Questão 89)
Analise o quadro abaixo.
Volume de soja exportado pelos principais portos brasileiros
Fonte: Antaq 2002
Sobre o assunto abordado no quadro, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A utilização de caminhões para o transporte da soja brasileira, mesmo quando as distâncias a serem percorridas são elevadas, continua sendo o mais adequado.
b) A soja produzida no Brasil tem, como características, grandes volumes, longas distâncias para escoamento e valor agregado relativamente baixo.
c) O escoamento da soja ocorre principalmente através dos portos de Paranaguá, Santos e Rio Grande e tem como destinos principais a China, os EUA e a Europa.
d) Os modais, tipicamente mais eficientes para escoamento de produtos como a soja produzida no Brasil, são as ferrovias e hidrovias.
Gab: A
Questão 90)
Sobre o transporte no Brasil, é correto afirmar:
a) As ferrovias brasileiras entraram em declínio a partir de 1920, quando as rodovias começaram a expandir.
b) A construção de estradas vicinais é essencial para integrar novas áreas à produção nacional.
c) O transporte de cabotagem tem dado demonstração de extraordinário dinamismo, escoando considerável parcela da produção industrial do Brasil.
d) A BR – 282 liga o Norte e o Sul de Santa Catarina, passando pelo município de Lages.
e) A integração da Bacia Amazônica com a Bacia Platina já é uma realidade nacional, resultado dos esforços do governo federal, e tem proporcionado desenvolvimento industrial, em virtude do rápido escoamento da produção.
Gab: A
Questão 91)
Leia com atenção:
“Um novo, desconhecido e próspero Nordeste, uma nova fronteira agrícola que se consolida ano a ano com a produção de grãos no oeste da Bahia, sul do Maranhão e sudeste do Piauí. É esta a nova aposta da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) para tirar do papel o secular projeto da Transnordestina. Com investimentos de R$ 4,5 bilhões em reforma ou ampliação de 1.860 quilômetros de trilhos, o governo federal planeja interligar as áreas produtoras de soja, milho e algodão aos Portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará.”
(Jornal do Comércio. Nova fronteira agrícola aguarda a
Transnordestina. 14/05/2006).
Sobre essa nova realidade nordestina, é correto afirmar que
a) os grãos mais produzidos nessa área são o milho e o algodão, por serem lavouras que se adaptam melhor ao cerrado do que a soja.
b) o progresso agrícola na região mencionada é uma demonstração da adaptação das lavouras modernas às regiões de caatinga e à seca.
c) os investimentos na ferrovia serão bem-vindos, mas não precisarão ser muito grandes em razão da proximidade das áreas de plantio em relação ao litoral.
d) no cerrado nordestino as chuvas são regulares, em especial nas chapadas; os terrenos são planos e facilitam a mecanização das lavouras. Essas são virtudes importantes da área.
e) embora a ferrovia seja um bom investimento por garantir um acesso direto a portos marítimos dos produtos agrícolas, a região já está bem assistida por rodovias federais.
Gab: D
Questão 92)
“O Brasil tem de vencer grandes desafios na área de infra-estrutura para manter a taxa de crescimento de 3,5% a 4% nos próximos anos, como prevê o governo. Um desses desafios é melhorar a situação de nossas estradas. Mais de 80% das rodovias federais brasileiras estão deterioradas a tal ponto que já ameaçam a expansão econômica puxada pelas exportações e pelo agronegócio. [...] Esses dados são ainda mais estarrecedores se analisarmos os resultados obtidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em sua pesquisa rodoviária 2004. Dos 74.681 km de rodovias pesquisadas, em todo o Brasil, 56,1% da extensão, ou seja, quase 42 mil quilômetros apresentam pavimento em estado deficiente, ruim ou péssimo e 74,7% têm algum grau de imperfeição.”
(Diário Popular, Pelotas, 28/01/05).
O quadro esboçado acima leva-nos a refletir sobre a questão das vias de circulação no território brasileiro. A esse respeito é correto afirmar:
01. No Brasil o transporte rodoviário foi priorizado em relação aos demais tipos de transporte, como o ferroviário, por exemplo.
02. A prioridade dada ao transporte rodoviário no Brasil relaciona-se ao modelo de desenvolvimento industrial adotado a partir dos anos 1950 no qual a indústria automobilística teve papel fundamental.
04. O transporte hidroviário no Brasil é pouco utilizado devido ao reduzido potencial de navegabilidade dos rios existentes no território.
08. Comparativamente a outros países como os EUA e França, por exemplo, no Brasil há pouca utilização do transporte ferroviário.
16. A rede ferroviária brasileira caracteriza-se por uma distribuição homogênea no território, inclusive tendo recebido nos últimos anos considerável investimento do governo federal.
32. O transporte rodoviário é mais utilizado no Brasil devido ao menor custo em relação ao ferroviário e hidroviário.
Gab: 01+02+08
Questão 93)
“As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo.”
(Théry Hervé e Neli Aparecida de Mello, Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2005, p. 204 e 205.)
a) Por que a malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional?
b) Há propostas recentes de retomada da construção de ferrovias, como se pode observar no mapa ao lado. Que razões explicariam essa retomada?
c) Cite uma razão para o adensamento da rede ferroviária no Estado de São Paulo.
MALHA FERROVIÁRIA DO BRASIL
FONTE: HERVÉ, T. e MELLO, N.A. (2005), Atlas do Brasil
Gab:
a) Porque historicamente predominou um caráter econômico regional-exportador.
b) Entre as razões temos: desenvolver uma maior integração econômica entre a produção do interior (agronegócio e mineração) e os portos exportadores, e o barateamento da matriz de transporte brasileiro visando à diminuição do chamado "custo Brasil".
c) O desenvolvimento da cafeicultura que lançou as bases para a interiorização econômica da região, sendo a ferrovia o principal meio de transporte terrestre nesse período.
Questão 94)
No Brasil, antigos arranjos na base da centralidade urbana são afetados pela dinâmica cada vez maior das comunicações, favorecendo a integração, e pelas especializações dos contextos regionais, estabelecendo novas configurações nas relações sociais e econômicas. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que ocorre:
a) o desaparecimento da área central, que perde sua função de comércio e de prestação de serviços.
b) a descentralização geográfica da indústria e fortalecimento dos contextos regionais de urbanização.
c) a intensificação da mobilidade das informações e dos fluxos de pessoas e mercadorias.
d) a sobreposição das redes de fluxos às redes de lugares.
Gab: A
Questão 95)
Observe o mapa a seguir.
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p.149. [Adaptado].
A implantação da rede ferroviária, no território nacional, deve-se às formas de produção, circulação e consumo que caracterizam a economia brasileira no século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Apresente e explique um fator econômico que justifique a concentração dessa rede nas regiões Sul e Sudeste.
Gab:
• A produção cafeeira, no Brasil, destinada à exportação por causa dos altos preços do produto no mercado internacional, promoveu a ampliação da rede ferroviária com finalidades de facilitar o escoamento da produção.
• A produção agrícola e mineral e a necessidade de escoamento para os portos de Santos e do Rio de Janeiro.
Questão 96)
Observe o mapa
Sobre a malha ferroviária brasileira, é INCORRETO afirmar que
a) está concentrada na região Centro−Sul, sendo que o início de sua implantação ocorreu ainda no período imperial
b) liga áreas produtoras, notadamente de produtos primários, aos portos, como é o caso da ferrovia Vitória−Minas que transporta minério de ferro para o Porto de Vitória−Tubarão
c) possibilitou a interiorização do povoamento no território brasileiro, até o momento em que a política de transportes optou pelo rodoviarismo
d) constitui o principal meio de transporte no país, sendo considerada, também, um meio de integração nacional
Gab: D
Questão 97)
Na Amazônia, duas rodovias, componentes do Plano Rodoviário Nacional, da década de 60, se cruzam em Itaituba (PA). São elas:
a) Belém-Brasília/Transamazônica
b) Cuiabá-Santarém/Transamazônica
c) Belém-Brasília/Cuiabá-Santarém
d) Macapá-Boa Vista/Transamazônica
e) Cuiabá-Porto Velho/Belém-Brasília
Gab: B
Questão 98)
Observe o mapa a seguir:
Com o atual fenômeno da globalização, o território brasileiro é chamado a oferecer as bases materiais à economia globalizada, que conjuga as cadeias de produção e consumo às redes de circulação. A conjugação dessas cadeias, nas regiões, com a rede de comunicação de telefonia celular móvel, pode ser identificada pela:
a) dispersão da rede na Região Norte, devido à criação da Zona França de Manaus.
b) dispersão da rede na Região Centro-Oeste, devido ao desenvolvimento do turismo ecológico.
c) concentração da rede no litoral da região Nordeste, em conseqüência da localização dos portos.
d) concentração da rede na Região Sul, em conseqüência da presença da população de origem européia.
e) concentração da rede na Região Sudeste, devido à presença do capital financeiro.
Gab: E
Questão 99)
Leia, com atenção, o texto abaixo.
“A falta de estrutura nos principais portos do país pode prejudicar o aumento da demanda, provocado, principalmente, pelo maior volume no escoamento por rodovias e ferrovias. O porto de Santos, o maior da América Latina, está funcionando no seu limite. Além de escoar parte da safra agrícola, que cresce a cada ano e promete um novo recorde para 2004, o porto de Santos também responde por 40% das exportações de produtos industrializados que precisam ser transportados em containeres, hoje em falta no porto.”
Fonte: O GloboOnline, 26/7/2004. www.globo.com.br
Com base nas informações do texto e em relação à política portuária brasileira, é CORRETO afirmar que:
a) o Custo Brasil é o responsável pela intensa competitividade entre as indústrias, porque possibilita uma diversidade de opções para a exportação.
b) o escoamento de mercadorias através de rodovias e ferrovias diminui o custo da mercadoria, estimulando a competitividade entre os portos.
c) os containeres são recipientes utilizados para exportar apenas grãos, por isso estão em falta nos portos brasileiros, provocando o aumento dos custos.
d) as empresas estrangeiras, que compraram os portos brasileiros, esperam financiamento do BNDES para empreender a modernização necessária.
e) apesar da importância do porto de Santos, o custo embarque/desembarque é muito alto, em conseqüência de ineficiências, como o excesso de mão-de-obra.
Gab: E
Questão 100)
Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999.
Fonte: Adapt. IBGE, 2003.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II.
Região I Região II
Produto Porto Produto Porto
a) Ouro Belém Soja Paranaguá
b) Ferro Pecem Laranja Santos
c) Ouro Itaqui Laranja Paranaguá
d) Ouro Belém Soja S. Sebastião
e) Ferro Itaqui Soja Santos
Gab: E
Questão 101)
A Estrada de Ferro Teresa Cristina (SC) é responsável pelo transporte:
a) do café do Vale da Paraíba até o porto do Rio de Janeiro.
b) de manganês para o porto de Macapá.
c) de ferro para o porto de Sepetiba.
d) das safras de arroz e milho para o porto de Santos.
e) do carvão de Criciúma a Imbituba.
Gab: E
Questão 102)
A BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), é um tipo de rodovia:
a) de ligação
b) radial
c) transversal
d) diagonal
e) longitudinal
Gab: E
Questão 103)
Dos 42.000 km de rios navegáveis no Brasil, apenas 8.500 km são efetivamente utilizados.
(Anuário Exame – 2004/05 –infra-estrutura, p. 230)
Sobre os dados apresentados pode-se afirmar que:
a) além de muitos dos rios navegáveis estarem situados em áreas economicamente pobres, o transporte hidroviário é pouco priorizado no país.
b) os maiores rios navegáveis brasileiros estão situados no Sul e Sudeste, fato que deve representar uma melhor utilização das hidrovias em futuro próximo.
c) as hidrovias atualmente utilizadas já transportam cerca de 40% da carga comercial, devendo superar as rodovias, com a implantação da hidrovia do rio Paraguai.
d) atualmente, a malha hidroviária utilizada no país já pode ser considerada como uma das maiores do mundo ocidental.
e) desde o início da década de 1990, os 8.500 km de rios utilizados são os principais responsáveis pelo transporte de produtos industriais do país.
Gab: A
TEXTO: 2 - Comum à questão: 104
As reportagens abaixo apontam um novo papel do Brasil nas relações internacionais, particularmente na América do Sul, a partir da expansão de sua economia.
Brasil avança na América do Sul
A estratégia do governo de reafirmar a presença do Brasil na América do Sul, aliada ao processo de internacionalização de empresas brasileiras, está fazendo com que o apelido de “Gigante do Sul” saia dos discursos e vire realidade. A expansão econômica para os países vizinhos se deve, do lado do governo, à estratégia de reafirmar a presença do Brasil no continente e, do lado das empresas, ao caminho natural da internacionalização pela proximidade do mercado.
(Adaptado de CAETANO, Valderez. O Globo, 23/05/2005.)
Ministério admite pior cenário
O Ministério das Minas e Energia afirmou ontem que o governo brasileiro está bastante preocupado com a situação na Bolívia, onde milhares de camponeses cercaram a capital, La Paz, em protestos exigindo a nacionalização do setor de hidrocarbonetos. A Petrobras vem operando na Bolívia desde 1996 e é hoje a maior empresa do país, onde investiu US$1,5 bilhão.
(Adaptado de SCOFIELD, Gilberto. O Globo, 26/05/2005.)
Questão 104)
O sistema de transporte, parte integrante do sistema logístico, é essencial para o crescimento da presença brasileira em outros países.
Tal sistema é estruturado no espaço sulamericano, basicamente, a partir do processo de:
a) circulação livre de mão-de-obra
b) unificação jurídica do sistema modal
c) nacionalização progressiva dos mercados
d) articulação gradual de etapas de produção
Gab: D
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