domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 8

Questão 93)


clip_image002

FONTE: www.dre.pt/ue

A organização observada no cartograma representa:

a) as nações européias que adotaram o Euro como moeda.

b) a atual composição regional da União Européia (UE).

c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria.

d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN).

e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

Gab: B

Questão 94)


Na Europa, o período medieval durou do século V ao XV e foi dividido em dois grandes momentos: a Alta e a Baixa Idade Média. Entre os itens abaixo identifique o modo de produção que substituiu o escravismo romano e cuja organização tinha como base a servidão:

a) Toyotismo.

b) Mercantilismo

c) Feudalismo.

d) Capitalismo.

e) Socialismo.

Gab: C

Questão 95)


Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.

clip_image004

Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.

Gab:

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

Questão 96)


A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha.

clip_image006

Folha de São Paulo, 03/07/2010, p. D-28. Adaptação.

Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela

a) representa a flexibilização do mercado de trabalho na União Europeia.

b) mostra a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.

c) dificulta os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.

d) expressa o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.

e) reflete a falta de programas sociais para a juventude alemã desportiva.

Gab: D

Questão 97)


Observe com atenção o mapa da Europa

clip_image008

Nele está representado(a)

a) a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais.

b) o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989 com a queda do muro de Berlim, o que simbolizou o fim da divisão leste/oeste entre as duas potências militares.

c) a nova divisão internacional do trabalho, na qual os países do leste europeu deixam de comercializar prioritariamente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental.

d) a regionalização do mundo entre países ricos representados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido.

e) a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros.

Gab: B

Questão 98)


“O campo, em 1922, colheu 50% a mais de grãos do que no ano anterior. A indústria de consumo dava mostras de recuperação, sobretudo a têxtil. Embora o volume da produção fosse ainda um quinto, em 1922, do que fora no período anterior à 1ª Guerra Mundial, em relação ao ano anterior crescera aproximadamente 50 %. O tráfego ferroviário fora reativado em todo o país”.

(HECKER, A. Revolução Russa: uma história em debate. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007.)

No trecho anterior, o autor comenta sobre a Nova Política Econômica (NEP), instalada por Lênin pouco tempo depois da tomada do poder na Rússia. Sobre a NEP, analise as afirmativas:

I. foi, segundo o próprio Lênin, “um passo atrás, para permitir dois passos adiante”, em função da adoção de algumas práticas capitalistas;

II. permitiu a redução da jornada de trabalho nas indústrias e um significativo aumento salarial que viabilizaria a ampliação do consumo;

III. possibilitou uma retomada de algumas práticas capitalistas, medida que foi ampliada durante o período stalinista.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta;

b) se apenas a afirmativa II for correta;

c) se apenas a afirmativa III for correta;

d) se as afirmativas I e II forem corretas;

e) se as afirmativas I e III forem corretas.

Gab: A

Questão 99)


Se a origem da população cigana é alvo de debates acadêmicos, a realidade é que o grupo representa entre 10 milhões e 12 milhões de pessoas na União Europeia.

Para a ONU, a comunidade cigana é atualmente o maior desafio enfrentado pela União Europeia em termos de garantia de direitos humanos entre seus próprios cidadãos. A ONU chama a atenção para as medidas de “cunho racista”, alertando que a decisão pode provocar um surto de xenofobia.

(O Estado de São Paulo – 19/08/2010)

O texto se refere à decisão de um governo europeu de expulsar de seu território 700 ciganos, em apenas 10 dias. Assinale a alternativa que aponte corretamente o país e o governo responsável por tal decisão, bem como a justificativa apresentada:

a) A França, do presidente Nicolas Sarkozy, que alega que os ciganos vivem de forma irregular e constituem ameaça à segurança;

b) A Itália, do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que apoiado por partidos políticos de origem fascista, pratica uma política xenófoba;

c) A Inglaterra, do primeiro-ministro conservador David Cameron, em nome da política de segurança e combate ao terrorismo;

d) A Espanha, do primeiro-ministro Zapatero, em nome do combate à imigração ilegal;

e) A Alemanha, do governo de Angela Merkel, sob a alegação de proteger o mercado de trabalho para os alemães.

Gab: A

Questão 100)


Evolução do Produto Nacional Bruto - PNB por habitante

clip_image010

Adaptado de El Atlas de Le Monde Diplomatique II. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2006.

Em finais do século XX, o processo de expansão do mercado mundial incorporou novos territórios, em virtude de diversos eventos políticos e econômicos.

No caso dos países constantes do gráfico, o padrão de evolução do PNB per capita pode ser explicado por problemas associados a:

a) processo de unificação territorial violento

b) crise mundial originada nos Estados Unidos

c) encarecimento dos serviços da dívida externa

d) transição da economia socialista para a capitalista

Gab: D

Questão 101)


Há dez anos, em 1º de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulação o euro, a moeda única corrente em países que compõem a União Europeia (UE). Na época, o lastro monetário simbolizava a integração do continente que, no século XX, enfrentou duas guerras mundiais e uma divisão ideológica que quase provocou uma terceira. Hoje, porém, o euro é sinônimo de incertezas, numa crise que ameaça o futuro da segunda economia do planeta. Sobre a crise do Euro, assinale a opção incorreta.

a) O colapso iniciou-se na Grécia, berço da democracia ocidental. O país gastou muito além do que seu orçamento permitia em programas sociais, na folha de pagamento dos servidores públicos, em pensões e outros benefícios.

b) Irlanda e Itália foram os países menos atingidos dentro do colapso econômico europeu, pois atuaram de forma mais disciplinada com os gastos públicos, evitando assim endividamentos excessivos.

c) A crise atingiu outros países da Zona do Euro, que também estão em condições fiscais debilitadas, como Espanha e Portugal.

d) A população reagiu com protestos em toda a Europa, alguns mais organizados, como o movimento dos “Indignados” na Espanha.

e) Para combater a crise dos débitos, os governos adotaram pacotes de austeridade que incluem cortes de benefícios e aumentos de impostos.

Gab: B

Questão 102)


Analise atentamente a charge.

clip_image012

(http://marx21.com/2010/05/06/a-grecia-oeuro- e-a-falta-de-federalismo-fiscal/)

Pode-se concluir que ela destaca a crise econômica

a) no continente europeu, tendo como destaque a Grécia.

b) mundial, com a Europa resolvendo internamente os seus problemas.

c) européia, com a Grécia conseguindo se reerguer.

d) que está atingindo todo o mundo, menos a Europa.

Gab: A

Questão 103)


Europa Ocidental: a construção da unidade

A criação da República Federal Alemã (1949) reativou o temor francês do ressurgimento do nacionalismo alemão. Foi nessa atmosfera confusa e carregada que, em maio de 1950, foi apresentado o plano do ministro do exterior, Robert Schuman, de integrar as siderurgias francesa e alemã. O Plano Schuman previa a instituição de uma autoridade comum, supranacional, com poderes para coordenar o reerguimento da produção de carvão e aço nos dois países. Outros países poderiam aderir à iniciativa. O Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA foi assinado em 1951.

Adaptado de MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004.

A criação da CECA deu origem a um conjunto de iniciativas de integração no continente europeu, dentre elas, as raízes da própria União Europeia.

O conceito fundamental nesse processo de integração entre Estados-Nacionais é:

a) espaço vital

b) fronteira flexível

c) território multipolar

d) soberania compartilhada

Gab: D

Questão 104)


As últimas duas décadas foram marcadas pela ocorrência de vários conflitos de caráter étnico, religioso e separatista. O atentado ao metrô de Moscou, em março de 2010, fez ressurgir o movimento separatista da Chechênia.

Sobre essa temática, responda.

a) Qual a localização geográfica da Chechênia?

b) Cite as principais causas desse conflito.

Gab:

a) A Chechênia localiza-se na região do Cáucaso, entre os mares Negro e Cáspio. Fazia parte da União Soviética até o seu desmembramento, em 1991; a partir daquele ano passou a fazer parte do território da Federação Russa. Desde então lideranças locais têm lutado pela autonomia completa, declarando a independência da República Chechena da Ichkéria, unidade política até hoje não reconhecida por nenhum país ou organização supranacional.

b) A base do conflito da Chechênia foi a sua declaração de independência, não aceita pela Rússia, que procura manter sua hegemonia sobre a região. Alguns especialistas apontam que entre as causas do conflito está o fato de a Chechênia ter uma população majoritariamente islâmica e de o governo russo temer que a constituição de um Estado fundamentalista religioso na região sirva de exemplo para outros movimentos separatistas, já que há no país uma enorme diversidade étnica. Há ainda a preocupação com o controle dos oleodutos e gasodutos que cortam o território da Chechênia.

Questão 105)


Em novembro de 1989, com a queda do muro de Berlim, chega ao fim a separação entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Foram fatores que influenciaram esse acontecimento:

a) a Primavera de Praga e o Pacto de Varsóvia.

b) o fim da Guerra Fria e a crise da economia soviética.

c) a corrida armamentista e a criação da União Europeia.

d) o surgimento dos Tigres Asiáticos e a ascensão econômica da China.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis