quinta-feira, 24 de março de 2022

Exercícios Turismo 11

 Questão 128) 

   

As nações de grande extensão territorial têm nas hidrovias e ferrovias o centro de seus sistemas de transportes. No caso brasileiro, a ênfase é dada ao sistema rodoviário, responsável por 96% do movimento de passageiros e por 63% do transporte de carga.

a)    Explique a predominância do transporte rodoviário no Brasil.

b)    Qual a região de maior densidade viária e de maior fluxo de transporte considerando as cinco grandes regiões do IBGE? Justifique.


Gab: 

a)    A atual predominância do transporte rodoviário no Brasil é uma herança da política industrial adotada no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), quando se acentuou a entrada do capital estrangeiro vinculado à indústria automobilística. Foram deixados para trás investimentos nas ferrovias e hidrovias, as quais seriam mais adequadas para as longas distâncias, típicas do Brasil. No final da década de 1960, período do chamado “milagre econômico”, a implantação do PIN (Plano de Integração Nacional) acentuou a política rodoviarista.

b)    Considerando-se as cinco regiões do IBGE, a de maior densidade viária e de maior fluxo de transporte é o Sudeste. Isso se deve a uma enorme gama de fatores, dentre os quais se destaca o grande crescimento econômico-industrial: no início do século XX, o eixo São Paulo — Rio de Janeiro já era responsável por mais da metade do valor da produção industrial do país, o que levou essa região a se transformar em uma grande área de atração populacional e urbana, acentuando a concentração da malha viária e do volume de carga.


Questão 129) 

   

(…) funcionam lado a lado sistemas de movimentos rápidos (com os aviões) e lentos (com os rios), mostrando a coexistência de nexos característicos da globalização e de atividades tradicionais num território tornado conhecido pelas modernas técnicas de informação, mas que permanece escassamente ocupado.

(Milton Santos, Atlas Nacional do IBGE – 2000)

O texto refere-se:

a)    à Campanha gaúcha

b)    à Zona da Mata Mineira

c)    à Região Amazônia

d)    ao eixo econômico Brasília-Goiânia

e)    ao domínio dos Mares de Morros


Gab: C


Questão 130) 

   

“O impacto de uma obra como o Rodoanel sobre o meio urbano está muito além da questão do tráfego, interferindo na dinâmica econômico-territorial da região [...], levando o empreendimento a se constituir como fator de reordenamento do uso do solo da Região Metropolitana.”

(Raquel Rolnik, Parecer Técnico, Ministério Público Federal.)

Com base nos seus conhecimentos, responda:

a)    O que é um rodoanel?

b)    Cite um problema local ou regional que justifique a construção de um rodoanel.

c)    Considerando o texto acima, dê dois exemplos de interferência do rodoanel na dinâmica econômico-territorial de uma região.


Gab: 

a)    Rodoanel é o projeto viário de interligação de rodovias radiais que penetram numa região metropolitana.

b)    Dentre os problemas que justificam a construção de um rodoanel, destacam-se:

• intenso fluxo do trânsito, pois inúmeros caminhões, ônibus e carros, que necessitam chegar a certas estradas, são obrigados a trafegar por ruas e avenidas do centro da região a ser envolvida pelo rodoanel;

• grande poluição do ar e sonora, que se reduziria com a diminuição do fluxo de trânsito.

c)    Como exemplos de interferência do rodoanel na dinâmica econômico-territorial de um região, destacam-se:

• alteração do valor imobiliário dos terrenos atravessados pelo rodoanel;

• surgimento de novos empreendimentos, como hotéis, postos de combustíveis, restaurantes, o que deve elevar a oferta de empregos, particularmente no comércio e no setor de serviços.


Questão 131) 

   

“À exceção de um ou outro prédio bom, os demais são, na verdade, pequenas e pobres choupanas... É (pois) um bairro a crear-se. Agora é que vão tendo começo as edificações, as melhores casas se levantam, depois de vendidos os lotes de terrenos para esse fim(...)Não podemos duvidar da acção civilizadora dos nossos tramways, que têm levado aos bairros afastados e desertos o gosto e o conforto na edificação de prédios, a vida e o progresso, dilatando assim o seu percurso, com aumento de renda.” Relatório da Companhia Jardim Botânico de bondes - 25/08/1894 In: Evolução Urbana do Rio de Janeiro Mauricio de A. Abreu

“Mais 80 mil passageiros com nova estação em Copacabana. As obras de implantação da linha 1 entre as estações Arcoverde e Siqueira Campos, as duas localizadas em Copacabana, foram iniciadas em dezembro de 99 e têm prazo de 30 meses para serem concluídas” . (Jornal O Globo /2000). Os textos apresentam dois momentos dos transportes em Copacabana, que se referem respectivamente ao (à):

a)    estímulo no processo de verticalização e à modernização dos transportes urbanos

b)    fator de revalorização de área decadente e à ocupação seletiva do espaço 

c)    fixação de população urbana em área já ocupada e à desaceleração do crescimento urbano

d)    papel indutor no desenvolvimento urbano da cidade e à adequação de infraestrutura numa área densamente ocupada

e)    transformação do sistema viário da cidade e ao incentivo à ocupação da zona oeste


Gab: D


Questão 132) 

   

As afirmativas a seguir fazem referências a alguns assuntos estudados pela Geografia dos Transportes. 

00.    As ferrovias possuem alta capacidade de carga, proporcionam economia de combustíveis, mas ocasionam grande impacto sobre o meio ambiente. 

01.    Apesar de representar elevado custo e das deficiências nas estradas, o transporte rodoviário ainda é o principal meio de transporte no Brasil. 

02.    Com o processo de transferência das rodovias brasileiras para o setor privado, houve crescimento do número de pedágios e do valor das tarifas cobradas.

03.    A expansão das rodovias brasileiras foi consideravelmente reduzida a partir da década de 1950, em face dos incentivos governamentais à instalação de extensas ferrovias. 

04.    O custo por quilômetro do transporte hidroviário é muito mais baixo do que o verificado nas ferrovias e rodovias.


Gab: VVVFV


Questão 133) 

   

“O destaque do Espírito Santo no comércio externo não poderia dispensar um sistema de portos modernos e bem equipados. E isso o Estado tem.”

“A diversificação é muito grande e os terminais são especializados, equipados para exportar minério de ferro, celulose, placas de aço e soja.”

A SAGA do Espírito Santo. A Gazeta, Vitória, 17.fev.2000. Encarte, p.8.

Com base no texto acima, responda:

a)    Qual a importância do sistema portuário para a economia estadual?

b)    Qual a importância do terminal de Grãos do Porto de Tubarão para o Centro-Leste brasileiro?


Gab: 

a)    O sistema portuário é importante porque favorece a geração de empregos e de impostos, e serve como fator atrativo de indústrias e empresas comerciais e de serviços, como armazenagem alfandegada e transporte rodoferroviário, entre outros.

b)    O terminal de Grãos do Porto de Tubarão é importante porque agiliza o escoamento da produção, tendo em vista sua localização privilegiada como ponto final das linhas da EFVM que fazem conexão com outras estradas de ferro em MG, e também porque favorece a exportação e o abastecimento de produtos agropecuários do Centro-Leste fazendo sua ligação com o interior do país.


Questão 134) 

   

Quanto aos meios de transporte no Brasil, é correto afirmar que:

a)    as ferrovias gaúchas ganham importância em relação às rodovias nas primeiras décadas do século XX, devido à expansão da sojicultura.

b)    as rodovias são mais utilizadas no Brasil devido ao baixo custo em relação às hidrovias e às ferrovias, sendo que a grande maioria foi construída pelo poder público na década de setenta do século passado.

c)    as multinacionais automobilísticas incentivaram o desenvolvimento das rodovias no Brasil, que estão cada vez mais atreladas ao consumo do petróleo como fonte de energia. 

d)    o sistema hidroviário brasileiro é considerado de qualidade comparável à do europeu, destacando-se o caso gaúcho do Rio Jacuí, que transporta cargas pesadas desde a época colonial. 

e)    o principal aeroporto do estado gaúcho está localizado em Porto Alegre, sendo o maior da Região Sul, embora tenha abrangência apenas nacional.


Gab: C


Questão 135) 

   

O escoamento da produção para os portos de exportações é facilitado pelos corredores de exportações, assinalados no mapa abaixo.

Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, os dois principais portos exportadores de minérios (ferro e manganês) e produtos siderúrgicos.

a)    1 e 9

b)    4 e 8

c)    5 e 9

d)    1 e 5

e)    1 e 7


Gab: D


Questão 136) 

   

No Brasil, o setor de transportes tem passado por mudanças significativas nos últimos tempos.

Todas as alternativas apresentam características que refletem essas mudanças, EXCETO:

a)    A extinção do monopólio estatal nos setores de transportes tecnologicamente mais avançados, a exemplo do dutoviário – oleodutos, gasodutos e minerodutos – e do hidroviário.

b)    A incorporação, pelo Estado, de novas formas de parceria e de financiamento, visando à recuperação e à expansão da infra-estrutura do setor de transportes.

c)    A participação crescente do setor privado, por meio de concessões estatais, em atividades de exploração de trechos de rodovias federais e estaduais.

d)    A privatização do sistema ferroviário estatal, mediante transferências ou concessões à iniciativa privada de sua estrutura operacional – linhas, instalações e equipamentos.


Gab: A


Questão 137) 

   

Hermano, aluno do ensino médio, pesquisou sobre os transportes dos grandes centros urbanos. O estudo demonstrou um crescimento no número de veículos, fato que interfere na organização socioespacial das cidades. Esse crescimento do número de veículos automotores decorre, dentre outros fatores, da:

a)    construção de vias expressas e da expansão dos transportes de massa.  

b)    melhoria da infra-estrutura urbana e da redução das tarifas do transporte coletivo.

c)    expansão física das cidades e do aumento das distâncias entre os locais de trabalho e de moradia.

d)    concentração dos condomínios fechados e da aquisição de automóveis por parte das camadas populares.


Gab: C


Questão 138) 

   

Um dos aspectos relevantes da infra-estrutura econômica de um país é seu sistema viário. No caso do Brasil, atualmente, podemos afirmar que:

a)    O transporte rodoviário é preponderante em detrimento das ferrovias e hidrovias. 

b)    A recente privatização fez com que houvesse uma expansão da rede ferroviária. 

c)    Houve uma modernização dos portos e uma elevação significativa da viação de cabotagem. 

d)    Houve uma concentração do transporte de cargas por rodovias a exemplo dos Estados Unidos e do Japão. 

e)    Foi realizada, recentemente, uma recuperação completa da malha rodoviária pelo Ministério dos Transportes. 


Gab: A


Questão 139) 

   

Hidrovia Araguaia-Tocantins

Fonte: Jornal Diário de Cuiabá, 27/05/2000.

O mapa apresenta grande parte do traçado territorial projetado para a hidrovia Araguaia – Tocantins. A respeito desse projeto afirma-se:


I.    Objetiva a integração de regiões por meio do transporte intermodal regional e, a partir deste, a vinculação aos principais mercados nacionais e internacionais. Entretanto, esse projeto hidroviário vem recebendo críticas das populações ribeirinhas locais – principalmente das sociedades indígenas – em função dos problemas socioambientais que poderão surgir com sua implantação.

II.    Visa a constituir um corredor de exportação, integrando os afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas e a BR – 183 com os mercados dos países do Pacífico Sul. Contudo, esse projeto hidroviário tem sido objeto de crítica por parte dos ambientalistas e do Conselho Nacional dos Seringueiros, devido ao desmatamento que, provavelmente, provocará.

III.    Apresenta-se como uma solução para o barateamento do custo dos transportes de bens produzidos nas regiões Norte e Centro-Oeste. Porém, as obras de construção de eclusas e de dragagem no leito do rio podem causar sérios danos ao meio, segundo opinião de diversos segmentos do movimento de ambientalistas.

IV.    Define-se como um amplo planejamento de transporte intermodal (rodoviário – ferroviário – hidroviário), cujo objetivo maior é integrar as regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo em vista as trocas comerciais e a expansão do mercado de trabalho. Contudo, tem sofrido oposição de políticos locais por não incluir os poderes municipais na gestão das obras.


Com relação a estas afirmativas, conclui-se:

a)    Apenas a I e a III são corretas.

b)    Apenas a II é correta.

c)    Apenas a II e a IV são corretas.

d)    Apenas a IV é correta.

e)    Todas são corretas.


Gab: A

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