneamento básico, existentes (ou à sua ausência) nesses centros urbanos. 

III. A Amazônia brasileira tem sido menos atingida que outros ecossistemas, pois mesmo abrigando a construção de usinas hidrelétricas; extração de madeira; crescimento demográfico; garimpos de ouro; extrativismo mineral; construção de rodovias e ferrovias, sua capacidade de se auto-preservar impede sua degradação ambiental e o seu desequilíbrio ecológico que, apenas por interesse da mídia, se afirma existir atualmente. 

IV. Dos ecossistemas brasileiros apenas a Mata Atlântica merece maiores cuidados de preservação, pois sofre devastação desde a extração do pau-brasil (do período da colonização até o vertiginoso crescimento urbano-industrial brasileiro atual). Os demais ecossistemas não causam desequilíbrios nem contribuem para o aumento do índice de impactos ambientais no Brasil, pois não abrigam nenhuma espécie de importância. 

V. Os impactos ambientais nos ecossistemas litorâneos brasileiros, não causam preocupação com o meio ambiente devido ao fortalecimento do incentivo ao turismo trazer maiores fontes de divisas e, com isso, equilibrar a devastação ocorrida nos mangues e restingas. 


a) As afirmativas III e IV são verdadeiras e I, II e V são falsas; 

b) As afirmativas I e II são verdadeiras e III, IV e V são falsas; 

c) As afirmativas IV e V são verdadeiras e I, II e III são falsas; 

d) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e II e V são falsas; 

e) As afirmativas II, III e V são verdadeiras e I e IV são falsas. 


Gab: B


Questão 171) 

  

Sobre o Processo de Industrialização do Brasil, assinale a alternativa incorreta. 

a) A expansão da relação assalariada, a partir da abolição da escravatura, é um dos marcos da industrialização brasileira no fim do século XIX. 

b) A industrialização brasileira foi tardia ou retardatária, pois só começou no fim do século XX, no momento em que o capitalismo passava da fase competitiva para a monopolista, obrigando o Brasil a importar máquinas e tecnologias dos países desenvolvidos. 

c) Todos os elementos indispensáveis para o processo de industrialização do Brasil (o imigrante, o trabalho assalariado, o mercado consumidor, o café e os capitais disponíveis) estavam concentrados no Centro-Sul do país, principalmente em São Paulo. 

d) Por volta de 1970, começou a ocorrer uma relativa desconcentração industrial no Brasil, com um decréscimo relativo de São Paulo e um crescimento maior em outras unidades da federação, é o que chamamos de "deseconomia de escala". 

e) A industrialização brasileira provocou, também, o processo de urbanização no Brasil, intensificada especialmente a partir de 1950, com o advento das metrópoles, ou cidades com mais de 1 milhão de habitantes. 


Gab: B


Questão 172) 

  

“(...) o desenvolvimento social no Brasil não acompanhou o desenvolvimento econômico e a política neoliberal vem acentuando a distância entre ricos e pobres (...).”

ADAS, Melhem.- Panorama Geográfico do Brasil- contradições,

impasses e desafios socioespaciais. SP: Moderna, 1998, p. 90.


No período compreendido entre os anos JK e o final do governo Geisel, o Brasil apresentou, entre outras características econômicas:

a) redução das disparidades regionais e predomínio da substituição das importações de bens de consumo.

b) planificação econômica e defesa da inclusão do Brasil na ALCA e no MERCOSUL.

c) declínio da atividade industrial e incremento da agricultura de exportação, tendo como objetivo implantar o PROALCOOL.

d) grande desenvolvimento industrial dependente da tecnologia e de capitais estrangeiros e maior intervenção do Estado na economia.

e) grande expansão das empresas industriais de capitais nacionais, privados e estatais, e declínio da dívida externa.


Gab: D


Questão 173) 

  

“A grande depressão da década de trinta, instalada a partir da crise da Bolsa de Nova York, em 1929, representou uma crise industrial sem precedentes nos EUA e na Europa. Simultaneamente, a depressão econômica mundial contraía os mercados consumidores e derrubava os preços das matérias-primas e gêneros tropicais de exportação.

A economia brasileira, fundamentada nas vastas exportações agrícolas que sustentavam as importações, viu o chão abrir-se sob seus pés. Exportações e importações desabaram simultaneamente. A nova crise cafeeira, ao contrário das anteriores de curta duração, representava o fim de uma época (...).”

MAGNOLI, Demetrio e ARAÚJO, Regina.

Geografia: a construção do mundo. SP: Moderna, 1995, p. 193.


O texto acima aponta para um processo que significou, para o Brasil, o(a):

a) fim da política do café-com-leite e o início da industrialização brasileira, com a implantação de indústrias de bens de produção.

b) interesse do governo em estimular a atividade industrial, através do modelo de substituição de importações.

c) abertura econômica, possibilitando a industrialização por meio de investimentos e capitais aplicados por países industrializados, como os EUA.

d) abertura econômica após a crise de 1929, com a conseqüente desvalorização do café.

e) implantação do sistema republicano federativo, que delegava maior autonomia aos estados, que podiam, assim, gerenciar sua própria economia.


Gab: B


Questão 174) 

  

Assinale a alternativa que indica uma das principais características da industrialização brasileira.

a) A sua eficiente integração com o mercado internacional, através do comércio de produtos semiindustrializados.

b) A sua recorrência a tecnologias importadas, aliada à dificuldade da economia brasileira de gerar internamente um núcleo de desenvolvimento tecnológico.

c) A variedade de mercadorias industrializadas, produzidas sem intervenção estatal e comercializadas no mercado global.

d) A geração de empregos para uma significativa parcela da mão-de-obra desqualificada que migrou para os grandes centros urbanos.


Gab: B


Questão 175) 

  

Brasil, Argentina e México deram início aos seus processos de industrialização através do modelo de “substituição de importações” entre as décadas de 1930 e 1970. A partir da década de 1960 foi a vez dos “tigres asiáticos” iniciarem rápidos processos industrializantes. Embora em momentos diferentes, esses processos de industrialização tiveram em comum:

a) a forte participação do Estado e a presença maciça de capitais multinacionais.

b) a homogeneidade do mercado consumidor interno e a riqueza de recursos naturais.

c) o forte controle da inflação e a existência de grande poupança interna.

d) o domínio de técnicas de produção e o crescente mercado consumidor interno.

e) a instalação de plataformas de exportação e a grande estabilidade política.


Gab: A


Questão 176) 

   

Durante a industrialização brasileira ocorreram diversas etapas. Inicialmente, verificou-se a presença de indústrias __I_, devido ao capital acumulado _II__ . Depois, assistiu-se à  chamada _III__ . Na década de 1990, houve uma mudança caracterizada pela __IV__ . Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.


Gab: C


Questão 177) 

   

São Francisco do Conde (BA), Triunfo (RS), Quissamã (RJ), Carapebus (RJ), Rio das Ostras (RJ) e Paulínia (SP) são os municípios brasileiros que apresentam os maiores PIBs per capita do Brasil devido ao fato de serem sede:

a) do setor sucroalcooleiro.

b) de centros siderúrgicos.

c) de indústrias petroquímicas.

d) da indústria naval.

e) do setor de telecomunicações.


Gab: C


Questão 178) 

   

A figura abaixo mostra a cidade de Cubatão (sede de um complexo industrial siderúrgico, químico e petroquímico), e seu entorno imediato. Segundo o geógrafo Orlando Valverde, esse complexo está muito bem localizado em termos macrorregionais, porém, sérios impactos ambientais ocorreram na cidade e suas vizinhanças em função de seu sítio ao pé da Serra do Mar.


“A serra do Mar e a planície litorânea na região de Santos”

Distâncias:

Cubatão - Santos: 13 km

Cubatão - São Paulo: 59 km (Via Anchieta)


Com base na figura:

a) aponte e explique as razões da boa localização do complexo industrial de Cubatão, na escala macrorregional.

b) explique a relação estabelecida entre esse sítio urbano e os problemas ambientais, na escala local.


Gab:

a) Por abrigar, entre outras, uma grande indústria siderúrgica (a COSIPA) e a refinaria de Presidente Bernardes, o complexo de Cubatão apresenta forte necessidade de matérias-primas minerais e combustíveis fósseis; sua localização, portanto, deve ser avaliada pela proximidade dessas matéria-primas e a facilidade de transporte das mesmas. A COSIPA é abastecida de minério de ferro proveniente de Minas Gerais através de transporte ferroviário, e de carvão, pelo porto de Santos, um dos mais importantes do país. Já os pólos petroquímicos situam-se geralmente junto a portos, pois é através do transporte oceânico que chegam os insumos importados. Daí já se pode dizer que o complexo industrial de Cubatão está muito bem localizado: dispõe de um bom porto, não está distante de sua principal fonte mineral e fica bem próximo de São Paulo, o maior centro industrial da América Latina e o maior mercado do Brasil. Sobre esse último aspecto, contribuem ainda as facilidades de comunicação criadas pelo sistema rodo-ferroviário.

b) A presença de um importante obstáculo natural impede uma boa circulação do ar, o que, associado à elevada concentração de indústrias, transformou Cubatão num exemplo tristemente famoso de colapso ambiental e urbano. O sítio ao pé da serra do Mar, exposto a inversões térmicas no inverno, devido à chegada da massa polar atlântica, veio agravar a poluição e provocar chuvas ácidas, que extinguiram parte da mata perenifólia da serra do Mar e causaram doenças respiratórias nos habitantes da região. Com a inversão térmica, os poluentes atmosféricos não encontram facilidade de dispersão, concentrando-se, assim, nas proximidades do solo.


Questão 179) 

   

O turismo é uma atividade econômica que cresce muito na região Nordeste. No litoral, a beleza das praias atrai turistas de outras regiões do Brasil e do exterior. Neste sentido, a capital da região Nordeste que não está situada no litoral é:

a) Recife 

b) Teresina 

c) São Luís

d) João Pessoa 

e) Aracaju


Gab: B


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis