domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 5

Questão 41)


Os recentes protestos de uma parte da população na Ucrânia contra o governo, a partir de novembro de 2013, têm gerado tensões internacionais e atraído os interesses da União Europeia, da Rússia e dos Estados Unidos. A atual situação política na Ucrânia decorreu

a) do conflito entre os governos da Ucrânia e da Rússia, a partir da ameaça do gabinete presidencial russo em suspender o fornecimento de gás.

b) da desistência do governo da Ucrânia em se associar à União Europeia (UE), o que provocou a queda do primeiro-ministro ucraniano.

c) da mudança do comando administrativo da Rússia, o que impossibilitou novos investimentos na Ucrânia.

d) do conflito russo da Chechênia, o que desencadeou crises econômicas nos países do Cáucaso.

e) do desentendimento entre os governos da Ucrânia e dos EUA, a partir da ameaça sobre medidas protecionistas contra os produtos ucranianos.

Gab: B

Questão 42)


A filosofia surge na Grécia no final do século VII e no início do século VI a.C. Dentre as condições históricas para o seu surgimento, destacam-se as seguintes:

a) O desenvolvimento das viagens marítimas e a invenção da política.

b) A importância das cosmogonias e teogonias na organização social e cultural da sociedade grega.

c) O gradual aprimoramento do pensamento mítico e o desenvolvimento das ciências.

d) A popularização do pensamento de Platão e Aristóteles na sociedade ateniense.

Gab: A

Questão 43)


“O Parlamento regional da Crimeia [...] aprovou nesta quinta-feira uma moção em que pede à Federação Russa que a região passe a fazer parte do país” (disponível em <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/ 2014/03/140304_mapas_ucrania_lk_sj.shtml>, acesso em 07 de março de 2014).

De acordo com o trecho apresentado, assinale o que for correto sobre as tensões na região da Crimeia e as suas consequências.

01. Com a queda do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, em fevereiro de 2014, a população das regiões Leste e Sul do país foi às ruas para demonstrar apoio à queda do ex-presidente e para fortalecer o enlace do país com a Europa Ocidental.

02. A Ucrânia é a principal exportadora de gás natural para as indústrias russas. Por essa razão, a Rússia prefere interromper a sua integração com os países da Europa Ocidental em detrimento do fortalecimento de seus laços com aquele país.

04. De acordo com os combinats, acordos econômicos com países da Europa e do Oriente Médio, a Rússia passou a ter prioridade nas negociações das importações de petróleo produzido por aqueles países.

08. A Crimeia tem grande importância política e estratégica para a Rússia, por, entre outros fatos, abrigar a base histórica da esquadra russa, na cidade de Sevastopol.

16. A Crimeia ocupa uma península no sul da Ucrânia, na costa norte do mar Negro. Ela é uma república autônoma da Ucrânia onde, atualmente, há uma tensão, uma vez que a maioria da população é russa.

Gab: 24

Questão 44)


Os violentos confrontos na Ucrânia parecem ainda estar longe de uma solução pacífica a curto prazo. Sobre esta questão geopolítica, suas causas e desdobramentos, analise as afirmações que seguem.

I. Há uma divisão interna no país, onde uma parte deseja entrar para a UE enquanto a outra deseja manter e até mesmo aumentar suas relações com a Rússia.

II. Se a Ucrânia entrasse para a UE como um país associado, teria mais acesso a importantes acordos econômicos com toda a Europa.

III. Um dos entraves deste conflito é o fato de que a Rússia atualmente é um dos maiores fornecedores de energia para vários países da UE.

Está correto o que se afirma em

a) I e II apenas.

b) II e III apenas.

c) I e III apenas.

d) I, II e III.

Gab: D

Questão 45)


A seguir são apresentadas duas orações, sendo a primeira uma afirmação categórica e a segunda uma razão. Leia-as e avalie a veracidade das mesmas, observando se há relação entre elas.

Desde o fim da Guerra Fria, com o desmantelamento do bloco socialista e o surgimento de novos Estados nacionais, houve muitos conflitos na região antes denominada Leste Europeu, como o que tem ocorrido na Ucrânia desde o final de 2013 e avançando por 2014, cuja população de diferentes etnias diverge sobre os rumos do País.

PORQUE

De um lado, a maioria da população da parte ocidental da Ucrânia, particularmente daquela de origem não russa, deseja ingressar na União Europeia e, de outro lado, a maioria de origem russa da porção oriental e sul, vive nostalgicamente das lembranças de quando fazia parte da União Soviética, o que culminou no rompimento de mais de três anos de negociações para o ingresso da Ucrânia na União Europeia; porém, a interferência do governo russo naquele território também se explica por ser seu maior parceiro comercial, destacando-se o gás russo que atravessa o território ucraniano por gasodutos chegando a diversos países da União Europeia.

Assinale a alternativa que melhor avalia o texto.

a) A afirmação categórica e a razão estão corretas e a razão justifica a afirmação categórica.

b) A afirmação categórica e a razão estão corretas, mas a razão não justifica a afirmação categórica.

c) A afirmação categórica e a razão estão erradas.

d) A afirmação categórica está correta e a razão está errada.

e) A afirmação categórica está errada e a razão está correta.

Gab: A

Questão 46)


A Velha Ordem Mundial caracterizava-se pela bipolaridade ideológica entre dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. Durante a vigência dessa Ordem, duas potências antagônicas, Estados Unidos e União Soviética, disputavam a hegemonia mundial, impedindo que o adversário dominasse o cenário mundial e se tornasse a potência hegemônica. No último quarto do século XX, o mundo observou o fim dessa Ordem.

Este motivo, dentre outros, conduziu a que a Velha Ordem Mundial bipolar chegasse ao fim:

a) a guerra civil na Tchecoslováquia, após a morte do Marechal Tito, gerando a dissolução desse país em seis repúblicas.

b) o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, impetrado pelo grupo Al Qaeda em setembro de 2001.

c) a dissolução da União Soviética, em função da crise de abastecimento enfrentada por esse país nas décadas de 1970/1980.

d) o término do Pacto de Varsóvia e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), levando o bloco socialista a uma ruptura militar.

e) a formação da União Europeia pela assinatura do Tratado de Maastricht, de cuja constituição a União Soviética não foi aceita em razão de seu protecionismo econômico.

Gab: C

Questão 47)


A preocupação social emerge de forma mais clara e definida nos meios intelectuais e artísticos da América Latina a partir da década de 20. Somada à intensificação dos nacionalismos de todo o mundo, essa preocupação surge como consequência direta da Revolução Russa de 1917 e a partir de então se instala, de maneira definitiva, nos meios artísticos e intelectuais, existindo desde a forma de militância declarada, até a de “má consciência”.

(AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na

arte brasileira 1930-70: subsídios para uma história social da

arte no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2003. p. 18)

Na Alemanha, a intensificação do nacionalismo, a partir dos anos 1920 foi acompanhada

a) da difusão de ideias e valores propagados pelo nazismo, como o anticomunismo, a doutrina do Espaço Vital e o semitismo.

b) de ações militares bem planejadas que resultaram no golpe de Estado que encerrou a República de Weimar e contou com apoio popular.

c) do crescimento do Partido Nacional-Socialista, que contava com milícias violentas, como as SS e a SA, que se diziam restauradoras da ordem pública.

d) da difusão da autobiografia de Adolf Hitler, Minha Luta, que propunha a expansão imperialista e a chamada Solução Final para a Alemanha.

e) de projetos de fortalecimento da economia alemã, com ênfase no desenvolvimento agrícola e na criação de corporações de trabalhadores.

Gab: C

Questão 48)


O geógrafo brasileiro Jose William Vesentini, referindo-se à dissolução da União Soviética, escreveu “Novos países, problemas antigos” (2010). Esse título serve para explicar o início dos confrontos entre a Rússia e a Ucrânia, tendo como foco a disputa pela península

a) de Kola.

b) de Yamal.

c) da Crimeia.

d) da Geórgia.

e) de Kamtchatka.

Gab: C

Questão 49)


Considerado um dos maiores impérios da Antiguidade, Roma estabeleceu seu poder através de guerras de conquista, anexando terras e capturando escravos. Desse modo, os Romanos desenvolveram uma próspera economia baseada na produção agrícola e no comércio de escravos. Com isso, o Estado Romano pode sustentar vastas fronteiras que abarcavam boa parte da Europa Ocidental, regiões do Oriente Médio e ainda o Norte da África. No entanto, após o término do período de conquistas, a sociedade e o regime político passaram a sofrer os reflexos desta expansão, quando ocorreu uma significativa diminuição no número de escravos e, portanto, de mão de obra, o que desencadeou uma crise na produção agrícola elevando o custo de vida. A partir disso, temos a ocorrência de revoltas sociais, gerando a instabilidade do sistema e consequente ameaça às ambições de parte das elites dirigentes, os grandes proprietários rurais.

Neste contexto, assinale a alternativa que descreve uma das estratégias utilizadas pelos grandes proprietários rurais na tentativa de superar a crise estabelecida.

a) Com a desemprego estrutural gerado, eles passaram a diversificar seus investimentos, apostando em novas formas de produção. Surge com isso, a organização fabril, que consistia num modo de produção capaz de gerar altos ganhos ao empreendedor utilizando pouca mão de obra.

b) Eles optaram pelo Colonato, que consistia no arrendamento das terras para os camponeses. Nestas terras, os camponeses trabalhariam cedendo parte da produção para os proprietários em troca de sua subsistência.

c) Eles passaram a exercer seu poder político junto ao Estado, fato que ocasionou o retorno ao modelo de governo formado por uma Tríade (Triunvirato). Sistema em que três líderes organizariam melhor a produção e administrariam com maior eficiência as finanças públicas. Dentre estes, destaca-se a figura de Júlio César.

d) Eles pasaram a apostar na criação de animais em detrimento do cultivo de gêneros agrícolas. Formaram-se, com isso, grandes propriedades destinadas à domesticação, fundamentalmente, de carneiros, pois os rebanhos demandavam pouca mão de obra.

e) Com o desemprego estrutural gerado, eles passaram a diversificar seus investimentos, apostando em novas maneiras de adquirir produtos. Surge, com isso, o projeto das Grandes Navegações que propiciou aos europeus a conquista de novas áreas coloniais e o consequente acesso às riquezas naturais destas regiões.

Gab: B

Questão 50)


Recentemente, na Ucrânia, ocorreram manifestações populares contra a influência russa no país e em defesa de uma aproximação maior com a União Europeia. Esses protestos podem ser inseridos em um longo processo histórico que liga os destinos dos ucranianos à Rússia. Durante séculos, a Ucrânia foi dominada pelo Império Russo. Em 1917, os ucranianos declararam sua independência, no mesmo ano em que a Revolução Russa foi vitoriosa. Depois de quatro anos de guerras, a Ucrânia não conseguiu consolidar a sua emancipação e foi incorporada pela União Soviética. O país recuperou sua independência na década de 1990, fato relacionado à

a) descolonização da África e da Ásia.

b) formação dos regimes totalitários na Europa.

c) constituição da União Europeia.

d) implosão do Estado de bem-estar social.

e) desintegração da União Soviética.

Gab: E

Questão 51)


A Crimeia realizou no fim de semana passado um referendo, qualificado de "ilegal" pelos EUA e pela União Europeia, no qual foi aprovada por arrasadora maioria a adesão da península à Rússia.

As tensões entre Washington e Moscou intensificaram-se nesta semana com a imposição de sanções e proibição de viagem mútua a congressistas e altos cargos de ambos países.

Fonte: r7.com. Acesso: 19-3-2014.

A partir da situação exposta no texto e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que

a) a União Europeia ganha força política com a pressão exercida pelos EUA sobre a Rússia para recusar a anexação da Crimeia.

b) os EUA e a Rússia concordam com o governo ucraniano sobre a anexação da Crimeia ao território russo.

c) a Crimeia é um país independente que usou de ações democráticas para integrar-se ao bloco econômico da União Europeia.

d) a Ucrânia, com essa situação, volta a fazer parte da Rússia, assim como ocorreu no período da Guerra Fria.

Gab: A

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor queria a justificativa da questão 41

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis