domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 5

Questão 52)


Catalunha de mãos dadas

Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.

(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de

a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.

d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.

e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

Gab: B

Questão 53)


Chipre é uma ilha localizada no mar Mediterrâneo que, desde o início da década de 1970, possui sua capital, Nicósia, dividida por um muro. É correto afirmar que essa barreira física simboliza o conflito entre os cipriotas de origem

a) búlgara e romena.

b) turca e grega.

c) síria e libanesa.

d) egípcia e israelense.

e) jordaniana e árabe-saudita.

Gab: B

Questão 54)


A imagem abaixo retrata evento cerimonial em que a seleção irlandesa de rugby foi rece­bida pela rainha Elizabeth II e um dos atletas da delegação recusou-se a cumprimentá-la.

clip_image002

Fonte: http://www.taringa.net/posts/noti­cias/15284932/Leyenda-

de-Rugby-niega-a-dar-la­-mano-a-Reina.html. (Acesso: 18/08/2012)

Considerando os aspectos políticos, cultu­rais e nacionais, o atleta que se recusou a estender a mão à rainha provavelmente seja mais próximo de um:

a) Católico republicano.

b) Protestante monarquista.

c) Católico unionista.

d) Protestante unionista.

e) Protestante separatista.

Gab: A

Questão 55)


Em 1985, o estadista Mikhail Gorbachev assumiu o poder do Partido Comunista, realizando profundas reformas políticas (Glasnost) e econômicas (Perestroika) com o objetivo de fortalecer as repúblicas soviéticas e evitar a sua desagregação. Apesar dos esforços adotados, a URSS chegou ao fim em dezembro de 1991. As causas da desagregação da URSS estiveram relacionadas

a) à presença de reservas de petróleo em praticamente todas as repúblicas, o que favoreceu a independência econômica.

b) à intransigência de Mikhail Gorbachev que, apesar das reformas realizadas, impediu a abertura política e econômica.

c) ao acidente nuclear de Chernobil na Ucrânia, que causou descontentamento generalizado entre a população e enfraqueceu o Estado.

d) ao descontentamento da população em relação ao sistema de governo vigente, que a impedia de obter melhorias na qualidade de vida.

e) à presença de multipartidarismo que dificultava a ação do Estado nas tomadas de decisões.

Gab: D

Questão 56)


O fim do socialismo na Europa Oriental e a nova ordem mundial do final do Século XX provocaram diversas transformações no mapa político do continente europeu. Essas mudanças incluem

a) a desintegração da antiga Iugoslávia e a formação de novos países, como, por exemplo, a Eslovênia, a Croácia e a Sérvia.

b) a criação, emergencial, de movimentos separatistas em países como Espanha e Itália.

c) a unificação da Checoslováquia, dividida ao final da Segunda Guerra Mundial.

d) a formação do Mercado Comum Europeu, que, posteriormente, passou a ser designado de União Europeia.

e) a divisão da Polônia em dois novos países: Estônia e Letônia.

Gab: A

TEXTO: 1 - Comum à questão: 57


[...] era bastante comum às pessoas simplesmente pegarem o dinheiro de boas-vindas (100 marcos alemães, cerca de 60 dólares na época), dado pelo governo da RFA, e gastarem no supermercado mais próximo apenas para satisfazerem o ímpeto consumista. [...] durante os finais de semana do pós-queda [do Muro], era comum famílias do lado Leste irem para Berlim Ocidental apenas para caminhar pelas ruas. No decorrer dos dias, [um escritor] realizou diversas entrevistas com os moradores dos dois lados. E ele notou que, no início, muitos alemães orientais não queriam a reunificação, mas, sim, poder absorver o que de bom havia no lado Oeste. Eles não queriam desigualdade, mas liberdade. A vontade de muitos era preservar parte [de] “um revisionismo marxista, uma social-democracia” em contrapartida à frieza do capitalismo. Porém a questão não era assim tão simples. Havia as lideranças e organizações no lado Leste que defendiam a reunificação. Muitos sabiam que até certo ponto ela era, sim, inevitável. O problema era agora saber como ela se daria. (MOURA, 2012, p. 107).

MOURA, M. O mundo após a queda. A queda do muro de Berlim.

São Paulo: Escala, s/d.

Questão 57)


Os conhecimentos sobre a Alemanha, nos seus aspectos históricos, sociais, políticos e geográficos permitem afirmar que

01. é o país mais desenvolvido da Europa, localiza-se na porção central do continente europeu e possui um clima temperado oceânico, com grande amplitude térmica anual.

02. a sua divisão territorial, pós-Segunda Guerra Mundial, foi motivada por questões ideológicas, e o Muro de Berlim tornou-se um dos símbolos da Guerra Fria.

03. a repartição do país isolou sua capital federal e possibilitou o desenvolvimento da indústria de bens de consumo duráveis na porção Oriental.

04. a Queda do Muro de Berlim unificou as duas Alemanhas, o marco alemão passou a ser a única moeda em circulação e a população da porção oriental foi perfeitamente integrada ao mercado de trabalho.

05. é o único país da Europa isento de movimentos xenofóbicos, pois qualquer tipo de preconceito é rejeitado pela sociedade, que mantém viva a lembrança dos horrores do nazismo.

Gab: 02

Questão 58)


"Antes de sair qualquer gol no clássico entre Barcelona e Real, pelo Campeonato Espanhol, neste domingo, a torcida já chamou atenção no Camp Nou. Isso porque, antes de o jogo começar, foi feito um gigantesco mosaico nas arquibancadas. Além disso, aconteceu um protesto para pedir a independência da Catalunha."

André Cardoso. “Torcida do Barcelona faz mosaico e pede independência da Catalunha”,

7/10/2012. Extraído de: http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/campeonato-

espanhol/noticias/0,,OI6210049-EI20446,00-Torcida+do+Barcelona+

faz+mosaico+e+pede+independencia+da+Catalunha.html (Acesso em 9/10/2012). Adaptado.

O protesto da torcida do Barcelona, ocorrido em partida de futebol realizada no dia 7 de outubro de 2012, demonstra

a) a histórica rejeição catalã da unidade nacional e da hegemonia castelhana e madrilenha, agravada nos anos do franquismo e, mais recentemente, pela crise econômica que abala a Espanha.

b) o confronto, dentro da União Europeia, entre grupos nacionalistas de extrema direita e grupos revolucionários de extrema esquerda, que defendem a unificação dos Estados ibéricos.

c) a intensa xenofobia que atinge a Europa na atualidade e a indisposição catalã de compactuar com as medidas segregacionistas adotadas pelo governo espanhol sediado em Madri.

d) o profundo sentimento separatista da região catalã, defendido por grupos anarquistas durante a Guerra Civil espanhola e aprofundado, atualmente, pela política separatista do governo socialista espanhol.

e) a forte reação catalã às medidas de saneamento financeiro, defendidas pela Comunidade Europeia e rejeitadas integralmente pelo governo espanhol.

Gab: A

Questão 59)


Leia:

“No momento em que atravessa sua mais grave crise política e econômica, a União Europeia (UE) celebrou ontem uma conquista histórica: o Prêmio Nobel da Paz de 2012. A decisão do comitê de experts, anunciada no fim da manhã, em Oslo, na Noruega, pegou de surpresa a opinião pública do bloco de 27 países.”

(O Estado de S. Paulo. Em crise, União Europeia ganha

Nobel da Paz e argumento contra eurocéticos. 13/10/2012. p. A11.)

Sobre o significado desse prêmio dado à União Europeia é correto afirmar que

a) seu efeito é apenas propagandístico, pois fantasia uma harmonia que haveria no continente, algo falso diante das tensões militares ainda existentes na Europa.

b) visou um fim econômico, procurando desviar a atenção sobre os problemas econômicos estruturais gerados pela integração das realidades geográficonacionais da Europa.

c) trata-se de um reconhecimento ao papel da União Europeia, que tem agido contra as intervenções em países estrangeiros, como no caso da ação no Iraque, realizada pelos EUA.

d) entendeu-se que a integração de realidades geográfico-nacionais em uma entidade mais ampla elimina de vez as motivações para conflitos, que no passado foram tão nefastos.

e) buscou estimular a continuidade das políticas diplomáticas e econômicas da União Europeia junto às suas ex-colônias, mergulhadas em infindáveis conflitos internos.

Gab: D

Questão 60)


A (...) foi premiada nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz pela reconciliação dos países da Europa nos últimos 60 anos e o estabelecimento da paz e dos direitos humanos em toda a região.

(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1168320-premio-nobel-da-paz-...shtml, 12.09.2012)

Esse prêmio foi concedido à

a) União Europeia.

b) Anistia Internacional.

c) Corte Internacional de Haia.

d) Organização das Nações Unidas.

e) Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Gab: A

Questão 61)


Leia os trechos de notícias.

O governo socialista (...) insistiu nesta sexta-feira que levará os cortes orçamentários adiante e prometeu uma reforma tributária no próximo ano, contrariando rumores de que estaria abrandando medidas propostas durante a campanha eleitoral, como a de impor uma alíquota tributária de 75% aos ricos.

(http://oglobo.globo.com/economia/...-6030701, 07.09.2012)

O governo anunciou nesta segunda-feira (15/10) a proposta de orçamento para 2013, que inclui aumento nos impostos e cortes de gastos públicos e promete o terceiro ano consecutivo de recessão e dificuldades no contexto das severas condições do plano de resgate de 78 bilhões de euros da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

(http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias...-austeridade-para-2013.htm, 16.10.2012. Adaptado)

Os países mencionados nas notícias são, respectivamente:

a) Grécia e Espanha.

b) França e Portugal.

c) Portugal e Irlanda.

d) Irlanda e Grécia.

e) Espanha e França.

Gab: B

Questão 62)


Os países da Europa Ocidental apresentam diferenças internas acentuadas, a maioria delas resultante da Revolução Industrial. Os países que se industrializaram primeiro, como o Reino Unido, França, Alemanha e Itália, constituem os Estados Nações europeus altamente industrializados. Ainda incluímos a Bélgica, os Países Baixos, o Luxemburgo, a Suécia, a Áustria e a Suíça. Há um segundo grupo de países bastante industrializados, porém ainda longe de alcançar um alto nível de industrialização. É o caso da Islândia, da Noruega, da Finlândia, da Espanha, da Irlanda e da Dinamarca. No entanto, o padrão de vida é igualmente elevado.

Podemos reconhecer, ainda, um terceiro grupo, formado por países em que o Setor Primário ainda exerce um papel muito importante na economia, como é o caso de Portugal e Grécia.

Observe o mapa:

clip_image004

(Fonte: HTTP://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografi a - acesso em 14/09/2014)

Sobre as diferenças internas e as atividades econômicas dos países da Europa Ocidental, assinale a alternativa CORRETA.

a) Na Alemanha, as indústrias de bens de consumo continuam sendo de fundamental importância, tanto que as poderosas empresas metalúrgicas instaladas em uma de suas maiores regiões industriais no vale do Reno e do Ruhr constituem algumas de suas multinacionais mais notáveis.

b) A França tem implementado, desde a década de 1960, uma política de descentralização econômica de seu território, que está conseguindo diminuir a concentração excessiva do poder econômico exercido por Paris. Desta forma, o governo tem procurado diminuir as diferenças econômicas regionais no território francês.

c) A partir da década de 1950, graças a uma política de grandes investimentos incentivados pelo Estado, a Itália conseguiu realizar mudanças profundas no norte do país, principalmente no Setor Terciário, modernização acompanhada da construção de inúmeros shoppings centers.

d) Portugal tem como base de sua economia o Setor Primário, porém o país está promovendo avanços tecnológicos na indústria metalúrgica, que será capaz de abastecer a Europa Ocidental de equipamentos, evitando-se, dessa forma, a importação, principalmente da Rússia.

e) A Suécia é um país montanhoso, destacando-se nos setores têxteis, lapidação de diamantes e química pesada. O que favorece o bom desenvolvimento dessas atividades econômicas é o grande contingente de imigrantes africanos que chegam ao país todos os anos.

Gab: B

Questão 63)

A República Autônoma da Crimeia situa-se na península da Crimeia, na costa norte do Mar Negro. Recentemente, essa região passou por um referendo popular sobre sua autonomia e autodeterminação de seu povo. Sobre esses fatos recentes, pode-se afirmar que

a) o referendo popular ocorreu após a renúncia do presidente da Hungria.

b) a região da Crimeia não tem nenhuma identidade (étnica, cultural ou religiosa) com o povo russo.

c) o referendo resultou no processo (em andamento) de anexação da Crimeia à Federação Russa.

d) o resultado do referendo determinou que a Crimeia deveria continuar sendo parte do território da Ucrânia.

e) o resultado do referendo foi confirmado pela Comunidade Europeia e pelos Estados Unidos.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis