quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Micro-Regiões–Questões ENEM–Exercícios Vestibulares VII

Questão 115 - (UFF RJ)

Nas três últimas décadas, os grandes empreendimentos econômicos introduziram profundas transformações na Amazônia. Esses empreendimentos estabeleceram formas de ocupação territorial que implicaram o deslocamento de diversas populações locais.

Como exemplo dessa situação, pode-se assinalar:

a) a criação de centros industriais e de serviços ao longo das rodovias que passaram a atrair mão-de-obra das regiões Nordeste e Centro-Oeste;

b) a construção de grandes hidrelétricas, o que provocou a inundação de vastas áreas e, conseqüentemente, a remoção de populações tradicionais;

c) a expansão da agricultura de trigo e soja nas áreas de extração de castanha e látex, o que ocasionou a emigração de castanheiros e seringueiros;

d) a extração de petróleo em jazidas localizadas nas reservas indígenas, o que implicou o deslocamento de diversas nações;

e) a instalação de uma ampla e moderna rede de navegação fluvial, o que proporcionou uma intensa mobilização intra-regional de populações.

Gab: B

Questão 116 - (UNIFOR CE)

Considere os versos apresentados abaixo.

DE TERESINA A SÃO LUÍS

Peguei um trem em Teresina

Prá São Luís do Maranhão

Atravessei o Parnaíba

Ai, ai, que dor no coração!

Alô Coroatá!

Os cearenses acabam de chegar

Prá meus irmãos, uma safra bem feliz

Vocês vão para Pedreiras que vou prá São Luís.

(João do Vale - Helena Gonzaga)

Com base em seus conhecimentos sobre a Região Nordeste, a análise dos versos da canção permitem uma relação com:

a) o antigo problema da seca no sertão nordestino e a falta de intervenção governamental para solucioná-lo.

b) a expansão do trabalho assalariado na agricultura nordestina, representada pelo trabalhador temporário da cana-de-açúcar.

c) a importância do transporte ferroviário para a organização do espaço agrícola nordestino no período atual.

d) a integração da economia dos estados do Nordeste, a partir dos programas desenvolvidos pela SUDENE na década de 70.

e) o processo de ocupação do centro-sul maranhense por migrantes de outro estado nordestino na década de 60.

Gab: E

Questão 117 - (UNIFOR CE)

Considere as afirmações abaixo.

I. Vegetação adaptada aos solos rasos e pedregosos, altos índices térmicos e baixa pluviosidade.

II. Constituem importantes reservas florestais para o Estado.

III. Abundância de fontes perenes que alimentam cursos d'água.

IV. Predomínio da atividade pecuária.

São características das serras úmidas no Ceará SOMENTE

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

Gab: C

Questão 118 - (UnB DF)

Recentemente, o jornal Gazeta Mercantil publicou o seguinte anúncio, que ocupou uma página inteira.

clip_image002

Julgue os itens seguintes, avaliando a efetividade das vantagens oferecidas no anúncio reproduzido acima.

01. Um dos efeitos diretos e positivos da concessão das vantagens mostradas no anúncio é a certeza de que não haverá concentração de terras no estado.

02. Na verdade, é de pouco significado para os possíveis investidores no estado do Tocantins a disponibilidade de energia elétrica porque o contínuo aumento da demanda por esse insumo e a conseqüente crise dão-se nos centos urbanos e não nas áreas rurais.

03. O principal motivo da referência no anúncio à existência de terras planas é o fato de que se trata de terrenos que possuem menor suscetibilidade à erosão dos solos, um dos grandes problemas para a atividade agrícola e para o ambiente.

04. As vantagens citadas quanto à rede de transportes para servir às atividades produtivas são relevantes diante da distância do estado do Tocantins aos pólos econômicos mais importantes do país e aos portos utilizados para a exportação.

05. O anúncio falha ao omitir o problema do suprimento de água em uma área onde é significativa a estação seca nos meses de verão, período em que a irrigação e imprescindível.

Gab: EEECE

Questão 119 - (UNAMA AM)

A organização do espaço geográfico paraense não pode ser entendida sem a sua devida articulação com a escala regional e mundial. Nesse sentido ...

a) a instalação de grandes projetos no Pará justifica-se não só pela potencialidade dos recursos naturais existentes, como também pela infra-estrutura implantada pelos governos federal e estadual para esse fim e pelas necessidades de redução de custos e investimentos das grandes empresas transnacionais.

b) a política atual de infra-estrutura viária no Pará, com base nas hidrovias em substituição às rodovias já existentes, busca, em primeiro plano, facilitar a exportação de grãos que substituiu a vocação extrativista da região amazônica.

c) para a integração da Amazônia Oriental, e em especial do Pará, no contexto nacional e mundial, a mão-de-obra migrante foi de significativa importância para a abertura de frentes de expansão, dada a resistência das populações locais para servir de mão-de-obra polivalente.

d) as propostas de redivisão do Pará - criação dos Estados do Tapajós e Carajás - são de caráter estritamente geopolítico, haja vista que a integração da Amazônia ao Centro-Sul possibilitou uma formação territorial bastante homogênea, com pouca diferenciação sócio-econômica interna.

Gab: A

Questão 120 - (UFMG)

Um estudo do IBGE informa que o crescimento da economia mineira, entre 1985 e 1997, foi maior que o registrado em todo o Brasil.

Considerando-se esse crescimento, é INCORRETO afirmar que:

a) a indústria da construção, setor que gera estímulos econômicos em várias outras atividades, apresentou, em Minas Gerais, um desempenho relativo bastante expressivo.

b) a redução das participações relativas das economias paulista e fluminense contribuiu para o aumento da participação mineira no Produto Interno Bruto - PIB nacional.

c) o crescimento da participação do Estado no setor produtivo foi decisivo para o bom desempenho da economia mineira no período.

d) o setor de extração mineral, em Minas Gerais, se manteve em expansão, respondendo por uma fração significativa da produção mineral de todo o País.

Gab: C

Questão 121 - (UFMS)

A industrialização recente dos municípios de Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado, no Estado de Mato Grosso do Sul, tem sido diferenciada da industrialização que se processou no restante do Estado em períodos anteriores. Essa nova industrialização se deve:

a) à existência de mão-de-obra especializada e de recursos naturais favoráveis.

b) à mão-de-obra barata e ao mercado consumidor local.

c) à proximidade de mercado consumidor e aos incentivos fiscais.

d) ao empreendedorismo local e à disponibilidade de matéria-prima.

e) aos fatores físicos e climáticos e à disponibilidade de matéria-prima.

Gab: C

Questão 122 - (UFSC)

“Ao longo das últimas décadas, o mesmo desenvolvimento que trouxe emprego, renda e atraiu imigrantes de todos os cantos do mundo, acabou comprometendo boa parte dos ecossistemas existentes no Estado”, foi o subtítulo da página central de um caderno especial relativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, do Diário Catarinense, no dia 05/06/2000.

Considere o texto e observe atentamente o mapa. Assinale, a seguir, a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

clip_image004

Fonte: Atlas de SC. Rio de Janeiro, Aerofoto Cruzeiro, 1991. (Adaptado)

01. A linha dupla no mapa assinala o divisor de águas em Santa Catarina, sendo que a bacia do Itajaí-Açu, representada pelo número 2, a maior da vertente do Atlântico, está bastante poluída por dejetos domésticos e industriais de cidades como Blumenau, Brusque e Rio do Sul.

02. A dramática situação em que se encontram os rios e lagoas da região de número 3, exige de todos, medidas urgentes e profundas, para resolver o problema da poluição provocada por agrotóxicos e resíduos de carvão.

04. O número 4 representa o Vale do Rio do Peixe, região sem problemas de erosão dos solos e assoreamento dos rios, e que se especializou no aproveitamento da araucária para a fabricação de papel, papelão e móveis.

08. A região Oeste, indicada pelo número 5, foi povoada por excedentes gaúchos, e é onde tem destaque a agricultura – fornecedora de matéria-prima para a agroindústria – e a suinocultura, responsáveis pela degradação ambiental daquela área.

16. Weg, Tupi e Embraco são indústrias de destaque nacional que se localizam na região de número 1, a qual apresenta grande concentração urbano-industrial, responsável pela poluição, principalmente de rios que cortam Joinville e Jaraguá do Sul.

Gab: 27

Questão 123 - (ACAFE SC)

A base física é fundamental para se conhecer a organização sócio-espacial catarinense.

Considerando esta questão, a alternativa FALSA é:

a) A Mata Atlântica, que cobria originalmente as planícies e serras litorâneas, apresenta-se hoje bastante reduzida devido ao desenvolvimento de atividades agropecuárias e à evolução da rede urbana.

b) A rede hidrográfica catarinense é constituída por dois sistemas independentes de drenagem: o sistema integrado comandado pelas bacias do Paraná e do Uruguai e o sistema da vertente Atlântica.

c) Segundo Köppen, o clima dominante é o mesotérmico, do tipo úmido, sem estação seca, mas devido à altitude distingue-se o de verão quente no litoral e no Oeste e o de verão fresco, no planalto.

d) O relevo plano e os terrenos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica, facilitaram o uso do solo para a prática agrícola em todas as regiões do Estado.

e) O Estado é favorecido pela beleza natural de suas paisagens, tanto em seu litoral privilegiado com inúmeras praias, como pelo planalto onde, no inverno, existe a possibilidade de precipitação de neve.

Gab: D

Questão 124 - (UFRGS)

Internamente, o Rio Grande do Sul possui diferenças significativas no que diz respeito aos seus indicativos socioeconômicos. Uma divisão usada pelos economistas reconhece a existência de duas grandes porções de espaço distintas no Estado: um norte "rico" e um sul "pobre".

Considere as afirmações abaixo.

I. O coeficiente de mortalidade infantil é elevado na porção sul, enquanto os coeficientes mais baixos pertencem aos municípios da porção norte do Estado.

II. Nos municípios da porção norte do Estado, os índices de longevidade dão menores do que nos municípios da porção sul.

III. Quanto a renda per capita, grau de urbanização e densidade demográfica, as variações existentes entre as duas porções são insignificantes.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Gab: A

Questão 125 - (UFRN)

O quadro a seguir apresenta características que retratam uma das microrregiões do Rio Grande do Norte em dois momentos distintos do século XX.

Década de 50

· agricultura com baixo padrão tecnológico

· pecuária extensiva

· intensa atividade de mineração

· maioria da população residente no campo

Década de 90

· crise da agricultura tradicional e da mineração

· expansão da atividade terciária

· produção de cerâmica vermelha

· maioria da população residente na cidade

As realidades retratadas no quadro acima referem-se à microrregião de(do)

a) Agreste Potiguar.

b) Mossoró.

c) Seridó Oriental.

d) Angicos.

Gab: C

Questão 126 - (UFRN)

No Rio Grande do Norte, a formação vegetal que, influenciada pelo clima, pelo solo e pelo relevo, se destaca por apresentar raízes-suportes e raízes respiratórias denomina-se matas de:

a) praias.

b) dunas.

c) restingas.

d) mangues.

Gab: D

Questão 127 - (UFPI)

Sobre as unidades geoambientais e as formas de uso e ocupação do território piauiense, analise as afirmativas abaixo.

I. O babaçu e a carnaúba, espécies vegetais que tiveram grande valor econômico no passado, hoje não apresentam nenhuma importância, seja econômica seja social.

lI. O Parque Nacional da Capivara, localizado na região de São Raimundo Nonato, constitui-se um valioso patrimônio natural e cultural, através de seus sítios antropológico-paleontológicos.

III. O processo de crescimento da população tem se acentuado nas últimas décadas, estando concentrado, principalmente, na região das duas principais cidades do estado, Teresina e Parnaíba.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas I e III estão corretas.

d) Apenas III está correta.

e) I, II e III estão corretas.

Gab: B

Questão 128 - (ACAFE SC)

A alternativa FALSA, sobre o estado de Santa Catarina, é:

a) Tijucas, São João Batista e Nova Trento, no vale do Rio Tijucas, destacam–se pela produção de calçados e produtos cerâmicos.

b) Joinville e Jaraguá do Sul possuem parques industriais com empresas voltadas para a fabricação de produtos metalúrgicos, mecânicos e plásticos.

c) São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna, importantes centros urbanos do litoral, foram fundados no século XIX por imigrantes europeus.

d) Blumenau e Brusque, centros urbanos do vale do Rio Itajaí-Açu, destacam-se, sobretudo, pela produção de artigos têxteis.

e) A BR-101, importante rodovia federal de Santa Catarina, liga o estado ao restante do país, acompanhando a faixa litorânea no sentido Norte-Sul.

Gab: C

Questão 129 - (ACAFE SC)

O mapa abaixo apresenta a divisão microrregional do Estado de Santa Catarina.

clip_image006

A região hachurada no mapa corresponde:

a) À microrregião mais poluída de Santa Catarina, devido à extração de recursos minerais como o carvão e o aproveitamento da argila nas cerâmicas.

b) À microrregião do Vale do Rio do Peixe, possuidora das maiores agroindústrias do Estado de Santa Catarina.

c) Ao planalto Norte catarinense, que se destaca no cenário nacional por sua indústria moveleira, de papel e celulose.

d) À área que apresenta a mais elevada densidade demográfica, em razão da concentração dos principais núcleos urbanos do Estado.

e) À microrregião de São Miguel D’Oeste, que faz limite com os estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e com a República Argentina.

Gab: E

Questão 130 - (PUC PR)

Estabeleça a correlação abaixo e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:

Região Metropolitana de Curitiba

I. Fazenda Rio Grande

II. São José dos Pinhais

III. Campo Largo

IV. Quatro Barras

V. Curitiba

( ) Problemas ambientais devido a desmatamento e extração de rochas.

( ) Problemas de segurança, trânsito e sistema de transporte público no limite da sua capacidade.

( ) Rodovia movimentada corta a cidade, favelamento e baixa renda da população.

( ) Crescimento exagerado da população com o surgimento de novas indústrias.

( ) Favelamento de áreas alagadiças na bacia do Rio Iguaçu.

a) I, V, IV, II e III

b) IV, V, I, III e II

c) IV, II, III V e I

d) III, I, IV, II e V

e) II, IV, III, I e V

Gab: B

Questão 131 - (PUC RS)

INSTRUÇÃO: Considere o quadro abaixo, sobre o Rio Grande do Sul.

clip_image008

Pela análise do quadro, as relações corretas são apresentadas na alternativa

a) I e II

b) I, II e IV

c) II, III e V

d) III e IV

e) III, IV e V

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis