segunda-feira, 12 de março de 2018

Questões Exercícios CHINA 1

Questão 01)


Hong Kong retornava à normalidade na manhã desta segunda- feira (data local), após a desmobilização de parte dos manifestantes pró-democracia, que não conseguiram obter qualquer concessão e se mostravam divididos quanto à manutenção do movimento.

(G1, 6 out.14. Disponível em: <http://goo.gl/2lyQUD>. Adaptado)

As manifestações tiveram início quando o governo chinês

a) censurou alguns jornais de Hong Kong que ficaram sob a ameaça de uma invasão militar.

b) rejeitou as exigências de a população local escolher livremente o próximo líder da cidade.

c) proibiu a utilização das redes sociais como Facebook e Twitter, devido ao seu potencial de mobilização.

d) limitou a circulação de jovens na região, proibindo a juventude de ocupar o espaço público.

e) reprimiu, com violência, uma população estudantil que lutava contra o aumento da tarifa do transporte.

Gab: B

Questão 02)


Países com mais internautas (dezembro de 2013)

clip_image002

Países com mais usuários de Facebook (fevereiro de 2013)

clip_image004

Apesar da presença da China na primeira lista, observa-se sua ausência na segunda, o que é explicado pelo seguinte fator:

a) controle estatal da informação

b) precariedade local da tecnologia

c) restrição econômica da população

d) monopólio privado da comunicação

Gab: A

Questão 03)


clip_image006

Disponível em: <http://www.wantchinatimes.com/news-subclasscnt.

aspx?id=20110915000002&cid=1501>. Acesso em: 23 out 2014.

Rivais pelo controle da China, Mao Tsé Tung e Chiang Kai-shek aparecem juntos na foto. A imagem representa

a) o reconhecimento chinês da independência política da ilha de Taiwan, sob o regime republicano, liderada por Chiang Kai-shek.

b) a criação da China Nacionalista pelo governo republicano chinês, pouco antes de Mao Tsé Tung filiar-se ao Partido Comunista.

c) a união do povo chinês em torno dos seus dois maiores líderes para enfrentar o movimento invasor europeu conhecido como A Grande Marcha.

d) o período em que o Partido Comunista Chinês e o Partido Kuomintang se uniram para combater a ocupação japonesa na China durante a 2ª Guerra Mundial.

e) a fundação do Partido Kuomintang pelos dois dirigentes máximos da China, que dividiram o país em duas repúblicas, uma ao norte e outra no centro-sul do país.

Gab: D

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 4, 5


A China e sua inserção no mundo contemporâneo

clip_image008

Fonte: Adaptado por A. C. Panizza de Atlas do mundo global.

SP: Estação Liberdade, 2009. p. 96

Questão 04)


Considerando o poderio econômico da China na escala global, é correto dizer que

a) a China tem um papel central na dinâmica econômica mundial, entre outras razões, pela independência que esse país possui em relação às fontes de recursos naturais.

b) a posição de maior economia mundial, ultrapassando o seu principal parceiro e rival estratégico, se expressa atualmente pela sua posição central no mapa mundi.

c) sua localização geográfica é privilegiada e favorece bastante as relações comerciais com as várias partes do mundo, sem que os custos de fretes sejam muito elevados.

d) esse país chega a um dos maiores PIB do mundo a partir da força de seu mercado interno, avançando atualmente, especialmente, nas relações regionais.

e) a economia chinesa tem peso significativo no mundo atual como fonte de crescimento para a economia global, mas também contribui, por vezes, para a desindustrialização de seus parceiros.

Gab: E

Questão 05)


Tendo em vista a questão das fontes de energia, é correto afirmar que a China

a) evita fazer parcerias e investir em fontes de energia em países com economia frágil e com baixa infraestrutura na área, daí sua preferência por países de tradição na área.

b) desenvolve estratégias, o que inclui investimentos em escala global, de modo a garantir abastecimento de fontes de energia para seu sistema produtivo.

c) procura investir na escala mundial, prioritariamente em fontes alternativas aos combustíveis fósseis, como mostra o mapa.

d) tem mostrado preferência pelo acesso a fontes de energia próximas ao seu território, junto aos seus vizinhos asiáticos, para diminuir os custos de transportes.

e) é pressionada em razão dos graves índices de poluição gerados em seu sistema produtivo e optou por parcerias internacionais que lhe dão acesso a fontes de energia limpas.

Gab: B

Questão 06)


Mesmo sendo considerada uma potência do século XXI, a China apresenta uma condição que a coloca como ‘vilã dos direitos humanos’ no cenário internacional. Assinale essa condição a seguir.

a) Nenhum controle sobre a exploração da mão de obra infantil.

b) Crescentes índices de prostituição de jovens e adolescentes.

c) Permissividade com o tráfico internacional de drogas.

d) Inflexibilidade na expressão da diversidade étnica.

e) Ampliação de penas capitais para diversos crimes.

Gab: E

Questão 07)


Nos últimos 30 anos, a China atravessou um intenso período de desenvolvimento industrial que levou o país a uma posição ímpar no mundo. Porém, esse processo cobrou um alto custo ambiental. Atualmente, a China é o maior poluidor mundial, ultrapassando até mesmo os EUA. Sobre as informações do texto são feitas as seguintes afirmações:

I. A industrialização chinesa promoveu intenso êxodo rural e transformou o país, tornando-o o mais urbanizado da Ásia.

II. A expansão da economia chinesa tem se alimentado da busca de mercados de consumo e de produção de bens primários, fato que explica as novas relações entre a China e os países africanos.

III. A expansão do processo de industrialização tem sido realizado, principalmente, na porção centro-ocidental do país, área mais populosa e com maior disponibilidade de mão de obra.

IV. A forte poluição atmosférica nas áreas urbano-industriais chinesas está fortemente relacionada ao uso predominante de fontes fósseis de energia.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: D

Questão 08)


Observe o mapa.

clip_image010

O país representado no mapa é a China. A área em destaque corresponde

a) ao Tibete que apresenta movimentos separatistas, os quais preocupam as autoridades chinesas.

b) à China de Noroeste que possui uma população majoritariamente islâmica e que não se identifica etnicamente com a população da China, de maioria Han.

c) às Planícies orientais, regiões prejudicadas pela política demográfica de controle de natalidade, que se diferenciam pelo menor nível de industrialização do país.

d) à Mongólia Interior, área de climas muito úmidos e quentes, que favorecem o cultivo de gêneros como o trigo e a soja.

e) à Manchúria, região de climas temperados, solos férteis, produção de trigo e importantes jazidas de carvão.

Gab: E

Questão 09)


A cultura chinesa sempre foi motivo de estudos, haja vista as grandes contribuições que trouxe para a humanidade, tais como a invenção do papel, da bússola e da pólvora. Nos dias atuais, a China é a segunda economia do planeta e responde por quase 10% do PIB mundial anual. O cenário se deve ao fato de o governo chinês, após a morte de Mao Tsé-tung, em 1976, ter intensificado reformas eco - nômicas, abrindo o país para o mercado mundial. Considerando a China neste contexto,

a) cite o nome do modelo de organização econômica do país e apresente duas características desse modelo;

b) apresente apenas uma das iniciativas do governo chinês para reduzir as emissões de carbono.

Gab:

a) O nome do modelo de organização econômica do país é socialismo de mercado. Duas características desse modelo, dentre estas:

• Manutenção do controle estatal das fabricas e da terra;

• Ditadura de partido único;

• Regime comunista vigente;

• Abertura de algumas regiões do país ao mercado mundial;

• Conciliação entre o processo de abertura econômica com uma ditadura comunista.

b) Um exemplo de iniciativa do governo chinês para reduzir as emissões de carbono, dentre estes:

• Aumento do uso de fontes renováveis;

• Investimento em energia eólica e solar;

• Construção de hidrelétricas.

TEXTO: 2 - Comuns às questões: 12, 10, 13


I.

Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45).

ALTBACH, P. G.; WANG, Q. A China pode continuar

avançando? Scentific American Brasil, ano 11, n.126, nov. 2012.

II.

Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148).

SILÊNCIO, ATRASO e tirania. Veja – 45 anos. São Paulo: Abril. Edição

Especial, ano 46, n. 2340, set. 2013. Internacional.

Questão 10)


O modelo soviético, adotado pela China, foi uma decorrência da adoção das ideias socialistas que

01. surgiram a partir do movimento iluminista, através de Jean-Jacques Rousseau, defensor da concepção de que o homem nasce bom e que é o capitalismo e a existência da propriedade privada que o corrompem.

02. se consolidaram na fase jacobina da Revolução Francesa, quando o líder político Robespierre aboliu a propriedade privada e estabeleceu a igualdade salarial e a ditadura do proletariado.

03. levaram o partido bolchevique a derrubar o governo menchevique, na URSS, e a impor a ditadura do Partido Comunista, que, através da expulsão de Leon Trotsky, consolidou o poder nas mãos de Josef Stálin.

04. foram adotadas no Leste Europeu, após a Primeira Guerra Mundial, como consequência do Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, através do qual a URSS se expandiu na Europa Oriental, em troca da sua não interferência no processo de expansão territorial da Alemanha nazista.

05. foram substituídas pelo regime democrático, após a “Primavera de Pequim” quando, em decorrência da expansão da política neoliberal, a China se abriu para o capital estrangeiro e privatizou os meios de produção.

Gab: 03

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis