Questão 47)
Com base no mapa abaixo e nos conhecimentos sobre o continente americano, faça o que se pede:
a) Escreva a denominação da parte destacada no mapa do Continente Americano.
b) escreva o nome dos países, de acordo com a numeração no mapa.
c) Identifique qual dos países, numerados no mapa, está excluído do projeto da Área de livre Comércio da Américas (ALCA). Explique o motivo dessa exclusão.
Gab:
a) América do Sul
b) 1 – Cuba; 2 – México; 3 – Canadá; 4 – Colômbia
c) Cuba; Morivo: Embargo político-econômico imposto pelo EUA ao governo Cubano (F. Castro)
Questão 48)
A revolução técnico-científica (ou terceira revolução industrial) está centrada na articulação entre informática, robótica, biotecnologia e telecomunicações.
Essa revolução contribuiu para o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, que:
a) reafirmou os países da América Latina e da África na condição de principais exportadores de matérias-primas e compradores de tecnologia.
b) colocou os países da América Anglo-Saxônica e da Ásia na condição de hegemônicos produtores de novas tecnologias.
c) tornou os países asiáticos exportadores de produtos eletroeletrônicos.
d) transformou os países europeus em compradores de tecnologia aeroespacial.
Gab: A
Questão 49)
“Hoje em dia, na América Latina, 15% a 20% da população desfrutam de um estilo de vida do Primeiro Mundo: matriculam seus filhos em escolas particulares, pertencem a “country” clu-bes, jogam tênis, fazem ginástica aeróbica, fa-zem cirurgias plásticas, viajam em carros luxuo-sos e comunicam-se mediante computadores e fax. Moram em condomínios fechados; viajam para o exterior; seus filhos freqüentam univer-sidades no exterior, falam inglês e são a audiência à qual os presidentes latino-americanos dirigem seus discursos sobre a nova prosperidade global. O restante da população é levado do Terceiro para o Quarto Mundo com cortes nos gastos sociais (saúde e educação), corte nos investimentos de manutenção de serviços públicos como água e esgoto. Ingressam no setor informal da economia. É o declínio do Estado de Bem-estar Social e a pauperização da população.”
Esse contraste, extraído do livro “Hegemonia dos Estados Unidos no novo milênio” de James Petras e Henry Veltmeyer, mostra a realidade na América Latina.
Sobre o texto é CORRETO afirmar que:
01. A situação sócio-econômica das duas realidades acima descritas é histórica, porém exacerbou-se com a entrada do neoliberalismo, fase atual do capitalismo.
02. A expansão capitalista atual forçou a demolição do Estado do Bem-estar Social, que existiu em maior ou menor escala em grande número de países, agravando as diferenças sociais.
04. A constatação acima permite concluir que, na América Latina, há um crescimento em grande escala do capital, o que faz aumentar o número de emprego e diminuir a pobreza, os crimes e os sofrimentos humanos.
08. A comparação no texto vem confirmar que a diferença dos dois conjuntos de países só dimi-nuirá com o crescimento econômico do Terceiro ou Quarto Mundo, que superará a evolução econômica do Primeiro Mundo.
16. Do texto acima, deduz-se que a situação de miséria e pobreza da maioria latino-americana só será resolvida com a cooperação dos Estados imperiais e das elites que estão no poder.
Gab: 03
Questão 50)
A América Latina está-se tornando uma das regiões mais urbanizadas do planeta. No próximo milênio, o percentual estimado da população urbana latino-americana é 80%.
O processo de ocupação urbana, em curso no território latino-americano, apresenta, entre suas características:
a) forma difusa, que acompanha o lento êxodo rural, assinalada por uma rede urbana de pequenas cidades;
b) crescimento acelerado, particularmente após a II Guerra Mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presença de grandes cidades;
c) estrutura homogênea, formando rede de cidades médias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras;
d) função administrativa e portuária, constituindo uma rede litorânea de cidades como suporte das atividades de importação de bens;
e) conteúdo marcantemente regional das cidades e forma dispersa que obedece à disposição do relevo.
Gab: B
Questão 51)
As afirmativas a seguir abordam o tema “América Latina do continente americano”. Sobre esse tema, o que pode ou não ser dito?
00. Há um grande contraste entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina, no que se refere à evolução histórica e ao nível de desenvolvimento econômico.
01. Graças ao comércio de exportação de cereais, lã e carne, a Argentina, um dos chamados “país platinos” , tornouse, no início do século XX, um dos mais prósperos país latino-americano, com índices de desenvolvimento social que o distanciavam das demais nações da América Latina.
02. As bacias, os vales e os altiplanos, encravados entre os Andes, foram fatores geomorfológicos que serviram como condensadores da população na denominada América Andina.
03. A Colômbia, país que é um dos focos de tensão atuais do mundo, por não apresentar saída para o Pacífico, encontra dificuldades para exportar café, um problema que se reflete consideravelmente no crescimento do PIB.
04. O México é um país latino-americano de tradições agrícolas, mas o extrativismo mineral ainda desempenha um papel relevante na economia nacional, sobretudo a exploração da prata.
Gab: VVVFV
Questão 52)
No ano da comemoração dos 500 anos de colonização da América, tem-se debatido, principalmente, os efeitos negativos desse processo histórico na América Latina.
Para a compreensão da formação geográfica desse território, é importante destacar que:
01. a divisão territorial da América espanhola em Estados Nacionais está relacionada aos conflitos de interesses existentes entre as oligarquias locais de origem européia e a própria Coroa Espanhola;
02. a tropicalidade do clima favoreceu a organização colonial, com objetivos de explorar produtos agrícolas, principalmente a cana-de-açúcar, para abastecer o mercado europeu;
04. a civilização Inca possuía uma importante e desenvolvida estrutura geográfica (irrigação agrícola, núcleos urbanos interligados),que foi utilizada como base de apoio à colonização;
08. a desagregação da propriedade comunal dos povos indígenas teve como objetivo a expansão das haciendas e das culturas de plantations que originaram uma nova organização do espaço geográfico andino;
16. a dominação sobre os povos que habitaram a América (Incas, Maias, Astecas, Tupis, Guaranis) respeitou e considerou o modo de vida próprio destes povos, organizados territorialmente, suas crenças e tradições;
32. os países latino-americanos ainda estão inseridos no mercado internacional, segundo sua “herança” colonial: produzir matérias-primas valorizadas para exportação.
Gab: VVVVFV
Questão 53)
Sobre a América Latina, assinale a alternativa incorreta.
a) A América Latina corresponde à porção do continente americano colonizado por espanhóis e portugueses.
b) A maior parte do território latino-americano encontra-se na zona intertropical, isto é, na zona quente.
c) A região sul da América Latina é constituída pelos países do istmo e as Antilhas.
d) O conjunto montanhoso do oeste da América do Sul tem o nome de Cordilheira dos Andes.
e) O norte do México é uma das regiões mais secas da América Latina.
Gab: C
Questão 54)
Sobre o desenvolvimento econômico e a dívida externa da América Latina, é INCORRETO afirmar-se:
a) Os investimentos estrangeiros, abundantes nas décadas de 1950 e 1960, originaram a produção de bens de consumo duráveis concentrados no Brasil, México, Argentina e Chile.
b) A constante elevação das taxas de juros, nos anos 80, no mercado internacional, gerou a expansão acelerada das dívidas externas dos países da América Latina.
c) Os anos 80 foram considerados estáveis para a economia latino-americana, apesar do crescimento econômico ter sido pequeno, comparado com o dos anos 70.
d) Os maiores devedores da América Latina junto aos bancos privados internacionais são: Brasil, México, Argentina e Venezuela.
e) A modernização das economias latino-americanas gerou a urbanização das sociedades, a implantação de setores produtivos dinâmicos e ampliou as disparidades regionais.
Gab: C
Questão 55)
Sobre modernização que se verificou na América Latina, é correto afirmar, EXCETO:
a) A América Latina modernizada resulta da combinação das heranças da colonização européia com a modernização capitalista.
b) A modernização da América Latina foi seletiva, criando grande contingente de marginalizados e demonstrando concentração de terras e de capitais.
c) O desenvolvimento da modernização na América Latina deu-se em direção a uma integração progressiva no setor mundial moderno, através da industrialização multinacional.
d) Com a modernização, diminuíram as exportações latino-americanas para o mundo desenvolvido,uma vez que diversos países deixaram de exportar matéria-prima e produtos agrícolas em detrimento dos produtos manufaturados.
e) A América Latina foi modernizada como parte constitutiva do sistema mundial, mas agora tem tido relativa dificuldade de se integrar às prioridades da ordem econômica mundial.
Gab: D
Questão 56)
Sobre a América Latina, julgue os itens.
(ANTUNES, Celso – Geografia e Participação – Scipione-1996)
00. A América Latina localiza-se totalmente no hemisfério ocidental, sendo atravessada pelo Trópico de Câncer que corta a parte central do México; pela linha do Equador que passa pelo Brasil, Colômbia, Equador e toca o norte do Peru; e pelo Trópico de Capricórnio que atravessa o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile.
01. Uma das principais unidades do relevo latino-americano são as Altas Cordilheiras formadas durante o período terciário, no qual ocorreu intenso tectonismo, com posterior dobramento das camadas de rochas, o que provocou o aparecimento de cordilheiras.
02. Apesar de sua alongada disposição leste-oeste, a América Latina apresenta pouca variação climática e latitudinal.
03. Um dos mais urgentes e ambiciosos projetos do Mercosul é a hidrovia Paraguai-Paraná planejada para ligar Cáceres, em Mato Grosso, à Nueva Palmira, no Uruguai, na foz do rio da Prata.
Gab: CEEC
Questão 57)
Sobre as principais conseqüências da aplicação das políticas neoliberais na América Latina, assinale a opção correta:
a) Houve uma ampliação das diferenças sociais, com uma quebra do aparato industrial e a geração de alto grau de desemprego.[
b) Registrou-se um melhoramento da qualidade de vida da população, como herança do modelo europeu.
c) Ocorreu o fortalecimento e ampliação das conquistas trabalhistas dos sindicatos profissionais.
d) Aumentaram-se os gastos públicos com os serviços sociais, principalmente os relativos à saúde e educação.
e) Ampliaram-se os processos de estatização e democratização de diversas instituições através da participação dos trabalhadores.
f) Possui exatamente três raízes reais.
Gab: A
Questão 58)
Observe o mapa abaixo.
Listam-se abaixo possíveis características dessa região.
I. Distribuição desigual de renda e baixa renda per capita.
II. Índices baixos de desenvolvimento social.
III. Relevância da atividade turística, principalmente nos países insulares.
IV. Integração das economias ao mercado externo, por ser essa região exportadora de produtos combustíveis
V. Incremento, no ultimo quinquênio, de golpes de Estado nos países do istmo.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e lII.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas II, III e V.
e) Apenas III, IV e V.
Gab: A
Questão 59)
Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-Saxônica e América Latina. Identifique a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) CORRETAMENTE a América Latina.
01. A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a excessiva concentração de terras.
02. O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.
04. A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação econômico-social.
08. Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.
16. O Inglês e o Francês são línguas oficiais dominantes, excetuando-se o Brasil, onde se fala o Português.
Gab: 13
Questão 60)
Definido como uma potência regional na atual configuração da ordem econômica mundial, o Brasil se destaca na América Latina, dentre outros fatores, por:
a) integrar o Mercosul, um bloco econômico de grande destaque na economia contemporânea, que reúne quatro países e, dentre eles, as três economias mais industrializadas de todo o continente latino-americano
b) apresentar a maior extensão territorial do continente latino-americano, responsável pela sua produção econômica diversificada e por se constituir a única nação subdesenvolvida e industrializada de todo o continente
c) possuir uma economia altamente dinâmica e uma distribuição regular da produção econômica pelo seu território, definindo papéis muito semelhantes às regiões geo-econômicas face à Divisão Territorial do Trabalho
d) ser um país populoso e pela regular distribuição dessa população na sua grande extensão territorial, apresentando, com isso, um grande potencial da força de trabalho e uma superpopulação relativa de grande interesse à reprodução capitalista
e) apresentar uma intensificação e uma diversificação na sua pauta de exportações, com destaque, nas últimas décadas, para os produtos manufaturados e semimanufaturados, que despertam interesse dos principais mercados do mundo
Gab: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário