segunda-feira, 12 de março de 2018

Questões Exercícios CHINA 6

Questão 60)

Sobre os regimes socialistas no contexto da nova ordem mundial, pode-se afirmar:

a) A China, depois de ter experimentado um longo período de isolamento durante a revolução cultural, abriu o seu mercado para o capital estrangeiro a partir de 1978, implantando o chamado socialismo de mercado. Essa estratégia consiste na adoção total da economia de mercado visando atrair investimentos e garantir maior inserção do País na economia global.

b) O modelo socialista de mercado implantado pela China caracteriza-se espacialmente pela criação de várias zonas econômicas especiais, em determinadas cidades, ou seja, zonas francas situadas no litoral do seu território. Nessas cidades, as transnacionais usufruem de vantagens comparativas e competitivas, como mãode- obra abundante e barata; infra-estrutura; incentivos fiscais e elevado nível educacional.

c) Cuba, após o colapso da URSS e a permanência do embargo norte-americano, foi forçada a adotar a sua “Perestroika”, ou seja, teve que colocar em prática uma abertura econômica, com incentivo ao turismo e abertura de lojas para os estrangeiros. Ainda assim, o País tem tido pouco resultado em função da escassez de recursos naturais, da manutenção do socialismo ortodoxo e do restrito mercado consumidor.

d) O socialismo de mercado chinês tem atingido resultados positivos no âmbito da economia, pois a China, além do acelerado crescimento da produção, tem conseguido minimizar os desníveis regionais entre as suas regiões oriental e centro-ocidental.

e) A maior contradição do modelo de socialismo de mercado chinês está na insistência em fazer uma arrojada abertura econômica, sem adoção de um regime democrático, pois o governo comunista não permite a liberdade de expressão, a migração do campo para a cidade e mantém um rigoroso controle de natalidade.

Gab: E

Questão 61)

clip_image002

Em relação ao jogo geopolítico internacional no atual século, o presidente norte-americano George W. Bush vem encontrando dificuldades em manter o equilíbrio entre os interesses dos EUA com o das potências emergentes na Ásia, como acontecia no período da Guerra Fria. Na charge acima, vê-se o desequilíbrio atual devido ao(à):

a) crescimento geopolítico da China continental na Ásia, impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país formado pela ruptura ideológica ocorrida, no território chinês, após a revolução socialista de Mao tsé Tung, em 1949.

b) crescimento militar de Taiwan na Ásia, o que afasta o país chinês nacionalista da China Socialista continental, país menos bélico e voltado para as questões de organização supranacional da nova ordem mundial.

c) redução da influência norte-americana na Ásia devido ao crescimento econômico, financeiro e militar chinês continental, o que culminará com a retomada de Hong Kong (“o pé esquerdo de George W. Bush”, na charge), nas próximas décadas.

d) perda da hegemonia norte-americana na Ásia, no atual século, frente ao fortalecimento dos NIC’s (New Industrialized Countries), o que afasta Taiwan da China continental, país que é o maior aliado norte-americano no continente.

e) possível interferência militar norte-americana na China continental, que vem ameaçando invadir Taiwan caso esse país chinês insular continue a se afastar dos objetivos de integração propostos pela APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), bloco econômico do qual participam os EUA.

Gab: A

Questão 62)

Leia as manchetes de jornais a respeito da China, apresentadas a seguir.

“Chineses vão discutir como frear a economia” (Folha de São Paulo, 01/03/2007)

“Impasses de uma economia em ebulição” (Jornal do Commércio, 9/4/2007)

“China investiga se trabalhadores ganham abaixo do piso” (China Daily, 29/03/2007)

“China ultrapassa EUA em exportações para o Japão” (BBC-Brasil, 12/02/2007)

“Banco Mundial destaca a redução das florestas e a deterioração do solo e da qualidade da água como os principais problemas ambientais da China.” (BBCBrasil, 12/02/2007)

Com base nessas manchetes, é incorreto afirmar:

a) A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo.

b) A China tem aumentado as exportações de produtos manufaturados.

c) O modelo de crescimento tem produzido forte degradação ambiental.

d) O modelo de economia planificada eliminou a pobreza do País.

Gab: D

Questão 63)

Apesar de ter sido explorada, no século XIX, pelo imperialismo ocidental, e ter surpreendido o mundo com as mudanças implementadas por Mao Tse Tung (que durante a chamada “Revolução Cultural”, de 1966 a 1969, fechou o país ao Ocidente), a China, no século XXI, aprofunda a abertura ao capitalismo, com recordes de crescimento. Contudo,

a) essas mudanças são marcadas por intensos conflitos, pois o chamado “socialismo com mercado” está associado à dura repressão política, ao autoritarismo burocrático-estatal, à intensificação das desigualdades sócio-econômicas.

b) devido à grande diversidade cultural, econômica, política e geográfica do país, o chamado “socialismo com mercado” não se sustentou, implicando na implantação definitiva do capitalismo no país, a partir da década de 1970, e na adesão recente à União Européia.

c) como produto de uma modernização desigual, há intenso investimento no campo (porta de entrada dos recursos estrangeiros), em detrimento de investimento nas cidades e na faixa costeira do país, desestabilizando a política de implantação das zonas especiais.

d) a densidade demográfica não resultou em agressões ao meio ambiente, implicando na ampliação de seus recursos naturais e fazendo com que o país, marcado por pouquíssimas desigualdades regionais e culturais, se destacasse, mundialmente, em qualidade de vida e investimento em políticas ambientais.

e) a revolução socialista conseguiu pôr fim a um Estado de tradição burocrática e hierárquica, fazendo da China um dos países com estrutura mais descentralizada e democrática do mundo, processo que se consolida com a estratégia recente de implantação das zonas especiais abertas ao capital internacional.

Gab: A

Questão 64)

“A III Seção Plenária do XI Comitê Central, realizada em 1978, e a direção coletiva central que nela se formou, nucleada em torno do camarada Deng Xiaoping, assumiram a árdua missão de realizar uma grande virada histórica e iniciar um novo período de desenvolvimento da causa do socialismo em nosso país. (...) Com base no cumprimento fundamental da tarefa de retificar o desvio, realizou-se, em 1982, o XII Congresso Nacional do Partido. Ali, propôs-se a idéia de ‘integrar a verdade universal do marxismo com a realidade concreta de nosso país, seguir nosso próprio caminho e construir um socialismo com peculiaridades chinesas’.”

(Revista de Política Externa. São Paulo 1(4), 1993. p.148)

O texto aborda as mudanças operadas na China sob o comando de Deng Xiaoping. Ao afirmar que se pretendia “integrar a verdade universal do marxismo com a realidade concreta do país”, os líderes chineses diziam:

a) que a China, a partir de então, efetuaria uma abertura política e econômica.

b) que a China passaria a buscar uma via original para o socialismo, apoiando as experiências de autogestão das comunidades agrárias do país.

c) que a China passaria a adotar a idéia do planejamento central como forma de organizar a economia.

d) que a China buscaria conciliar a abertura econômica com a manutenção, no plano político, da ditadura de partido único.

e) que a China continuaria a manter uma economia planificada e, no plano político, passaria a promover eleições locais periódicas.

Gab: D

Questão 65)

Observe o mapa a seguir.

clip_image004

Com as Olimpíadas, em Pequim, a China terá a oportunidade de mostrar ao mundo que além de campeã de crescimento econômico nos últimos anos é moderna e cosmopolita.

Assim como a poluição de Pequim, outra solução que a China precisará encontrar a fim de alcançar o sucesso nos Jogos Olímpicos de 2008 é para a questão do Tibete.

Com relação ao Tibete, é INCORRETO afirmar que

a) pertencia ao Nepal e o país vivia sob regime teocrático e autoridade do dalai lama, líder máximo do budismo tibetano, até a ocupação chinesa, em 1950, que teve como objetivo suprir as necessidades energéticas da China.

b) está localizado no centro-leste da Ásia, com tradição budista e perdeu seu status de região autônoma com a ocupação chinesa ocorrida em 1950.

c) Tenzin Gyatso, o décimo quarto dalai lama, em exílio na Índia desde a rebelião budista esmagada em 1959, teve aumentada a força de seu movimento de independência após a concessão do prêmio Nobel da paz.

d) sofre um processo de diluição da cultura local através do estímulo da emigração de chineses “han” (principal etnia da China) para o Tibete. Nas primeiras décadas da ocupação muitos monastérios da região foram destruídos.

e) os defensores de sua independência aproveitam o palco privilegiado dos Jogos Olímpicos para buscarem visibilidade aos conflitos políticos internos que o fechado regime chinês esconde.

f) I.R.

Gab: A

Questão 66)

Dentre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos de um “socialismo de mercado”, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE), na China, pode ser considerada aquela de maior impacto. Sobre as ZEE, é correto afirmar que:

I. estão próximas ao litoral e são demarcadas pelo governo, sendo que nelas, é permitida a entrada do capital internacional;

II. possibilitam que os investidores estrangeiros se beneficiem da oferta de mão-de-obra muito barata e disciplinada, dos incentivos fiscais e da aproximação com o maior mercado em potencial do mundo;

III. foram, inicialmente, áreas de segurança máxima, criadas por Mao-Tse-Tung, frente à possibilidade de um ataque nuclear soviético;

IV. foram criadas pelo Tratado de Pequim, quando, após a Guerra dos Boers, foram estabelecidas áreas de influência dos diferentes países em território chinês.

Estão corretas, somente, as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 67)

Os protestos ocorridos no Tibete no dia 14 de março fizeram parte de manifestações iniciadas no dia 10 de março para marcar o 49º aniversário do levante de Lhasa, que levou o Dalai Lama ao exílio. Sobre esse levante e as relações do Tibete com a China, podemos afirmar que:

a) Em 1949, Mao-Tse-Tung tomou o poder na China e, nos anos seguintes, ocupou o território do Tibete e forçou um acordo com os tibetanos. Em 1959, após o massacre chinês de um levante nacionalista, o Dalai Lama seguiu para o exílio na Índia.

b) O Tibete era um país independente até sua ocupação pelas tropas do general Chiang-Kai-Chek em 1959. O líder tibetano Dalai Lama foi perseguido e terminou sendo exilado no Nepal.

c) O líder tibetano Dalai Lama promoveu uma revolta contra o governo chinês em 1949, dando início a uma guerra civil que se estendeu até 1959. A guerra terminou com a derrota dos tibetanos e o exílio do Dalai Lama.

d) Em 1959, após ocupar o Tibete, o governo chinês promoveu um plebiscito para referendar a anexação do país. Com a derrota, o Dalai Lama e seus seguidores promoveram um levante, foram derrotados e exilaram-se na Índia.

e) O Tibete e o Nepal formavam um só país até a invasão chinesa em 1949. Após dez anos de conversações, os tibetanos se rebelaram e, com a derrota, o Dalai Lama seguiu para o exílio no Nepal.

Gab: A

Questão 68)

A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos industriais para exportação. São características da indústria chinesa:

01. o monopólio das empresas estatais, destacando-se a produção de bens de capital para abastecer o mercado interno;

02. a abertura para o capital estrangeiro, na década de 1980, atraído pela mão-de-obra barata e disciplinada;

04. a distribuição regional equilibrada, seguindo a política do Partido Comunista, que prega a igualdade entre as Províncias;

08. a criação das Zonas Econômicas Especiais, destinadas a alojar o capital internacional e produzir bens para exportação;

16. as dificuldades em manter o atual ritmo de crescimento industrial devido à exaustão dos recursos minerais.

Gab: 10

Questão 69)

A China se apresenta para o mundo como um grande mercado emergente, com perspectivas de se tornar a maior potência econômica do século XXI. “O denominado ‘Império do Centro’ tem mantido um crescimento econômico médio superior a 9% ao ano nos últimos 27 anos” (Revista Discutindo Geografia, n.11, p. 26). Concorrem para tal crescimento vários fatores, EXCETO:

a) Substituição da indústria pesada pela indústria de bens de consumo, destinada à exportação, que conta com uma mão-de-obra muito barata e disciplinada.

b) Criação de ZEEs (Zona Econômicas Especiais) localizadas na região litorânea, onde se instalaram inúmeras empresas estrangeiras que, entretanto, devem se associar a um parceiro local formando uma joint venture.

c) Descentralização do setor industrial apoiada pela cooperação econômica e técnica da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

d) Adoção de um modelo denominado “econômico socialista de mercado” que, segundo alguns especialistas, poderá fazer da China a única potência capaz de ameaçar a supremacia dos Estados Unidos no Século XXI.

Gab: C

Questão 70)

Leia o mapa.

clip_image006

a) Indique a legenda correta para o problema ambiental representado em C.

b) Desenvolva uma análise que relacione características básicas da atual economia da China ao problema ambiental representado em C.

Gab:

a) Uma legenda possível é "Problemas ambientais derivados da concentração urbano-industrial".

b) As áreas indicadas com a legenda C correspondem, na atualidade, às regiões de maior dinamismo econômico, de concentração urbano-industrial e de maior atração populacional do território chinês, onde encontramos um intenso processo de degradação ambiental, devido ao uso intensivo de recursos naturais de maneira predatória e à elevada geração de resíduos resultantes do intenso processo de consumo e produção.

Questão 71)

A República Popular da China busca, desde os tempos de Mao-Tsé-tung, ocupar a posição de grande potência asiática. A política de Beijin desenvolveu-se tendo, como um dos seus focos geopolíticos, a rivalidade com a Índia.

O fim da Guerra Fria amenizou a rivalidade sino-indiana, sem provocar, contudo, uma verdadeira aproximação entre as duas potências.

As alternativas a seguir apresentam razões para rivalidade sino-indiana, exceto uma. Assinale-a.

a) a concorrência entre as duas potências emergentes pela maior influência geopolítica regional;

b) o engajamento da Índia na sustentação dos separatistas tibetanos;

c) o apoio chinês ao Paquistão na disputa pelo controle da Caxemira;

d) a política da Índia de cooperação econômica e tecnológica com a União Soviética;

e) o estabelecimento de laços de intercâmbio comercial entre a China e a Coréia do Sul.

Gab: E

Questão 72)

A China, quarta economia do mundo, segundo os dados do Banco Mundial, é considerada uma “economia socialista de mercado”. Sua abertura econômica teve início no final dos anos de 1970, através de um conjunto de medidas que geraram, gradativamente, uma integração entre a economia chinesa e empresas e países capitalistas.

A.a) Quais as características gerais do processo de abertura da economia chinesa? (1)

A.b) Explique os principais atrativos da economia chinesa para os investidores estrangeiros. (2)

Gab:

A.a) A abertura da economia, iniciada em 1978, restringiu-se ao litoral oriental e caracterizou-se pela transformação das comunas populares em cooperativas agrícolas, pela "Política das Quatro Modernizações" (defesa, agricultura, indústria e ciência-tecnologia) e pela criação das ZEEs (zonas econômicas especiais – enclaves capitalistas na China socialista).

A.b) Entre os principais atrativos, temos: a mão-de-obra numerosa e barata; os incentivos fiscais; o elevado investimento estatal em infra-estrutura (transporte, energia e telecomunicações); o elevado investimento em educação, ciência e tecnologia; um mercado consumidor com enorme potencial de expansão; a proibição de organização sindical e greves de trabalhadores; precária legislação ambiental; entre outros.

Questão 73)

Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país

a) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.

b) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos.

c) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio.

d) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região.

e) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.

Gab: A

Questão 74)

“Logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns países do Leste Europeu foram inspirados ou forçados pelas forças soviéticas a tornaram-se comunistas. Em 1949, Mao Tse-Tung implantou esse regime na China; a Coréia do Norte se tornou comunista em 1948; o Vietnã venceu uma terrível guerra contra os Estados Unidos de 1954 a 1975 e aderiu a este sistema; Cuba, o único exemplo do continente americano, tornou-se socialista em 1959; Laos e Camboja, na Ásia, adotaram esse regime em 1970 e em 1975 Angola e Moçambique, na África, também seguiram essa doutrina”.

(Junqueira, Silas M. PEC, projeto Escola e Cidadania para todos: geografia, ensino médio. 1a. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2006. Adapatação)

clip_image008

Relacionando o texto à charge, pode afirmar-se que ela retrata:

a) as idéias de unificação do povo vietnamita contra a invasão norte-americana.

b) propaganda da Coréia do Norte em prol da revolução Comunista de 1948.

c) o momento da difusão das idéias comunistas na China, na década de 1950.

d) a adoção do regime comunista no Laos, em 1975.

e) a ideologia socialista difundida ao proletariado, pelo atual governo do Camboja.

Gab: C

Questão 75)

Leia o fragmento de texto.

China ameaça aumentar força, e tibetanos falam em cem mortos

O governo da China deu um ultimato e ameaçou punir com rigor os revoltosos do Tibete que não se renderem até a próxima segunda-feira (17/3/2008). Já os tibetanos afirmaram neste sábado (15/3/2008) que os mortos nos confrontos contra os chineses chegam a cem. A informação, publicada pela rede americana CNN, vem confrontar o número divulgado pela agência chinesa Xinhua, que era de dez mortos.

www.g1.globo.com

O confronto entre o Tibete e a China tem como causa

a) a disputa pela região da Caxemira, rica em minério e petróleo.

b) a reivindicação de independência do Tibete em relação à ocupação chinesa.

c) a divergência religiosa entre os budistas chineses e os hindus tibetanos.

d) a diferença política entre a China comunista e o Tibete capitalista.

Gab: B

Questão 76)

A China vem realizando um desenvolvimento econômico extraordinário, com taxas de crescimento anual entre 7 e 10% ao ano. Mantido esse ritmo, a China irá quadruplicar sua economia até 2020 e, certamente, será um dos principais pólos da economia global.

clip_image010

A partir da afirmativa e do mapa:

a) apresente dois fatores responsáveis por esse crescimento;

b) indique duas características espaciais desse crescimento.

Gab:

a) Entre outros fatores, os seguintes: a abertura da economia criou condições favoráveis para a inversão de capitais externos – a China é a economia que mais recebe investimentos diretos; a presença de um Estado forte capaz de impor as novas diretrizes econômicas sem pressões e turbulências internas; a qualidade da mão-de-obra e o seu custo; a instalação de uma infra-estrutura industrial capaz de atender a esse crescimento excepcional; a desvalorização da moeda chinesa, que torna o preço de seus produtos competitivo nos mercados internacionais.

b) Essas mudanças ocorrem principalmente na faixa litorânea, nas chamadas zonas econômicas especiais. Há um contraste muito acentuado entre essa faixa e as regiões do interior, ainda agrícolas, onde se concentra o essencial da população chinesa.

Questão 77)

Dentre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos de um “socialismo de mercado”, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE), na China, pode ser considerada aquela de maior impacto. Sobre as ZEE, é correto afirmar que:

I. estão próximas ao litoral e são demarcadas pelo governo, sendo que nelas, é permitida a entrada do capital internacional;

II. possibilitam que os investidores estrangeiros se beneficiem da oferta de mão-de-obra muito barata e disciplinada, dos incentivos fiscais e da aproximação com o maior mercado em potencial do mundo;

III. foram, inicialmente, áreas de segurança máxima, criadas por Mao-Tse-Tung, frente à possibilidade de um ataque nuclear soviético;

IV. foram criadas pelo Tratado de Pequim, quando, após a Guerra dos Boers, foram estabelecidas áreas de influência dos diferentes países em território chinês.

Estão corretas, somente, as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 78)

A China está despontando nos últimos anos como uma das superpotências mundiais, ao lado de países como EUA e Alemanha. Para obter êxito na sua caminhada de desenvolvimento econômico rápido e desenfreado, o governo chinês tem adotado algumas medidas.

Quais são estas medidas e as conseqüências ambientais advindas das mesmas?

Gab:

Entre as medidas adotadas pela China para manter o seu acelerado e elevado crescimento econômico, podemos destacar: a abertura da economia ao capital internacional; o crescimento baseado, principalmente, no setor industrial e em uma agressiva política de comércio externo; o uso intensivo de recursos naturais (minerais e energéticos); o intensivo processo de inovação e desenvolvimento tecnológico; e um intenso processo de urbanização e ampliação do mercado interno.

Entre as conseqüências ambientais, podemos citar, entre outras: a probabilidade de escassez ou esgotamento de recursos naturais (água, minerais e combustíveis fósseis); o intenso e acelerado processo de poluição do ar, da água e do solo; a transformação do país em um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa; a ocupação desordenada do solo urbano; e o desmatamento e comprometimento da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis