sexta-feira, 18 de março de 2022

Execícios Urbanização 30

  Questão 487) 

   

O croqui abaixo representa a evolução urbana de um município do interior paulista cuja formação se iniciou com a implantação da ferrovia e com o desenvolvimento da economia cafeeira. Sua estrutura urbana atual se relaciona à agroindústria canavieira.

Etapas da Urbanização:


I. Crescimento habitacional periférico relacionado à necessidade de os trabalhadores rurais morarem na cidade.

II. Núcleo original relacionado ao eixo de circulação característico do final do século XIX e início do XX.

III. Casario construído em meados do século relacionado à expansão do núcleo original.


A alternativa que contém a seqüência correta da evolução urbana é:

a) I, II e III

b) I, III e II

c) II, I e III

d) II, III e I

e) III, I e II


Gab: D



 Questão 488) 

   

No Brasil, as regiões metropolitanas caracterizam-se por:

a) concentração de migrantes. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da concentração de organismos públicos federais.

b) concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da proporção de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.

c) processo de desconcentração industrial. A importância regional ou nacional de sua indústria é que permite classificar uma região como metrópole regional ou nacional.

d) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas.

e) processo de concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende de sua influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional.


Gab: D



 Questão 489) 

   

INSTRUÇÃO: Considere o gráfico abaixo.

Pela interpretação do gráfico, conclui-se que

a) no período entre 1872 a 1900, o planejamento familiar possibilitou ao país um pequeno crescimento demográfico.

b) o aumento populacional, a partir de 1950, é conseqüência da diminuição da mortalidade, em função dos avanços médico-sanitários.

c) o desaceleramento do aumento da população na década de 90 do século XX mostra que o país conseguiu entrar na segunda fase de crescimento mundial da população, atingida pelos países não desenvolvidos industrializados.

d) até 1950, o Brasil permaneceu em equilíbrio populacional, pois não tinha recebido contingentes imigratórios.

e) o Brasil é um país populoso, conseqüentemente povoado.


Gab: B



 Questão 490) 

   

Leia o texto abaixo:

“Nos primeiros 450 anos de história européia do Brasil, o povoamento e a urbanização foram praticamente litorâneos. Hoje o Brasil é um país urbanizado, com uma taxa de              I              superior a 75% e diversos níveis e tipos de cidades. Com a difusão do fenômeno urbano em todas as regiões, pode-se falar, desde os anos 70, em             II              . Multiplica-se o número de               III              , onde a população encontra resposta às suas demandas primárias de consumo material e imaterial. Criam-se numerosas             IV              em todos os estados, interiorizando seletivamente elementos mais sofisticados da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, o processo de              V               não é mais limitado ao Sudeste”.

Milton Santos

Marque a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas:

a) I: urbanização; II: urbanização do território; III: cidades locais; IV: cidades médias; V: metropolização

b) I: crescimento econômico; II: ampliação do território; III: distritos; IV: metrópoles; V: periferização;

c) I: municipalização; II: suburbanização; III: cidades locais; IV: cidades satélites; V: urbanização;

d) I: urbanização; II: metropolização; III: cidades médias; IV: cidades locais; V: urbanização do território.


Gab: A



 Questão 491) 

   

O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46% em 1940, as cidades passaram a abrigar 75% do total da população, em 1991.

A esse respeito, é correto afirmar que:

a) o referido processo de urbanização foi concentrado apenas na região Centro-Sul, onde está localizado o maior número de indústrias.

b) o intenso processo de urbanização na região Norte, nos últimos anos, gerou um sistema hierarquizado de centros urbanos.    

c) este processo de urbanização ocorre através da continuidade do predomínio do campo sobre a cidade. 

d) a industrialização que vem se processando no Nordeste a partir da SUDENE explica o rápido crescimento das cidades nesta região.

e) os últimos censos do IBGE demonstram um aumento nos índices de crescimento dos centros regionais e uma interiorização do crescimento urbano.


Gab: E



 Questão 492) 

   

Observe, atentamente, o gráfico abaixo sobre as cidades brasileiras mais visitadas por turistas nos anos de 1992, 1993 e 1994.

BRASIL EM NÚMEROS, v.4, IBGE. (adaptado)

A análise do gráfico nos permite concluir que:

01. A cidade do Rio de Janeiro aparece como o maior centro turístico do país nos anos de 1992, 1993 e 1994, apesar de não ser mais a capital federal desde 1960.

02. Porto Alegre, capital do vizinho estado do Rio Grande do Sul, é a única cidade da região Sul que se destaca no cenário nacional como importante pólo turístico.

04. A cidade de São Paulo, embora seja o maior centro financeiro do Brasil, não possui qualquer expressão no contexto turístico nacional.

08. Salvador e Recife, classificados em  5o e 8o  lugar, respectivamente,  nos anos de 1992, 1993 e 1994, destacam-se como centros turísticos apenas em razão de suas belezas naturais.

16. As cidades catarinenses de Florianópolis e Balneário Camboriú constituem pólos turísticos de expressão nacional, sendo que a primeira aparece em 3o lugar entre as cidades brasileiras mais visitadas no ano de 1994.

32. A cidade de Foz do Iguaçu, 4a colocada no gráfico em 1994, constitui um importante pólo turístico brasileiro, que tem nas Cataratas do Iguaçu sua principal atração.


Gab: 49



 Questão 493) 

   

Observe, atentamente, a tabela abaixo e selecione a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

1. Porcentagem de  domicílios  urbanos  com  acesso  à  rede  de  água,  esgoto/fossa  asséptica,  energia  elétrica  e coleta de lixo. 

2. Número de domicílios urbanos em cada 10 mil com  telefone,  automóvel,  rádio,  geladeira, TV em  cores,  freezer e máquina de lavar roupa.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, S.P.,  02/05/99. (adaptado)

01. A capital federal destaca-se entre as metrópoles brasileiras, pois além de registrar a maior taxa de crescimento anual nos anos 90, vem apresentando, neste período, uma aceleração no seu crescimento populacional, em relação ao período 1980-1991.

02. Campinas, cidade do interior paulista, destaca-se pelo 2o melhor índice em infra-estrutura urbana e o 1o em consumo de bens por domicílio.

04. A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira,  possui   o  melhor  índice  em  infra-estrutura, visto que 80% dos domicílios contam com rede de água e energia elétrica, rede de esgoto (ou fossa asséptica) e coleta de lixo.

08. As duas metrópoles da região Sul, Porto Alegre e Curitiba, despontam  nacionalmente: a primeira por apresentar o 3o maior índice em infra-estrutura e a segunda, o 3o lugar em consumo de bens.

16. Rio de Janeiro e São Paulo, as duas metrópoles nacionais, vêm apresentando, nos anos 90, uma desaceleração na taxa de crescimento anual da sua população, em relação ao período anterior.


Gab: 31



 Questão 494) 

    

As principais cidades brasileiras concentram-se na zona costeira. Assinale os itens que contêm as justificativas para esse fato.


I. A herança colonial é marcada pelo modelo econômico agroexportador.

II. A implantação do complexo urbano-industrial é uma característica do Brasil Colônia.

III. A instalação dos núcleos urbanos é favorecida pela configuração do relevo e da vegetação.

IV. A distribuição espacial das cidades é resultado da evolução histórica do país.

V. A urbanização brasileira é semelhante ao modelo clássico dos países europeus.


a) I, III e IV estão corretas

b) I, III e V estão corretas

c) II, III e IV estão corretas

d) II, IV e V estão corretas

e) III, IV e V estão corretas


Gab: A



 Questão 495) 

   

A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi criada por lei, em 1973, com a finalidade de possibilitar ações conjuntas de planejamento entre os municípios agrupados em torno da capital do Estado.

Assinale a alternativa incorreta em relação à RMPA.

a) Dentro da RMPA o eixo Porto Alegre-Novo Hamburgo é o que apresenta o menor processo de conurbação, devido à pouca cooperação entre os municípios ao longo do eixo.

b) Na RMPA, concentra-se um grande número de municípios com elevados Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, devido ao alto grau de industrialização existente na área, sendo o município de Triunfo o de maior PIB per capita dos municípios da Região.

c) A RMPA concentra cerca de 1/3 da população do Rio Grande do Sul, sendo que todos os municípios gaúchos com mais de 1.000 hab / km2 estão localizados na Região.

d) É na RMPA que a indústria química do Estado concentra suas principais unidades de produção, onde se destacam o refino do petróleo e a utilização de seus subprodutos.

e) O crescimento demográfico, as migrações e os processos políticos emancipatórios possibilitaram o aumento do número de municípios da RMPA nos últimos dez anos.


Gab: A



 Questão 496) 

   

As migrações internas no Brasil vêm ocorrendo desde o período colonial. Apesar de terem sido intensificadas no início deste século, acentuaram-se, principalmente, após 1950. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo. 


I. A região Nordeste contribuiu, principalmente a partir de 1930, com importante contigente de migrantes para a região Sudeste. 

II. As migrações rural-urbanas, também conhecidas como êxodo rural, tiveram pouca significação no conjunto das migrações internas. 

III. A partir dos anos 70 e 80, alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste passaram a receber grande quantidade de migrantes oriundos das regiões: Nordeste, Sul e Sudeste, do país. 


Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer corretamente que: 

a) I e II são verdadeiras. 

b) I e III são verdadeiras. 

c) II e III são verdadeiras. 

d) Apenas I é verdadeira. 

e) Apenas II é verdadeira. 


Gab: B



 Questão 497) 

   

Sobre a urbanização brasileira, é correto afirmar que: 

a) o processo de urbanização ocorre através de intenso crescimento industrial que se distribui de forma igualitária por todas as regiões brasileiras. 

b) as áreas pouco urbanizadas das regiões Norte e Nordeste possuem redes urbanas integradas através de intensos fluxos de mercadorias e pessoas. 

c) com o aumento das taxas de urbanização o Estado implantou uma reforma urbana em que as populações de baixa renda têm acesso ao solo urbano e à habitação. 

d) nas metrópoles brasileiras, modernos sistemas de transporte de massa foram implantados, atendendo à maioria da população. 

e) a urbanização trouxe como conseqüência o aumento do desemprego e subemprego nas metrópoles e nas cidades de grande e médio porte. 


Gab: E



 Questão 498) 

   

No ciclo hidrológico natural, a água de chuva percorre três caminhos: a evaporação, a infiltração e o escoamento superficial. Em áreas urbanas, a densidade de edificações interfere no volume de água de chuva que percorre cada um desses caminhos.

Trajetória da água pluvial em Porto Alegre

                          Adap. Atlas Ambiental de Porto Alegre: 1998

A tabela acima apresenta situações diversas quanto ao grau de urbanização e aos caminhos da água de chuva na cidade de Porto Alegre. Tomando como base o exemplo da capital gaúcha:

a) explique as variações nos índices de escoamento superficial em função da densidade da urbanização.

b) mencione e explique pelo menos dois riscos ambientais relacionados à variação do volume de escoamento superficial em áreas urbanizadas.


Gab: A questão aborda o problema dos caminhos seguidos pelas águas e apresenta uma tabela onde estão dados sobre as variações que ocorrem em conseqüência do avanço da urbanização.

a) A urbanização significa, na prática, a ocupação humana concentrada em pequenas áreas. A construção de cidades, com seus prédios, casas, ruas pavimentadas, cria espaços onde o solo é impermeabilizado. Nessa situação, as águas encontram grande dificuldade em infiltrar-se nos terrenos, agora recobertos artificialmente e muito maior facilidade em escorrer superficialmente. No gráfico, vemos que enquanto a infiltração cai de 50% para apenas 15%, a água de escoamento aumentou de 10% para 55%.

b) O aumento do volume das águas de escoamento superficial traz vários problemas às populações e à economia, como estamos vendo, pela TV, neste janeiro/2000.

— O solapamento de encostas urbanizadas com os conseqüentes desbarrancamentos.

— As inundações de vastas áreas ao redor de rios que cortem a região urbanizada, pois suas várzeas são ocupadas e todas as águas e esgotos da região são canalizadas para o rio.

— As inundações causam graves prejuízos aos moradores que perdem casas e bens e às atividades econômicas que, paralisadas, terão o seu lucro cessante e as despesas aumentadas.



 Questão 499) 

   

Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que: 

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado. 

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes. 

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano. 

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias. 

Estão corretas as alternativas: 

a) 1 e 3. 

b) 2 e 4. 

c) 1, 2 e 3. 

d) 2, 3 e 4. 

e) 1, 2, 3 e 4. 


Gab: E



 Questão 500) 

   

A integração de cidades contíguas e a expansão da economia terciária num inter-relacionamento complementar contribuem de maneira decisiva para a formação: 

a) dos cinturões de favelas no espaço rural amazônico. 

b) das regiões metropolitanas brasileiras. 

c) das chamadas zonas portuárias no Nordeste especialmente. 

d) de aglomerados populacionais de natureza étnica no Sul. 

e) de grandes núcleos fabris no centro das grandes cidades do Centro-Sul. 


Gab: B



 Questão 501) 

   

A concentração populacional e a função das cidades auxiliam a caracterizar uma hierarquia urbana. No Rio Grande do Sul são exemplos de cidades com função de metrópole regional, centro regional e centro local, respectivamente,

a) Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas.

b) Porto Alegre, Pelotas e Taquara.

c) Caxias do Sul, Uruguaiana e Gramado.

d) Pelotas, Cruz Alta e Santa Maria.

e) Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.


Gab: B



 Questão 502) 

   

INSTRUÇÃO: considere o texto “Migração e Vida Urbana”, apresentado abaixo.

MIGRAÇÃO E VIDA URBANA

Os que pensam que a urbanização é um bem sustentam que a emigração para a cidade faz parte de um processo dinâmico de desenvolvimento. Os que pensam que é um mal estimam que o excesso de população rural torna-se um excesso de população urbana e provoca uma superurbanização, na qual um setor nãoestruturado, ineficaz e improdutivo, composto de vendedores ambulantes, de engraxates, de pequenos “faz-tudo” instalados nas calçadas, e de outros trabalhadores ditos marginais torna-se cada vez mais importante.

A vida urbana tem seu lado positivo, mas principalmente no que diz respeito a empregos e não no que concerne aos ganhos dos trabalhadores. Talvez um trabalhador ganhe mais que um camponês, mas será que isto lhe permite satisfazer suas necessidades básicas em matéria de alimentação, saúde, moradia e educação?

A única afirmativa que não se relaciona diretamente com o texto é:

a) A grande concentração populacional supõe um setor terciário “hipertrofiado”, com pouca circulação de capital.

b) O êxodo rural é um movimento migratório que impulsiona a urbanização.

c) A maioria dos camponeses que invade as cidades não consegue empregos com remuneração condizente para o sustento.

d) O processo de urbanização está intimamente relacionado ao excedente populacional do campo que se dirige aos centros urbanos.

e) A população que migra para a cidade, nos países subdesenvolvidos industrializados, é absorvida pelo trabalho no setor secundário da economia.


Gab: E



 Questão 503) 

   

INSTRUÇÃO: considere o gráfico e as afirmativas que relacionam o processo de urbanização ao contexto econômico do Brasil. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA/RURAL NO BRASIL (em 1 000 habitantes)

1. Rural

2. Urbana

3. Total

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil – 1992, IBGE.


I. A partir dos anos 50, a indústria passou a desempenhar um papel importante na economia brasileira, colaborando para o crescimento da população urbana.

II. Em 1990, mais de 70% da população brasileira concentrava-se nas áreas urbanas .

III. Apesar do crescimento das cidades, demonstrado pelo gráfico, nos últimos cinqüenta anos não se evidencia um processo de urbanização.

IV. O acelerado crescimento urbano das últimas décadas provocou conurbação urbana, manchas urbanizadas onde fica difícil a distinção de limites territoriais.


A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa:

a) I e II

b) I, II e III

c) I, II e IV

d) II e III

e) III e IV


Gab: C



 Questão 504) 

   

De cidade a cidade, de um bairro a outro, as paisagens urbanas mudam, assim como as suas atividades. Essa afirmativa e os conhecimentos sobre a Questão urbana e a dinâmica demográfica, no Brasil, permitem afirmar:

01. A expansão da lavoura comercial de grãos, implantada com o uso da mecanização, gerou intenso processo de êxodo rural na Região Centro-Oeste, levando-a a um acentuado crescimento da população urbana nas últimas décadas.

02. O processo de urbanização do país revela uma melhoria na qualidade de vida das populações, nas cidades médias do Sul e Sudeste, em razão da maior oferta de serviços.

04. A distribuição espacial da população, nas cidades, acompanha a condição social dos habitantes, reforçando as desigualdades existentes.

08. As periferias urbanas se caracterizam pela mescla de habitações e atividades típicas do meio rural e do meio urbano, criando um espaço “rururbano”.

16. A política demográfica brasileira é oficialmente a favor do controle da natalidade, estimulando as populações pobres ao planejamento familiar através de métodos anticoncepcionais.

32. O processo de urbanização, no Brasil, teve início na época colonial, quando a população rural não crescia tanto quanto a população urbana, e a economia nacional baseava-se nas atividades primárias voltadas para a exportação.

64. A cidade de Brasília tem fraca atividade industrial e não se constitui área metropo-litana nem metrópole regional, apesar de exercer a função de capital político-admi-nistrativa do país.


Gab: 13



 Questão 505) 

   

Sobre o deslocamento da maioria da população brasileira que habitava o campo em direção às cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural, é correto afirmar:

01. Foi conseqüência da implantação de modernas relações capitalistas na produção agropecuária, as quais tendem a subordinar a agricultura e o campo à cidade e à indústria.

02. Ocorreu num ritmo bastante acelerado, transferindo, no período de poucas décadas (1950 à 1980), a maioria da população para o meio urbano.

04. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a ocorrência de ondas sucessivas de concentração de latifúndios em áreas primitivamente ocupadas pela pequena propriedade.

08. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a alteração das relações de trabalho na agricultura, sendo que parceiros e meeiros, colonos e moradores das fazendas foram rapidamente substituídos por assalariados temporários (volantes ou bóias-frias).

16. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a entrada no país, a partir da década de 1950, de várias empresas multinacionais ligadas ao setor agrícola, que compraram extensas áreas para a produção monocultora de matéria-prima para as suas indústrias, estando aí a origem dos grandes latifúndios até hoje existentes no país.

32. A região Sul do Brasil foi a única que não apresentou uma taxa de êxodo rural significativa até o momento, pelo fato de predominar a pequena propriedade que ocupa solos férteis e tem alta produtividade.


Gab: 15



 Questão 506) 

   

De acordo com o ICV* dos municípios brasileiros, 25 milhões de pessoas com 16 anos ou mais (ou 24% da população brasileira) são considerados miseráveis, com renda familiar de até R$ 234,00. Veja como eles estão distribuídos pelas regiões brasileiras:  (*) O ICV (índice de condições de vida) é utilizado pela ONU para caracterizar as condições de vida das populações dos diferentes países. É baseado em dados a respeito da renda familiar per capita, analfabetismo, concentração de renda, porcentagem de crianças que não freqüentam escolas e que trabalham, acesso a água e esgoto, esperança de vida ao nascer e mortalidade infantil, entre outros.

a) De acordo com o mapa, quais são as regiões C e E?

b) Considerando o processo de ocupação do território brasileiro, explique por que os índices de miséria das regiões C e E são diferentes.


Gab: 

a) 

– Região C: nordeste

– Região E: sul

b) 

– Região C: “colônia de exploração”

• concentração de terras

• monocultura comercial (mercado externo)

• grande propriedade

• inicialmente com mão-de-obra escrava

– Região E: “colônia de povoamento”

• pequena propriedade familiar

• “colônia de povoamento”- imigrantes europeus

• mão-de-obra assalariada



 Questão 507) 

    

Todas as alternativas abaixo, referentes à evolução da hierarquia urbana brasileira, são corretas, EXCETO a que diz que:

a) os pequenos núcleos urbanos, até meados dos anos 70, apresentavam um isolamento da população em relação à metrópole nacional, principalmente em função das distâncias.

b) os processos de conurbação e os avanços tecnológicos favoreceram os deslocamentos, tornando as distâncias elementos superáveis, como nos movimentos pendulares.

c) a integração do território, via industrialização e transportes, a partir da década de 40, estruturou uma rede urbana nacional.

d) as metrópoles brasileiras, ao longo de sua formação, abrigaram populações oriundas dos movimentos intra e inter-regionais.

e) a ampliação da rede urbana, ao mesmo tempo que estimulou os movimentos migratórios internos, favoreceu a ampliação dos serviços e permitiu sua acessibilidade para toda a população.


Gab: E



 Questão 508) 

   

Observe atentamente o mapa do Brasil, e assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

FONTE:  Adaptado de Geoatlas de Maria H. Simielli. São Paulo, Ática, 1996.

01. O centro econômico, formado pelas duas metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, é altamente industrializado e urbanizado, considerado por alguns estudiosos como uma megalópole.

02. As setas indicam que a Amazônia é uma área de repulsão das fronteiras agrícolas e do povoamento, por se constituir numa região desprovida de toda e qualquer infra-estrutura.

04. A área de número 3 corresponde à região Sul, com duas metrópoles regionais, e possuidora de uma agroindústria moderna, além de pólos regionais industriais diversificados.

08. O no 5 assinala a região do sertão nordestino, uma área pouco povoada e com problemas econômicos, em que às dificuldades originadas pelo clima, somam-se as de fundo político.

16. É possível identificar, no mapa, grosso modo, três macrorregiões distintas, vinculadas à dinâmica da acumulação capitalista em que o no 4 destaca-se pela concentração industrial.


Gab: 13


Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis