Questão 62)
Nos últimos anos, o MERCOSUL
a) dificultou relações econômicas com países andinos.
b) influenciou na consolidação da ALCA.
c) enfrentou dificuldades políticas para consolidar-se.
d) evitou conflitos econômicos regionais.
e) foi reconhecido na ONU como foro multilateral.
Gab: C
Questão 63)
Muitas crises políticas afetaram a América do Sul nos últimos, anos por razões distintas. Observe o mapa e responda.
Pode-se afirmar que as crises nos países
a) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.
b) III e VIII decorreram do ingresso em blocos regionais.
c) IV e V estão associadas ao tráfico de narcóticos.
d) VI e X resultaram da eleição de políticos de esquerda.
e) VII e IX foram causadas pelo não pagamento da dívida externa.
Gab: A
Questão 64)
A tabela contém indicadores socioeconômicos do Chile e da média de todos os países da América Latina.
CHILE E AMÉRICA LATINA:
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM 2004.
(OMS, UNESCO e UNICEF, 2005.)
Analisando-se a tabela, pode-se afirmar que:
a) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito pequena na maior parte dos indicadores.
b) em todos os indicadores socioeconômicos, o Chile apresenta resultados melhores do que a média da América Latina.
c) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito pequena apenas nos indicadores desemprego, média de anos de estudo e taxa de analfabetismo.
d) em todos os indicadores socioeconômicos, o Chile apresenta valores inferiores à média da América Latina.
e) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito grande apenas nos indicadores PIB per capita, inflação e expectativa de vida.
Gab: B
Questão 65)
“Em uma América Latina que não acha o caminho para o desenvolvimento, o Chile é a ovelha desgarrada que encontrou uma fórmula econômica de sucesso. A economia chilena cresce à taxa média de 5,5%, há vinte anos, estabilidade que não se vê em outros países da região”.
Revista Veja, 1º.06.05
Sobre o Chile é incorreto afirmar:
a) As exportações chilenas deram saltos depois da assinatura dos acordos de livre comércio com a União Européia e os Estados Unidos.
b) A fórmula chilena para o desenvolvimento se baseou no aumento dos impostos com um sistema tributário sofisticado e elitista.
c) Em 1980, foi feita uma reforma na educação, que passou para os municípios a responsabilidade pelo ensino público e criou um tipo de escola privada que recebe subsídio do governo. As universidades públicas são pagas e com crédito educativo para alunos carentes.
d) O Chile tem facilidade para abrir aos seus produtos mercados grandes como os Estados Unidos porque é um país pequeno e não representa concorrência para os produtores rurais norteamericanos.
e) O Chile não optou por entrar no Mercosul porque, participando deste bloco, teria que se sujeitar às regras do mesmo, o que retardaria a conclusão de suas negociações.
Gab: B
Questão 66)
Leia o texto e observe o mapa abaixo:
“Em maio de 2005, o Congresso paraguaio concedeu às tropas dos Estados Unidos a imunidade legal (...) e permitiu a entrada de 400 soldados estadunidenses para uma série de exercícios militares conjuntos. Ainda acenou com a possibilidade de instalação de uma Base Militar Americana em território paraguaio, próxima da tríplice fronteira”
(Adaptado de Carta Capital, 20/09/2005, p. 52).
Localização da provável base dos EUA e distância de pontos estratégicos do Cone Sul
(Fonte: Carta Capital, 20/09/2005, pg 52).
Com base no texto, no mapa e nos seus conhecimentos:
a) Cite uma conseqüência, para os países do Mercosul, dessa aproximação entre o Paraguai e os Estados Unidos.
b) Explique uma conseqüência, aos países do Cone Sul, a ser ocasionada a partir da instalação da Base Norte Americana no Paraguai.
c) Explique uma conseqüência a ser ocasionada no Brasil a partir da instalação da Base Norte Americana no Paraguai.
Gab:
a) Enfraquecimento do Bloco Econômico Mercosul.
b) Aumento do monitoramento e influência dos Estados Unidos na região buscando aumentar o controle econômico e geopolítico perdido nas últimas décadas.
c) Reduzir o poder do Brasil, este que é considerado uma potência subregional, tanto no aspecto político, econômico e social.
Questão 67)
Assinale as alternativas que se relacionam corretamente à América do Sul.
01. A Argentina deve a sua prosperidade, em grande parte, à supremacia da economia petrolífera na América do Sul, tirando proveito das divisas geradas pela alta do produto após a Guerra do Golfo.
02. A criação do Mercosul, em 1991, instituiu uma zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, passo inicial para a constituição de um mercado comum que abrange mais de 200 milhões de indivíduos.
04. No que diz respeito à chamada "economia da droga", o Peru e a Bolívia se constituem nos principais centros mundiais de produção de cocaína, enquanto a Colômbia, que é encruzilhada da fabricação e do tráfico, possui uma economia paralela, através do dinheiro lavado e investido em privatizações.
08. Com a crise da dívida externa e o marasmo econômico, as esperanças na renovação democrática na América do Sul pouco a pouco se desvanecem, uma vez que os exércitos avançam contra o narcotráfico nos países andinos, restituindo aos militares, o papel de guardiões da ordem e da pátria.
16. Ao longo do século XX, os governos, autoritários e frágeis, mostraram-se incapazes de fazer uma modernização da economia e das estruturas sociais mantendo-se os latifúndios especializados em produtos agrícolas destinados à exportação (café, açúcar, cereais) ou em pecuária. Sendo, esses setores, inteiramente dependentes da demanda estrangeira.
Gab: 30
TEXTO: 3 - Comum à questão: 68
As reportagens abaixo apontam um novo papel do Brasil nas relações internacionais, particularmente na América do Sul, a partir da expansão de sua economia.
Brasil avança na América do Sul
A estratégia do governo de reafirmar a presença do Brasil na América do Sul, aliada ao processo de internacionalização de empresas brasileiras, está fazendo com que o apelido de “Gigante do Sul” saia dos discursos e vire realidade. A expansão econômica para os países vizinhos se deve, do lado do governo, à estratégia de reafirmar a presença do Brasil no continente e, do lado das empresas, ao caminho natural da internacionalização pela proximidade do mercado.
(Adaptado de CAETANO, Valderez. O Globo, 23/05/2005.)
Ministério admite pior cenário
O Ministério das Minas e Energia afirmou ontem que o governo brasileiro está bastante preocupado com a situação na Bolívia, onde milhares de camponeses cercaram a capital, La Paz, em protestos exigindo a nacionalização do setor de hidrocarbonetos. A Petrobras vem operando na Bolívia desde 1996 e é hoje a maior empresa do país, onde investiu US$1,5 bilhão.
(Adaptado de SCOFIELD, Gilberto. O Globo, 26/05/2005.)
Questão 68)
A atual crise boliviana põe em discussão as contradições existentes entre o exercício da soberania de um país e a sua inserção nos fluxos globais.
Uma dessas contradições, vivida hoje pela Bolívia, pode ser melhor explicitada pelo conflito verificado entre:
a) autonomia política e privatização da produção
b) ideário liberal e desregulamentação da economia
c) participação popular e flexibilização da legislação trabalhista
d) fortalecimento do Estado e nacionalização do sistema financeiro
Gab: A
Questão 69)
O tráfico de armas, cujo percurso de entrada no Brasil é mostrado no mapa, constrói redes de poder que ultrapassam os territórios nacionais e nas quais circulam armas, drogas e recursos ilegais, tornando-se um dos mais graves problemas da atualidade.
Das estratégias abaixo, aquela que deve ser priorizada pelo Estado, no combate às redes ilegais, por sua maior eficácia, é:
a) ampliação da soberania, fortalecendo grupos paramilitares regionais
b) controle do território, reforçando o aparato policial em dimensão local
c) intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais
d) fortalecimento da vigilância alfandegária, criando estruturas militarizadas supranacionais
Gab: C
Questão 70)
Considere as figuras abaixo:
Adaptado de: BARELA, J.E. O massacre dos inocentes.
Veja. São Paulo, ed. 1837, n. 36, 8 set.2004, p.112.
A região ilustrada na figura acima trata−se.
a) dos Urais, onde ocorrem conflitos entre russos ocidentais e russos orientais pelo retorno do sistema socialista à Rússia
b) da Sibéria, onde se localizam as principais áreas produtoras de minério de ferro e carvão que alimentam o complexo siderúrgico russo
c) da Mesopotâmia, onde as tropas estadunidenses enfrentam a resistência dos rebeldes iraquianos, desde a deposição de Sadam Husseim
d) do Cáucaso, onde atualmente ocorrem conflitos relacionados à oposição de grupos nacionalistas islâmicos ao domínio russo da região
Gab: D
Questão 71)
O Mercosul é um mercado supranacional que integra países membros plenos e associados, mas a expansão das suas relações comerciais depende do desempenho de suas economias nacionais. Entre as perspectivas do Mercosul, é INCORRETO afirmar que pretende:
a) atender aos objetivos de integração continental, controlando os avanços das relações comerciais entre os países membros.
b) liberar o setor de serviços, permitindo que os diversos profissionais possam trabalhar sem restrições em qualquer dos países.
c) abrir as concorrências públicas, permitindo que as empresas sediadas em qualquer país possam competir em iguais condições com as outras.
d) discutir novas legislações comuns, estabelecendo normas e instituições de controle e proteção aos interesses comuns.
Gab: B
Questão 72)
A FARC – autodenominada Forças Armadas Revolucionárias – é, para alguns, um grupo revolucionário que luta pela mudança do poder e, para outros, um grupo de terroristas e seqüestradores.
Esse movimento ocorre em que país vizinho do Brasil e com qual estado membro brasileiro ele faz fronteira?
a) Venezuela, fronteira com o Amazonas.
b) Guiana, fronteira com Roraima.
c) Colômbia, fronteira com o Pará.
d) Colômbia, fronteira com Roraima.
e) Colômbia, fronteira com o Amazonas.
Gab: E
Questão 73)
Tendo em mente o mapa da América e o espaço geográfico brasileiro, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
( ) O Brasil faz fronteira com quase todos os países latino-americanos, exceto Equador, Chile, Peru e Trindad y Tobago.
( ) A linha do Equador atravessa o Brasil, ao norte do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e sul do Amapá.
( ) O Trópico de Câncer atravessa o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o sul de São Paulo e norte do Paraná.
( ) Com uma área superior a 8 milhões de km2, o Brasil é um dos 5 países mais extensos da Terra, superado apenas pela Rússia, EUA, Canadá e China.
a) FFVF
b) VFFV
c) VVFF
d) FVFV
e) VVVF
Gab: D
Questão 74)
Observe a figura.
A anamorfose indica que, em relação às mortes de crianças com menos de 5 anos de idade na América do Sul,
a) os índices mais elevados estão no Cone Sul.
b) os indicadores mais baixos estão nos países andinos.
c) a Bolívia e o Paraguai têm a mesma quantidade de casos.
d) os membros do Mercosul têm graves disparidades entre si.
e) as partes do Tratado de Cooperação Amazônica são homogêneas.
Gab: D
Questão 75)
Assinale o que for correto sobre a economia e a urbanização na América do Sul.
01. A Venezuela é autosuficiente na produção de petróleo. No entanto, a exemplo do Brasil, a exportação do produto fica prejudicada devido ao alto consumo interno.
02. O Chile tem sua economia apoiada, em grande parte, na exportação que apresenta um saldo positivo com relação às importações. O sucesso da balança comercial não resolveu, no entanto, muitos problemas sociais, como é o caso da disparidade de renda que ainda perdura no conjunto de sua população.
04. Com amplos territórios de clima semi-árido, a Argentina destaca-se pela produção de frutas. Dentre os cultivos irrigados, destaca-se a produção de uvas, destinadas à indústria vinícola.
08. Na Argentina, a Patagônia corresponde à zona de pradarias. Essa região destaca-se pela pecuária bovina e pela produção de grãos, como o trigo e o milho, concentrando, ainda, indústrias alimentícias.
16. A Alca pretende integrar o comércio das três Américas. Até o momento, no entanto, vem atuando ativamente apenas entre os países andinos da América do Sul.
32. As elevadas taxas de crescimento vegetativo das populações e as intensas migrações campocidade fizeram surgir, na América do Sul, grandes metrópoles. São Paulo, Bogotá, Lima e Caracas, respectivamente no Brasil, na Colômbia, no Peru e na Venezuela, são exemplos desse fenômeno.
Gab: 38
Questão 76)
Observando-se o mapa abaixo, pode-se afirmar:
I. O número 3 representa a Argentina, parceiro comercial do Brasil, que vive mergulhado numa crise econômica, em função da adoção de políticas neoliberais impostas por organismos internacionais.
II. Os números 4 e 7 referem-se respectivamente a Chile e Equador, únicos países da América do Sul a não fazerem fronteiras com o Brasil.
III. O número 8 representa o México, segundo país mais industrializado da América Latina.
IV. A Bolívia, representada pelo número 6, é um país da América do Sul. Em seu território, a Petrobrás, uma empresa brasileira, é considerada uma das maiores multinacionais ali instaladas.
V. O número 9 representa a Venezuela, país governado por Hugo Chávez, que sofre oposição sistemática dos Estados Unidos.
VI. O número 2, zona de conflito com o Brasil, em função de tráfico de drogas, representa o Uruguai.
VII. Representado pelo número 5 está o Peru, país com a maior reserva de gás e petróleo do hemisfério Sul.
VIII. A Colômbia, representada pelo número 10, constitui um dos maiores pontos de recepção do turismo ecológico dentre os países de língua inglesa do continente.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas IV, V e VIII são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, V e VII são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, VI e VIII são verdadeiras.
Gab: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário