domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 13

Questão 162)

A recente crise entre os governos da Rússia e da Geórgia, na Europa, apesar de localizada, deixou clara uma das principais fragilidades da União Européia, qual seja:

a) o aumento das áreas de instabilidade política, fruto da expansão da União Européia para países da antiga URSS, como a Rússia.

b) a falta de mares interiores, como o mar Negro, que facilitam o comércio entre os países através da navegação.

c) a dependência dos países europeus da importação de combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, da Rússia.

d) o fim da chamada “cortina de ferro”, área de segurança que demarcava as fronteiras da Europa com a Rússia asiática.

e) a falta de uma força militar de intervenção, em razão do fim da cooperação com a antiga URSS através do Pacto de Varsóvia.

Gab: C

Questão 163)

A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Assinale a alternativa que contém o nome destes países e sua localização geográfica.

a) República Tcheca, Eslovênia, Macedônia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa do Sul.

b) Albânia, Macedônia, Bósnia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa Ocidental.

c) Romênia, Croácia, Eslovênia,Bósnia, Sérvia, Montenegro; Europa do Norte.

d) Bósnia, Macedônia, Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro; Europa Oriental.

e) Bulgária, Bósnia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia, Montenegro; Europa Mediterrânea.

Gab: D

Questão 164)

Observe o mapa.

clip_image002

Ainda com referência ao texto da questão anterior e considerando as transformações ocorridas após o desfacelamento da URSS nos anos 1990, é possível afirmar que o regime comunista, no mundo atual, encontra-se representado pelo maior números de países no continente identificado no mapa pelo número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: A

Questão 165)

Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir:

Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo.

A liderança do IRA também autorizou nosso representante (...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível.

(Planeta Porto Alegre, 2005)

clip_image004

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:

a) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda.

b) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha.

c) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino.

d) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano.

e) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha.

Gab: D

Questão 166)

A nova ordem político-econômica mundial sofreu mudanças. Recentemente, surgiu mais um país na Europa. No mês de fevereiro de 2008, o referido país deu o último passo para proclamar sua independência. O Governo do país que perderá território com essa independência alega que sua integridade territorial está garantida pela Carta da ONU e pelo direito internacional, isto porque, desde a guerra de 1999, o país em processo de independência foi administrado pela ONU. A situação de luta pela liberdade relatada não está plenamente encerrada, visto que essa situação ultrapassa os aspectos político-territoriais, pois envolvem relações culturais e étnicas.

clip_image006

(www.folha.uol.com.br. Acessado em 22.02.2008.)

Observando a figura, nomeie o país que proclamou sua independência, o país que perderá território e quais as posições dos EUA e da Rússia sobre esse processo.

Gab:

Kosovo é o nome do território que proclamou sua independência da Sérvia, apoiado por países como os EUA e sob o protesto da Rússia, que não aceita a separação e destaca-se entre os países que não reconhecem Kosovo como um novo país.

Questão 167)

Leia a tabela a seguir.

REFUGIADOS NO MUNDO: alguns países, 2004

clip_image008

Fonte: SMITH, Dan. Atlas da situação mundial.

São Paulo: Companhia Editora Nacional,

2007, p.80. Adaptado.

Um refugiado, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), é definido como uma pessoa que teve de abandonar o seu país devido a um receio fundado de perseguição, em virtude de sua raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertença a um determinado grupo social, não podendo ou não querendo regressar.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o fator que provoca a existência do contingente de refugiados.

a) Os macedônios tornam-se refugiados porque seu país é uma república teocrática, com grande diversidade étnica e lingüística, além de perseguir os adeptos do cristianismo.

b) Os salvadorenhos saem de seu país porque a disputa entre os diferentes grupos políticos provoca o abandono das áreas rurais, elevando o preço dos alimentos e causando a fome.

c) Os vietnamitas saem de seu país porque o rápido crescimento populacional afeta, negativamente, o padrão de vida, sobretudo, da predominante população urbana.

d) Os congoleses tornam-se refugiados porque a suspensão da ajuda financeira da ex-União Soviética diminuiu o número de postos de trabalho na indústria têxtil.

e) Os birmaneses tornam-se refugiados porque o atual regime que controla o país mantém a repressão contra qualquer manifestação de oposição ao governo militar.

Gab: E

Questão 168)

A Copa de 2006 mostrou ao mundo uma Alemanha próspera, patriótica e, aparentemente, livre dos fantasmas de seu passado. O grande marco da reestruturação do país foi a queda do Muro de Berlim, em 1989. Em uma escala global, o que significou a reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental?

a) A desintegração do bloco comunista, liderado pela União Soviética, na Europa Oriental.

b) A derrota dos Estados Unidos na Guerra Fria e a diminuição de sua influência na Europa pós-Segunda Guerra Mundial.

c) Um obstáculo ao processo de formação da União Européia, por causa do fortalecimento dos partidos neonazistas na Alemanha.

d) Uma crise econômica global provocada pela incorporação repentina da Alemanha Oriental à economia de mercado.

Gab: A

Questão 169)

A Europa foi o primeiro continente a sentir os efeitos da Guerra Fria ao ser dividida em dois blocos distintos: Europa Ocidental e Europa Oriental.

Desde os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética vinha ampliando suas influências sobre os países vizinhos, até exercer sobre eles sua supremacia impondo-lhes o regime socialista. Entretanto um dos países do leste europeu constituiu-se em uma exceção porque a subida ao poder do Partido Comunista não dependeu da União Soviética. Estamos nos referindo a qual país do leste europeu:

a) Polônia.

b) Hungria.

c) Bulgária.

d) Albânia.

e) Iugoslávia.

Gab: E

Questão 170)

Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….......... por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) A Estônia.

b) O Turcomenistão.

c) A Polônia.

d) A República Tcheca.

e) O Usbequistão.

Gab: A

Questão 171)

Observe a figura a seguir para responder a questão.

clip_image010

(www.cagle.com/politicalcartoons/PCcartoons/zudin.asp.

Acessada em 14.10.2007.)

Assinale a alternativa que interpreta corretamente o sentido da charge.

a) A Rússia reivindica a soberania sobre parte importante do Ártico, com a finalidade de garantir o controle de reservas minerais no leito oceânico, cuja exploração vai se tornando possível com o recuo do gelo.

b) O fim da União Soviética fez decair o poder militar da Rússia, que agora pouco pode fazer para controlar as passagens estratégicas no Oceano Ártico, cada vez mais sob o controle dos Estados Unidos e da OTAN.

c) O território russo no Ártico, que servia apenas como uma grande linha de defesa na época da Guerra Fria, agora tem se tornado interessante, pois também aproxima o país de economias desenvolvidas, como o Canadá e o Japão.

d) A Rússia tem sido um dos países mais afetados pelo aquecimento global, pois está perdendo parte de seu território, que se estendia até o Pólo Norte, pelo recuo da calota de gelo sobre o Oceano Ártico.

e) O governo da Rússia quer que a ONU transforme o Ártico em reserva internacional da biosfera, como forma de conter a crescente exploração de recursos da região pelos Estados Unidos e Canadá.

Gab: A

Questão 172)

A globalização através das redes técnicas aproxima os homens, mas os conflitos religiosos mostram que a humanidade não se religa na paz. Diante do exposto, qual o nome do exército irlandês que pratica atos terroristas na Irlanda do Norte?

a) Exército Socialista Irlandês.

b) Exército Terrorista Irlandês.

c) Exército Republicano Irlandês.

d) Exército Comunista Irlandês.

e) Exército Pós-Liberal Irlandês.

Gab: C

Questão 173)

A fragmentação da antiga Iugoslávia assinalou a extinção do otimismo que se disseminara em 1989, com a queda do Muro de Berlim. A violenta emergência dos nacionalismos balcânicos revelou a força das tendências de desagregação e dos particularismos étnicos e culturais no cenário da globalização (MAGNOLI, 2004).

Da desagregação política da Iugoslávia, surgiram as seguintes nações independentes, exceto a

a) Bósnia-Herzegóvina.

b) Macedônia.

c) Croácia.

d) Sérvia-Montenegro.

e) Armênia.

Gab: E

Questão 174)

São os países situados na Ilha da Grã-Bretanha:

a) Inglaterra, País de Gales, Escócia

b) Inglaterra, Londres, Escócia

c) Irlanda, Inglaterra, Londres

d) Londres, Escócia, Irlanda

e) Irlanda, Irlanda do Norte, Inglaterra

Gab: A

Questão 175)

clip_image012 clip_image014

(KNAFOU, R. et al. Géographie. Paris: Belin, 1998.)

No dia 3 de outubro de 2005, a Alemanha comemorou quinze anos de sua reunificação. Contudo, a integração da porção leste ao padrão socioeconômico do restante da Alemanha ainda não foi plenamente atingida.

Os mapas acima apresentam uma mudança no nível de emprego industrial antes e depois da reunificação.

Em relação a essa mudança:

a) explique sua razão;

b) aponte duas conseqüências.

Gab:

a) Houve uma queda no nível de emprego industrial na porção oriental da Alemanha, em função da menor competitividade das antigas empresas estatais que foram privatizadas ou fechadas

b) Duas dentre as conseqüências:

clip_image016 grande aumento do desemprego

clip_image016[1] aumento da intolerância e do racismo

clip_image016[2] migrações do leste para o oeste alemão

clip_image016[3] elevação dos gastos com o amparo social dos cidadãos do leste alemão

Questão 176)

A idéia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do Partido Nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes desta região foram proibidos de ensinar sua língua (euskara) nas escolas e de usar a bandeira com as cores do país.

Esta afirmativa refere-se

a) à questão basca.

b) à questão irlandesa.

c) aos conflitos da caxemira.

d) aos conflitos dos curdistãos.

Gab: A

Questão 177)

clip_image018

Estas foram expressões que marcaram o período que antecedeu a Primeira Grande Guerra e que pode ser caracterizado por:

a) tensões, conflitos e divergências entre os principais países imperialistas, que, assim, procuravam formar alianças que pudessem fortalecê-los.

b) propostas de medidas econômicas aos países endividados, as quais beneficiavam grande parte da população, principalmente os trabalhadores de indústrias.

c) uma liderança econômica da Alemanha, que se refletiu nos investimentos externos obtidos, essencialmente, para os setores de infra-estrutura e transportes.

d) um sistema de alianças que, liderado pela Inglaterra, isolou a França, considerando-a culpada pela destruição imperialista.

e) um desejado “equilíbrio europeu”, rompido apenas pela unificação da Alemanha que, fortalecida, ocupou dois terços do território africano.

Gab: A

Questão 178)

As principais modificações de fronteiras, verificadas ao longo do século XX, na Europa, ocorreram no leste do continente. No início dos anos de 1990, o mapa da Europa mudou radicalmente com o surgimento de novos países.

Todos os países abaixo surgiram na Europa do Leste, EXCETO

a) Romênia.

b) República Tcheca.

c) Estônia.

d) Lituânia.

Gab: A

Questão 179)

Inimigos históricos na região, católicos e protestantes formarão gabinete conjunto a partir de maio de 2007.

Folha de São Paulo

Os conflitos, que mataram milhares de pessoas na Irlanda do Norte, com raízes políticas e religiosas que remontam ao século XII e, particularmente acirrados nas três últimas décadas do século XX, se devem

a) a uma minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o respaldo do IRA (Exército Republicano Irlandês).

b) a uma maioria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o apoio do IRA.

c) a uma minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor de sua total independência, com o apoio do gabinete do Reino Unido.

d) a uma minoria protestante da Irlanda que é a favor da ocupação e recuperação do território da Irlanda do Norte.

e) a uma minoria católica do Reino Unido que luta junto com o IRA para a total independência da Irlanda do Norte em relação à Irlanda.

Gab: A

Questão 180)

Observe o mapa.

clip_image020

Sobre a região dos Bálcãs, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Essa região, depois da Segunda Guerra Mundial, organizou-se na forma de uma federação liderada pelo general Josip Broz, conhecido como Tito.

b) Nessa região, após a morte do general Tito, ocorreram vários conflitos, objetivando a independência de alguns países.

c) Essa região é governada por Slobodan Milosevic que, através de uma política nacionalista, mantém a paz nessa área.

d) Essa região é habitada por povos de diversas religiões: no norte, o catolicismo romano; na região central, o islamismo, e, no leste, o cristianismo ortodoxo.

Gab: C

Questão 181)

Analise o mapa da Europa apresentado a seguir.

PERCENTUAIS DE IMIGRANTES LEGAIS EM RELAÇÃO À

POPULAÇÃO TOTAL DE CADA PAÍS - 2000

clip_image022

(Discutindo a Geografia. Ano 1, n. 2, p. 44)

A Europa é uma das principais áreas receptoras de imigrantes na atualidade. No ano de 2000, os países da União Européia receberam cerca de 816 mil imigrantes, mas estima-se que existam cerca de 3 milhões de clandestinos no continente. Considerando o mapa e os dados apresentados são feitas as seguintes afirmações:

I. A grande maioria dos imigrantes que chegam para se fixar na Europa Ocidental são originários da América Latina desde o momento que os Estados Unidos dificultaram a entrada de imigrantes em seu espaço.

II. Os países europeus que mais recebem imigrantes vivem uma situação contraditória, pois necessitam de mão-de-obra barata para movimentar sua economia, mas, ao mesmo tempo criam uma série de aparatos legais e ideológicos para rejeitar o imigrante.

III. A maior parte dos imigrantes que chegam à Europa dedicam-se às atividades especializadas, além de ampliar o mercado consumidor nos países.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Gab: B

Questão 182)

A partir de 1º de maio de 2004, mais dez países passaram a integrar a União Européia. Três deles são Estônia, Letônia e Lituânia. Sobre esses países são feitas as seguintes afirmações:

I. São conhecidos como países bálticos.

II. São países cuja extensão territorial se aproxima da França ou da Alemanha.

III. Permaneceram durante pouco mais de 4 décadas como parte da União Soviética.

IV. Têm sido privilegiados nas relações com a União Européia devido às reservas de petróleo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: B

Questão 183)

O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Gab: A

Questão 184)

Nesta noite, com a decisão da maioria dos habitantes de Montenegro, a independência do país foi renovada. Agora temos um Estado”, declarou, em 21 de maio, o primeiro-ministro Milo Djukanovik, principal líder da campanha pela independência de seu país. Jornal Mundo

I. O processo de independência de Montenegro foi feito com o apoio maciço de montenegrinos, que não compartilhavam a religião, o alfabeto e a língua dos sérvios.

II. Os maiores defensores da independência foram os montenegrinos e albaneses que vivem nas regiões litorâneas e alegavam que a separação poderia proporcionar ao país uma integração mais rápida com a União Européia.

III. Entre os países da União Européia, a Alemanha é o que possui a maior proximidade com Montenegro, prova disso é que, já em 1996, antes de adotar o euro, Montenegro substituiu sua moeda pelo marco alemão.

Das proposições acima, a respeito da formação do novo Estado de Montenegro,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I,II e III estão corretas.

Gab: D

Questão 185)

Transcorrida mais de uma década da crise do mundo socialista e a inserção dos antigos componentes do Segundo Mundo à economia capitalista, ainda continuam ocorrendo mudanças no mapa-mundi político. A mais recente mudança foi

a) a retirada da Hungria da União Européia, exigida por plebiscito popular.

b) a reincorporação de territórios armênios que haviam sido ocupados pelos russos.

c) a entrada dos países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia, ao espaço geopolítico da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

d) o surgimento de um novo país, Montenegro, que fazia parte do território da Sérvia.

e) a redefinição das fronteiras entre a Alemanha e a Polônia, em litígio desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis