domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 9

Questão 106)


Uma série de mudanças negativas ocorreu nos países que possuíam alinhamento político e econômico com a União Soviética após sua derrocada. No geral apresentaram aumento da taxa de desemprego, inflação, aumento da desigualdade socioeconômica, crise do sistema de seguridade social e crescimento da marginalidade, decorrentes da alteração dos padrões de funcionamento da economia desses países.

Os países do antigo bloco soviético responderam de maneira diversificada a essas dificuldades, mas para fins estatísticos foram classificados pela ONU como países de economia de transição.

Assinale a alternativa que identifica a transição a que se refere esta classificação.

a) Transição de economias dependentes para economias planificadas.

b) Transição de economias agrárias para economias industrializadas.

c) Transição de economias planificadas para economias de mercado.

d) Transição de economias em desenvolvimento para economias sustentáveis.

Gab: C

Questão 107)


Leia o texto abaixo:

Acusado por um comitê das Nações Unidas de tratar os roma (ciganos) de forma racista e xenófoba, o governo francês permanece impassível. Até o fim deste mês Paris pretende “enviar” 700 roma para seus países de origem, Romênia e Bulgária [...] O governo prefere o termo “enviar”, e não “expulsar”, porque os ciganos seriam, insiste a administração pública, voluntários. Até o fim de outubro, 300 acampamentos ciganos e de “gente de viagem” ― vários desses cidadãos são franceses ― serão desmantelados.

(CARTA, Gianni. Nada como um bode expiatório. Carta Capital,

São Paulo, ano XVI, n. 610, 25 ago. 2010, p. 58.)

O trecho acima, embora se refira ao contexto francês, representa uma tônica da atual política da União Europeia em relação àqueles cidadãos pouco integrados ao sistema político e econômico tradicional. Neste caso, percebem-se os impactos da globalização na atual política de migração da União Europeia.

Sobre os efeitos do processo de globalização em populações que representam minorias, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A desarticulação do socialismo real no Leste Europeu, no final do século XX, provocou a incorporação de vários países à União Europeia, porém a discriminação aos trabalhadores dessa região permanece.

b) O aumento do desemprego estrutural na Europa Ocidental, graças ao investimento maciço em novas tecnologias, gerou uma onda de discriminação que atinge as minorias étnicas e religiosas em toda a Europa.

c) A implantação de um sistema de economia de mercado nos países do Leste Europeu, que tinham economias planificadas, desestruturou antigos sistemas produtivos e gerou um fluxo migratório em direção ao Ocidente.

d) A política de imigração da União Europeia objetiva corrigir históricas desigualdades regionais e o retorno de imigrantes às regiões de origem é o primeiro passo de uma política de investimentos regionais.

Gab: D

Questão 108)


Observe a matéria:

Dois dias de pressões políticas da União Europeia não foram suficientes para dobrar a resistência do primeiroministro demissionário de Portugal, José Sócrates. À beira da bancarrota, o governo português não formalizou como se esperava ontem no segundo dia da reunião de cúpula de chefes de Estado e de governo da União Europeia, o pedido de socorro financeiro, condição obrigatória para um empréstimo.

A resposta de Sócrates foi: “Portugal não precisa de um plano de socorro e eu vou manter essa posição para defender o meu país. Eu sei o que isso significou para outros países da União Europeia e não desejo isso para o meu país.”

(O Estado de São Paulo, 26/03/2011.)

Os “outros países” da União Europeia a que o primeiroministro de Portugal se referia são:

a) Irlanda e Islândia;

b) Itália e Espanha;

c) Itália e Islândia;

d) Grécia e Espanha;

e) Grécia e Irlanda.

Gab: E

Questão 109)


Com a incorporação de países do Leste Europeu e a perspectiva de entrada de novos países na União Europeia, a preocupação se volta para a imigração, uma vez que esses países candidatos, por apresentarem instabilidade econômica e alto índice de desemprego, são “exportadores” de imigrantes em potencial. Há vários anos, a Turquia vem negociando a sua entrada para a zona do euro, mas encontra oposição dos países membros porque

a) esteve ao lado dos regimes totalitários em ambas as Guerras Mundiais, o que aumenta a desconfiança dos países-membros em relação à manutenção dos organismos democráticos.

b) defende, como signatária dos Acordos de Oslo em 1993, a permanência da Palestina independente, o que contraria os interesses da maioria dos países europeus.

c) temem o aumento do percentual da força de trabalho clandestina na construção civil e na agricultura dos países ricos com as reformas econômicas e as privatizações realizadas no país.

d) é um país de maioria muçulmana, envolvido ainda em conflitos com o Chipre, país-membro da União Europeia, e com os curdos, que promovem movimento separatista armado no Leste do país.

e) houve pequeno crescimento econômico da União Europeia nos últimos anos, fazendo com que as atenções se voltassem para o desemprego e a redução dos benefícios sociais daqueles que pleiteiam a entrada no mundo globalizado.

Gab: D

Questão 110)


Principais gasodutos na Europa (existentes e planejados)

clip_image002

Apresente uma justificativa para as propostas de novos traçados na rede de gasodutos que abastece Europa.

Gab:

As propostas de novos traçados teriam, entre outras, as seguintes justificativas: i) a diversificação das fontes de suprimento de gás diminuiria a dependência da Europa Ocidental em relação à Rússia; ii) a multiplicação de fontes fornecedoras aumentaria a segurança energética dos países do oeste europeu; iii) os traçados alternativos evitariam as redes que atravessam áreas de instabilidade política; iv) a instalação de novos dutos atenuaria os efeitos dos cortes de fornecimento resultantes dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Questão 111)


A viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX.

clip_image004

www.vale1clique.com

Esse acontecimento teve grande significado político em função da conjuntura da época, marcada pela:

a) aliança militar entre países não alinhados

b) bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista

c) coexistência pacífica entre regiões descolonizadas

d) concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas

Gab: B

Questão 112)


Os monumentos da cidade vão permanecer como leões nas areias do deserto

Desafiando o destino

E quando os muros forem derrubados com estrondo

A queda vai ecoar

Para o testemunho de toda Europa

GOTTFRIED BENN

In: Folha de São Paulo, 16/11/1989

clip_image006

Próxima às ruínas do Muro de Berlim, está preservada uma placa com o seguinte aviso em inglês, russo, francês e alemão: “Você está deixando o setor americano”.

Adaptado de O Globo,19/03/2009

Em 2009, comemoram-se na Alemanha vinte anos da derrubada do Muro de Berlim. Sua construção, em 1961, esteve relacionada à:

a) divisão étnica da cidade

b) crise dos regimes democráticos europeus

c) bipolaridade das relações internacionais

d) reação nacionalista à influência estrangeira

Gab: C

Questão 113)


Socialista surgiu como descrição filosófica em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o sentido desenvolvido de social.

A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente utilizados, veio com a mudança de nome, em 1918, do Partido Operário Socialdemocrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa época em diante, uma distinção entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente.

RAYMOND WILLIAMS Adaptado de “Socialista”. In: Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007

Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se uma diferença entre socialismo e comunismo relacionada ao seguinte aspecto:

a) crítica dos valores liberais

b) controle da indústria pelo Estado

c) defesa da ditadura do proletariado

d) importância do sentimento patriótico

Gab: C

Questão 114)


Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O rio Sena deságua no Canal da Mancha, depois de atravessar a capital francesa.

( ) Oficialmente a França é um estado laico, mas a maioria da população é católica.

( ) A França tem a terceira maior população da Europa, perdendo para a Rússia e para o Reino Unido.

( ) Paris, a capital, é a cidade mais populosa da França.

( ) Até o século XX a população francesa se concentrava no campo.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V – V

b) V – F – V – V – V

c) V – V – F – V – V

d) F – V – V – F – F

e) F – F – V – F – F

Gab: C

Questão 115)


Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A grande maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa. Esse resultado foi entendido pelo governo russo como apoio explícito dos chechenos às propostas de Moscou, que tem interesses para manter esse território sob seu controle.

A respeito desses interesses, analise as afirmativas I, II, III e IV, abaixo.

I. Interesse ambiental, pelo território em que se encontra, às margens do Mar de Aral, fonte de recurso hídrico para o abastecimento de água potável à população urbana de Moscou.

II. Interesse econômico, por ser esse território cortado por dutos, levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos do Mar Negro.

III. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas da Federação Russa a tentar seguir o mesmo caminho.

IV. Interesse cultural-religioso, pois uma Chechênia livre promoveria o recrudescimento do fundamentalismo islâmico na região, levando grupos de fanáticos a se expandirem por outras áreas autônomas da Rússia asiática.

Estão corretas

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 116)


“Cresce na Espanha a Revolução dos Indignados. O movimento que se iniciou no dia 15 de maio de 2011, chamado 15-M ou a ‘revolução espanhola’, cresceu quinta-feira com panelaços que reuniram multidões em dezenas de cidades de todo o país para exigir a mudança de um sistema que consideram injusto. A revolta cresce a cada hora. Começou com uma convocatória nas redes sociais e internet para repudiar a corrupção endêmica do sistema e a falta de oportunidades para os mais jovens. A também chamada Revolução dos Indignados acusa, pela situação atual, o FMI, a OTAN, a União Europeia, as agências de classificação de risco, o Banco Mundial e, no caso da Espanha, os dois grandes partidos: PP e PSOE.”

Carta Maior. Sábado, 21 de maio de 2011. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/ templates/materiaMostrar.

O Texto acima descreve uma das muitas manifestações que ocorrem na Europa em decorrência de frequentes descontentamentos sociais. Estes protestos se dão

a) em função do neoliberalismo e de suas políticas de ampliação de gastos públicos na Europa.

b) por causa da expansão das políticas social-democratas em praticamente todos os países europeus nos últimos vinte anos.

c) devido às ações de estímulo aos investimentos públicos em infraestrutura, na indústria de base e nas telecomunicações, que ampliam a participação dos recursos estatais na economia, principalmente em países como Inglaterra, França e Espanha.

d) pela redefinição engendrada nas relações de trabalho, no bem-estar social e no quadro econômico dos países europeus, em decorrência de um novo sistema decisório que defende a diminuição dos compromissos sociais assumidos pelo Estado.

Gab: D

Questão 117)


A União Européia desenvolveu um programa de transferência de renda das regiões mais ricas para as regiões mais pobres da União. Este programa visava diminuir as diferenças educacionais, de infra-estrutura, de investimentos, etc. Países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Grécia receberam recursos. No entanto, após a crise de 2008, alguns destes países apresentaram sérias dificuldades econômicas, pondo em dúvida a eficácia do programa. Podemos afirmar que:

a) Dinamarca, Portugal e Espanha apresentaram excelente desempenho econômico.

b) A Grécia apresentou excelentes resultados em relação às contas públicas.

c) A Dinamarca, a Suécia e Portugal apresentaram sérios problemas em relação às contas públicas

d) A França e a Alemanha são as economias mais vulneráveis da União

e) Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda foram os países mais atingidos pela crise.

Gab: E

Questão 118)


Logo após o final da Segunda Guerra Mundial (1945), o grande império soviético estava dividido administrativamente em 15 repúblicas federadas unidas por um governo central (Moscou). Essa organização se manteve até agosto de 1991, quando, após meio século de crescimento, o império soviético se desmantelou e a situação se modificou na transição para o capitalismo, deixando várias sequelas.

clip_image008

(ADAS, 2001, p. 35).

Fundamentado no mapa, no texto e nos conhecimentos sobre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e sua desintegração,

• mencione como se organizou o espaço da União Soviética quando foi desintegrado politicamente, em 1991;

• cite dois efeitos negativos ocorridos na Federação Russa, após o fim da União Soviética.

Gab:

• Organização do espaço da União Soviética:

Surgiram vários países independentes, dentre os quais o principal é a Federação Russa. Foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), um fórum de coordenação política e econômica entre 12 das 15 ex-repúblicas soviéticas.

• Efeitos negativos ocorridos na Federação Russa após o fim da União Soviética:

― Conflitos étnicos;

― Tendência à fragmentação;

― Problemas resultantes da transição para o capitalismo — inflação, recessão, desemprego e crescimento das máfias em vários setores da economia;

― Sucateamento das empresas por falta de investimentos significativos;

― Agravamento da pobreza;

― Economia enfrenta sérias dificuldades.

Questão 119)


Em 1989, pessoas comemorando a queda do Muro, que dividia o país em dois blocos.

clip_image010

Várias imagens que demonstram a queda do Muro de Berlim

A respeito da reunificação da Alemanha, considere I, II, III e IV abaixo.

I. Chamada de locomotiva da Europa, por seu poderio industrial, a Alemanha saiu dos trilhos no começo da década de 1990. A nação foi abalada pelo alto custo envolvido para equiparar o nível de vida do lado oriental ao restante do país.

II. O chamado “choque do capitalismo” proporcionou um novo impulso às obsoletas indústrias da porção leste, atraindo investidores de toda a Europa e Japão, graças ao crescente mercado consumidor, ex-comunista.

III. Nas últimas décadas, o país atraiu milhares de imigrantes. A estagnação demográfica torna o país dependente de mão de obra externa, diminuindo de forma signif icativa o sentimento xenofóbico, de rejeição aos estrangeiros.

IV. As indústrias alemãs mantêm a sua localização inicial. A região de maior concentração localiza-se na confluência dos rios Reno e Ruhr, devido à abundância em reservas de carvão, à facilidade de transportes e ao forte mercado consumidor.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas I, II e III estão corretas.

d) apenas III e IV estão corretas.

e) apenas I e IV estão corretas.

Gab: E

Questão 120)


Há vinte anos, o mundo vivenciou um dos mais importantes marcos da história mundial. Em nove de novembro de 1989, a queda de um muro simbolizou o desaparecimento de um regime de rivalidade políticointernacional que deixou cicatrizes até nossos tempos.

Acerca do referido momento histórico e do contexto em que se inseriu, marque a opção INCORRETA:

a) Uma das consequências advindas da Queda do Muro de Berlim foi a reunificação das duas Alemanhas antes divididas.

b) O acontecimento propiciou uma maior integração da Europa, além de ter selado o final da Guerra Fria.

c) O líder soviético Gorbachev teve notável influência na derrocada do antigo regime, dando lugar a uma nova ordem política internacional.

d) Também foram atores políticos da época o exlíder sindical polonês Lech Walesa e o exdirigente húngaro Miklos Nemeth.

e) A principal consequência deste acontecimento foi o fortalecimento do regime comunista, especialmente na Alemanha, Rússia e Polônia.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis