Questão 11)
A imagem em questão deve ser relacionada com:
a) A expansão marítima e comercial mercantilista;
b) As Guerras Napoleônicas;
c) O Congresso de Viena;
d) A Conferência de Versalhes;
e) O Neocolonialismo.
Gab: E
Questão 12)
As mudanças ocorridas na China se inserem em um contexto mais amplo de transformações ocorridas nas relações geopolíticas internacionais, a partir da segunda metade do século XX, a exemplo
01. do processo de descolonização afro-asiática, apoiado militarmente pelos Estados Unidos, que resultou o rompimento estadunidense com a Europa e a formação do bloco dos não alinhados, liderados pela França e pela Inglaterra.
02. da política de neutralidade chinesa, no processo da Segunda Guerra Mundial, visto que esse conflito ficou confinado à disputa entre os regimes capitalistas ocidentais e o modelo autoritário socialista soviético.
03. da deflagração da Revolução Cultural Chinesa, que democratizou o Partido Comunista chinês, abrindo caminho para a abertura econômica e a atração do capital estrangeiro, proporcionando o rápido crescimento econômico.
04. da Coexistência Pacífica, implantada pela Guerra Fria, que provocou o rompimento da China com a União Soviética e no apoio da China aos guerrilheiros talibãs contrários à invasão militar soviética no Afeganistão.
05. da crise do socialismo real, na União Soviética, para qual contribuíram a Perestroika — reestruturação econômica —, e a Glasnost — transparência política.
Gab: 05
Questão 13)
Sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a China, ontem e hoje, é correto afirmar que
01. ambos tiveram uma colonização de povoamento, o que explica seu subdesenvolvimento.
02. são países populosos, povoados, com a mesma estrutura etária e o mesmo crescimento demográfico.
03. se verifica a ausência de áreas anecúmenas, nos dois países.
04. a China, em relação ao espaço rural, na última década, implantou a maior distribuição de renda da Ásia, enquanto, no Brasil, houve uma concentração do agronegócio.
05. a China, na esfera política, possui um partido único enquanto o Brasil adota o pluripartidarismo.
Gab: 05
Questão 14)
Considerando o crescimento da economia chinesa desde o fim do século XX e a atual configuração da economia mundial, é correto afirmar que a República Popular da China promoveu
a) a seletividade e o protecionismo de seu mercado exportador, restringindo a venda de produtos para os países desenvolvidos.
b) a ampliação de suas terras agricultáveis de modo planejado e subsidiado, reforçando a pauta de exportação exclusiva de bens primários.
c) a proibição na importação de matérias-primas para a indústria, comprometendo o crescimento dos concorrentes e incentivando seu próprio setor produtivo.
d) a difusão agressiva e crescente na quantidade de seus produtos no mercado global, priorizando as vantagens competitivas de seu setor industrial.
e) a importação de mão de obra estrangeira para suas indústrias, garantindo o desenvolvimento tecnológico concomitante à precarização de seu mercado de trabalho.
Gab: D
Questão 15)
Analise as afirmativas que podem completar a frase abaixo:
A China se tornou uma potência industrial e exportadora nos últimos anos. Esse fenômeno deve-se _________.
I. às vantagens concedidas pelo governo chinês às companhias transnacionais
II. à mão de obra barata e abundante do país
III. à política de liberalização econômica, que abriu o país para investimentos estrangeiros
IV. à atuação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que unificou fretes e tarifas em toda a região
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Gab: D
Questão 16)
Iniciada formalmente em agosto de 1966, a Revolução Cultural na China ocorreu em várias frentes, tanto de forma pacífica quanto de forma violenta. Seu objetivo era
a) eliminar a influência da cultura ocidental.
b) democratizar o acesso a cargos eletivos.
c) difundir ideais estéticos universais.
d) acentuar a estratificação social.
e) modernizar a política econômica maoista.
Gab: A
Questão 17)
Dirigentes de China e Taiwan tiveram em Nanquim, o primeiro encontro desde a guerra civil de 1949. Foram quatro dias de conversações entre o chinês Wang Yu-Chi e o taiwanês Zhang Zhijuni. Tratou da continuação e contatos que ocorriam de forma discreta, apesar de ousada, desde maio de 2008, quando Maying Jeou foi eleito presidente da ilha de 23 milhões de habitantes. Voos regulares passaram a encurtar distâncias, e o fluxo comercial entre as duas partes dobrou. Em 2013, chegou a antes inimagináveis US$ 197 bilhões. Em 2010, China e Taiwan já haviam firmado um acordo comercial, sustentado por organismos não oficiais. No ano passado a ilha capitalista recebeu 3 milhões de turistas oriundos da China, país de 1,4 bilhão de habitantes, que passou por uma revolução comunista em 1949, liderada por Mao Tse-Tung.
(http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundonoticia/2014; 01/03/2014; 11h56)
Oficialmente:
a) a China considera Taiwan uma Zona Econômica Especial;
b) a China reconhece Taiwan como um país independente;
c) a China concede a Taiwan o status de província com autonomia especial;
d) a China considera Taiwan como uma região administrativa especial;
e) a China considera Taiwan como parte de seu território e não reconhece sua independência.
Gab: E
Questão 18)
Por volta de 1970, a chamada ascensão da Ásia oriental tem sido um tópico maior de discussão entre os que se interessam pela evolução do sistema-mundo, esteja sua ênfase na economia mundial ou na geopolítica. O que o crescimento econômico da região asiática prognostica para o sistema-mundo no século XXI?
WALLERSTEIN, I. O fi m do mundo como o concebemos. Rio de Janeiro: Revan, 2002, p. 67. Adaptado.
Na atualidade, que país asiático apresenta a segunda maior economia do mundo, permitindo prognosticar o surgimento de uma potência mundial na região?
a) Índia
b) Japão
c) China
d) Coreia do Sul
e) Coreia do Norte
Gab: C
Questão 19)
A China é um país comandado por um partido único, o Partido Comunista, porém vem assumindo um perfil de desenvolvimento típico de sistema capitalista e desempenhando um estratégico papel na economia mundial. Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:
1. Nas últimas décadas, o conjunto de reformas desencadeadas na China transformou esse país numa das grandes potências mundiais com um modelo de crescimento que executa políticas estratégicas nacionais de industrialização ajustadas ao movimento de expansão da economia global.
2. As Zonas de Proteção às Exportações, áreas com economia mais voltada para o socialismo, ainda são áreas de pouco desenvolvimento na China. São regiões agrícolas localizadas na porção Nordeste e habitadas por população de maioria tibetana.
3. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais na China, inicialmente nas zonas litorâneas, permitiu a abertura para os investimentos de capitais estrangeiros, elevando a produção global desse país mediante uma política efetiva de incentivos fiscais.
4. As migrações em massa de camponeses das zonas litorâneas, na porção leste, para os centros urbanos do interior da China, onde se concentram as indústrias têxtil, de calçados e de brinquedos, revelam as disparidades sociais e regionais ainda presentes nesse país.
Estão CORRETAS
a) 1 e 2.
b) 3 e 4.
c) 1 e 3.
d) 2 e 4.
e) 1, 2, 3 e 4.
Gab: C
Questão 20)
Nenhum comentário:
Postar um comentário