segunda-feira, 12 de março de 2018

Questões Exercícios CHINA 7

Questão 79)

Em relação à China atual, considere as seguintes afirmações.

I. Na região da faixa costeira da China, predomina uma economia de mercado com intenso desenvolvimento industrial, diferentemente do interior do país, onde predomina a economia planificada com pequeno crescimento econômico.

II. O intenso crescimento econômico chinês, notadamente no setor industrial, vem proporcionando uma diminuição das desigualdades sociais do país, sobretudo nos níveis de renda e consumo.

III. Na China, a renda per capita é baixa (960 dólares), a população de cerca de 1,3 bilhão de habitantes vive, em sua maioria, no espaço rural e compreende um elevado número de pessoas subnutridas (140 milhões).

Quais estão corretas?

a) apenas I

b) apenas II

c) apenas I e II

d) apenas I e III

e) I, II e III.

Gab: D

Questão 80)

Observe o mapa a seguir.

clip_image002

OLIC, N. B. Panorama do mundo, no. 2. [adapt.]

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.

Veja 9/8/2006. [adapt.]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura territorial da China.

I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.

II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo.

III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.

IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.

V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Thung.

Estão corretas apenas

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) III, IV e V.

d) I, IV e V.

e) I, III e V.

f) I.R.

Gab: C

Questão 81)

Com relação à economia chinesa, assinale a alternativa correta.

a) O principal objetivo da Grande Revolução Cultural Proletária, lançada pelo Partido Comunista Chinês na década de 1960, era possibilitar a abertura da economia do país aos investimentos estrangeiros, gerando um intenso crescimento econômico que perdura até o momento.

b) Entre os principais fatores que atualmente atraem investidores estrangeiros, estão os incentivos oferecidos pelo governo, os baixos salários pagos aos trabalhadores e o imenso mercado potencial de consumo representado por este país.

c) O sucesso do intenso desenvolvimento está associado à abertura econômica para o comércio internacional e à abertura política no plano interno, consolidando os princípios democráticos no país.

d) Hong Kong, um dos principais centros econômicos da Ásia, atualmente é um protetorado britânico, sendo objeto de disputa diplomática entre o Reino Unido e o governo chinês, que pretende reincorporá-lo ao seu território.

e) A industrialização chinesa é resultado dos grandes investimentos feitos no país pelos japoneses, sendo desdobramento da boa relação política e aliança econômica entre os dois países que perdura desde a Segunda Guerra Mundial.

Gab: B

Questão 82)

Sobre questões ligadas à geopolítica mundial na atualidade, assinale a alternativa CORRETA.

a) O povo da Chechênia, a maior etnia sem Estado do mundo, habita uma vasta região da Ásia, extrapolando as fronteiras da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia.

b) A base naval de Guantánamo, em Cuba, vem sendo utilizada pelos EUA, desde janeiro de 2002, como prisão para pessoas acusadas de ligação com os grupos Taleban e Al-Qaeda, em uma área excluída do controle internacional.

c) O conflito da Cachemira serviu como justificativa para a militarização da fronteira entre a China e a Índia e para a corrida armamentista, sendo que esses países já realizam testes nucleares.

d) As sanções militares aplicadas pela ONU à Coréia do Norte representam uma forma de oposição ao desenvolvimento de armamento nuclear, cujos testes estavam sendo feitos na Oceania.

Gab: B

Questão 83)

Entre as inúmeras medidas tomadas para solidificar os fundamentos do “socialismo de mercado” na China, a criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) pode ser considerada a que produziu maior impacto. Sobre as ZEEs é correto afirmar que são áreas

a) demarcadas pelo Estado nas quais é permitida a entrada do capital internacional.

b) onde predominam as agroindústrias cuja produção é destinada ao consumo interno.

c) industriais altamente robotizadas que produzem artigos para o mercado internacional.

d) onde a oferta de empregos é restrita aos técnicos especializados com altos salários.

e) de economia moderna no interior do país, que reduzem o êxodo para as regiões litorâneas.

Gab: A

Questão 84)

A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. O seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias conseqüências, EXCETO:

a) A busca de fontes de energia e de matéria prima.

b) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.

c) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou, começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.

d) Alterações no campo causando êxodo rural.

e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.

Gab: B

Questão 85)

Observe com atenção o mapa abaixo, que ilustra a organização do espaço na China.

clip_image004

Com base na interpretação do mapa acima e nos seus conhecimentos sobre o processo recente de globalização e fragmentação ocorrido no espaço geográfico chinês, é correto afirmar que esse processo

a) ocorreu de forma pouco fragmentada, pois, em grande parte das províncias do País, houve um grande aumento no nível de industrialização e urbanização, o que causou a redução das desigualdades regionais.

b) levou a um aprofundamento das desigualdades regionais, pois, enquanto há um cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles do leste, localizadas às margens do Pacífico, há domínio da pobreza na região oeste, que compreende as áreas rurais localizadas nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

c) levou a uma diminuição das desigualdades regionais, pois há um cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles do leste, localizadas às margens do Pacífico, como também na região oeste, nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

d) levou a um aprofundamento das desigualdades regionais, pois, enquanto há um antigo cenário de desenvolvimento urbano e industrial nas metrópoles localizadas no sul do País, há domínio da pobreza na região norte, onde estão as áreas rurais, localizadas nas cadeias de montanhas e no deserto de Gobi.

e) ocorreu de forma muito fragmentada, pois, em grande parte das províncias do País, houve uma grande diminuição no nível de industrialização e urbanização, o que causou o aumento das desigualdades regionais.

Gab: B

Questão 86)

Observe o gráfico a seguir.

clip_image006

Furnas: Banco Mundial, FMS e Global Invest.

O mundo está de olho na China. Com 20% da população mundial dentro de seu território e uma economia que cresceu cerca de 10% ao ano, em média, desde 1980, o país tem ocupado um espaço cada vez maior no cenário internacional. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o atual modelo de desenvolvimento chinês, é correto afirmar que

a) o pluripartidarismo e a liberdade sindical foram fundamentais para a introdução da economia de mercado através da criação de Zonas Econômicas Especiais voltadas para o comércio internacional.

b) baixos salários, vasto mercado interno, incentivo à exportação e reformas políticas democráticas promovidas pelo Partido Comunista são aspectos responsáveis pela atual competitividade chinesa.

c) as reformas econômicas e políticas implantadas, que ocasionaram a abertura do país para o capital internacional, foram viabilizadas pela liberdade de organização política dos sindicatos e da imprensa chinesa.

d) a ampliação de produção de bens de consumo, a entrada de capital e tecnologias estrangeiras, a criação das Zonas Econômicas Especiais e outras medidas econômicas não foram acompanhadas pela democratização política.

e) a inexistência de pontos de conflito no território chinês e a sua homogeneidade étnica permitiram a profunda transformação no Estado e na sociedade, com o estabelecimento geral da propriedade privada.

f) I. R.

Gab: D

Questão 87)

China: um gigante de contrastes.

“Com o maior crescimento econômico do mundo o país asiático passa atualmente por marcantes transformações, nas quais se misturam índices alarmantes e um estilo de vida cada vez mais ocidentalizado”.

(Discutindo a Geografia, Ano 1, n° 1, 2004.)

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à realidade chinesa abordada no texto.

( ) O crescimento econômico vivido pela China deve-se ao papel que o país desempenhou como o mais forte aliado norteamericano durante a guerra-fria e maior inimigo soviético.

( ) A associação de uma sociedade socialista com uma economia de mercado permite que o país se desenvolva com grande eqüidade social, alta poupança interna e eliminação das disparidades regionais.

( ) A China tem atraído investimentos com vistas no seu mercado consumidor interno, que além de ser o maior do mundo apresenta-se em expansão devido o alto poder de compra de sua população.

( ) A expansão econômica da China deve-se, em parte, aos investimentos estrangeiros, em geral, das multinacionais japonesas e norte-americanas que, aproveitando a abertura do mercado chinês voltado às exportações, se instalaram nas Zonas Econômicas Especiais, utilizando-se da mão-de-obra barata, abundante e disciplinada.

A seqüência correta das alternativas é

a) VVVF

b) FFFV

c) FVVV

d) VVFF

e) VVFV

Gab: B

Questão 88)

A expressão “socialismo de mercado” vem sendo empregada amplamente para designar uma nova experiência econômica posta em prática na China. No entanto, a rigor, essa expressão é contraditória, porque:

a) na China, os preços das mercadorias sempre foram tabelados.

b) o mercado, na China, é controlado pelas comunas populares.

c) a economia de mercado nega o dirigismo estatal.

d) o modelo chinês é neocapitalista, não controlado pelo mercado.

e) na China, há áreas muito produtivas e outras que são deficitárias, economicamente falando.

Gab: C

Questão 89)

Analise os gráficos e o texto.

EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO NO

COMÉRCIO MUNDIAL, EM PORCENTAGEM, 1980-2003.

clip_image008

Em 1995, o número de trabalhadores no setor têxtil alemão era de 261 000 pessoas, passando para 146 000 em 2002. No setor de vestuário, a Itália perdeu quase 100 000 empregados de 1995 a 2002. Nos Estados Unidos, de 688 000 reduziu-se para 489.000 o número de trabalhadores no setor têxtil.

a) Qual é a relação entre os comportamentos das curvas das exportações têxteis e do vestuário, nos anos representados?

b) Que relação é possível estabelecer entre as informações contidas no texto e as principais tendências representadas nos gráficos?

Gab:

a) As curvas dos EUA e da UE no setor têxtil mostraram um certo equilíbrio na variação, mantendo-se um patamar mais elevado na UE do que nos EUA, enquanto a China mostrou no período um intenso, acelerado e contínuo crescimento no setor.

Já no setor de vestuário, EUA e UE mostraram novamente um certo equilíbrio na variação, porém em patamares baixos, enquanto a China apresentou, mais uma vez, um intenso, acelerado e contínuo crescimento.

b) A possível relação é que à medida que a China ultrapassa, nas suas exportações, os seus principais concorrentes nos setores têxtil e de vestuário, o desemprego cresce dentro destes.

Questão 90)

clip_image010

Na Zona Econômica Especial (ZEE) de Pudong, que ocupa 500 km2 na costa chinesa, está sendo construído o maior centro financeiro, industrial e comercial do Extremo Oriente. Antes do fim do ano, cerca de cem entidades financeiras da Europa e dos Estados Unidos se somarão às 200 que já operam na ZEE, considerada uma das maiores captadoras de investimentos na Ásia.

Apresente uma vantagem oferecida pelo Estado chinês para atrair capitais transnacionais para Pudong.

Gab:

Entre as vantagens oferecidas pelo Estado chinês aos empreendimentos estrangeiros encontram-se: rendimentos livres de impostos, terrenos públicos e construções de qualidade a baixo custo, liberdade para remessa de lucros para o exterior e facilidades para associações entre o capital estatal e os investimentos privados globais; moeda desvalorizada que permite a exportação de produtos baratos para o mercado global; mão-de-obra local qualificada, com salários relativamente mais baixos; infra -estrutura de transportes e telecomunicações moderna e promovida pelo Estado.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis