quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios - Políticas e Problemas Ambientais 2

 Questão 14) 

  

Está tramitando na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei n.º 615, de 22/09/2009 (PL 615/09), que acresce item 9.2.5 à Seção 9.2 do Capítulo 9, Anexo I, da Lei n.º 11.228/92, que possui o seguinte teor:


“9.2.5 Os telhados e coberturas das edificações deverão ser de cor branca.”

Fonte: D.O.M., de 23/09/2009


Em relação à mencionada proposta de alteração legislativa e sua relação com o clima, assinale a alternativa correta.


a)    As superfícies brancas contribuem para que a luz solar incidente sobre as edificações seja refletida para o espaço, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor.

b)    Telhados e coberturas pintados na cor branca irão contribuir para a radiação solar.

c)    As superfícies brancas e lisas absorvem melhor a radiação solar, contribuindo com a diminuição do aquecimento global.

d)    Não é possível estabelecer qualquer correlação entre a “cor de telhados e coberturas” e o aquecimento global.

e)    Telhados e coberturas na cor branca irão contribuir para a diminuição da taxa de irradiação (albedo), que é a relação entre o total de energia refletida, em função do total de energia incidente.


Gab: A


Questão 15) 

  

Em junho de 2012, vinte anos depois da Eco-92, representantes de ONGs, empresas, de setores da sociedade civil, chefes de Estado e de governo voltaram a se reunir para debater os rumos que o planeta deve tomar para manter um crescimento sustentável e reduzir as agressões ao meio ambiente, na tentativa de reverter uma situação quase limite no que diz respeito à natureza. Essa reunião foi denominada Rio+20, e ficou conhecida como a conferência na qual


a)    a Agenda 21 e o Protocolo de Kyoto foram ratificados, com as adesões de países que até então haviam se recusado a estabelecer metas para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

b)    o principal ponto polêmico foi a existência de divergências entre aqueles que pregam o “desenvolvimento zero” e os que são partidários do “desenvolvimento a todo custo”.

c)    a ideia de desenvolvimento sustentável emergiu, estabelecendo que o crescimento econômico deve ocorrer dentro de uma ótica de preservação do meio ambiente.

d)    o desafio principal foi estabelecer metas para que o crescimento econômico, a justiça social e a conservação ambiental caminhem juntos, para que os países possam promover o desenvolvimento sustentável.


Gab: D


Questão 16) 

  

“Dilma faz nove vetos ao texto do Código

Florestal, anuncia ministra.


A Presidente Dilma decidiu vetar nove itens da medida provisória aprovada pelo Congresso que altera o texto do novo Código Florestal. Os vetos presidenciais foram fundamentados em três princípios: ‘Não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar a inclusão social no campo dos pequenos proprietários”.


(Fonte: www.g1.globo.com, acessado em 10.11.2012).


A propósito do Código Florestal sancionado pela Presidente, é CORRETO afirmar que


a)    o texto aprovado pelo Congresso desagradou ao governo porque somente beneficiava os pequenos e miniprodutores rurais.

b)    a versão aprovada pela Comissão Mista do Congresso ampliava a faixa de mata ciliar (situada nas margens dos rios) a ser recuperada por todos os produtores rurais.

c)    o veto da Presidente tornou obrigatório que a recomposição das áreas de proteção permanente seja realizada exclusivamente com árvores frutíferas exóticas, tais como maçã e laranja.

d)    o governo, após os vetos presidenciais, pretende devolver à lei a chamada regra da “escadinha”, que estabelece maiores obrigações de recuperação de áreas para os grandes proprietários.

e)    a Presidente Dilma, ao alterar o texto aprovado pela Comissão Mista do Congresso, atendeu as reivindicações da frente parlamentar da agropecuária, fortalecendo o apoio desse segmento econômico ao governo.


Gab: D


Questão 17) 

  

(www.monica.com.br)


A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram que


a)    não existe legislação brasileira específica para a conservação das florestas nas propriedades privadas.

b)    a economia verde impede a implantação de modelos econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável.

c)    a implantação de áreas de reflorestamento sem fins econômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental.

d)    a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade.

e)    a destruição das florestas reflete a tendência antagônica entre o crescimento econômico e a conservação ambiental.


Gab: E


Questão 18) 

  

Analise os gráficos.


Municípios com coleta seletiva de lixo sólido no Brasil



Percentual do total dos 443 municípios brasileiros, por região, que mantêm coleta seletiva de lixo sólido, 2010

(www.cempre.org.br. Adaptado.)


Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva


a)    mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.

b)    dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.

c)    mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

d)    triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

e)    dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.


Gab: C


Questão 19) 

  

Observe a imagem, que apresenta uma situação de intensa poluição do ar que danifica veículos, edifícios, monumentos, vegetação e acarreta transtornos ainda maiores para a população. Trata-se de chuvas com poluentes ácidos ou corrosivos produzidos por reações químicas na atmosfera.


Atlas do meio ambiente do Brasil: Embrapa, 1996. Adaptado.


Com base na figura e em seus conhecimentos,


a)    identifique, em A, dois óxidos que se destacam e, em B, os ácidos que geram a chuva ácida, originados na transformação química desses óxidos. Responda no quadro abaixo.

b)    explique duas medidas adotadas pelo poder público para minimizar o problema da poluição atmosférica na cidade de S.o Paulo.


Gab

a)    Os principais gases produzidos por ações de termoelétricas, automóveis e indústrias, são: SO3, NO2, CO2, entre outros, que, em presença da água da chuva, produzem ácidos:

SO3  + H2O → H2SO4

2NO2 + H2O → HNO3 + HNO2

CO2 + H2O → H2CO3

Completando a tabela, temos como exemplo:



b)    A adoção do sistema de rodízio de veículos, impondo certa restrição na circulação de automóveis particulares; o sistema de inspeção veicular com o objetivo de impor a manutenção dos motores e sistema de filtros; o incentivo ao uso de combustíveis alternativos, com maior uso de etanol, inclusive na composição percentual da mistura com a gasolina.

Quanto à poluição industrial, a instituição de serviços públicos de vigilância e controle de poluentes, CETESB, monitora as emissões das fábricas e obriga a instalação de filtros nos sistemas de exaustão. Determina também as quantidades de gases poluentes que podem ser emitidas.


Questão 20) 

  

A questão ambiental planetária foi exaustivamente discutida na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que aconteceu em 2012, no Brasil. 


A partir das dinâmicas e contextos, produtos da Rio+20, podemos afirmar que: 


00.    A China, a Índia e o Brasil foram criticados pelos países desenvolvidos, por insistirem, no âmbito do Grupo dos 77 (G-77), que os países ricos paguem a conta da conversão para a economia verde. Há uma preocupação no G-77 de que a economia verde possa servir aos interesses protecionistas dos países desenvolvidos. 

01.    Brasil, Rússia, China e África do Sul cobraram que os países ricos assumam os compromissos firmados na ECO-92, de diminuir a poluição e preservar as espécies do planeta. Apresentaram exemplos de ações de desenvolvimento sustentáveis já realizadas internamente e defenderam que os mais pobres não podem sofrer porque os Estados ricos se desenvolveram destruindo o planeta.

02.    A participação dos Estados Unidos na Rio+20 repetiu o mesmo protagonismo norte-americano da Eco-92. A presença da Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi marcada pelo anúncio do destino de US$ 20 milhões para programas de combate e erradicação da fome na Ásia. A comitiva dos Estados Unidos reiterou o posicionamento sobre o respeito aos "direitos reprodutivos" da mulher de escolher quando quer ter filhos. 

03.    Na estrutura da Rio+20 ocorreu um conjunto de eventos paralelos, entre eles a Cúpula dos Povos, que foi um evento organizado pelos Chefes de Estados e organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. O principal objetivo da Cúpula dos Povos foi a discussão das causas e consequências da crise econômica mundial para a população do planeta. 

04.    A Convenção sobre Biodiversidade foi um dos grandes fracassos da Eco-92 no que corresponde às normas e princípios para a conservação da flora e fauna, sendo apenas aprovada na Rio+20, em 2012. 


Gab: VVFFF


Questão 21) 

  

As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C.

(Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PT-
complete.pdf. Acessado em 02/10/2012.)


Considerando o texto acima, responda:


a)    Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra?

b)    Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta.


Gab:

a)    Diversa modificações poderiam ocorrer pelo amento da temperatura da Terra, sendo as principais as alterações no nível do mar, o derretimento de geleiras, alterações climáticas em grandes áreas, com modificações no regime de chuvas e nas temperaturas.

b)    Entre as metas do Protocolo de Kyoto destacam-se: redução de emissões de CO2 nas mais diferentes atividades humanas, redução de desmatamento, desenvolvimento de técnicas para o aumento do sequestro de CO2 da atmosfera, incentivo à produção de energia “limpa”, regulamentação de um mercado de crédito de carbono.


Questão 22) 

  

O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Projeto de Lei nº 2565/2011, que altera a distribuição dos royalties da exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos entre a União, Estados, Distrito Federal e municípios. Este novo marco regulatório, que trata do regime de partilha das riquezas geradas pela exploração dos recursos naturais no país, vem gerando polêmica. O que se debate é se tais riquezas devem permanecer apenas nos Estados e municípios em que se localizam os combustíveis fósseis ou se elas serão distribuídas também para as outras unidades da Federação que não são detentoras desses recursos.


a)    Cite os dois Estados brasileiros mais prejudicados pela aprovação do novo marco regulatório.

b)    Apresente os principais argumentos favoráveis à manutenção da legislação atual e os que defendem a distribuição das riquezas produzidas pela exploração dos recursos para todas as unidades da Federação.


Gab:

a)    Rio de Janeiro e Espírito Santo.

b)    A discussão sobre a distribuição dos royalties do petróleo (uma espécie de tributo pago pelas empresas petroleiras pela exploração do recurso) entre os Estados e os municípios produtores e os não produtores resulta da questão de como compartilhar entre os entes federativos as riquezas naturais existentes no território nacional. Trata-se de uma discussão sobre o modelo de organização do Estado federativo brasileiro.

Os Estados e municípios produtores contrários à divisão dos recursos financeiros obtidos com a exploração do petróleo argumentam que, além da instabilidade jurídica resultante da mudança de regras já estabelecidas sobre a exploração de áreas já licitadas, a Constituição Brasileira lhes garante o direito de compensação financeira por sofrerem impactos econômicos, sociais e ambientais pela exploração dos recursos em seus domínios, e que com a alteração dos percentuais de distribuição dos royalties do petróleo, esses entes federativos perderão receitas para investimentos públicos em seus respectivos territórios administrativos, inclusive para reverterem os impactos produzidos por essa atividade econômica junto à população e aos ambientes naturais locais.

Por outro lado, os representantes dos Estados e municípios não produtores favoráveis à distribuição mais igualitária dos royalties do petróleo argumentam que, como a exploração desse recurso natural ocorre no subsolo e em áreas oceânicas pertencentes à União, os benefícios obtidos devem se estender à população de todas as unidades federativas e não apenas àquelas onde ocorre a localização do recurso. Argumentam ainda que a distribuição mais equânime dessas receitas oriundas da riqueza do petróleo poderá contribuir para a redução das desigualdades regionais e o aumento de investimentos em setores estratégicos para o país, como o da educação. Outro argumento utilizado por esse grupo é o de que todos os brasileiros contribuem com o pagamento de tributos destinados ao desenvolvimento de pesquisas exploratórias e de retirada de petróleo em áreas oceânicas, sendo assim uma questão de justiça que as riquezas obtidas pela exploração efetivamente ocorrida sejam distribuídas pelo conjunto da população nacional.


Questão 23) 

  

“A responsabilidade não é apenas do clima adverso. As inundações que se registram, ciclicamente, no Vale do Itajaí, têm seus efeitos devastadores potencializados pela imprevidência e omissão dos poderes públicos. A própria sociedade tem sua parcela de culpa,...”

Fonte: Editorial: Diário Catarinense, 18 de setembro de 2011


Os deslizamentos em épocas de chuvas prolongadas acarretam sérios problemas em várias partes do Brasil. Um caminho a ser percorrido para enfrentar esses problemas é através da educação ambiental, enfocando a dinâmica da natureza.


Nesse sentido, a cobertura florestal tem um papel importante nas encostas e ele é cumprido por meio dos atributos abaixo, exceto:


a)    Impede o impacto das gotas, através da copa e do manto de restos vegetais que cobrem o solo.

b)    Retira por absorção e devolve à atmosfera através da transpiração a água da chuva infiltrada.

c)    Retém a maior quantidade de chuva através da absorção pelas raízes, ficando esta água armazenada no caule das árvores.

d)    Os restos de vegetais e raízes dificultam sobremaneira a ação erosiva das águas pluviais.


Gab: C


Questão 24) 

  

Rio de Janeiro fecha o maior aterro sanitário da América Latina


(O Estado de S.Paulo, 04.06.2012.)


A manchete noticia o fechamento do Aterro Sanitário Metropolitano do Jardim Gramacho, após 34 anos de existência. O maior aterro sanitário da América Latina estava localizado à beira da Baía de Guanabara, sobre áreas de manguezais e cercado pelos rios Iguaçu e Sarapuí.

Cite e explique três razões ambientais ou sociais para esse fato ter sido comemorado.


Gab:

Um aterro sanitário sempre compromete o meio ambiente e a sociedade das áreas adjacentes, principalmente quando se trata do maior aterro sanitário da América Latina, como era o Aterro Sanitário Metropolitano do Jardim Gramacho, que funcionou durante 34 anos, localizado à beira da Baía de Guanabara, sobre áreas de manguezais e cercado pelos Rios Iguaçu e Sarapuí.

Assim sendo, existem razões de ordem socioambiental para o fato ser efetivamente comemorado, tais como:

    melhoria da qualidade de vida da população das áreas circunvizinhas a esse local, evitando o contato dos trabalhadores do lixo com o material contaminante;

    possível recuperação da biodiversidade das áreas de manguezais e rios;

    eliminação da contaminação do solo e do lençol freático;

    e o controle de vetores causadores de doenças e a redução (ou até a eliminação) dos fortes odores que comprometem a qualidade do ar e a saúde pública.


Questão 25) 

  

Pára, contempla, observa: não são miragens

de um mundo perdido no tempo ou no sonho,

em que a vida brincasse de fazer coisas

imensas e pequenas coisas misteriosas.

Não é uma terra fora da Terra e do presente,

visão, alegoria, fábula.

É o aqui e o agora de um Brasil que é teu e desconheces.

São árvores,

os bichos,

as águas,

os crepúsculos

do Pantanal mato-grossense. Todo um mundo natural

que pede para ser compreendido, amado, respeitado.

Olha bem, olha mais. Cada imagem é uma história

e cada história um aviso, um anúncio, uma anunciação...

ANDRADE, C. D. Pantanal, beleza natural. In: BOLIGIAN, L. et al.
Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2001.


A partir da análise do poema e dos conhecimentos sobre a Região Centro-Oeste brasileira, é correto afirmar:


01.    O Pantanal tem sua origem relacionada ao assoreamento dos rios da região.

02.    A vegetação é composta, principalmente, por dois estratos, que formam um mosaico constituido por campos limpos e por campos sujos.

03.    A caatinga e os solos aluviais predominam ao longo dos cursos fluviais.

04.    O ecossistema do Pantanal é peculiar, semelhante ao das florestas úmidas tropicais, com fauna e flora ainda preservadas da ação antrópica.

05.    Os solos são aluviais, profundos, com horizontes pouco definidos, baixa acidez e elevada fertilidade natural.


Gab: 02

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis