quinta-feira, 31 de março de 2022

Questões do Trabalho dos Terceiros Anos A e B

 

Geografia – Nova ordem mundial

1. “Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial” (Trecho da música Fora de Ordem, de CaetanoVeloso)

Sobre as ordens mundiais ao longo da história, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinalea alternativa com a sequência correta.

( ) Até o início do Século XX, antes das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar, com várias

potências coloniais rivalizando entre si, tendo o Reino Unido como a mais poderosa.

( ) A partir do final da Segunda Guerra Mundial, duas superpotências passaram a dividir a supremacia mundial: EUA e

Alemanha, no período chamado “Guerra Fria”.

( ) Em 1945 houve a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, inaugurando o início de uma ordem

mundial totalmente capitalista.

( ) A fundação da União Europeia e o vertiginoso crescimento econômico da China, passando a rivalizar com os EUA,deram impulso ao estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, a partir da década de 1990. Essa correlaçãodas maiores forças econômicas mundiais conta ainda com o Japão, importante potência asiática e com ascensãodos países “emergentes”, entre eles o grupo chamado de BRICS, do qual o Brasil faz parte.

( ) Em 1999 surgiu o G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo acrescidas da União Europeia.

Esse grupo de países ricos e de países emergentes passou a constituir uma importante arena de discussões sobre questões políticas e econômico-financeiras de interesse mundial.

a) V – V – F – F – F

b) F – V – F – V – F

c) V – F – F – V – V

d) F – F – F – V – V

2. Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de

a) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

b) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

c) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.

d) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.

e) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.

3. "A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades".

(Luiz Gonzaga Belluzzo. A Guerra do Brasil, São Paulo: Textonovo, 2006. p. 25)

O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que

a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários.

b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos.

c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes.

d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

 

 

4. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas.

( ) Corresponde ao fim dos conflitos NorteSul e ao surgimento dos conflitos Leste Oeste.

( ) Tem como característica o aparecimento de novos centros de poder econômico, como Japão e Alemanha.

( ) Sua característica principal é a bipolaridade.

( ) Significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o fimda Guerra Fria.

A sequência está correta em

a) F, V, F, V.

b) V, V, V, F.

c) V, F, V, F.

d) V, V, F, F.

e) F, F, V, V.

5. A ordem mundial baseada na bipolaridade foi desmontada durante os anos 1990. Com o término da Guerra Fria, compôs-se um novo cenário político, econômico e social, no qual

a) as zonas de tensão foram controladas pelas políticas monetárias da União Europeia.

b) as chamadas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram, junto ao exército russo, operações militares nos países aliados ao regime soviético.

c) os conflitos étnico-culturais e religiosos deram lugar ao enfrentamento entre Estados nacionais.

d) a nova ordem mundial restabeleceu um período de paz e solidariedade entre os povos.

e) os conflitos deixaram de ter a conotação ideológica capitalismo versus socialismo.

6)  A segunda guerra mundial dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos EUA e outro socialista, liderado pela URSS. Com o fim desta política bipolar, o cenário internacional apresenta fatos novos.
Assinale a alternativa correta.
a) O mundo passa por um período de redefinição na economia com a formação de novos blocos econômicos.
b) Crescem os movimentos nacionalistas e separatistas nas áreas que antes compunham o bloco socialista.
c) Aumenta a crise em Cuba, que além do bloqueio econômico imposto pelos EUA, sofre com o fim da ajuda da ex-URSS.
d) Começa a desestruturação, na Europa ocidental, do chamado Estado de Bem Estar Social, já que não existe mais a ameaça do socialismo que assustava os governos e as classes dominantes destes países.
e) Todas as alternativas estão corretas.


07) Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização maniqueísta entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria.
(Flavio de Campos e Renan G. Miranda, Oficina de história: história integrada)
Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que
a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos.
b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências.
c) o clima de guerra fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político.
e) embora o clima de guerra fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu.

08) “Há um muro de concreto entre nossos lábios
Há um muro de Berlim dentro de mim
Tudo se divide, todos se separam
(Duas Alemanhas, duas Coreias)
Tudo se divide, todos se separam.”
(Humberto Gessinger).
A canção “Alívio Imediato”, de autoria do grupo Engenheiros do Hawaii, trata de acontecimentos do século XX. Sobre isso, é CORRETO afirmar que a canção trata:
a) da Revolução Cubana, ocorrida na década de 1950, que combateu o governo de Fulgêncio Batista e implantou um governo dirigido pelo Partido Comunista na América Central.
b) do golpe militar, coordenado por Salvador Allende, que depôs o socialista Augusto Pinochet no Chile, em 1973.
c) dos conflitos que marcaram o século XX, sobretudo durante a chamada “guerra fria”, que marcaram a bipolarização entre capitalismo e socialismo e a fragmentação política.
d) das crises econômicas e sociais vividas na contemporaneidade, que embora não tenham representado nenhum interesse político, impulsionaram a divisão de países como a Alemanha e a Coreia.
e) das práticas de intolerância políticocultural, expressadas principalmente pelo etnocentrismo, que marcaram o domínio europeu e foram responsáveis pela descolonização da África e da Ásia, no século XX


09) A Guerra Fria corresponde a:
a) Um momento da história mundial (entre 1947 a 1989) em que o mundo se dividiu em dois blocos: o Ocidental, liderado pelos Estados Unidos (capitalista), e o Oriental, liderado pela União Soviética (socialista). Os dois blocos, dentro de um sistema bipolar, disputavam a liderança econômica, política, militar e ideológica das várias regiões do planeta, colocando–as em confronto ideológico e/ou armado permanentemente.
b) Um mecanismo de “Guerra” voltado para um esforço conjunto de ações para promover o diálogo entre os dois blocos socialista e capitalista, que se estabeleceram após a II Guerra Mundial no mundo contemporâneo, no sentido de que as disputas fossem o mais consensual possível, sem armas. Tudo contra a intolerância.
c) Uma forma pacífica de combate à intolerância e o desrespeito às diferenças pelos dois blocos (o capitalista e o socialista) que se constituíram após a II Guerra Mundial, apesar de ter ocorrido uma corrida armamentista no período entre 1947 e 1989.
d) Uma Guerra marcada pelo ideal de uma força–tarefa de promoção da fraternidade entre os povos, independentemente do sistema político adotado, fosse ele de cunho capitalista ou comunista.
e) Um projeto visando promover um conjunto de ações voltadas para a paz mundial, onde as tensões políticas, econômicas, sociais e ideológicas poderiam ser resolvidas sem grandes enfrentamentos – por isso, uma Guerra Fria, voltada para a unidade no mundo.


10) Durante a Guerra Fria, a bipolarização do poder entre capitalistas e socialistas deu origem a blocos militares oponentes. Foram eles: 
a) CIA x KGB.
b) OTAN x Pacto de Varsóvia.
c) Marines x Exército Vermelho.
d) Pacto de Varsóvia x Acordo de Bretton Woods.




Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis