Questão 01)
Hong Kong retornava à normalidade na manhã desta segunda- feira (data local), após a desmobilização de parte dos manifestantes pró-democracia, que não conseguiram obter qualquer concessão e se mostravam divididos quanto à manutenção do movimento.
(G1, 6 out.14. Disponível em: <http://goo.gl/2lyQUD>. Adaptado)
As manifestações tiveram início quando o governo chinês
a) censurou alguns jornais de Hong Kong que ficaram sob a ameaça de uma invasão militar.
b) rejeitou as exigências de a população local escolher livremente o próximo líder da cidade.
c) proibiu a utilização das redes sociais como Facebook e Twitter, devido ao seu potencial de mobilização.
d) limitou a circulação de jovens na região, proibindo a juventude de ocupar o espaço público.
e) reprimiu, com violência, uma população estudantil que lutava contra o aumento da tarifa do transporte.
Gab: B
Questão 02)
Países com mais internautas (dezembro de 2013)
Países com mais usuários de Facebook (fevereiro de 2013)
Apesar da presença da China na primeira lista, observa-se sua ausência na segunda, o que é explicado pelo seguinte fator:
a) controle estatal da informação
b) precariedade local da tecnologia
c) restrição econômica da população
d) monopólio privado da comunicação
Gab: A
Questão 03)
Disponível em: <http://www.wantchinatimes.com/news-subclasscnt.
aspx?id=20110915000002&cid=1501>. Acesso em: 23 out 2014.
Rivais pelo controle da China, Mao Tsé Tung e Chiang Kai-shek aparecem juntos na foto. A imagem representa
a) o reconhecimento chinês da independência política da ilha de Taiwan, sob o regime republicano, liderada por Chiang Kai-shek.
b) a criação da China Nacionalista pelo governo republicano chinês, pouco antes de Mao Tsé Tung filiar-se ao Partido Comunista.
c) a união do povo chinês em torno dos seus dois maiores líderes para enfrentar o movimento invasor europeu conhecido como A Grande Marcha.
d) o período em que o Partido Comunista Chinês e o Partido Kuomintang se uniram para combater a ocupação japonesa na China durante a 2ª Guerra Mundial.
e) a fundação do Partido Kuomintang pelos dois dirigentes máximos da China, que dividiram o país em duas repúblicas, uma ao norte e outra no centro-sul do país.
Gab: D
TEXTO: 1 - Comuns às questões: 4, 5
A China e sua inserção no mundo contemporâneo
Fonte: Adaptado por A. C. Panizza de Atlas do mundo global.
SP: Estação Liberdade, 2009. p. 96
Questão 04)
Considerando o poderio econômico da China na escala global, é correto dizer que
a) a China tem um papel central na dinâmica econômica mundial, entre outras razões, pela independência que esse país possui em relação às fontes de recursos naturais.
b) a posição de maior economia mundial, ultrapassando o seu principal parceiro e rival estratégico, se expressa atualmente pela sua posição central no mapa mundi.
c) sua localização geográfica é privilegiada e favorece bastante as relações comerciais com as várias partes do mundo, sem que os custos de fretes sejam muito elevados.
d) esse país chega a um dos maiores PIB do mundo a partir da força de seu mercado interno, avançando atualmente, especialmente, nas relações regionais.
e) a economia chinesa tem peso significativo no mundo atual como fonte de crescimento para a economia global, mas também contribui, por vezes, para a desindustrialização de seus parceiros.
Gab: E
Questão 05)
Tendo em vista a questão das fontes de energia, é correto afirmar que a China
a) evita fazer parcerias e investir em fontes de energia em países com economia frágil e com baixa infraestrutura na área, daí sua preferência por países de tradição na área.
b) desenvolve estratégias, o que inclui investimentos em escala global, de modo a garantir abastecimento de fontes de energia para seu sistema produtivo.
c) procura investir na escala mundial, prioritariamente em fontes alternativas aos combustíveis fósseis, como mostra o mapa.
d) tem mostrado preferência pelo acesso a fontes de energia próximas ao seu território, junto aos seus vizinhos asiáticos, para diminuir os custos de transportes.
e) é pressionada em razão dos graves índices de poluição gerados em seu sistema produtivo e optou por parcerias internacionais que lhe dão acesso a fontes de energia limpas.
Gab: B
Questão 06)
Mesmo sendo considerada uma potência do século XXI, a China apresenta uma condição que a coloca como ‘vilã dos direitos humanos’ no cenário internacional. Assinale essa condição a seguir.
a) Nenhum controle sobre a exploração da mão de obra infantil.
b) Crescentes índices de prostituição de jovens e adolescentes.
c) Permissividade com o tráfico internacional de drogas.
d) Inflexibilidade na expressão da diversidade étnica.
e) Ampliação de penas capitais para diversos crimes.
Gab: E
Questão 07)
Nos últimos 30 anos, a China atravessou um intenso período de desenvolvimento industrial que levou o país a uma posição ímpar no mundo. Porém, esse processo cobrou um alto custo ambiental. Atualmente, a China é o maior poluidor mundial, ultrapassando até mesmo os EUA. Sobre as informações do texto são feitas as seguintes afirmações:
I. A industrialização chinesa promoveu intenso êxodo rural e transformou o país, tornando-o o mais urbanizado da Ásia.
II. A expansão da economia chinesa tem se alimentado da busca de mercados de consumo e de produção de bens primários, fato que explica as novas relações entre a China e os países africanos.
III. A expansão do processo de industrialização tem sido realizado, principalmente, na porção centro-ocidental do país, área mais populosa e com maior disponibilidade de mão de obra.
IV. A forte poluição atmosférica nas áreas urbano-industriais chinesas está fortemente relacionada ao uso predominante de fontes fósseis de energia.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Gab: D
Questão 08)
Observe o mapa.
O país representado no mapa é a China. A área em destaque corresponde
a) ao Tibete que apresenta movimentos separatistas, os quais preocupam as autoridades chinesas.
b) à China de Noroeste que possui uma população majoritariamente islâmica e que não se identifica etnicamente com a população da China, de maioria Han.
c) às Planícies orientais, regiões prejudicadas pela política demográfica de controle de natalidade, que se diferenciam pelo menor nível de industrialização do país.
d) à Mongólia Interior, área de climas muito úmidos e quentes, que favorecem o cultivo de gêneros como o trigo e a soja.
e) à Manchúria, região de climas temperados, solos férteis, produção de trigo e importantes jazidas de carvão.
Gab: E
Questão 09)
A cultura chinesa sempre foi motivo de estudos, haja vista as grandes contribuições que trouxe para a humanidade, tais como a invenção do papel, da bússola e da pólvora. Nos dias atuais, a China é a segunda economia do planeta e responde por quase 10% do PIB mundial anual. O cenário se deve ao fato de o governo chinês, após a morte de Mao Tsé-tung, em 1976, ter intensificado reformas eco - nômicas, abrindo o país para o mercado mundial. Considerando a China neste contexto,
a) cite o nome do modelo de organização econômica do país e apresente duas características desse modelo;
b) apresente apenas uma das iniciativas do governo chinês para reduzir as emissões de carbono.
Gab:
a) O nome do modelo de organização econômica do país é socialismo de mercado. Duas características desse modelo, dentre estas:
• Manutenção do controle estatal das fabricas e da terra;
• Ditadura de partido único;
• Regime comunista vigente;
• Abertura de algumas regiões do país ao mercado mundial;
• Conciliação entre o processo de abertura econômica com uma ditadura comunista.
b) Um exemplo de iniciativa do governo chinês para reduzir as emissões de carbono, dentre estes:
• Aumento do uso de fontes renováveis;
• Investimento em energia eólica e solar;
• Construção de hidrelétricas.
TEXTO: 2 - Comuns às questões: 12, 10, 13
I.
Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45).
ALTBACH, P. G.; WANG, Q. A China pode continuar
avançando? Scentific American Brasil, ano 11, n.126, nov. 2012.
II.
Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148).
SILÊNCIO, ATRASO e tirania. Veja – 45 anos. São Paulo: Abril. Edição
Especial, ano 46, n. 2340, set. 2013. Internacional.
Questão 10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário