quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Micro-Regiões–Questões ENEM–Exercícios Vestibulares II

Questão 15 - (UERJ)

O município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, dedica-se à moda íntima, sendo um dos quatro projetos-pilotos priorizados pelo Sebrae para servir de modelo ao desenvolvimento de iniciativas semelhantes no país.

O núcleo de Nova Friburgo, que emprega diretamente cerca de 20.000 pessoas, surgiu a partir de pequenas iniciativas de produção. Hoje, são 800 empreendimentos, agora gradativamente envolvidos em ações solidárias de mútuo desenvolvimento. Alguns deles estão reunidos em quatro consórcios exportadores.

Adaptado de http://revistapegn.globo.com

Os padrões de localização industrial vêm se alterando desde o início da Revolução Industrial, à medida que novas tecnologias e formas de gestão são desenvolvidas.

A reportagem acima exemplifica um padrão atual de localização industrial denominado:

a) Arranjo Produtivo Local

b) Zona Econômica Especial

c) Distrito Central de Negócios

d) Plataforma de Exportação Industrial

Gab: A

Questão 16 - (UEFS BA)

Com relação ao município de Feira de Santana, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Está localizado em um extenso planalto cristalino, entre o recôncavo e os tabuleiros úmidos do nordeste baiano.

( ) Possui um aglomerado industrial focado no setor de alimentos e na produção de biodiesel.

( ) È conhecido como a “Princesa do Sertão” por estar totalmente inserido na sub-região do sertão nordestino.

( ) Faz parte da mesorregião do Centro Norte baiano estabelecendo divisa com doze municípios, entre esses, Santa Bárbara e Tanquinho.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F F V V

b) V F F V

c) F V V F

d) V V F F

e) F V F V

Gab: E

Questão 17 - (UFGD)

Observe o mapa para responder à questão.

clip_image002

Fonte: adaptado de Guimarães, Turetta, Coutinho (2010).

As microrregiões geográficas de Dourados e do Baixo Pantanal são diversas do ponto de vista socioambiental e do ponto de vista econômico. Assinale a alternativa que corresponde às características econômicas predominantes nas duas microrregiões

a) Na Microrregião de Dourados, predomina a agricultura de subsistência, baseada em técnicas rudimentares como a queimada. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a pecuária bovina, com o uso de avançada tecnologia, especialmente nos confinamentos para produção de leite.

b) Na Microrregião de Dourados, predomina a agricultura com uso de técnicas avançadas, especialmente na mecanização agrícola e na alta produtividade em culturas de soja e de milho. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a pecuária bovina extensiva, principalmente para cria e recria.

c) Na Microrregião de Dourados, predomina a criação de gado bovino de corte, especialmente voltada para a exportação. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a agricultura vinculada ao agronegócio, especialmente pela facilidade de mecanização agrícola por conta do relevo plano.

d) Na Microrregião de Dourados, predomina o extrativismo, justamente por ser região com predomínio de ocupação indígena. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a exploração mineral, especialmente de ferro, bauxita e manganês.

e) Na Microrregião de Dourados, predomina a indústria de alta tecnologia, especialmente no setor de eletrônicos e de informática. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina o setor turístico, especialmente o ecoturismo.

Gab: B

Questão 18 - (UEPG PR)

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha, a principal atração turística do município de Ponta Grossa, assinale o que for correto.

01. A vegetação predominante na região do parque é de campos limpos cuja uniformidade fisionômica é interrompida pela ocorrência de matas ciliares ou de capões isolados de matas de araucária.

02. As formas topográficas características do arenito Vila Velha, tais como a taça, o camelo, a proa do navio e outras, foram formadas pela ação quase que exclusiva do vento, sendo que a ação da água e do intemperismo teve pouco significado na escultura das formas.

04. As Furnas e a Lagoa Dourada são atrativos localizados dentro do parque e formados no denominado arenito Furnas, geologicamente mais antigo que o arenito Vila Velha e formado em outro tipo de ambiente.

08. As rochas que mais se destacam e que formam os blocos de arenitos do parque são constituídas pelo arenito Vila Velha, que sustenta os platôs e morros testemunhos, e tem como característica marcante desse arenito no local, o chamado relevo ruiniforme.

Gab: 13

Questão 19 - (UFPE)

A mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que agrupa diversos municípios de uma determinada área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Esse conceito foi introduzido pelo IBGE. Observe atentamente o mapa a seguir e identifique as mesorregiões nele indicadas.

clip_image004

00. Mesorregião 1- Mesorregião do São Francisco Pernambucano

01. Mesorregião 2- Mesorregião de Araripina

02. Mesorregião 3- Mesorregião do Agreste Pernambucano

03. Mesorregião 4- Mesorregião da Mata Pernambucana

04. Mesorregião 5- Mesorregião de Suape

Gab: VFVVF

Questão 20 - (UNCISAL AL)

Observe o mapa atentamente.

clip_image006

(http://pt.wikipedia.org)

Sobre as Microrregiões do estado de Alagoas, pode-se afirmar que a localização destacada no mapa refere-se

a) ao Sertão de São Francisco, onde se localiza a Hidrelétrica de Xingó.

b) a Maragogi, com as belas praias, de São Bento a Peroba.

c) ao município de Traipu, com a grande concentração de povos indígenas.

d) a Arapiraca, de economia baseada, principalmente, na plantação de fumo.

e) a Palmeiras dos Índios, com importância na exploração da madeira e do subsolo.

Gab: D

Questão 21 - (UDESC SC)

Em relação aos aspectos físicos de Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:

a) O rio Peperi-Guaçu é o divisor natural entre Santa Catarina e Argentina.

b) O nosso relevo é muito acidentado, com ocorrência de serras no planalto, que recebem nomes locais como Serra do Espigão, do Capanema, da Farofa e da Fortuna.

c) O clima é quente e úmido no verão, e frio e menos úmido no inverno.

d) A vegetação de mangue está presente no litoral catarinense.

e) A vegetação original mais extensa do Estado era a vegetação litorânea.

Gab: E

Questão 22 - (UFRN)

O Rio Grande do Norte, nos últimos anos, apresentou um comportamento populacional variável, verificando-se que alguns Municípios tiveram crescimento demográfico, enquanto outros registraram redução ou estabilidade populacional.

Observe a Tabela a seguir, que mostra dados sobre a população do Município de Mossoró, nos anos de 1991 e 2000.

População do Município de Mossoró – 1991 e 2000

clip_image008

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 22 jul. 2010.

a) Qual o comportamento demográfico do Município de Mossoró, em termos de população total, urbana e rural, nos anos de 1991 e 2000?

b) Explique esse padrão de comportamento demográfico, relacionando-o à dinâmica socioeconômica regional.

Gab:

a) O Município de Mossoró apresentou um padrão de comportamento demográfico marcado pela tendência ao crescimento da população total e urbana e à redução da população rural.

b) Esse padrão de comportamento demográfico está associado à dinâmica socioeconômica regional, que se apoia na extração de petróleo e gás natural, na fruticultura e na produção de sal, economias geradoras de emprego e renda e dinamizadoras de atividades do setor terciário, tais como o comércio e a prestação de serviços. Dessa forma, o município de Mossoró concentra atividades e serviços especializados responsáveis pela viabilização dos segmentos produtivos da região, residindo, neste aspecto, a sua capacidade para atrair pessoas e consolidar sua posição como centro ou polo de desenvolvimento regional.

Questão 23 - (UNESP SP)

clip_image010

(Candido Portinari. Café, 1934.)

O quadro de Portinari representa um ciclo econômico que, em fins de 1929, entra em crise. Tem início no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões mais elevadas, onde o arbusto encontrou características ideais para cultivo, como solo e clima. No início do século XIX, essa lavoura foi expandida para o oeste do Rio de Janeiro, quando entra na região do

a) vale do rio Tietê. Com mão de obra de emigrantes, capital vindo do exterior e mercado interno consumidor, o café, no ano de 1805, vem a ocupar o primeiro lugar na pauta de exportação brasileira.

b) vale do rio São Francisco. Com mão de obra escrava, capital provindo da mineração e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o quarto lugar na pauta de exportação brasileira.

c) vale do rio Paraíba do Sul, regiões fluminense e paulista. Com mão de obra escrava, capital e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o terceiro lugar na pauta de exportação brasileira.

d) vale do rio Paraná. Com mão de obra escrava de difícil acesso, capital em declínio e redução do mercado consumidor, o café, na década de 1890, perde lugar no espaço agrícola para o cultivo do algodão e da borracha.

e) vale do rio Grande, pelas encostas da serra da Mantiqueira. Com mão de obra mineira, empréstimo de capital local e mercado consumidor, o café se expande para a região de Ribeirão Preto, o que possibilitou um grande desenvolvimento para o oeste do estado de São Paulo.

Gab: C

Questão 24 - (UFRJ)

clip_image012

O Arco Rodoviário Metropolitano ligará o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ao Porto de Itaguaí contornando o município do Rio de Janeiro e facilitando o escoamento da produção da orla oriental da baia da Guanabara. O projeto de construção do Arco visa a atrair a atividade industrial da metrópole para o seu entorno.

Cite duas atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro em virtude da reorientação espacial das indústrias na região metropolitana.

Gab:

Dentre as atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro estão: turismo e atividades de entretenimento; serviços qualificados e de gestão de negócios; e serviços avançados de pesquisa e desenvolvimento.

Questão 25 - (UFMS)

Sobre os municípios brasileiros, é correto afirmar:

01. A autorização para a criação de novos municípios é dada pela Assembléia Legislativa Federal e pelo Senado Federal; desde janeiro de 2009, está suspensa a criação de novos municípios por causa dos gastos excessivos na sua manutenção e pelas reformas político-administrativas implantadas pelo atual Presidente da República.

02. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, são considerados a menor unidade administrativa, sendo compostos de uma sede, que é a cidade, e de uma zona rural, podendo ainda contar com distritos, e gozam de total autonomia para aprovação de leis sobre assuntos de interesse local; a lei magna do município é a Lei Orgânica.

04. O poder público municipal é composto pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. O poder executivo é representado pelo Prefeito Municipal, juntamente com os Secretários Municipais, tendo como sede a Prefeitura Municipal. O poder legislativo é representado pelos vereadores, tendo como sede a Câmara Municipal. O poder judiciário é composto pelos juízes, cuja sede é o Fórum Municipal, que só existe em municípios sedes de comarca.

08. Os critérios utilizados para a criação de novos municípios são: a área territorial e a população mínimas. Esses indicadores de área e população foram obtidos pela média nacional no ano de 2007 da seguinte forma: sabendo que a extensão territorial do país é de 8.514.876 km² e que existem 5.564 municípios (em 2007, segundo o IBGE, incluindo o Distrito Federal), a área média dos municípios brasileiros é de 1.530 km²; sabendo que a população estimada em 2007 era de 183.989.771 habitantes, a média de habitantes dos municípios brasileiros era de 33.067 habitantes.

16. A manutenção financeira dos municípios brasileiros é proveniente de repasses dos governos federal e estadual e de arrecadação própria de impostos e taxas municipais. Entre os impostos municipais arrecadados dos contribuintes estão: o Importo de Renda – IR, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICM, o Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN.

Gab: 06

Questão 26 - (UFRR)

Observe atentamente o mapa e as informações a seguir:

clip_image014

1 – Terra Indígena Raposa-Serra do Sol.

2 – Terra Indígena Yanomami.

3 – Área onde um grande número de imigrantes começou a ocupar as terras, sobretudo durante e após a abertura da BR-174 na década de 1970.

4 – Localização da capital Boa Vista.

Sobre as informações relacionadas ao mapa, podemos afirmar que:

a) nenhuma está correta.

b) todas estão corretas.

c) a capital de Roraima não está localizada corretamente.

d) as afirmativas 2 e 3 são falsas.

e) as áreas 1, 3 e 4 estão corretas.

Gab: E

Questão 27 - (UEPG PR)

O IBGE dividiu o Paraná em dez mesorregiões para facilidades de censo, pesquisa e planejamento. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01. A mesorregião do Sudoeste Paranaense é a que in-corpora cidades importantes como Londrina, Maringá e Pato Branco.

02. A mesorregião da Região Metropolitana de Curitiba incorpora os municípios do litoral paranaense para facilitar pesquisas, censo e planejamento, mas esses municípios não são componentes da Região Metropolitana de Curitiba.

04. Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Jaguariaíva são cidades que se localizam na mesorregião Centro Oriental Paranaense e dão nome às microrregiões dessa mesorregião.

08. A mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense localiza-se no noroeste do estado e tem como destaques os municípios de Paranavaí, Umuarama e Cianorte.

16. A mesorregião Centro-Sul Paranaense é uma das de maior atrativo populacional do estado e tem como destaques as cidades de Irati, São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis.

Gab: 06

Questão 28 - (UEM PR)

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o processo de modernização da agricultura no Paraná.

01. O aumento da produção agrícola ocorreu a partir dos anos 1970, basicamente em função do aumento das áreas cultivadas e da expansão das áreas de colonização.

02. A mecanização das atividades agrícolas, expressão material da modernização da agricultura, configurou a forte articulação entre a agricultura e a indústria.

04. A atividade agrícola se subordina totalmente ao desempenho da natureza. Os ciclos naturais passaram a determinar o calendário dos ritmos de produção.

08. Em função da modernização das atividades agrícolas, ocorreu intenso processo de esvaziamento do campo, o chamado êxodo rural.

16. A modernização foi acompanhada pela concentração da estrutura fundiária e pela consequente anulação do modelo de colonização implantado pelas empresas loteadoras, particularmente na região Norte do Estado.

Gab: 26

Questão 29 - (UFRN)

Um ecossistema inclui os seres vivos de uma comunidade em suas relações entre si e com o ambiente físico que ocupam. No território do Rio Grande do Norte é possível identificar a existência de diferentes ecossistemas.

a) Mencione o ecossistema existente na desembocadura do Rio Potengi e caracterize-o sob o ponto de vista da formação natural.

b) Justifique a importância desse ecossistema para o meio ambiente.

Gab:

a) O ecossistema existente na desembocadura do Rio Potengi é o Manguezal, que se caracteriza pela presença de vegetação essencialmente arbórea, com predominância de raízes aéreas, solos salinos, ricos em matéria orgânica, lodosos e pobres em oxigênio, localizado na zona de transição entre os ambientes terrestre e marinho, sujeitos ao regime das marés, em áreas tropicais; a fauna é diversificada, com peixes, crustáceos, aves e insetos.

b) A importância do mangue para o meio ambiente pode ser justificada considerando os itens abaixo relacionados:

· Depósito de matéria orgânica e nutrientes, funcionando como um depurador ambiental;

· Berçário de várias espécies da fauna marinha e terrestre de valor ecológico e econômico;

· Ambiente vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno;

· As raízes do mangue funcionam como filtro na retenção de sedimentos;

· Sua vegetação protege o ambiente onde está localizado dos processos erosivos.

Questão 30 - (UFPE)

A economia de Pernambuco continua apresentando resultados bastante positivos. A expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, segundo a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Condepe/Fidem), deve se situar em torno de 6% a 7%. Com base nesse enunciado, analise as alternativas abaixo.

00. O comportamento favorável das lavouras temporárias e das lavouras permanentes, destacando-se, a produção da cana-de-açúcar, do feijão, do milho e da mandioca, repercute no crescimento da agropecuária.

01. O crescimento da construção civil, através da ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, acompanhado pelo desempenho favorável da indústria de transformação, têm rebatimento no desenvolvimento da indústria pernambucana.

02. A formação bruta de capital fixo (investimentos em máquinas e equipamentos) e a evolução do consumo das famílias vêm sinalizando expectativas mais favoráveis à expansão da economia pernambucana, em 2008.

03. No setor terciário, o comércio é destaque na contribuição do crescimento desse segmento, em 2008.

04. A evolução positiva na massa de rendimento dos ocupados no mercado de trabalho e a expansão nominal do crédito favorecem o crescimento da economia de Pernambuco.

Gab: VVVVV

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis