quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Micro-Regiões–Questões ENEM–Exercícios Vestibulares V

Questão 60 - (UFMA)

Observe as áreas numeradas no mapa do Maranhão e assinale o item que corresponde ao local de desenvolvimento das seguintes atividades humanas, na seqüência apresentada: cultura de soja, proteção ambiental estadual, turismo costeiro e litorâneo, pesca artesanal, proteção ambiental federal.

clip_image002

Fonte: Adaptado de FEITOSA (1983).

a) 2 – 6 – 3 – 4 – 1 – 5

b) 6 – 2 – 5 – 3 – 4 – 1

c) 3 – 6 – 5 – 2 – 1 – 4

d) 5 – 3 – 4 – 1 – 2 – 6

e) 3 – 5 – 2 – 4 – 1 – 6

Gab: C

Questão 61 - (UNIFOR CE)

Para responder à questão considere o mapa do estado do Ceará e as afirmações abaixo.

clip_image004

I. Nesta mesorregião formada por rochas sedimentares brotam inúmeras nascentes que se favorecem da disposição das camadas de rochas.

II. A umidade e a temperatura elevadas são favoráveis à produção açucareira nesta mesorregião.

Os textos I e II referem-se à mesorregião assinalada no mapa por

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: E

Questão 62 - (UFSM)

Observe o mapa do Rio Grande do Sul

clip_image006

Atlas Socioeconomico do Rio Grande do Sul. 2002. p. 62 (Adaptado)

Com base nos conhecimentos adquiridos e nas informações recebidas, pode–se inferir que a criação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) busca atender

a) a uma estratégia de desenvolvimento regional da parte economicamente mais deprimida do estado.

b) a uma demanda crescente de vagas nas universidades, pelo municípios que apresentam o maior número de matrículas no ensino médio.

c) ao processo de integração dos países do CONESUL, iniciado com o Tratado de Assunção, em 1991.

d) a uma política de fornecimento de mão–de–obra qualificada para a área de maior dinamismo econômico do estado.

e) a uma reivindicação histórica dos municípios do centro–sul do estado que, até então, não constavam com a oferta de vagas em universidades federais dentro de sua região.

Gab: A

Questão 63 - (PUC PR)

Leia as afirmativas referentes às diferentes regiões do estado do Paraná, confira no mapa e, em seguida, assinale a alternativa correta:

clip_image008

I. A planície litorânea no Paraná apresenta-se como uma faixa estreita, limitada a oeste pelas montanhas da Serra do Mar.

II . Os terrenos cársticos, próprios da presença de rochas calcárias, se situam principalmente na porção norte do primeiro planalto paranaense.

III. As faixas de pradarias, aqui denominadas de Campos Gerais, caracterizam a cobertura vegetal nativa do segundo planalto paranaense.

IV. As formações areníticas, como as que compõem o Parque Estadual de Vila Velha, são atrações naturais do terceiro planalto paranaense.

a) Apenas I e II são corretas.

b) Apenas II e IV são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas I, II e III são corretas.

e) II, III e IV são corretas.

Gab: A

Questão 64 - (PUC PR)

Observe o texto:

“É uma área com aproximadamente 100.000 km2, com altitudes de 100 e 200 m, extendendo-se além das fronteiras do Brasil. A região é marcada pelo ciclo das águas. No período da cheia, os rios extravazam de seus leitos, alagando grandes extensões de terra. No período da vazante, ocorre a principal contribuição dos rios aos solos da região, grandes quantidades de sedimentos, nutrientes e material orgânico e decomposição são arrastados pelos rios e depositados no solo anteriormente alagado. A vegetação é bastante variada em espécies de cerrado, amazônicas, do chaco e da caatinga.”

O texto acima refere-se à região:

a) da Mata de Cocais

b) da Amazônia

c) do Pantanal

d) dos Lençóis Maranhenses

e) da Chapada Diamantina

Gab: C

Questão 65 - (UFC)

Com relação ao espaço geográfico cearense, assinale a alternativa correta.

a) As condições climáticas e o relevo aplainado das depressões sertanejas favorecem a presença de elevadas densidades demográficas.

b) Os modernos projetos de irrigação na Chapada do Apodi vêm empregando muita mão-de-obra na região, sobretudo de trabalhadores permanentes.

c) Na região do Cariri, a maioria das propriedades rurais é do tipo latifúndio e lá se encontram as mais baixas densidades demográficas.

d) A planície litorânea, as serras úmidas, a depressão sertaneja e as chapadas se diferenciam apenas nos seus aspectos naturais.

e) O Planalto da Ibiapaba, de clima úmido e sub-úmido, é uma região essencialmente agrícola, que apresenta elevadas densidades demográficas.

Gab: E

Questão 66 - (UFC)

Analise o mapa abaixo que representa as médias anuais de precipitação no Estado do Ceará. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a sub-região cearense onde há os menores índices pluviométricos.

clip_image010

CONTI, J. B., Clima e Meio Ambiente, Atual Editora, São Paulo, 1998

a) Cariri.

b) Litoral.

c) Serras.

d) Inhamuns.

e) Ibiapaba.

Gab: D

Questão 67 - (UFC)

Assinale a alternativa em que todos os municípios citados fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

a) Maranguape, Maracanaú, Baturité e Fortaleza.

b) Caucaia, Pacatuba, Eusébio e São Gonçalo do Amarante.

c) Aquiráz, Eusébio, Canindé e Horizonte.

d) Pacajus, Guaiúba, Quixadá e Maracanaú.

e) Cascavel, Chorozinho, Itaitinga e Pacatuba.

Gab: B

Questão 68 - (UEM PR)

Assinale o que for correto sobre o quadro físico do Paraná.

01. O pico do Paraná, com mais de 1800 m de altitude, é o ponto mais elevado do Paraná e está localizado na serra do Mar.

02. A bacia do Paraná, com terrenos que datam principalmente das eras Paleozóica e Mesozóica, apresenta rochas sedimentares e rochas vulcânicas. O basalto, que é responsável pela ocorrência de solos ricos, teve origem em derrames vulcânicos.

04. No Norte do Paraná, predomina o clima tropical de altitude, com médias térmicas mais elevadas do que nas áreas de clima subtropical, apresentando maior concentração de chuvas nos meses de verão.

08. As matas de Araucária, típicas do Paraná, ocupavam todo o Segundo Planalto, bem como o Oeste e o Sudoeste do Estado.

16. As Cataratas do Iguaçu se devem ao afloramento dos arenitos sobre os quais o rio Iguaçu esculpiu o seu vale.

Gab: 07

Questão 69 - (UEM PR)

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as áreas turísticas e de preservação do Paraná.

01. A cidade histórica de Morretes localiza-se às margens do rio Nhundiaquara, que deságua na baía de Paranaguá.

02. O Parque Nacional do Superagüi, formado pelas ilhas das Peças e do Superagüi, apresenta formações arenosas e manguezais.

04. O Parque Estadual de Vila Velha é formado por rochas intrusivas. O aspecto de ruína deve-se à grande antigüidade das formações rochosas cristalinas.

08. O Parque Estadual do Guartelá apresenta formações areníticas. A principal atração é o canyon formado pelo rio Iapó.

16. A Ilha do Mel é classificada como Reserva da Biosfera e situa-se na entrada da baía de Paranaguá.

32. As Cataratas do Iguaçu apresentam o máximo volume de água entre julho e setembro, que corresponde à estação mais chuvosa, nas zonas subtropicais e temperadas do hemisfério Sul.

64. A Estrada da Graciosa liga o planalto ao litoral, através da serra do Mar.

Gab: 91

Questão 70 - (UEM PR)

Sobre o povoamento e a economia do Paraná, assinale o que for correto.

01. A vila de Paranaguá foi um importante núcleo de povoamento da região Sul, no século XVII. A descoberta de ouro, na região, impulsionou esse povoamento.

02. O Paraná foi o único Estado da região Sul onde os jesuítas espanhóis não fundaram missões.

04. No período colonial, o Paraná foi o maior criador de mulas da região Sul, destinadas à atividade mineradora de Minas Gerais. Castro, Ponta Grossa e Irati foram importantes cidades de criação de asininos.

08. Em Rio Negro, estabeleceram-se colonos de origem alemã, que chegaram ao Brasil no século XIX.

16. O Oeste do Paraná foi ocupado por gaúchos descendentes de imigrantes alemães e eslavos, que deixaram as estâncias devido à desertificação do solo.

Gab: 59

Questão 71 - (UECE)

As eleições para governador do ano de 1986 inauguraram um novo ciclo de poder no Estado do Ceará, cuja pretensão era inserir o Estado na modernidade política, econômica e social.

Assinale a opção falsa.

a) O Ceará passa por um dinamismo econômico que pode ser observado, principalmente, pela intensificação do capitalismo no campo, pela instalação de novas indústrias e pelos investimentos no turismo litorâneo.

b) No que tange à agropecuária e ao território agrícola, continua predominando uma atividade extensiva, uma estrutura fundiária concentrada e um base técnica rudimentar.

c) O dinamismo econômico eliminou os elevados índices de pobreza, de analfabetismo, melhorou a distribuição da renda e diminuiu a taxa de desemprego.

d) Por sua beleza e o seu clima favorável, o litoral do Ceará se tornou alvo de grandes investimentos privados incentivados por programas do governo federal e estadual, promovendo a expropriação de comunidades tradicionais que ocupam a área há várias gerações.

Gab: C

Questão 72 - (UESPI)

Sobre o processo histórico de formação do espaço piauiense podemos afirmar:

a) A Capitania de São José do Piauí foi criada em 1758 para resolver os problemas de lutas entre posseiros e sesmeiros, dividindo o território entre eles;

b) No início do século XVII aconteceram as primeiras incursões, com objetivos econômicos, ao território do que é hoje o Estado do Piauí;

c) O estado do Piauí só teve visibilidade no século XIX, quando a necessidade de expansão agrícola no Nordeste se intensificou;

d) No início da ocupação do solo e de seu povoamento, o Piauí não apresentava tipos étnicos definidos porque a miscigenação foi intensa;

e) Com sentido de definir os limites territoriais da Capitania, aconteceu o processamento da primeira divisão interna surgindo as vilas piauienses: Oeiras, Floriano, Altos, Parnaíba, Caracol e Picos.

Gab: B

Questão 73 - (UERJ)

Observe o mapa abaixo.

clip_image012

Na última década, o Estado do Rio de Janeiro aumentou sua participação no PIB industrial brasileiro. Porém, há uma considerável heterogeneidade quanto à contribuição das diferentes regiões fluminenses para esse aumento.

Identifique as regiões I e II e caracterize-as quanto ao seu grau de desenvolvimento do setor secundário.

Gab:

Região I – Norte Fluminense

Região tradicionalmente pouco industrializada, com destaque para a agroindústria e, mais recentemente, para a extração de petróleo.

Região II – Médio Vale do Paraíba

É a segunda área mais industrializada do Estado, abrigando um conjunto importante e diversificado de indústrias.

Questão 74 - (UEPG PR)

No que respeita a aspectos climáticos do Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. As massas de ar polar atingem o Estado, com mais intensidade no inverno, quando provocam o fenômeno das geadas.

02. Comuns no outono, no inverno e na primavera, as frentes frias provocam chuvas no Estado, as chamadas chuvas frontais, que são normalmente acompanhadas de trovoadas e, às vezes, de granizo.

04. Nas regiões de planalto, a exemplo de Ponta Grossa, onde domina o clima Cfb, as temperaturas médias no mês mais quente são sempre superiores a 25ºC.

08. Caracteristicamente, os climas que dominam no Estado (Cfa e Cfb) têm chuvas de inverno e verão seco.

16. A região mais chuvosa do Estado se situa nas encostas orientais da Serra do Mar, ou seja, na parte voltada para o Oceano Atlântico, onde ocorrem as chamadas chuvas orográficas.

Gab: 19

Questão 75 - (UEPG PR)

Sobre a região dos Campos Gerais, assinale o que for correto.

01. Tem na pecuária extensiva uma das principais atividades econômicas.

02. Em número de estabelecimentos rurais, destaca-se a pequena propriedade, com mão-de-obra familiar, voltada principalmente para a agropecuária.

04. Ponta Grossa destaca-se como pólo regional no setor de serviços.

08. Ponta Grossa destaca-se economicamente pelo número de agroindústrias.

16. As rodovias e ferrovias são importantes modais de transporte para escoamento de sua produção agrícola.

Gab: 25

Questão 76 - (UEPB)

O cartograma da regionalização paraibana sintetiza:

clip_image014

a) a diversidade paisagista da Paraíba.

b) a importância de centros como João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Sousa e Patos na regionalização do estado.

c) a importância da semi-aridez na inclusão do Estado no Polígano das Secas.

d) a atual divisão regional do Estado em meso e micro-regiões pelo IBGE.

e) o processo de ocupação humana como principal agente diferenciador do espaço paraibano.

Gab: A

Questão 77 - (UEPB)

As proposições a seguir tratam do setor industrial paraibano. Analise-as e escreva F ou V conforme sejam falsas ou verdadeiras.

( ) O perfil industrial da Paraíba ainda pode ser considerado tradicional, com a concentração de indústrias no ramo têxtil, alimentício e de transformação de minerais não-metálicos.

( ) O perfil industrial paraibano sofreu grande transformação nos anos 60 quando a SUDENE incentivou a implantação de indústrias voltadas para a realidade do Estado.

( ) A função comercial e o beneficiamento do algodão foram responsáveis pela diversificação do setor industrial surgido em Campina Grande.

( ) A industrialização de municípios como João Pessoa, campina Grande, Patos e Sousa contribuíram para que a economia paraibana tivesse na indústria seu mais importante setor.

A alternativa que contém a seqüência correta é:

a) VVFF

b) FFVV

c) VVVF

d) FFFV

e) VFVF

Gab: E

Questão 78 - (UEM PR)

Assinale o que for correto sobre aspectos da população e da urbanização no território paranaense, recorrendo ao mapa, quando necessário.

clip_image016

clip_image018

01. A zona metropolitana de Curitiba ocupa, em parte, os terrenos de uma bacia sedimentar embutida no Planalto Atlântico. As inundações podem afetar parte da população, pois as áreas marginais de muitos córregos locais se tornaram áreas habitadas.

02. A "calçada ecológica", parcialmente ajardinada e com área permeável, tem por objetivo principal aumentar a área verde por habitante. Porém, devido à maior infiltração da água no solo, agrava os riscos de inundação.

04. O mapa indica que as cidades de Maringá, Londrina e Apucarana apresentam densidades demográficas entre 50 e 500 habitantes por km2. Pode-se concluir que, na região de Curitiba e no litoral norte do Estado, a distribuição da população é mais equilibrada, apresentando de 2 a 10 habitantes por km2.

08. A cidade de Castro, que foi importante marco no ciclo do tropeirismo, apresenta, na sua parte histórica, ruas estreitas e construções sem nenhum recuo frontal, onde portas e janelas se abrem diretamente para o passeio público.

16. Ponta Grossa e Guarapuava estão situadas em uma faixa com densidades demográficas entre 10 e 50 habitantes por km2.

Gab: 09

Questão 79 - (FUVEST SP)

Explique o povoamento e o modelo agrícola das regiões I e II do Rio Grande do Sul.

clip_image020

Gab:

O atual modelo agropecuário das regiões destacadas no mapa do Rio Grande do Sul é resultado, dentre outros fatores, dos processos de povoamento dessas áreas. Assim, com relação ao modelo agrícola e ao povoamento, pode-se destacar:

• Região I — apresenta, atualmente, uma estrutura de propriedades de médio porte, altamente mecanizadas, visando à produção de soja (mercado interno e externo) e de trigo (mercado interno). Seu povoamento resulta da ocupação imigrante (italianos e alemães) ocorrida a partir de meados do século XIX, com elementos humanos vindos da região serrana do estado.

• Região II — o modelo atual está baseado em grandes propriedades onde se desenvolvem criação de gado (bovino e ovino) visando à produção de carne e lã e plantio mecanizado de soja, visando ao mercado externo. O povoamento foi resultado da ocupação, a partir do século XVII, por luso-brasileiros, que para ali migraram visando à criação de gado.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis