Questão 64)
Legenda: $ X/t = quantidade de dólares gastos por tonelagem transportada;
X km = distância entre o porto de Sepetiba e outros lugares.
Nota: Os custos do esquema acima se referem ao transporte de minério de ferro para o porto de Sepetiba e a sua exportação.
Estudos feitos por agências diversas sobre a construção do porto de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro, indicam alguns problemas em termos da economia nacional e internacional que colocam em xeque os vultosos investimentos feitos no porto, há mais de uma década. Considerando esses problemas:
a) explique a diferença entre a distância física e a distância econômica indicada no esquema acima, com relação ao transporte interno brasileiro e ao transporte internacional de mercadorias, a partir do porto de Sepetiba;
b) indique dois (2) problemas da logística do transporte brasileiro que aumentam ainda mais a diferença identificada no item anterior.
Gab:
a) A diferença se refere aos custos da tonelagem transportada no mercado interno e internacional. Verifica-se que na comparação dos custos de transporte no território nacional (por diversos meios como rodovias, ferrovias e hidrovias...) com os custos por via marítima, as distâncias são relativizadas. No caso da comparação entre Sepetiba (RJ) / São Simão (GO) e Sepetiba (RJ) / EUA, por exemplo, o preço da tonelagem é o mesmo (U$ 23,00 por tonelada de minério de ferro), apesar da distância do porto aos EUA ser quase dez vezes maior do que dele até a cidade do Centro-Oeste brasileiro; no caso da comparação entre Sepetiba (RJ) / Foz do Iguaçu (PR) e Sepetiba (RJ) / Europa, as diferenças ficam ainda mais discrepantes, pois o custo por tonelada de minério de ferro transportado no trecho brasileiro é de U$ 26,50 enquanto se paga, no circuito atlântico até a Europa, U$ 14,00 por tonelada, apesar de a distância internacional do primeiro trecho ser quase 10 vezes menor.
b) Dentre os problemas logísticos que ampliam as discrepâncias vistas na questão anterior (e que ultrapassam o tradicional barateamento dos custos do transporte marítimo devido à quantidade de tonelagem transportada em uma única viagem), pode-se destacar:
• Os altos custos do transporte rodoviário, já que a malha de circulação do país é fundamentada nesse meio de transporte (tradicionalmente um dos que mais encarece o preço das mercadorias);
• A privatização das rodovias brasileiras, o que aumenta o número de pedágios nas estradas do país;
• A falta de articulação entre os meios de transporte (o transporte modal);
• Os elevados impostos (ICMS e IPI) devido à desconexão entre as políticas fiscais, nas mais variadas escalas de ação do poder público nacional.
• A precariedade de transporte ferroviário.
• A falta de políticas públicas para o sistema hidroviário.
• Saturação/gargalo do sistema portuário brasileiro.
Questão 65)
O mapa representa o traçado completo previsto para o chamado Rodoanel, importante construção em andamento, na Região Metropolitana de São Paulo. Considerando o mapa e seus conhecimentos, cite e explique
a) um motivo para a construção do Rodoanel, no que se refere à circulação de mercadorias pelo território nacional.
b) um problema, de ordem ambiental, que pode ser relacionado a essa obra.
Fonte: Adaptado de www.dersa.sp.gov.br/rodoanel,
acessado em outubro de 2007.
Gab:
a) A região metropolitana de São Paulo constitui um importante nó de entroncamento rodoviário, o que faz desta área urbana um centro de circulação de caminhões. O Rodoanel desafogaria o trânsito, deslocando a trajetória de parte desses veículos, e também reduziria a emissão de poluentes na área urbana.
b) O projeto do Rodoanel corta áreas de preservação ambiental, tais como áreas de mananciais e áreas florestadas.
Questão 66)
A Infraero é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa; administra 67 aeroportos, 84 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga.
Assinale a alternativa correta.
a) A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero têm as mesmas funções.
b) O aeroporto de Congonhas é o que mais transporta cargas de importação. É, também, o que mais arrecada e, por isso, é o mais usado no Brasil.
c) As obras de modernização dos aeroportos vêm da receita dos municípios; por isso, são insuficientes.
d) A Infraero é uma empresa pública que opera com o capital privado das empresas aéreas; por isso, só administra os grandes aeroportos.
e) Os aeroportos administrados pela Infraero concentram cerca de 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil.
Gab: E
Questão 67)
O setor de transportes no Brasil apresenta muitos problemas. Isso pode ser explicado pela grande extensão do território e pelas políticas governamentais adotadas no decorrer do século XX, que não levaram em consideração a necessidade de se diversificar as modalidades de transportes no País. Tal fato se comprova com a chamada involução da malha ferroviária do País.
Veja o quadro a seguir:
Borsato, Cíntia. Setor descarrilado. Revista Veja: Editora Abril. Edição
2020, nº 31, 8 de agosto, 2007. p. 87.
Apresente e analise um fator responsável por esse processo de involução da malha ferroviária que vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1950.
Gab:
A pressão de grupos econômicos (indústrias automobilísticas, petrolífera, da construção civil) para a expansão do transporte rodoviário e a visão imediatista dos governantes, relegaram as ferrovias, hidrovias e navegação de cabotagem a um segundo plano, privilegiando o uso de rodovias. Assim, houve uma escolha política que elevou o transporte rodoviário ao patamar de principal meio de transporte de carga do país, em detrimento de outras alternativas.
Questão 68)
Brasil: logística dos transportes
fonte: Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, IBGE, 2006, 3ª ed., p. 141
Nos mapas estão representados elementos da infra-estrutura territorial, nos exemplos das redes ferroviária e rodoviária. A análise combinada dessas redes viárias permite uma constatação, no Brasil.
Assinale a opção que melhor resume essa constatação.
a) Preocupação oficial em ampliar a integração em escala continental, tendo em vista a extensão das redes rumo a áreas de fronteira com países vizinhos.
b) Integração econômica desigual em escala nacional, com uma parte do território mais densamente conectada que o restante do País.
c) Tendência de expansão da rede ferroviária, que passa a competir com as estradas pavimentadas no transporte de carga e de passageiros.
d) Orientação de ocupação efetiva dos “espaços vazios” do País, tanto através de ferrovias quanto de estradas pavimentadas.
e) Tendência de integração entre as regiões periféricas, com vistas a formar uma estrutura econômica policêntrica no País.
Gab: B
Questão 69)
No Paraná, o Anel de Integração rodoviária forma uma rede basicamente triangular e que liga, prioritariamente, os seguintes pólos ou nós:
a) Foz do Iguaçu, no sudoeste do estado do Paraná, e Ourinhos, no estado de São Paulo, passando por Guarapuava.
b) Curitiba, a leste, Maringá-Londrina, ao norte, e Cascavel, a oeste.
c) Foz do Iguaçu e Paranaguá, passando por Ponta Grossa.
d) Paranavaí, no norte, e Guaíra, no oeste, passando por Cascavel.
e) Ponta Grossa e Curitiba, estendendo-se até Paranaguá.
Gab: B
Questão 70)
A adequação dos meios de transporte depende da infra-estrutura de vias de circulação, do tempo gasto e dos custos.
Considerando os meios de transporte hidroviário e rodoviário, indique e justifique qual o mais adequado à região Norte do País, considerando as características naturais e de infra-estrutura da região.
Gab:
Hidroviário
Rios de planície com grande vazão de água, o que facilita a implementação de uma hidrovia.
Questão 71)
Leia o mapa: BRASIL – Portos e corredores de exportação.
Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas.
São Paulo: Ática, 2006, p.119.
Com base no mapa e na geografia dos transportes do Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) o porto de Itaqui escoa a produção de madeira e castanha-do-pará e está interligado às áreas produtoras através da Perimetral Norte.
b) o porto de Manaus opera a exportação de papel e celulose provenientes das indústrias localizadas na rodovia federal Transamazônica.
c) o porto de São Sebastião escoa produtos têxteis, calçados, papel e artigos de alumínio e está interligado às áreas produtoras através da Ferrovia Paulista Sociedade Anônima (FEPASA).
d) o porto de Sepetiba opera a descarga de carvão mineral para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e está integrado à malha rodoviária da BR101, BR116 e BR040.
e) o porto de Vitória escoa a produção de produtos petroquímicos e combustíveis devido à proximidade das plataformas da bacia de Campos.
Gab: D
Questão 72)
Observe a tabela sobre o percentual de transporte de cargas no Brasil e responda às questões abaixo.
Fonte: Ministério dos Transportes – 2003.
a) Justifique a opção pelo transporte rodoviário.
b) Cite e explique duas vantagens do transporte ferroviário em relação aos demais.
Gab:
a) – A opção foi decorrente de políticas governamentais voltadas para a expansão da indústria automotiva no Brasil;
b) – Baixo custo: capacidade de transporte de grande volume de carga por longas distâncias a preços baixos em relação ao transporte aéreo e rodoviário;
- Baixo grau de poluição: Menor consumo de combustíveis e conseqüente redução na emissão de CO2;
- Menor custo de manutenção: A conservação das ferrovias exige menor aplicação de recursos.
Questão 73)
Reflita sobre a matriz de transportes de carga do Brasil e assinale a alternativa correta.
a) A navegação de cabotagem é pouco desenvolvida no Brasil em função de condições naturais pouco favoráveis para esse tipo de transporte.
b) As condições do relevo predominantemente planáltico e a carência de tecnologia para produção de vagões explicam o ainda pouco desenvolvido sistema ferroviário nacional.
c) Embora mais caro e impactante, o predomínio do transporte rodoviário sobre os demais é reflexo histórico de políticas que favoreceram as grandes montadoras e empresas petrolíferas.
d) As condições climato-atmosféricas do território nacional desfavorecem o desenvolvimento do setor aeroviário, o que se evidenciou nos dois últimos grandes acidentes aéreos.
e) A significativa participação do transporte dutoviário é reflexo das políticas de incentivo ao agronegócio no Brasil e à exportação de grãos.
Gab: C
Questão 74)
O Estado de Mato Grosso do Sul tem passado por profundas mudanças na sua organização territorial, nos últimos 30 anos. Torna-se nítido que o território estadual tem sido cada vez mais incorporado ao espaço produtivo nacional. Assinale a alternativa que apresenta fator favorável a essa transformação econômico-espacial.
a) Distribuição equilibrada da população e da riqueza no território estadual, acompanhada da elevação do IDH em todas as regiões.
b) Ocupação estratégica das áreas fronteiriças para garantir a soberania nacional.
c) Desenvolvimento de atividades agrícolas voltadas ao abastecimento do mercado estadual, intensificando as cadeias produtivas locais.
d) Implantação de infra-estrutura de transporte e energética, permitindo mais acessibilidade aos empreendimentos agroindustriais.
e) Promoção do campo, reforçando o movimento de ruralização da população com a criação de assentamentos e agrovilas.
Gab: D
Questão 75)
O governo federal brasileiro criou, visando facilitar a exportação, os “corredores de exportação”, que podem ser definidos como
01. uma rede de ferrovias conectadas por um único eixo viário.
02. um sistema conjugado de portos, transportes, silos e frigoríficos, com a finalidade de receber, conservar e exportar produtos para o mercado internacional.
03. um conjunto de normas e de processos fiscais que democratizam as exportações, favorecendo, desse modo, o pequeno exportador.
04. uma prática de compra e venda de produtos nacionais, objetivando a fixação de um preço único, que proporciona oportunidades iguais aos exportadores.
05. um tratamento preferencial em relação a determinados produtos de exportação, como o alumínio, o ferro e o cacau.
Gab: 02
Questão 76)
Observe os dados sobre Inclusão Digital no Brasil.
Fonte: Censo 2000 / IBGE
Fonte: Censo 2000 / IBGE
Com base nos dados, assinale a afirmativa incorreta:
a) Em proporção, os moradores do Distrito Federal são os que apresentam maior grau de inclusão digital.
b) Entre os incluídos digitais, o Estado que apresenta menor índice de inclusão digital é o Maranhão.
c) Entre os que apresentam menor grau de inclusão digital, são os moradores do Estado do Acre os que têm menos microcomputadores em números absolutos.
d) Examinando a relação entre moradores em domicílios particulares e número de microcomputadores, São Paulo é o que apresenta os melhores índices.
Gab: D
Questão 77)
A questão está relacionada ao mapa e ao texto a seguir. A soja do Mato Grosso sai por rodovia para Paranaguá ou segue por ferrovia para Santos ou, ainda, por rodovia para Porto Velho e por hidrovia até Itacoatiara, num longo caminho para o reembarque rumo ao exterior.
(O Estado de S.Paulo, 19.03.2006. Suplemento Novo mapa do Brasil)
As análises do mapa e do texto permitem concluir que
a) a criação de espaços de avanço tecnológico no interior do País é condição fundamental para a expansão da fronteira agrícola.
b) os produtos de exportação têm possibilitado a organização do espaço da região central do Brasil.
c) a crescente utilização do transporte hidroviário para grandes cargas tem impulsionado a produção agrícola nacional.
d) a privatização da rede ferroviária transformou-se em um obstáculo para a circulação de mercadorias no espaço nacional.
e) a deficiente rede de infra-estrutura de transportes diminui a competitividade agrícola do País no exterior.
Gab: E
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