segunda-feira, 12 de março de 2018

Questões Exercícios CHINA 5

Questão 43)

Observe a imagem e analise as afirmações a seguir.

clip_image002

(http://img.photobucket.com/albums/v653/jcmatias80/cartoon.jpg)

00. Em razão de seu crescimento econômico acelerado, a China depende fortemente da importação de matérias-primas industriais básicas, principalmente petróleo, bauxita e minério de ferro.

01. Uma estratégia do governo chinês tem sido o investimento em países da África, na forma de financiamentos de projetos ou investimentos diretos de multinacionais chinesas, com destaque para a produção de petróleo.

02. A atuação da China na África tem provocado tensões, principalmente com os Estados Unidos, que temem a proliferação de governos comunistas no continente, recriando as condições da época da Guerra Fria.

03. O fim da Guerra Fria, na década de 1990, foi o fator responsável pela crise econômica em que vive a maioria dos países africanos, pois suas economias dependiam da ajuda externa mantida pelas grandes potências.

04. A regionalização do mundo, entre o Norte industrializado e rico e o Sul pobre, de economia baseada na exportação de produtos primários não é válida na relação entre a China e os países africanos.

Gab: VVFFV

Questão 44)

Há cinco décadas, a China enfrenta protestos que fazem parte da luta pela independência do Tibete.

Essa região, ilustrada a seguir, tem forte importância geoestratégica e uma marcante influência dos monges budistas. Baseando-se nestas informações, explique um fator geopolítico, condicionado por questões naturais, que torna essa região importante estrategicamente para o Estado chinês.

clip_image004

<www.historianet.com.br>. (Adaptado).

Gab:

A rica hidrografia da região, sendo nascente dos principais rios que abastecem a China (o Huang-Ho, Mekong e Yang Tsé)

OU

Por ser uma região de fronteira com países litigiosos (Índia, Nepal), o Planalto Tibetano, onde situa-se a maior cordilheira montanhosa do mundo, o Himalaia (e nela o Monte Everest), assume uma importante posição estratégica.

Questão 45)

Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos.

(Olivier Dollfus, 1994. Adaptado.)

Neste sistema mundo contemporâneo pode-se identificar que

a) as maiores potências nucleares do século XXI são: Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão.

b) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos.

c) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares.

d) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos nortecoreanos.

e) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.

Gab: D

Questão 46)

(Cartoon chinês ironizando o fato de que o crescimento econômico daquele país está representando uma ameaça às relações familiares).

clip_image006

“Mesmo atingida pela crise internacional, a produção na China continua em crescimento e a sua economia alcança a terceira posição entre as maiores do mundo.”

A respeito da prosperidade e da franca expansão econômica da China, desde a década de 1970, considere as afirmações I, II, III e IV, abaixo.

I. O gigante asiático conta com reservas de quase 2 trilhões de dólares, graças aos seguidos superávits na balança comercial e aos investimentos estrangeiros no país.

II. Em 2007, a China chegou ao terceiro lugar entre as maiores economias do globo, à frente da Alemanha, e atrás, apenas, dos EUA e do Japão.

III. Deng Xiaoping, após a morte de Mao, sobe ao poder e lança as Quatro Grandes Modernizações (indústria, agricultura, ciência-tecnologia e forças armadas). Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, para atrair as empresas estrangeiras.

IV. O modelo de desenvolvimento adotado se baseia na abundância de mão de obra especializada e bem distribuída por todo o território, contando com a obtenção de subsídios estatais e com a atração de investimentos estrangeiros.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) I, II e IV.

d) I, II e III.

e) III e IV.

Gab: D

Questão 47)

Sobre os muçulmanos que vivem na África e Ásia é correto afirmar:

clip_image008

Gab: A

Questão 48)

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África:

neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global?

Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.

b) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.

c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.

d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.

e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

Gab: D

Questão 49)

Leia com atenção:

“Hoje, a China tem 130 milhões de trabalhadores migrantes. Em fábricas, restaurantes, canteiros de obras, elevadores, serviços de entrega, limpeza doméstica, creches, coleta de lixo, barbeiros [...], praticamente todo trabalhador tem origens rurais. Em cidades grandes como Pequim e Xangai, os migrantes chegam a ser um quarto da população; nas cidades industriais do sul da China são eles que mantêm em funcionamento as linhas de montagem da economia nacional, baseada nas exportações.”

CHANG, Leslie T. As garotas da fábrica – da aldeia à cidade,

numa China em transformação. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. p. 19.

Tendo em vista o processo de urbanização mundial, a situação da China indica que

a) esse processo está se encerrando, na medida em que esse era o último grande país com maioria de população rural.

b) os índices de urbanização mundial vão ultrapassar de longe a marca de 50%, em razão do peso demográfico do país asiático.

c) o impacto no índice mundial não será importante, pois a urbanização chinesa não é relevante nem rápida em termos percentuais.

d) a relação entre a industrialização e a urbanização não faz mais sentido, no século XXI, nem no país asiático marcado por uma urbanização terciária.

e) esse processo está se acelerando em todas as partes do mundo, inclusive nos países mais ricos, onde a urbanização estava estagnada.

Gab:B

Questão 50)

“Enquanto o recente aperto mundial do crédito prejudicou as economias ocidentais, deu um impulso à velha política da China de açambarcar grandes reservas de hidrocarbonetos e metais industriais. Além disso, seu tesouro sem precedentes de US$ 2 trilhões em moedas estrangeiras permitiu que ela se tornasse uma importante fornecedora internacional de crédito e, no processo, fortalecesse sua posição no mundo, em especial na África e na América Latina”.

(Dilip Hiro, Estado de São Paulo, outubro de 2009.)

Essa estratégia chinesa teve várias motivações, tais como:

1. sustentar o seu dinâmico crescimento.

2. isolar a economia das oscilações de preço das commodities do petróleo.

3. conter a forte expansão de suas indústrias manufatureiras e de construção.

4. aumentar a força diplomática integrando as economias dos países fornecedores à sua.

5. diversificar sua vertiginosa exportação de gás e petróleo para África e Austrália.

Está(ão) correta(s):

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 1, 2 e 4 apenas

d) 3, 4 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4, e 5

Gab: C

Questão 51)

O Movimento popular liderado por Mao Tsé-tung, entre 1966 e 1969, contra seus opositores, no aparelho do Estado e no Partido Comunista Chinês, foi acusado de tentar restaurar o capitalismo. Tal movimento revolucionário, em que todos os hábitos, costumes e tradições passados são considerados burgueses e reacionários é conhecido como

a) Revolução Armada.

b) Revolução Chinesa.

c) Revolução Cultural.

d) Revolução Maomista.

e) Revolução Russa.

Gab: C

Questão 52)

A guerra civil se alastra e, entre 1945 e 1947, os comunistas instalam um governo provisório, decretam a reforma agrária, e, apesar da ajuda americana ao Kuomintang, ampliam o domínio das áreas rurais e das pequenas e médias cidades. Em 1949 conquistam grandes cidades, como Nanquim e Pequim. Proclamam a nova República Popular em 1º de outubro e forçam a retirada do governo e do exército do Kuomintang para Taiwan (Formosa). A conquista do restante do território chinês é completada em 1950 pelas

a) Tropas de Exército Popular da China.

b) Tropas de Exército Popular de Kuomintang.

c) Tropas de Exército Popular de Mao Tsétung.

d) Tropas de Exército Popular de Libertação.

e) Tropas de Exército Popular do Partido Nacionalista.

Gab: D

Questão 53)

Analise esta charge:

clip_image010

Folha de S. Paulo, 9 abr. 2008. p. A2. (Adaptado)

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que essa charge está relacionada

a) a conflitos de natureza religiosa ocorridos na China – no caso, os que envolvem budistas chineses insuflados por monges tibetanos, liderados pelo Dalai Lama.

b) à garantia da liberdade de expressão da mídia na transmissão das competições dos Jogos Olímpicos, ameaçada por movimentos dissidentes internos à China.

c) à postura intransigente da China diante das pressões externas por maior liberdade do povo tibetano e do temor ao uso das Olimpíadas para manifestações de protesto.

d) ao fechamento ou às restrições do regime político chinês às competições esportivas internacionais, supostamente representativas da cultura capitalista ocidental.

Gab: C

Questão 54)

As alternativas abaixo se referem ao desenvolvimento econômico da China. Analise-as.

00. Sob o domínio de Mao Tse-Tung, o modelo soviético de economia planificada, adotado pela China, na tentativa de impulsionar o seu desenvolvimento econômico, não alcançou os resultados esperados.

01. Com a morte de Mao Tse-Tung, a China parte para uma nova revolução liderada por Deng Xião Ping, a “Revolução para a Modernidade.”

02. Em 1978, a China efetiva uma série de reformas que possibilitou um surto de crescimento econômico, denominado de “Economia Socialista de Mercado.”

03. As reformas de Deng Xião Ping na economia foram feitas tanto no setor agrícola, como na indústria, onde foram criadas as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), abertas aos investimentos estrangeiros.

04. Do ponto de vista social, as mudanças econômicas trouxeram ao país o aumento das desigualdades regionais já existentes e das migrações internas, além do desemprego.

Gab: VVVVV

Questão 55)

O percurso da tocha olímpica dos Jogos de Pequim, realizados em 2008, foi marcado por protestos. Os manifestantes, em diversos países, se referiram a dois temas, principalmente.

a) Cite e explique as duas causas principais dos protestos.

b) Descreva outro exemplo que relacione política e Jogos Olímpicos, anterior aos de Pequim.

Gab:

a) Desde alguns meses antes de iniciados os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, proliferaram os protestos em diversas partes do mundo contra a China. Em sua maior parte eles manifestavam crítica ao governo chinês pela manutenção do Tibete sob sua tutela. Em alguns lugares as manifestações tiveram um tom de crítica mais genérico, colocando-se contra a política autoritária do governo chinês, denunciando a má situação dos direitos humanos no país. Um último e mais raro tipo de protesto criticava a questão ambiental, já que, no mundo contemporâneo, a China é hoje um dos maiores emissores de poluentes, em especial de gases de efeito estufa.

b) Inúmeras vezes as Olimpíadas foram usadas para chamar a atenção do mundo sobre questões politicamente contundentes. Um dos episódios mais famosos ocorreu em setembro de 1972, durante as Olimpíadas de Munique, quando membros da organização palestina Setembro Negro (facção radical da OLP — Organização para a Libertação da Palestina) seqüestraram atletas israelenses dentro da vila olímpica. Os atletas foram mortos. Os terroristas também morreram ou foram presos, gerando uma crise internacional sem precedentes.

Questão 56)

Com a construção do seu espaço geográfico iniciada há cerca de 2,3 mil anos, essa região foi governada, nos primeiros oito séculos, por uma dinastia militar que se fixou na região de Yarlung. Sua população era conhecida como “bárbaros”. No século XIII, o território foi incorporado ao império mongol, o que perdurou até o final do século XIV. Em 1963, passou a região autônoma. Seu governo é teocrático e a posição em que se encontra é geoestratégica, servindo de passagem para os oleodutos que vão até o Mar Cáspio. Apresenta grande reserva florestal com potencial bioenergético e possui também jazidas de cromo, cobre, bórax, urânio, lítio, ferro, cobalto e outros. Na região localizam-se as nascentes dos rios Yang-tsé-Kiang, Hoang-ho, Mekong, Bramaputra, Saluen, Ganges e outros.

(BIGOTTO, J. F. Entre o céu e o inferno. Discutindo a Geografia,

São Paulo, ano 4, n. 20, p. 28-33, 2008 – Texto adaptado.)

Assinale a alternativa que corresponde à região descrita acima.

a) Mianmar

b) Índia

c) Geórgia

d) Nepal

e) Tibete

Gab: E

Questão 57)

A respeito da República Popular da China, assinale o que for correto.

01. A área de seu território é maior que a do Brasil, e ela abriga mais de um quinto de toda a população da Terra.

02. Pequim (Beijing) é a sua capital, e entre as suas cidades mais populosas estão Hong Kong e Xangai.

04. Embora seja oficialmente ateísta, tem como principais religiões o taoísmo, o budismo, o cristianismo e o islamismo.

08. Após a instalação do regime comunista na China, o Tibet foi ocupado pelos chineses e o tradicional governante tibetano, o Dalai Lama, partiu para o exílio na Índia.

16. Dentre suas maravilhas naturais e suas atrações turísticas destacam-se o Platô Tibetano e a face norte do Everest, que ficam no Tibet, as Gargantas do Yang Tsé, o maior rio chinês, a Cidade Proibida, em Pequim, e a Grande Muralha, ao norte do país.

Gab: 31

Questão 58)

Em 1949, uma revolução comunista tomou o poder na China. Foi o resultado de uma longa série de conflitos internos e externos. A esse respeito é correto afirmar que:

a) até a revolução, a China era dominada por potências imperialistas e o governo nacionalista não conseguia solucionar os problemas econômicos e as pressões regionais por autonomia.

b) os comunistas foram liderados por Chiang Kai-shek, que se aliou a Mao Tsé-tung contra as potências imperialistas.

c) as tropas comunistas de Mao Tsé-tung se organizaram a partir da China Nacionalista, fundada em Taiwan.

d) os Estados Unidos se aproximaram do governo imperial chinês, impedindo a substituição do regime por uma república nacionalista.

e) as potências capitalistas consideraram imediatamente o governo comunista de Pequim como representante do povo chinês.

Gab: A

Questão 59)

Em março de 2008, os monges e civis tibetanos, aproveitando-se da publicidade midiática em torno dos Jogos Olímpicos de Pequim, iniciaram uma série de manifestações com pretensões separatistas ou independentistas da China. Do ponto de vista geográfico, essas manifestações podem ser interpretadas a partir do conceito de território, que se refere, fundamentalmente, a um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.

Com base no conceito de território, essas manifestações com pretensões separatistas ou independentistas representavam um dos episódios da história de luta dos tibetanos para assegurarem:

a) O usufruto das riquezas naturais presentes no território tibetano, controladas pela etnia chinesa Han.

b) A expansão territorial para além das fronteiras do Tibete histórico.

c) O estabelecimento de um Estado democrático totalmente separado da religião no Tibete.

d) O controle ou o domínio político do território tibetano.

e) A liberdade para professar o islamismo, livres das perseguições do Estado comunista e ateu chinês.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis