Questão 52)
Catalunha de mãos dadas
Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.
(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)
Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de
a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.
b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.
c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.
d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.
e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.
Gab: B
Questão 53)
Chipre é uma ilha localizada no mar Mediterrâneo que, desde o início da década de 1970, possui sua capital, Nicósia, dividida por um muro. É correto afirmar que essa barreira física simboliza o conflito entre os cipriotas de origem
a) búlgara e romena.
b) turca e grega.
c) síria e libanesa.
d) egípcia e israelense.
e) jordaniana e árabe-saudita.
Gab: B
Questão 54)
A imagem abaixo retrata evento cerimonial em que a seleção irlandesa de rugby foi recebida pela rainha Elizabeth II e um dos atletas da delegação recusou-se a cumprimentá-la.
Fonte: http://www.taringa.net/posts/noticias/15284932/Leyenda-
de-Rugby-niega-a-dar-la-mano-a-Reina.html. (Acesso: 18/08/2012)
Considerando os aspectos políticos, culturais e nacionais, o atleta que se recusou a estender a mão à rainha provavelmente seja mais próximo de um:
a) Católico republicano.
b) Protestante monarquista.
c) Católico unionista.
d) Protestante unionista.
e) Protestante separatista.
Gab: A
Questão 55)
Em 1985, o estadista Mikhail Gorbachev assumiu o poder do Partido Comunista, realizando profundas reformas políticas (Glasnost) e econômicas (Perestroika) com o objetivo de fortalecer as repúblicas soviéticas e evitar a sua desagregação. Apesar dos esforços adotados, a URSS chegou ao fim em dezembro de 1991. As causas da desagregação da URSS estiveram relacionadas
a) à presença de reservas de petróleo em praticamente todas as repúblicas, o que favoreceu a independência econômica.
b) à intransigência de Mikhail Gorbachev que, apesar das reformas realizadas, impediu a abertura política e econômica.
c) ao acidente nuclear de Chernobil na Ucrânia, que causou descontentamento generalizado entre a população e enfraqueceu o Estado.
d) ao descontentamento da população em relação ao sistema de governo vigente, que a impedia de obter melhorias na qualidade de vida.
e) à presença de multipartidarismo que dificultava a ação do Estado nas tomadas de decisões.
Gab: D
Questão 56)
O fim do socialismo na Europa Oriental e a nova ordem mundial do final do Século XX provocaram diversas transformações no mapa político do continente europeu. Essas mudanças incluem
a) a desintegração da antiga Iugoslávia e a formação de novos países, como, por exemplo, a Eslovênia, a Croácia e a Sérvia.
b) a criação, emergencial, de movimentos separatistas em países como Espanha e Itália.
c) a unificação da Checoslováquia, dividida ao final da Segunda Guerra Mundial.
d) a formação do Mercado Comum Europeu, que, posteriormente, passou a ser designado de União Europeia.
e) a divisão da Polônia em dois novos países: Estônia e Letônia.
Gab: A
TEXTO: 1 - Comum à questão: 57
[...] era bastante comum às pessoas simplesmente pegarem o dinheiro de boas-vindas (100 marcos alemães, cerca de 60 dólares na época), dado pelo governo da RFA, e gastarem no supermercado mais próximo apenas para satisfazerem o ímpeto consumista. [...] durante os finais de semana do pós-queda [do Muro], era comum famílias do lado Leste irem para Berlim Ocidental apenas para caminhar pelas ruas. No decorrer dos dias, [um escritor] realizou diversas entrevistas com os moradores dos dois lados. E ele notou que, no início, muitos alemães orientais não queriam a reunificação, mas, sim, poder absorver o que de bom havia no lado Oeste. Eles não queriam desigualdade, mas liberdade. A vontade de muitos era preservar parte [de] “um revisionismo marxista, uma social-democracia” em contrapartida à frieza do capitalismo. Porém a questão não era assim tão simples. Havia as lideranças e organizações no lado Leste que defendiam a reunificação. Muitos sabiam que até certo ponto ela era, sim, inevitável. O problema era agora saber como ela se daria. (MOURA, 2012, p. 107).
MOURA, M. O mundo após a queda. A queda do muro de Berlim.
São Paulo: Escala, s/d.
Questão 57)
Os conhecimentos sobre a Alemanha, nos seus aspectos históricos, sociais, políticos e geográficos permitem afirmar que
01. é o país mais desenvolvido da Europa, localiza-se na porção central do continente europeu e possui um clima temperado oceânico, com grande amplitude térmica anual.
02. a sua divisão territorial, pós-Segunda Guerra Mundial, foi motivada por questões ideológicas, e o Muro de Berlim tornou-se um dos símbolos da Guerra Fria.
03. a repartição do país isolou sua capital federal e possibilitou o desenvolvimento da indústria de bens de consumo duráveis na porção Oriental.
04. a Queda do Muro de Berlim unificou as duas Alemanhas, o marco alemão passou a ser a única moeda em circulação e a população da porção oriental foi perfeitamente integrada ao mercado de trabalho.
05. é o único país da Europa isento de movimentos xenofóbicos, pois qualquer tipo de preconceito é rejeitado pela sociedade, que mantém viva a lembrança dos horrores do nazismo.
Gab: 02
Questão 58)
"Antes de sair qualquer gol no clássico entre Barcelona e Real, pelo Campeonato Espanhol, neste domingo, a torcida já chamou atenção no Camp Nou. Isso porque, antes de o jogo começar, foi feito um gigantesco mosaico nas arquibancadas. Além disso, aconteceu um protesto para pedir a independência da Catalunha."
André Cardoso. “Torcida do Barcelona faz mosaico e pede independência da Catalunha”,
7/10/2012. Extraído de: http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/campeonato-
espanhol/noticias/0,,OI6210049-EI20446,00-Torcida+do+Barcelona+
faz+mosaico+e+pede+independencia+da+Catalunha.html (Acesso em 9/10/2012). Adaptado.
O protesto da torcida do Barcelona, ocorrido em partida de futebol realizada no dia 7 de outubro de 2012, demonstra
a) a histórica rejeição catalã da unidade nacional e da hegemonia castelhana e madrilenha, agravada nos anos do franquismo e, mais recentemente, pela crise econômica que abala a Espanha.
b) o confronto, dentro da União Europeia, entre grupos nacionalistas de extrema direita e grupos revolucionários de extrema esquerda, que defendem a unificação dos Estados ibéricos.
c) a intensa xenofobia que atinge a Europa na atualidade e a indisposição catalã de compactuar com as medidas segregacionistas adotadas pelo governo espanhol sediado em Madri.
d) o profundo sentimento separatista da região catalã, defendido por grupos anarquistas durante a Guerra Civil espanhola e aprofundado, atualmente, pela política separatista do governo socialista espanhol.
e) a forte reação catalã às medidas de saneamento financeiro, defendidas pela Comunidade Europeia e rejeitadas integralmente pelo governo espanhol.
Gab: A
Questão 59)
Leia:
“No momento em que atravessa sua mais grave crise política e econômica, a União Europeia (UE) celebrou ontem uma conquista histórica: o Prêmio Nobel da Paz de 2012. A decisão do comitê de experts, anunciada no fim da manhã, em Oslo, na Noruega, pegou de surpresa a opinião pública do bloco de 27 países.”
(O Estado de S. Paulo. Em crise, União Europeia ganha
Nobel da Paz e argumento contra eurocéticos. 13/10/2012. p. A11.)
Sobre o significado desse prêmio dado à União Europeia é correto afirmar que
a) seu efeito é apenas propagandístico, pois fantasia uma harmonia que haveria no continente, algo falso diante das tensões militares ainda existentes na Europa.
b) visou um fim econômico, procurando desviar a atenção sobre os problemas econômicos estruturais gerados pela integração das realidades geográficonacionais da Europa.
c) trata-se de um reconhecimento ao papel da União Europeia, que tem agido contra as intervenções em países estrangeiros, como no caso da ação no Iraque, realizada pelos EUA.
d) entendeu-se que a integração de realidades geográfico-nacionais em uma entidade mais ampla elimina de vez as motivações para conflitos, que no passado foram tão nefastos.
e) buscou estimular a continuidade das políticas diplomáticas e econômicas da União Europeia junto às suas ex-colônias, mergulhadas em infindáveis conflitos internos.
Gab: D
Questão 60)
A (...) foi premiada nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz pela reconciliação dos países da Europa nos últimos 60 anos e o estabelecimento da paz e dos direitos humanos em toda a região.
(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1168320-premio-nobel-da-paz-...shtml, 12.09.2012)
Esse prêmio foi concedido à
a) União Europeia.
b) Anistia Internacional.
c) Corte Internacional de Haia.
d) Organização das Nações Unidas.
e) Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Gab: A
Questão 61)
Leia os trechos de notícias.
O governo socialista (...) insistiu nesta sexta-feira que levará os cortes orçamentários adiante e prometeu uma reforma tributária no próximo ano, contrariando rumores de que estaria abrandando medidas propostas durante a campanha eleitoral, como a de impor uma alíquota tributária de 75% aos ricos.
(http://oglobo.globo.com/economia/...-6030701, 07.09.2012)
O governo anunciou nesta segunda-feira (15/10) a proposta de orçamento para 2013, que inclui aumento nos impostos e cortes de gastos públicos e promete o terceiro ano consecutivo de recessão e dificuldades no contexto das severas condições do plano de resgate de 78 bilhões de euros da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
(http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias...-austeridade-para-2013.htm, 16.10.2012. Adaptado)
Os países mencionados nas notícias são, respectivamente:
a) Grécia e Espanha.
b) França e Portugal.
c) Portugal e Irlanda.
d) Irlanda e Grécia.
e) Espanha e França.
Gab: B
Questão 62)
Nenhum comentário:
Postar um comentário