domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 2

Questão 11)


Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido

A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta-feira.

A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve 2.001.926 de votos, contra 1.617.989 do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de 55,3% contra 44,7%.

Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia.

Atualizado em 19 de setembro, 2014 - 03:54 (Brasília) 06:54 GMT Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem.

I. A Escócia está localizada no norte da Grã – Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido.

II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste.

III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da Grã- Bretanha - Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos.

IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) I e IV.

Gab: E

Questão 12)


Em relação à distribuição dos recursos naturais da Federação Russa, considere as afirmativas:

I. É considerado um dos países mais ricos em recursos minerais, devido a sua imensa extensão territorial e por possuir uma estrutura geológica diversificada.

II. É o maior exportador de gás natural do mundo. Atualmente atravessa uma crise geopolítica com sua vizinha Ucrânia, antiga república soviética, culminando com a independência da península da Criméia.

III. Nas extensas bacias sedimentares dos Montes Urais o país dispõe de grandes reservas minerais das quais são exploradas, principalmente, jazidas de ferro, bauxita, cobre, potássio e amianto.

IV. Há importantes usinas hidrelétricas localizadas nos rios da Bacia do Volgae nos rios Ienissei e Angara que cortam os planaltos da Sibéria Ocidental.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

Gab: E

Questão 13)


Observe o mapa a seguir.

clip_image002

As letras A, B e C identificam três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014. Em dois desses territórios a questão separatista foi discutida politicamente, segundo as leis de seus Estados.

Em um deles foram registrados conflitos e a influência de outros países. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) As letras A e C correspondem à Escócia e a Flandres, onde os Estados do Reino Unido e da Holanda permitem a discussão política do separatismo. A letra B corresponde à porção oriental da Ucrânia, onde o Estado enfrenta separatistas apoiados pela Rússia.

b) As letras A e B correspondem à Valônia e ao País de Gales, onde a negociação política da Holanda e do Reino Unido discutem o separatismo. A letra C identifica a Crimeia, território ucraniano que foi incorporado pela Rússia após o uso de forças militares.

c) As letras B e C identificam os territórios do país Basco e a Crimeia, onde os Estados da Espanha e da Rússia permitem as manifestações separatistas. A letra A corresponde à Irlanda do Norte, onde o Reino Unido sufocou separatistas católicos no conflito conhecido como “Domingo Sangrento”.

d) As letras A e C identificam Escócia e Catalunha, com a condução política das discussões separatistas pelos Estados do Reino Unido e da Espanha. A letra B corresponde ao leste da Ucrânia, onde as forças armadas do país reprimem os separatistas apoiados pela Rússia.

e) As letras A e C correspondem a região dos separatistas da Irlanda do Norte e Flandres, que negociam com os Estados do Reino Unido e da Bélgica. A letra B indica a Chechênia, território onde o separatismo é violentamente reprimido pelas forças armadas da Rússia.

Gab: D

Questão 14)


Em 18 de setembro de 2014, os escoceses foram às urnas e decidiram, em um plebiscito, pela sua permanência no Reino Unido. A realização de tal plebiscito foi definida em 2012, por meio de acordo entre o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Sobre esse plebiscito e suas consequências, assinale a alternativa CORRETA.

a) Caso fosse aprovada a saída da Escócia do Reino Unido, não estaria assegurado o ingresso automático desse novo país independente na União Europeia.

b) O Reino Unido continua sendo integrado apenas pela Escócia, Inglaterra e País de Gales.

c) A rejeição pelos escoceses de sua independência em relação ao Reino Unido fez com que o movimento separatista da Catalunha (região no nordeste da Espanha) desaparecesse.

d) A permanência da Escócia no Reino Unido foi apoiada pela quase totalidade dos votantes (93% contra 7% apoiadores da saída do Reino Unido) no plebiscito.

e) Como consequência do resultado do plebiscito, o Parlamento Regional Escocês foi dissolvido, reforçando, assim, o poder do Parlamento em Londres sobre a vida cotidiana dos escoceses.

Gab: A

Questão 15)


A Revolução Russa, que instituiu o socialismo de Estado, iniciou em março de 1917 e terminou em novembro daquele ano, com a vitória dos bolcheviques liderados por Lênin e Trótski. Lênin tornou-se o primeiro presidente da Rússia após 1917, e enfrentou severas dificuldades para a implantação do socialismo até o governo de Stalin (1926-1953). Analise as proposições sobre o governo de Stalin.

I. No período de Stalin, a União Soviética apresentou forte crescimento industrial.

II. A produção agrária se organizou sob duas formas: os sovkhoses (fazendas coletivas do Estado; o trabalhador era assalariado do governo); e os kolkhoses (fazendas cooperativas onde o trabalhador participava do trabalho e do resultado global da produção, tendo ainda direito a um lote individual para explorar com a sua família).

III. A produção industrial se organizou sob duas formas: os trustes (agrupamentos de unidades produtivas dedicadas a um só tipo de produção); e os combinados (agrupamentos de unidades produtivas que se dedicavam a produtos complementares).

IV. A implantação do novo modo de produção na Rússia dividiu, ideologicamente, a Europa e o mundo todo em dois sistemas econômicos: o capitalismo e o socialismo.

V. O governo de Stalin foi um período em que a União Soviética cresceu muito. Não havia conforto nem luxo, mas em compensação punia-se a criminalidade e a especulação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 16)


O ano de 2014 foi marcado por fortes conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. Analise as proposições sobre a Ucrânia.

I. Está politicamente dividida, com sua porção ocidental desejosa de estreitar laços com a União Europeia e a porção oriental, com a Rússia.

II. Pelo país passam importantes gasodutos que transportam o gás natural da região do mar Cáspio para a Europa, cujo controle interessa tanto à União Europeia quanto à Rússia.

III. Vem tentando se aproximar da Rússia desde 1991, quando deixou a União Europeia.

IV. Possui grandes extensões de solos muito férteis, sendo grande produtora de cereais.

V. Ainda padece dos efeitos da poluição radioativa, decorrente do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

Gab: B

Questão 17)


Com relações diplomáticas afetadas, Merkel recebe Tsipras em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebe o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, nesta segunda-feira (23), em uma aguardada reunião que ocorre em um momento de relações diplomáticas resfriadas entre os dois países.

clip_image004

Chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro grego, Alexis Tsipras, vão fazer primeira reunião bilateral. http://www.portugues.rfi.fr/economia. Acessado em 29/03/2015

A notícia acima refere-se às recentes mudanças que ocorreram nas relações entre a Grécia e muitos países da União Europeia, tendo como destaque a Alemanha. A razão das dificuldades de diálogo entre Grécia e Alemanha, na reportagem, é

a) a ascensão de um partido de extrema direita na Grécia, liderado por Tsipras, que se opõe ao modelo social-democrata representado por Ângela Merkel, primeira-ministra da Alemanha.

b) o problema da xenofobia e da violência sistemática que ameaça a integridade de imigrantes gregos na Alemanha.

c) a posição crítica de Tsipras, primeiro-ministro grego, que não aceita a imposição de medidas de austeridade fiscal, defendidas pela Alemanha.

d) a rejeição da Alemanha às medidas de contenção de gastos, defendidas por Tsipras.

e) o desejo do líder grego em ampliar a implantação de medidas de inspiração neoliberal, fortemente criticadas pela União Europeia e pelo FMI.

Gab: C

Questão 18)


Os impasses sobre a Ucrânia elevaram tensões entre a Rússia e o Ocidente a níveis sem precedentes desde a Guerra Fria. As autoridades americanas e europeias alertaram para a possibilidade de a Rússia enfrentar sanções de amplo alcance em áreas como energia, finanças, manufaturas e agronegócios.

O papel mais importante da Rússia, na economia global, refere-se à produção e exportação de

a) bauxita e urânio.

b) cana-de-açúcar e soja.

c) produtos da agropecuária (trigo e carne).

d) petróleo e gás natural.

e) armamentos e produtos microeletrônicos.

Gab: D

Questão 19)


A zona do euro dá sinais de desalento. O pacote de austeridade implementado após a crise não funcionou, o desemprego segue em níveis recorde, dois de seus principais países, França e Itália, estão em recessão, o fantasma da deflação avança e o conflito na Ucrânia parece não ter fim.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140905_analise_crise_zona_euro_lgb.shtml

Sobre a crise na zona do euro, é correto afirmar:

a) As maiores economias da zona do euro defendem estratégias diferentes de combate à crise: a Alemanha propõe a ampliação dos gastos públicos, enquanto a França advoga a austeridade.

b) Apesar da crise em 2013, a zona do euro cresceu bem mais do que Estados Unidos e os países emergentes da Ásia, mais afetados pelas turbulências financeiras.

c) Um dos resultados mais preocupantes da crise econômica na zona do euro é a o aumento da inflação, que já superou, em muito, a meta estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE).

d) A situação econômica da zona do euro vem sendo agravada pela crise na Ucrânia, que resultou no estabelecimento de sanções econômicas contra a Rússia.

e) França e Itália, ambas em recessão técnica, são os países da zona do euro que apresentam as maiores taxas de desemprego.

Gab: D

Questão 20)


O conflito que vem ocorrendo na Ucrânia explicita a disputa geopolítica entre a Rússia e a Europa Ocidental, que é apoiada pelos Estados Unidos. Um dos pontos cruciais do conflito é a posse da Crimeia, onde está instalado o estratégico porto de Sebastopol.

Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.

a) A posse desse porto pela União Europeia permitiu o acesso marítimo à Suíça, à Áustria e à Eslováquia.

b) A recente exploração comercial desse porto pelos Estados Unidos é alvo de protestos por parte de Israel.

c) O domínio da Rússia sobre o porto permite o acesso desse país ao mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico.

d) O controle exercido pela Ucrânia sobre esse porto é condenado pelos chineses, que lutam pelo seu comando.

e) O funcionamento atual do porto como base naval da Organização do Tratado do Atlântico Norte é questionado pela Ucrânia.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis