Questão 340)
“A rápida urbanização pela qual passou a sociedade brasileira foi certamente uma das principais questões sociais experimentadas no país no século XX. Enquanto em 1960 a população urbana representava 44,7% da população total, no ano 2000, 81,2% da população brasileira vivia em cidades. Essa transformação, já imensa em números relativos, torna-se ainda mais assombrosa se pensarmos nos números absolutos, que revelam também o crescimento populacional do país como um todo: em 40 anos a população urbana aumentou de 31 milhões para 137 milhões, ou seja, as cidades receberam 106 milhões de novos moradores no período. A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim de um período de acelerada expansão da economia, introduziu no território das cidades novos e dramáticos significados”.
Estatuto das Cidades. Brasília, 2005.
Cite três exemplos de como esses dramáticos significados se apresentam no território urbano.
Gab:
O candidato pode, entre outros, apresentar os seguintes significados:
. as imensas diferenças entre as áreas centrais e as periféricas das regiões metropolitanas;
. a ocupação precária das invasões e loteamentos clandestinos em contraposição à alta qualidade dos bairros reservados às camadas de maior renda;
. a linha divisória entre o morro e o asfalto e as muitas outras variantes dessa cisão, presentes nas cidades de diferentes tamanhos e diferentes perfis econômicos;
. a cidade dividida entre a porção legal, rica e com infra-estrutura, e a ilegal, pobre e precária, expressa as desigualdades de renda e é mais um agente na reprodução dessa desigualdade porque a população que está em situação desfavorável acaba tendo muito pouco acesso às oportunidades de trabalho, cultura e lazer.
Questão 341)
Até as décadas de 1950 e 1960, o Brasil apresentava características predominantemente rurais e agrícolas. Com o desenvolvimento econômico e industrial da década de 1970 no chamado “milagre brasileiro”, grandes transformações ocorreram no quadro populacional. De acordo com o texto, analise as proposições e identifique a resposta correta.
I. A população rural brasileira, que na década de 1960 era cerca de 55%, em 2000 apresentava-se com uma taxa de aproximadamente 18%.
II. Na década de 1970 o Brasil se tornou um país urbano industrial com mais de 50% de sua população morando nas cidades.
III. O setor industrial foi um dos responsáveis pela mudança no perfil da população brasileira.
IV. A participação da agricultura no total da renda nacional vem aumentando desde a década de 1960, tornando-se o principal setor da economia brasileira no ano 2000.
Está(ão) correta(s)
a) Apenas as proposições I e II
b) Apenas as proposições I, II e III
c) Apenas as proposições I e III
d) Apenas as proposições II e IV
e) Todas as proposições
Gab: B
Questão 342)
O processo de urbanização no Brasil, extremamente rápido e desigual, trouxe grandes comprometimentos, por vezes até calamitosos, à qualidade ambiental das cidades brasileiras. Sobre a problemática ambiental urbana, é correto afirmar que:
a) a escassez qualitativa da água, decorrente do aumento da população de baixa renda, é o principal problema relacionado ao processo de abastecimento das cidades.
b) a precária gestão dos resíduos sólidos implica na acumulação de lixo nas ruas, praças e jardins dos bairros habitados pelas populações de alta renda das grandes cidades.
c) a construção de obras de infra-estrutura que vêm sendo implantadas nas cidades brasileiras, como o aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, objetiva a melhoria da qualidade ambiental.
d) a falta de tratamento dos esgotos sanitários, nas cidades, em parte lançados in natura no solo, vem causando danos irreparáveis às reservas de água potável, comprometendo usos múltiplos da água.
e) as emissões provenientes dos meios de transportes são as principais causadoras da poluição do ar, portanto, é nas cidades médias brasileiras que este tipo de poluição é mais acentuado.
Gab: D
Questão 343)
A estruturação caótica dos espaços urbanos de Fortaleza é responsável pelos efeitos calamitosos que fenômenos de ocorrência regular podem provocar entre as populações de baixa renda. Sobre os problemas mais freqüentes relacionados a essa questão e às suas causas geradoras, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) o crescimento vertical, associado ao adensamento populacional e ao aumento da produção de lixo, é o responsável pelas epidemias que ocorrem na cidade.
b) a concentração de renda, a ineficiência da assistência social e a variação na composição demográfica reduziram o IDH do Município nos últimos dez anos.
c) a elevada concentração de moradores em áreas de risco ocasiona a mortalidade infantil e a ocorrência de desabrigados por ocasião de enchentes e inundações.
d) as políticas públicas, destinadas a reorganizar a infra-estrutura da cidade e o uso dos seus espaços, reduziram o número de favelas e a incidência de ocupações ilegais.
e) a segregação urbana, que localiza a população de baixa renda nos bairros periféricos, protege as áreas mais ricas contra a violência e a incidência de criminalidade.
Gab: C
Questão 344)
A urbanização dos países subdesenvolvidos constitui um fenômeno marcante da segunda metade do século XX. As características desse fenômeno, na América Latina, expressas na paisagem urbana das metrópoles, são decorrentes da:
a) instalação de indústrias de bens de produção nos arredores das pequenas cidades e próximas às fontes de matéria-prima.
b) industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades.
c) aglomeração humana e do aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia.
d) inovação tecnológica e do aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.
e) implementação de parque industrial e da regulação, por meio do planejamento governamental, de deslocamentos populacionais para as cidades.
Gab: B
Questão 345)
Leia o trecho a seguir:
Na segunda metade do século XX a construção de diversas infra-estruturas de circulação contribuiu para ligar as diversas regiões [do Brasil] entre si com a região concentrada. É assim que a expansão da rede rodoviária brasileira passa de 302.147 km em 1952 para 1657.769 km em 1995, sendo seu maior crescimento na década de 1970.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 65. [Adaptado].
A construção da infra-estrutura, indispensável para a integração do mercado interno, na década de 1970:
a) provocou o crescimento superior da região metropolitana de São Paulo, comparativamente ao do território nacional.
b) proporcionou a criação de programas estatais, como a Marcha para o Oeste, com o intuito de ocupar o interior do Brasil.
c) configurou uma nova hierarquia urbana nacional com a ligação de centros urbanos regionais ao centro econômico do país.
d) possibilitou o crescimento da agricultura familiar, impulsionada pelos investimentos estatais, mediante pressão dos movimentos sociais organizados.
e) acirrou a competição entre os estados e os municípios pela instalação de novas empresas, por meio da guerra fiscal.
Gab: C
Questão 346)
Formada por oito municípios, a Região Metropolitana de Natal (RMN) apresenta-se como uma das regiões de maior dinamismo econômico e social do Rio Grande do Norte.
Sobre essa região, é correto afirmar também:
a) do ponto de vista da urbanização, apresenta uma acentuada diferença, pois a população rural de alguns municípios é superior à população urbana.
b) os municípios de São José de Mipibu, Nísia Floresta e Macaíba se destacam, na RMN, por serem espaços em que predominam atividades do setor secundário.
c) por ser um espaço urbanizado, apresenta uma base econômica atrelada, especificamente, ao setor secundário.
d) os municípios de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante constituem as principais áreas de abastecimento de produtos alimentícios para a RMN.
Gab: A
Questão 347)
A intervenção do Estado via políticas públicas territoriais, isto é, de forma planejada, redefiniu a realidade socioespacial brasileira a partir de 1950, configurando uma nova gestão do território.
Dentre as ações do Estado que marcaram, na década de 1970, esse tipo de intervenção, destaca-se:
a) a construção de grandes rodovias – Transamazônica, Belém-Brasília e Cuiabá-Santarém –, o que desencadeou um processo de integração nacional mais intenso.
b) a implantação de projetos de colonização e de assentamentos rurais específicos para a região Nordeste, no sentido de promover a articulação do território nacional e o desenvolvimento regional.
c) a implementação do processo de substituição de importações, objetivando fortalecer a indústria nacional a partir do milagre econômico brasileiro.
d) a institucionalização da gestão do território, com a criação de órgãos de planejamento – Sudene, Sudeco e Sudam –, objetivando o desenvolvimento regional como forma de integração do território.
Gab: A
Questão 348)
Litografia - Prinz von Preussen Adalbert - 1842
A proximidade entre o mar e a montanha, característica do sítio da cidade do Rio de Janeiro, produz belezas cênicas que encantam os cariocas e os viajantes. No entanto, essa proximidade é igualmente responsável por diversos problemas urbanos, enfrentados há tempos pelos habitantes do Rio.
a) Apresente dois custos que o sítio da cidade do Rio de Janeiro impõe à circulação.
b) Apresente dois riscos ambientais, associados ao sítio, a que estão sujeitos os moradores do Rio
Gab:
a) Entre os custos impostos pelo sítio da cidade do Rio de Janeiro à circulação estão: 1 - os constantes congestionamentos de tráfego produzidos pelo número reduzido de opções de circulação em muitas partes da cidade, que estão imprensadas entre mar e montanha ou ocupam vales estreitos; 2 - a necessidade de construção de túneis, vias elevadas e obras semelhantes, que são investimentos de alto custo; 3 - a prática, já antiga, de arrasamento de morros e de aterro de áreas litorâneas para, entre outros objetivos, facilitar a circulação intra -urbana.
b) Entre os principais riscos ambientais estão aqueles associados aos efeitos da água de escoamento superficial. Devido às chuvas torrenciais de verão, o Rio de Janeiro está sujeito, nas partes baixas da cidade, a enchentes causadas pelo rápido escoamento da água por encostas íngremes e cada vez mais impermeabilizadas por construções e por asfalto. Nas encostas, por sua vez, os problemas estão ligados a deslizamentos de terras, que causam muitas vítimas e exigem investimentos de monta em sua contenção.
Questão 349)
Na última década vem tornando-se mais nítido um processo de desmetropolização, que pode ser identificado como:
a) a redução do número de municípios conurbados em algumas regiões metropolitanas, como Porto Alegre e Curitiba.
b) o decréscimo no ritmo de crescimento demográfico das metrópoles que deixam de se expandir para as periferias.
c) a estabilização da urbanização que, depois de rápido crescimento, já atingiu o patamar planejado de 81%.
d) a participação decrescente das metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro no conjunto da população brasileira.
e) a perda de funções comerciais e de serviços que sofrem com o fechamento ou mudança das indústrias para cidades médias.
Gab: D
Questão 350)
Em seu livro Espelho das Cidades, o filósofo Henry-Pierre Jeudy comenta sobre revitalização das cidades: “Há no mundo inteiro uma tendência de conservação patrimonial que se exerce sobre a cidade por meio da reconstituição do centro histórico. É uma maneira de dar uma certa imagem estética internacional para o turismo, de guardar uma idéia de unidade e harmonia da cidade”.
Folha de S. Paulo, 06.06.05
Sobre a urbanização brasileira considere as afirmações:
I. A urbanização brasileira que se acelerou na segunda metade do século XX permitiu o aparecimento de metrópoles nacionais, como São Paulo, metrópoles regionais como Recife e centros regionais como Campinas.
II. O crescimento das grandes cidades brasileiras envolve um processo que, por um lado, expande a malha urbana e, por outro, deteriora os centros mais antigos que passam a ter a função residencial substituída pela função comercial e de prestação de serviços.
III. A dinâmica residencial das pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras vem sofrendo algumas modificações significativas como a situação do operariado industrial, que passa a residir no centro das grandes metrópoles, pois é aí que existe a oferta de emprego no setor secundário.
Estão corretas:
a) somente I e II.
b) I, II e III.
c) somente I e III.
d) somente II e III.
e) somente II.
Gab: A
Questão 351)
Sobre as atuais tendências do processo de urbanização brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I. A periferia das áreas metropolitanas tem sofrido um processo de esvaziamento devido ao desemprego e às dificuldades de expansão dos espaços construídos.
II. O crescimento das médias cidades é explicado pela reorganização de diversos setores da economia que fogem das desvantagens da aglomeração das áreas metropolitanas.
III. A oferta de isenções fiscais tem estimulado o crescimento de cidades médias, como Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, para onde se deslocaram indústrias têxteis e de calçados do sul do país.
IV. As metrópoles brasileiras continuam apresentando um acelerado crescimento demográfico devido aos fluxos migratórios campo-cidade e ao elevado crescimento vegetativo.
Assinale:
a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
Gab: D
Questão 352)
No espaço geográfico, o processo de urbanização não ocorre de forma homogênea. Tratando-se especificamente da urbanização nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:
a) as cidades foram lentamente expandindo seus territórios e estruturando seus equipamentos urbanos para receber o migrante vindo do campo.
b) a forma lenta e planejada da urbanização contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população das cidades.
c) o crescimento das grandes cidades, de forma não planejada, deu origem ao fenômeno denominado de macrocefalia urbana.
d) os fluxos de mercadorias cresceram rapidamente, provocando a descentralização da economia terciária, articulada, nacionalmente, em redes de cidades.
Gab: C
Questão 353)
URBANIZAÇÃO
A urbanização é um processo sentido no mundo inteiro. Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo sobre o urbano e a urbanização, considerando o panorama atual.
( ) Redes e hierarquias urbanas são percebidas apenas nos países ricos.
( ) As cidades globais são formas urbanas definidas pelo número de habitantes.
( ) À medida que as cidades próximas vão se expandindo horizontalmente, ocorre uma conurbação, o que as torna contínuas e integradas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) FFV
b) VVV
c) FVV
d) VVF
e) FFF
Gab: A
Questão 354)
Relacione as colunas, indicando o significado correto dos conceitos abaixo.
I. Conurbação
II. Urbanizaçaão
III. Metrópole
IV. Êxodo rural
( ) Cidade milionária, com mais de um milhão de habitantes
( ) Saíde de pessoas do campo para irem residir na cidade
( ) Encontro de áreas urbanas de difícil limitação, como por exemplo a existente entre São José e Florianópolis
( ) Crescimento das áreas urbanas, com redução proporcional da população no campo
Assinale a alternativa que contenha a seqüência correta, de cima para baixo.
a) III, IV, I, II
b) III, I, IV, II
c) II, IV, I, III
d) II, I, IV, III
e) IV, III, II, I
Gab: A
Questão 355)
Com relação ao espaço urbano brasileiro, é correto afirmar:
a) É nas metrópoles brasileiras que ocorre o maior crescimento populacional, tanto migratório quanto vegetativo.
b) As metrópoles brasileiras são muito importantes para o país, do ponto de vista social. Por terem um crescimento econômico grande, não apresentam problemas habitacionais.
c) Brasília é a segunda capital, desde a descoberta do Brasil. A primeira foi o Rio de Janeiro.
d) São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as principais metrópoles nacionais.
e) Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, não é a maior cidade do Estado.
Gab: E
Questão 356)
Assinale a alternativa correta sobre a estrutura fundiária no Brasil.
a) O Estatuto da Terra, criado na década de 1960, extinguiu o conceito de latifúndio por dimensão, pois essa forma de propriedade não mais existia no Brasil.
b) O latifúndio por exploração é um conceito relativo a um imóvel rural de até 600 módulos rurais onde o principal problema é a exploração deficiente ou inadequada.
c) O minifúndio é um conceito dado para a propriedade que possui menos de 30 hectares.
d) As terras devolutas correspondem àquelas destinadas aos assentamentos, mas que deverão ser devolvidas à União após trinta anos.
e) A concentração de terras presente na estrutura agrária brasileira significa que a maior parte das terras agricultáveis está nas mãos de muitos pequenos agricultores.
Gab: B
Questão 357)
A urbanização brasileira, ligada à industrialização tardia que aqui ocorre, tem como conseqüência:
a) um alto índice de analfabetismo.
b) uma baixa produtividade no setor agrícola.
c) uma mecanização excessiva do setor primário.
d) um setor terciário hipertrofiado.
e) uma infra-estrutura dos serviços urbanos que se apresenta deficiente.
Gab: D
Questão 358)
As metrópoles brasileiras atuais apresentam diferenças entre si. No entanto, há características semelhantes entre elas pelo fato de
a) constituirem-se como centros financeiros que comandam o mercado no território nacional.
b) assimilarem os novos atributos da economia globalizada e apresentarem intensas desigualdades sociais.
c) desenvolverem a pesquisa científica e tecnológica para o crescimento econômico do país.
d) configurarem-se como espaços oriundos do planejamento físico-territorial e socioeconômico.
e) agregarem migrantes com grande diversidade étnica e uma cultura cosmopolita.
Gab: B
Questão 359)
O Plano Nacional de Saneamento do Brasil - PLANASA - apontou que a principal causa da grande deficiência das infra-estruturas de saneamento no país, constitui-se na pequena movimentação de recursos nesse setor em relação PIB anual, que remontou apenas 0,96%, em 2004, requerendo, para melhorar a carência de infra-estrutura, um aumento de mais 0,60%, que corresponde a 9 bilhões de reais por ano. Porém o governo liberou, em 2005, um acréscimo de apenas 0,23% do PIB/ano. Assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) corretamente a(s) repercussão(ões) dessa histórica falta de investimentos no setor de saneamento.
01. Cerca de 46% da população brasileira possui seus esgotos tratados (SUDHEVEA, 2005).
02. Cerca de 70% dos leitos hospitalares são ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água (OMS, 2005).
04. Na Região Norte, predominam as fossas sépticas, que contaminam as águas subterrâneas e superficiais.
08. Menos de 46% da população brasileira é atendida pela rede geral de abastecimento de água.
16. Cerca de 29 pessoas morrem diariamente no Brasil porque não consomem água tratada (OMS, 2005).
Gab: 18
Questão 360)
As favelas crescem e se multiplicam nas principais capitais brasileiras e, em muitas delas, a criminalidade domina, impondo regras de comportamento à sociedade e desafiando o poder público.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. As favelas são fruto da condição social dos países pobres, onde parcela significativa da população não recebe salários que garantam a possibilidade de moradias adequadas.
02. A especulação imobiliária é típica do modo de produção capitalista.
04. Uma parcela da população opta por morar em áreas de morro, consideradas mais adequadas para a moradia por serem mais ventiladas e frescas.
08. As favelas se caracterizam pelas construções das casas por parte de seus proprietários, em forma de mutirões, com baixo custo e grande união da população.
16. A construção em favelas é ecologicamente correta e pouco impacta as áreas de preservação permanente da Mata Atlântica; portanto, sua construção é incentivada pelo Estado.
Gab: 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário