Questão 46)
A Assembléia Geral da ONU condenou a invasão Indonésia, numa resolução aprovada no dia 12 de dezembro de 1975, mas que ficou sem qualquer efeito. Apenas um país, a Austrália, reconheceu a autoridade Indonésia sobre o Timor Leste. Começa a repressão Indonésia, que vai resultar na morte de 200 a 300 mil timorenses, seja pela violência direta, seja pela fome programada, seja pelo deslocamento forçado de populações inteiras, seja pela criação de verdadeiros campos de concentração.
Rosely Forganes
Assinale a alternativa correta a respeito das razões indonésias para invadir o Timor.
a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.
b) A Austrália, interessada no petróleo timorense, patrocina a invasão Indonésia para garantir a exclusividade da exploração dos recursos minerais timorenses.
c) A Indonésia, por ser um país predominantemente muçulmano, invade o Timor Leste para converter os cristãos e ampliar a área islâmica no sudeste da Ásia.
d) Após a vitória do grupo ditatorial ultra-direitista FRETILIN, na guerra civil timorense de 1975, o exército indonésio invade o território do Timor para garantir a democracia da região.
e) Após a entrada da Indonésia no grupo dos Tigres Asiáticos, o Japão, interessado nas riquezas naturais do Timor, apóia a invasão Indonésia.
Gab: A
Questão 47)
Por considerar uma ameaça à paz mundial, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou, recentemente, resolução impondo sanções a um país asiático que, segundo fontes internacionais, realizou testes de mísseis balísticos e teste subterrâneo de um artefato nuclear. Estamos nos referindo a
a) Coréia do Sul, que apresenta as mais altas taxas de analfabetismo, desemprego e concentração de renda do mundo e, visando defender o regime comunista, prioriza o investimento em armamentos nucleares em detrimento de políticas sociais;
b) China, que, embora comunista, sucumbiu à modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e tem investido maciçamente em arsenal nuclear, imposto sobretudo pelo estritamento de relações diplomáticas com os EUA e Japão;
c) Índia, cujos investimentos maciços em pesquisas nucleares estão associados às novas alianças estabelecidas a partir de seu ingresso nos Tigres Asiáticos, em 2002;
d) Rússia, que, ao ingressar na União Européia, alcançou rápido crescimento econômico, passando a investir em meios altamente modernos de defesa e ofensiva capazes de derrotar qualquer inimigo;
e) Coréia do Norte, que ignorou a assinatura de acordo internacional que impunha a desativação de qualquer pesquisa ligada à produção de arsenal nuclear.
Gab: E
Questão 48)
Desde os tempos mais remotos, a guerra tem sido o meio pelo qual certas nações ou certos povos procuram resolver os seus problemas de ordem política, econômica ou religiosa. Observe a figura.
Cite os dois países destacados na figura, que estão em guerra há 50 anos, e apresente o motivo desse conflito.
Gab:
Os dois países destacados na figura são: Paquistão (mais claro) e Índia (mais escuro). Entre os motivos, temos: a diferença religiosa entre o Paquistão (predominantemente muçulmano) e a Índia (predominantemente hindu), que levou à separação de ambos, no final da década de 1940, e ao movimento separatista muçulmano na Caxemira indiana, apoiada pelo Paquistão.
Questão 49)
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas sobre o país em destaque na figura.
I. Banhado pelo Oceano Índico, apresenta cadeia montanhosa terciária ao norte, formada a partir do choque entre a placa de Deccan e a placa asiática.
II. O maior centro financeiro e populacional é Mumbai, localizado na costa oeste, enquanto no centro-sul localiza−se a região industrial da alta tecnologia.
III. A industrialização, via substituição de importações, passou por abertura econômica, a partir da década de 1990, recebendo grande volume de investimentos estrangeiros.
IV. Possui organização social em castas e uma distribuição de renda equilibrada, sobretudo entre as populações urbanas, que representam 67% da população do país.
a) Todas estão corretas.
b) Somente I, II e III estão corretas.
c) Somente II, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e IV estão corretas.
e) Somente I, III e IV estão corretas.
Gab: B
Questão 50)
Du Mortier, 2003
Assinale a alternativa na qual estão corretamente associados os países I, II e III com as religiões neles predominantes.
Gab: A
Questão 51)
Em outubro de 2005, a região assinalada no mapa a seguir foi sacudida por um dos maiores terremotos deste início de século, provocando a morte de dezenas de milhares de pessoas e incontáveis danos materiais.
A região em questão e os países mais atingidos são, respectivamente:
a) o deserto de Góbi, atingindo a Mongólia e o norte da China.
b) a Caxemira, atingindo o nordeste do Paquistão e o norte da Índia – países que há décadas disputam essa área cuja população é majoritariamente muçulmana.
c) a Cisjordânia, atingindo Israel, Palestina, Jordânia e Síria.
d) o altiplano tibetano e a porção setentrional dos contrafortes do Himalaia, atingindo especialmente a China (que ocupa o Tibete desde que o invadiu em 1950) e o Nepal.
e) a Sibéria, atingindo exclusivamente territórios do norte da Rússia.
Gab: B
Questão 52)
Leia a notícia e observe a foto.
Fim do Mundo Mais Próximo
O ponteiro do “Relógio do Fim do Mundo” foi adiantado ontem em cinco minutos. Essa mudança deveu-se às explosões subterrâneas, nos últimos meses, de cinco bombas atômicas pela Índia e seis pelo Paquistão, em testes que ratificaram a entrada dos dois países para o clube de potências nucleares – até então limitado aos EUA, Rússia, Inglaterra, França e China.(...)
“As conseqüências de um possível confronto nuclear entre Índia e Paquistão são imprevisíveis”, alerta o Boletim dos Cientistas Atômicos.
(Adaptado do Jornal do Brasil, 12/06/98)
Militares do Paquistão e da Índia, frente a frente, na fronteira entre os dois países.
Um fator responsável pelos enfrentamentos entre Índia e Paquistão é o seguinte:
a) a disputa pela região da Cachemira, área geográfica fronteiriça de maioria demográfica muçulmana, sob controle majoritariamente indiano;
b) o avanço do terrorismo na região da Cachemira, com domínio paquistanês sobre uma população majoritariamente de origem hindu;
c) a aliança política formada entre muçulmanos do Paquistão e do Afeganistão, sob liderança talibã, contrária ao hinduísmo nas fronteiras;
d) a pressão militar atômica chinesa sobre a Índia, com a decorrente desestabilização da identidade religiosa que une indianos e paquistaneses;
e) o entrechoque de civilizações milenares, tornadas rivais a partir da corrida nuclear estabelecida naquela parte da Ásia, nos últimos anos.
Gab: A
Questão 53)
Começa a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma versão moderna da Rota da Seda, que, na Antigüidade, ligava a Ásia à Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas de ferryboat (balsas) que tem 140 mil quilômetros e irá ligar os dois continentes outra vez. (...) Proposto inicialmente em 1959, mas adiado por décadas (...), o projeto foi recentemente ratificado, em princípio, por 32 países da Europa e da Ásia. O plano rodoviário faz parte de um projeto amplo para melhorar todas as vias de transporte existentes na região, alcançando padrões internacionais.
(Adaptado de Elaine Kurtenbach, “Asiáticos planejam nova Rota da Seda”, Folha de S. Paulo, 27/04/2004, p. A16.)
a) Que circunstância política internacional foi responsável pelo adiamento do projeto?
b) A construção de tal sistema viário ajudaria a reduzir o isolamento geográfico de muitos países asiáticos. Cite dois fatores que determinam esse isolamento.
c) Por que países como o Japão, China e Coréia do Sul, principais economias asiáticas, podem se beneficiar com a implantação desse sistema viário?
Gab:
a) O encrudescimento da Guerra Fria.
b) Entre os fatores que determinam o relativo isolamento de algumas regiões asiáticas, temos: o predomínio de formas de relevo elevadas e acidentadas e de climas secos, grandes extensões territoriais a serem percorridas, dificuldade de algumas regiões em relação ao acesso direto ao mar, e precariedade da infra-estrutura de grande parte dos países.
c) Porque facilitaria um maior intercâmbio e uma maior integração econômica entre esses países com o mercado regional e, por extensão, com a Europa pela via terrestre.
Questão 54)
No mapa, estão numerados dois países com os quais o Brasil tem intensificado exportações e importações.
Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que contém os países 1 e 2, nessa ordem, seu continente e o recurso mineral exportado pelo Brasil.
a) Coréia do Norte e Tailândia; euroasiático; urânio.
b) Paquistão e Índia; indiano; carvão.
c) Coréia do Sul e Japão; asiático; minério de ferro
d) Nova Zelândia e Birmânia; australiano; bauxita.
e) Ucrânia e Romênia; europeu; manganês.
Gab: C
Questão 55)
Pivô de um conflito de quase seis décadas entre Índia e Paquistão, a região é marcada pelas tensões étnicas, políticas e religiosas, podendo haver um confronto militar entre os países citados acima. O enunciado alude à região de:
a) Chechênia;
b) Caxemira;
c) Palestina;
d) Iugoslávia;
e) Afeganistão.
Gab: B
Questão 56)
Observe o mapa abaixo:
LUCCI, Elian Alabi. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 271. (adaptação)
No mapa, aparece hachurada:
a) a região do Tibet, área de conflito entre a minoria Taliban do Afeganistão e os muçulmanos do Paquistão.
b) a região do Oriente Médio onde se concentram os principais conflitos étnicos e religiosos da atualidade, cuja causa norteadora é o petróleo.
c) a região da Palestina onde ocorrem conflitos entre árabes e judeus, cuja causa principal é a religião.
d) a região da Caxemira, foco de conflitos armados entre a Índia e o Paquistão pelo controle do território.
Gab: D
Questão 57)
Considerando que o mapa é uma forma de representação da realidade, observe-o.
Jornal do Brasil, 2004.
Agora, leia o texto:
Na primeira semana de outubro, o governo iraniano afirmou que manteria seu projeto de enriquecimento de urânio e revelou que possui uma capacidade balística de grande alcance.
Considerando as informações anteriores, podemos afirmar que a posição dada ao Irã, no mapa, serve para:
a) retirar o país do "eixo do mal".
b) afirmar sua soberania de Estado-nação.
c) mostrar o alcance de sua força bélica.
d) mudar a localização dos países vizinhos.
e) revelar que o país passou a ocupar o centro do mundo.
Gab: C
Questão 58)
Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, um judoca iraniano se recusou a lutar com um atleta israelense, apesar de ser um dos favoritos à medalha de ouro. Com essa atitude, ele reafirmou:
a) o Alcorão, que proíbe o contato físico com seguidores de outra religião.
b) o fair-play, princípio olímpico definido pelo Barão de Coubertin.
c) a política externa iraniana, que é contra a manutenção do estado de Israel.
d) o espírito olímpico, que proíbe guerra entre países durante os jogos.
e) a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou um embargo à Israel.
Gab: C
Questão 59)
A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas.
Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração:
a) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais.
b) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados.
c) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens.
d) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, conseqüentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.
Gab: A
Questão 60)
Com base nos conhecimentos sobre a China e a Índia, os dois países mais populosos do mundo, considere as afirmativas a seguir.
I. Os dois países enfrentam conflitos territoriais, com potencial para desestabilizar as relações internacionais na região, e, no caso indiano, o problema tem fundamento religioso.
II. Quanto ao controle do crescimento populacional, China e Índia desenvolvem programas de controle da natalidade semelhantes, limitando dois filhos por casal.
III. Na última década, China e Índia apresentaram taxas de crescimento de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) acima da média mundial.
IV. Dentre os dois países, apenas a Índia tem tido sucesso em atrair investimentos diretos de capital, pois a China enfrenta problemas nesse setor, devido às características particulares de seu regime político.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Gab: B
Questão 61)
País localizado na Ásia das Monções, mais especificamente no Sul Asiático, caracteriza-se por ser o maior produtor agrícola da área, mas, ainda assim, tem que importar alimentos devido a sua numerosa população. Atualmente observa-se nesse país um elevado crescimento industrial, investimentos na educação e em tecnologias avançadas; é considerado uma das futuras potências mundiais, embora apresente desigualdades sócio-econômicas internas.
SUL DA ÁSIA
(Atlas Geográfico. 1998. Adaptado.)
O país citado no texto e destacado no mapa é:
a) Nepal.
b) China.
c) Índia.
d) Bangladesh.
e) Indonésia.
Gab: C
Questão 62)
Os países Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da Região Administrativa de Hong Kong na China, compõem os chamados “Tigres Asiáticos”. Coréia do Sul e Taiwan possuem uma economia diversificada. Hong Kong, por sua vez, apresenta uma base econômica constituída pelo setor portuário e pelos bancos. Já Cingapura possui um dos portos mais movimentados do mundo e um forte setor financeiro, além de, um importante setor de indústrias petroquímicas.
Observe o mapa a seguir:
FERREIRA, G.M.L.. Geografia em mapas. São Paulo: Moderna, 2000.
Com base nos textos acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a numeração correta em relação à localização dos Tigres Asiáticos
a) Coréia do Sul (1), Taiwan (3), Hong Kong (4) e Cingapura (6).
b) Coréia do Sul (1), Taiwan (2), Hong Kong (3) e Cingapura (4).
c) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (2) e Cingapura (1).
d) Coréia do Sul (3), Taiwan (4), Hong Kong (2) e Cingapura (1).
e) Coréia do Sul (5), Taiwan (6), Hong Kong (4) e Cingapura (6).
f) I.R.
Gab: A
Questão 63)
Terceiro país do mundo em extensão, com 9 milhões de km2, e campeão absoluto de população (1,3 bilhão de habitantes em 2003), a China é um país de muitas faces. Sobre a China, é CORRETO afirmar:
a) As indústrias localizadas nas ZEEs absorvem a maior parte da mão-de-obra disponível no país, provocando com isso o intenso êxodo rural, desestruturando as atividades agrárias.
b) Mesmo com a reforma na agricultura chinesa, que provocou a disseminação da iniciativa privada e do trabalho assalariado no campo, não houve o surgimento de uma camada de camponeses ricos.
c) Na década de 1980, as exportações tornaram-se prioridade do governo; no entanto, a principal atração para as empresas estrangeiras que se instalaram no país foi o mercado consumidor interno.
d) Mudanças recentes levaram à implantação, a partir da década de 1970, de zonas econômicas especiais (ZEEs) – espécie de enclave capitalista dentro da China –, cujo objetivo fundamental é atrair empresas estrangeiras.
Gab: B
Questão 64)
ORDEM MUNDIAL
O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (país líder do bloco capitalista) e a União Soviética (líder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espaço mundial fosse reconfigurado.
Sobre a configuração do mundo durante a Guerra Fria, é correto afirmar que
a) a independência das colônias africanas deu origem a novos países como o Vietnã, que se tornou socialista após violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista.
b) a invasão soviética provocou a guerra das Filipinas, ao término da qual, a metade sul do País tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista.
c) a Coréia, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista.
d) a invasão das tropas americanas provocou a divisão da Tchecoslováquia em dois países, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista.
e) a ocupação soviética fez com que a Mongólia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a última, comunista.
Gab: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário